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Área de Concentração

EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA

A cultura contemporânea constitui o ângulo a partir do qual este curso de mestrado elegeu para instaurar sua reflexão sobre a educação brasileira. Isto significa que, nas temáticas abordadas nas linhas de pesquisa que compõem a área de concentração, buscamos enfrentar desafios postos à educação pela cultura contemporânea, com suas rupturas de paradigmas científicos, tecnológicos e éticos, seu poder de distribuição dos bens socioculturais, de criação de sistemas de interpretação do mundo e de ressignificação dos sentidos da educação e das instituições que lhe são destinadas. Em todas as linhas de pesquisa estamos exercitando a ação polêmica da razão pela análise crítica dos efeitos da globalização em nossa sociedade, transitando do global ao local e ao subjetivo, preocupados, sobretudo, com os conflitos diretamente ligados à dialética da inclusão/exclusão social, às significativas alterações na produção do conhecimento e ao novo papel das instituições educativas e escolares, assim como de seus profissionais.

A especificidade da proposta da área de concentração reside, portanto, na nitidez temática de suas linhas de pesquisa, na articulação destas linhas entre si e com a própria área de concentração. Essa nitidez dos contornos das linhas de pesquisa concretiza-se na articulação entre as pesquisas, docentes e discentes, a produção intelectual delas decorrente e a consistência entre estas e a grade curricular.

 

Linhas de Pesquisa

Apresentação

As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação articulam-se à área de concentração sob dois aspectos fundamentais: (a) elas constituem recortes temáticos que, inequivocamente, representam desafios postos à educação pela cultura contemporânea; (b) elas valorizam o papel dos aspectos culturais em suas abordagens dos problemas educacionais. Trata-se, portanto, de enfatizar as relações entre a cultura, em suas múltiplas manifestações, e a educação, a partir de uma problematização do presente, oferecendo, assim, um direcionamento à reflexão sobre questões centrais que a cultura contemporânea nos apresenta.

 

Linha de Pesquisa: Representações Sociais e Práticas Educativas

A linha de pesquisa REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS aborda os processos de produção de sentidos de objetos de interesse da educação, suas relações com a cultura, suas implicações nas práticas dos agentes educativos e sua contribuição para a construção de identidades. A articulação desta linha com a área de concentração parte do fato de que as profundas mudanças que marcam a cultura contemporânea trazem consigo novos valores, sentidos sociais e modelos de comportamento que configuram outras formas de viver e de se relacionar, frente aos quais é necessário que nos posicionemos, construindo ou modificando nossas representações e identidades.

As representações, como sentidos atribuídos aos objetos sociais, integram e reconstroem informações e experiências relativas ao objeto, filtrando-as no crivo de valores, crenças, modelos e normas que caracterizam as pertenças dos indivíduos e suas referências. A memória social é parte constitutiva da gênese das representações, pois o novo é sempre apropriado com base nos sentidos historicamente construídos e socialmente partilhados, ou seja, modelados pelos valores que dão forma àquela cultura. Ao construir suas representações, o sujeito (indivíduo ou grupo) expressa, ratifica ou retifica valores, crenças, ideais, códigos socioculturais, experiências afetivas, enfim, constrói e expressa tanto relações e afetos quanto uma identidade histórica e contextualmente situada.

As representações estão necessariamente relacionadas às práticas cotidianas e às identidades pessoais e grupais. A construção de um repertório comum de representações contribui para configurar a identidade de um grupo, pois essas representações vão reforçar sentimentos de proximidade e de pertença e, ao mesmo tempo, distinguir os que não partilham daquele repertório. Será esse repertório que orientará as comunicações e práticas cotidianas.

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Linha de Pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais

A linha de pesquisa TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS aprofunda a discussão referente à emergência e disseminação dessas tecnologias na sociedade contemporânea, analisando seus impactos em processos educacionais e avaliativos, sobretudo na educação a distância. As discussões dessa linha partem das tensões entre, de um lado, as mudanças tecnológicas e o fenômeno da globalização, que reconfiguram a cultura contemporânea e, de outro, o campo da educação. Focalizam o impacto das tecnologias de informação e comunicação no cenário contemporâneo e suas implicações nos modos de ver, de viver e de conviver no mundo, os quais, por sua vez, refletem-se na escola, exigindo a redefinição de suas funções e das práticas docentes, bem como um novo perfil de educador, capaz de compreender e de lidar adequadamente com essas mudanças, de modo a valer-se delas para promover a inclusão.

A produção intelectual (pesquisas docentes e discentes, artigos e dissertações) concentra-se no impacto da cibercultura e das novas tecnologias da informação e da comunicação sobre os processos educacionais, analisando as novas demandas feitas aos atores e aos ambientes de ensino-aprendizagem, bem como as possibilidades abertas a uma educação inclusiva por esse novo cenário.

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Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e Formação de Educadores


A linha Políticas, Gestão e Formação de Educadores (PGFE) trata das políticas
educacionais, das práticas de gestão educacional e escolar e dos processos de formação de educadores engajados em espaços escolares, nos vários níveis e modalidades, e em espaços não escolares, a partir da realização de estudos alicerçados nos contextos global e local. As pesquisas desenvolvidas tomam como referência o tenso atravessamento entre a ação do Estado e a atuação dos sujeitos que, direta ou indiretamente, medeiam as políticas educacionais e os processos formativos. Concebida e tratada como um processo que depende da correlação de forças entre classes, grupos e atores sociais, e não apenas como produto das ações governamentais, a tematização da gestão e da formação docente, nesta Linha, inclui as meso e as micropolíticas e todos os sujeitos que protagonizam o espaço-tempo da formação humana.
A produção intelectual (pesquisas docentes e discentes, artigos e dissertações)
concentra-se em núcleos temáticos relacionados aos marcos constitutivos das políticas públicas, à gestão e financiamento da educação, formação inicial e continuada de professores da educação básica, formação de educadores que atuam em espaços não formais de educação e qualidade da educação básica e superior.

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