Logo Estácio


Convênios e Associações

  1. PARCERIAS E CONVÊNIOS COM OUTROS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

O prof. Dr. José A. Soares da Fonseca diretor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade de Coimbra, Portugal, e o Prof. Pierre Salama, da École d'Economie de l' Université Paris Nord, Université Paris XIII, França, passaram a participar do Corpo Editorial Científico da Revista ADM.MADE. Também fazem parte do Corpo Editorial os professores Felix Mora-Camino do Laboratoire d´Analyse et d´Architeture des Systèmes/Centre National de la Recherche Scientifique, Toulouse – França, e  Omar Aktouf da École des Hautes Études Commerciales de Montréal/Université de Montréal Montréal – Canadá.

Desde 2006, devido às estratégias tomadas pela Universidade Estácio de Sá, foram firmados novos convênios internacionais, sendo que alguns já estão assinados e possibilitam futuras relações do MADE com universidades estrangeiras. Além dos convênios firmados em 2006 com a Universidade Lusíada (Lisboa), e com a Università degli Studi Roma Tre, foi assinado, em 03 dezembro de 2007, convênio com a Universidade de Coimbra, voltado especificamente para área de administração. Entre as ações possíveis, é recomendada, em projetos comuns de pesquisa, colaboração que comporte: mobilidade de pesquisadores e docentes das duas instituições; a mobilidade de jovens pesquisadores comprometidos em programas de pós-graduação, com designação eventual de bolsas e o intercâmbio de material científico; de docentes e discentes dos programas.

 

Regent’s College of London

Em janeiro de 2015, a Regent’s College of London e a Universidade Estácio de Sá, firmaram acordo de cooperação nas áreas de ensino e pesquisa, nas seguintes áreas de cooperação: Intercâmbio de estudantes e docentes; atividades de ensino em conjunto; pesquisa e consultoria; participação em seminários e reuniões acadêmicas; intercâmbio de materiais acadêmicos; desenvolvimento mútuo de programas; taxas preferenciais para estudo no exterior; e outros.

Em agosto de 2015, o Regent’s College of London ofereceu um curso de Business and Culture in the UK, quando participaram: um professor do MADE, sete alunos da UNESA, 18 colaboradores (alunos e administrativo) e um ex-aluno.

 

Prof. Dr. Robert Cowen

Em maio de 2015, o Prof. Dr. Robert Cowen, Professor Emérito, Institute of Education, University of London; Pesquisador Sênior, University of Oxford e a Profa. Dra. Maria C. M. de Figueiredo-Cowen, do Institute of Education, University of London lecionaram um curso intensivo de 30 horas sobre o tema: The university and the knowledge society: transformations, dilemmas and challenges (A universidade na sociedade do conhecimento: transformações,  dilemas e desafios).

Dos alunos do MADE que participaram do curso, sete foram aprovados na avaliação e obtiveram dois créditos nas disciplinas do MADE - mestrado em administração: Bruna Vasconcellos, Elizabeth Guedes, Juliana Reis, Luciana Dias, Luiz Eduardo Alves, Pedro Paulo Sales, Rodrigo A Cardoso.

 

Convênio UNESA e Harvard Business Publishing

-Em 2014 a UNESA começou uma parceria Harvard Business Publishing visando introduzir o método de caso como ferramenta de ensino nos cursos de pós-graduação. Os estudos de casos elaborados e utilizados na Harvard Business Publishing, foram traduzidos para Português e são aplicados nas aulas de pós-graduação da Estácio. Se 2013 até 2015 já foram capacitados mais de 2000 docentes na metodologia de Método do caso para ensino de Harvard. Esses docentes atuarão como multiplicadores em suas regiões e no estímulo à disseminação de melhores práticas acadêmicas.

Até o final de 2015, a Unesa contou com o seguinte número de casos traduzidos:

-Casos traduzidos em espanhol = 2149

- Casos traduzidos em português = 287

Esses casos serão utilizados no MBA – MADE que será lançado em 2016.

 

INTERCÂMBIOS NACIONAIS

Parcerias também aconteceram com outros Programas sob a forma de aulas e/ou cursos ministrados por professores do NDP tais como:

Profa. Cecília Lima de Queirós Mattoso

Ministrou aulas em inglês no mestrado do Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ para a turma de alunos estrangeiros sobre o comportamento do consumidor de baixa renda e no programa de capacitação em gestão dos médicos da Marinha do Brasil a convite da COPPEAD / UFRJ.

Prof. Marco Aurélio Carino Bouzada

Ministrou aulas na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e no Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ.

Prof. Antônio Carlos Magalhães da Silva

Ministrou aula na Pós-graduação da Escola Superior Nacional de Seguros

Profa.Isabel de Sá Affonso da Costa

Ministrou aulas no FGV In Company/ Fundação Getulio Vargas

 

 2. CONVÊNIOS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES

Ao final de 2014, foi aprovado pelo setor jurídico da UNESA minuta de protocolo de cooperação científica institucional na modalidade “guarda chuva” a ser firmado entre o Programa e instituições parceiras interessadas. Tais convênios têm como objetivo:

  1. Estudar, pesquisar, estimular e disseminar as boas práticas relativas à pesquisa e ao ensino da Ciência da Administração entre os diversos grupos de interesse com os quais as instituições signatárias deste Protocolo mantêm relacionamento, utilizando para esse fim os seus veículos de comunicação e os eventos em que couberem tais empreendimentos;
  2. Apoiar institucionalmente, mutuamente, eventos que ambas as entidades venham a realizar no Estado do Rio de Janeiro em particular ou no Brasil.

Ao final de 2015 foram submetidos protocolos de cooperação científica entre o Programa e as seguintes instituições: SecCT-MB (Secretaria de C&T da Marinha do Brasil), SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), INCA (Instituto Nacional de Câncer)    e FIRJAN (Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro) . Estes acordos encontram-se em fase de análise. Em 2016 serão propostos acordos de cooperação com as seguintes instituições: FUNENSEG, CORREIOS (ECT/RJ), CRA-RJ e Fundação IBGE.

 

  1. EDUCAÇÃO CORPORATIVA

A área de Soluções Corporativas foi implantada com a missão de desenvolver soluções educacionais  customizadas para empresas públicas e privadas de médio e grande porte. Para mais detalhes acessar o link http://www.estacio.br/educorp/default.asp

 

O setor de Educação Corporativa facilita a canalização das competências dos professores do programa  em atividades de consultorias, formação de turmas fechadas com organizações privadas e públicas, financiamentos e fomentos privados à pesquisa e produção técnica.