Logo Estácio


Processo de Seleção

Turma Rio de Janeiro/RJ - 2019.2

Valor da taxa: Teste ANPAD R$ 75,00; Exame de SELEÇÃO R$ 150,00

:: Edital do Exame de Seleção de Mestrado

:: Faça a sua inscrição

Inscrição presencial: 26/04 a 24/06/2019

Inscrição por correspondência: 26/04 a 19/06/2019

Para informações:

E-mail: mestrado.doutorado@estacio.br │ Telefone: +55 (21) 2206-9743

Dois processos de seleção são oferecidos tradicionalmente para a admissão ao Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Em junho são avaliados os resultados de testes ANPAD e provas internas de seleção, analisados os curriculum vitae e entrevistados os alunos que iniciarão o curso no segundo semestre do ano em curso. Em dezembro, o processo se repete para os alunos que iniciarão o curso no primeiro semestre do próximo ano. Editais dos processos de seleção são publicados nesta página do site com 2 meses de antecedência.

Informações detalhadas sobre as linhas de pesquisa (Organizações e Tecnologias Gerenciais) e respectivos projetos de pesquisa devem ser consultadas na página do Mestrado. A leitura atenta dos projetos de pesquisa é importante porque somente serão aceitos temas de dissertações que estejam alinhadas com os projetos de pesquisa do Programa. A estrutura curricular pode ser acessada também na página do Mestrado.

Informações sobre o teste ANPAD estão disponíveis na página http://www.anpad.org.br/teste.php. Anualmente, a ANPAD oferece edições dos testes nos meses de fevereiro, junho e setembro.

Critérios de Seleção

O processo de seleção de discentes tem como objetivo admitir alunos que tenham capacidade de absorção do conhecimento que lhes será transmitido assim como verificar se seus objetivos de pesquisa estão alinhados com as linhas de pesquisa e projetos de pesquisa do Programa.

A primeira etapa consiste na análise dos resultados dos candidatos em testes ANPAD ou provas internas de seleção dos candidatos.

A próxima etapa é a análise por dois professores do Programa de curriculum vitae dos candidatos pré-selecionados na etapa anterior. A partir da trajetória passada do candidato procura-se verificar o alinhamento entre sua formação e desempenho acadêmico e suas atividades profissionais com os objetivos do Programa.

A terceira e última etapa consiste de uma entrevista individual com 2 professores do Programa. Os seguintes aspectos são avaliados nas entrevistas: motivo para fazer o mestrado; tempo disponível para dedicação ao mestrado (carga de trabalho e acesso ao curso); compreensão sobre o programa do curso (grade de disciplinas, estrutura curricular, horário,  turno preferencial); experiência profissional; tema em que pretende desenvolver a dissertação (alinhamento aos projetos de pesquisa); capacidade de financiamento do curso; facilidade de comunicação; atividades extra-acadêmicas (leitura, interesses, hobbies); experiência docente (em cursos de graduação e/ou especialização); e conhecimento do regulamento do curso (critérios para aprovação em disciplina, critérios para desligamento do curso).

 

Resultado

Resultado Final do Processo Seletivo (RJ)

:: Exame de Seleção do Mestrado 2019.2