Logo Estácio


PPGO sem Fronteiras (PSF)

A atividade "PPGO Sem Fronteiras" é uma reunião mensal que ocorre no PPGO na tarde (17h30m) de quarta-feira de cada módulo e tem como objetivo principal treinar o corpo docente e discente do programa para apresentações orais em Inglês nos Eventos Científicos Internacionais.

 

Regras do PPGO Sem Fronteiras:

  • As reuniões têm duração máxima de 40 min;
  • As apresentações orais têm duração máximo de 20 min;
  • As discussões só ocorrem após a apresentação oral, com duração aproximada de 20 min;
  • Não é permitido falar outra língua diferente do inglês durante a reunião;
  • Há um revezamento de apresentadores entre docentes e discentes;
  • Os interessados em apresentar devem contatar os Profs. Lucio Gonçalves e Fábio Vidal.
 

Participação em Encontros Científicos Internacionais

PROFESSOR SIQUEIRA MINISTRA CURSOS NO CONGRESSO DA ACADEMIA MEXICANA DE ENDODONTIA, NA CIDADE DO MÉXICO


Nos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2018, o Prof. José Siqueira Jr ministrou respectivamente os cursos "Biofilm and Apical Periodontitis", "Causes of Endodontic Failure" e "Optimizing Root Canal Disinfection" como Keynote Speaker no Congresso da Academia Mexicana de Endodontia. O Congresso foi realizado na Cidade do México e contou com a participação de 1.400 especialistas na plateia. O Prof. Siqueira e a Profa. Isabela Rôças também autografaram livros e capítulos de suas autorias. Na ocasião, os Profs. Siqueira e Isabela também apresentaram as instalações e as atividades desenvolvidas no PPGO para especialistas interessados no Programa e discutiram vários projetos para pesquisa conjunta e estabelecimento de convênios com instituições mexicanas de ensino. O aluno de Doutorado Alejandro Pérez também esteve presente no Congresso.



 

 

CURSO INTERNACIONAL COM ALUNO DO PPGO NA VENEZUELA - SETEMBRO DE 2018


Alejandro Perez participou como palestrante no II Congresso de Avances Odontológicos. Foi realizado no dia 15/09/2018, com o título da aula: Controle da dor antes, durante a após tratamento endodôntico, organizado pela Faculdade de Odontología da Universidade José Antonio Paez em Valencia - Venezuela.


Alejandro Perez durante sua apresentação

 

PROF. SIQUEIRA MINISTRA CURSO EM BUENOS AIRES PARA A SOCIEDADE ARGENTINA DE ENDODONTIA

 

Em 29 de junho de 2018, o Prof. Siqueira ministrou curso de 4 horas sobre Tratamento das Infecções Endodônticas em Buenos Aires, em evento promovido pela Sociedade Argentina de Endodontia. A presidente do evento foi a Profa. Liliana Artaza e o Prof. Siqueira dividiu o dia do evento com o Prof. Fernando Goldberg. O curso também foi transmitido online em tempo real para outras localidades da Argentina, Colômbia e Bolívia. A Profa. Isabela também esteve presente no evento, ocasião em que foram discutidos diversos projetos de colaboração em pesquisa.

 

 

PROF. FÁBIO VIDAL APRESENTOU TRABALHO NO EUROPERIO (AMSTERDAM)

O Professor Fábio Vidal participou, no mês de junho, do EUROPERIO 9 (Congresso da Federação Europeia de Periodontia), onde apresentou 2 trabalhos de sua autoria, sendo um deles apoiado por bolsa do edital de Pesquisa da UNESA, e 4 outros trabalhos como co-autor. Participou também da reunião com representantes da Osteology Foundation (Fundação suiça que financia pesquisa na área de Periodontia e Implantodontia) e da Sociedade Espanhola de Periodontia e Implantodontia. O objetivo da reunião foi organizar a participação de representantes de ambas as associações em um congresso científico a ser realizado, em 2019, no Rio de Janeiro. Durante o evento, o Professor Fábio se reuniu com o coordenador da área de educação da Associação para conversar sobre possíveis colaborações.

 

Professor Fábio Vidal com os Professores Bruno e Wilson (UNESA) e Leandro Lobo (aluno egresso de graduação UNESA)

 

PROF. LUCIO GONÇALVES APRESENTOU PALESTRA EM PARIS E AMSTERDAM

O Professor Lucio Gonçalves participou, no mês de junho, de dois eventos internacionais, em Paris, França, (International Conference on HIV/AIDS, STDs & STIs) e Amsterdam, Holanda (9th Congress of the European Federation of Periodontology), apresentando o trabalho “Oral bacterial community of HIV-infected Brazilian children revealed by next-generation DNA sequencing”, em parceria com os Professores Nick Heng (University of Otago) e Gregory Seymour (University of Queensland). Além disso, o Professor Lucio Gonçalves participou como coautor, em parceria com os Professores Fábio Vidal (PPGO-UNESA), Rodrigo Carvalho de Souza (UNESA), Dennis de Carvalho Ferreira (PPGO-UNESA) e Ricardo Fischer (UERJ), da exibição de dois painéis (“Bone augmentation and dental implants in HIV patients: a prospective study with up to 13 years follow-up” e “Lack of association between generalized severe chronic periodontitis and metabolic syndrome in a population of refractory hypertension patients”) no 9th Congress of the European Federation of Periodontology.

Prof. Lucio Gonçalves apresentando em Paris (França)


Prof. Lucio Gonçalves apresentando em Amsterdam (Holanda)

 

INTERNACIONALIZAÇÃO: DOUTORANDA DO PPGO VISITA O DEPARTAMENTO DE ENDODONTIA DO ALBERT EINSTEIN HOSPITAL, EM FILADÉLFIA

Em 18 de junho de 2018, Rafaela Dellazari, doutoranda do PPGO, visitou o I.B. Bender Division of Dental Medicine do Albert Einstein Hospital Center, na Filadélfia, PA, USA, chefiado pelo Dr. Fred Barnett. Na visita, foram acertados detalhes de futura colaboração em pesquisa, incluindo um estágio de Doutorado Sanduíche naquela Instituição.


Rafaela, com os Drs. Stephen Niemczyk e Fred Barnett

Entrada do Departamento


Aluno de residência atendendo paciente

 


PROFESSOR SIQUEIRA MINISTRA CURSO NO SEGUNDO SIMPÓSIO DE ENDODONTIA DE BRASÍLIA


No dia 3 de março de 2018, o Prof. Siqueira ministrou o curso intitulado"Protocolos clínicos de desinfecção dos canais radiculares" no 2o Simpósio de Endodontia de Brasília. O evento organizado pelo Prof. Jacy Carvalho foi um grande sucesso e contou com várias autoridades da Endodontia brasileira e com o Prof. Jorge Vera do México.

 

 

PROFESSOR FLÁVIO MINISTRA CURSO EM PORTUGAL

O Prof. Flávio Alves ministrou curso na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, no dia 14 de outubro de 2017. Cerca de 50 estudantes de graduação assistiram o curso, acompanhados por professores daquela instituição.

 

 

DOUTORANDO ALEJANDRO PÉREZ MINISTRA CURSO NO EQUADOR

O doutorando Alejandro Pérez ministrou um curso de 3 horas, intitulado Desinfecção do sistema de canais radiculares: podemos aumentar o índice de sucesso do tratamento?”, na cidade de Quito, Equador, em setembro de 2017. Vários docentes de diferentes faculdades do país, especialistas em Endodontia e clínicos gerais participaram da apresentação, e interagiram com perguntas. Este curso é mais uma demonstração da forte inserção internacional do PPGO-Estácio, incentivando e colaborando com o aprendizado na nossa área.

 Folder do evento

 O Doutorando Alejandro Pérez durante a sua apresentação

PROF. LUCIO APRESENTA  TRABALHO EM CONGRESSO NA FINLÂNDIA

O Professor Lucio Gonçalves participou do Scandinavian Congress of Periodontology 2017, entre os dias 24-26 Agosto, em Mariehamn, Åland Islands, Finlândia, onde apresentou um trabalho intitulado “Dental implant success in HIV-infected Brazilian individuals under HAART”. Neste evento, Lucio fez contato com o Professor Palle Holmstrup, que é Chairman da School of Dentistry e Faculty of Health and Medical Sciences, da University of Copenhagen, com a finalidade de estabelecer uma parceria de cooperação em pesquisa científica. 

                   

Prof. Lucio durante apresentação do poster/Prof. Lucio conversando com o Prof. Palle Homstrup antes do início do congresso

 

O CORPO DISCENTE DO PPGO TEM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS EXTRANGEIROS

Pablo Amoroso - Equador 2017.2 - Pós-Doutorado

Ximena Bermudez Vasconcellos - Equador 2017.2 - Mestrado

Alejandro Enrique Pérez Ron - Venezuela - Doutorado - 2016.1

Isbelia Desiree Gazzaneo Rauseo – Venezuela - Metrado - 2016.1

Juan Alberto Pacheco Yanes – Venezuela - Metrado - 2016.1

 

PROF. SIQUEIRA RECEBE HOMENAGEM NO CIORJ 2017

No dia 20 de Julho de 2017, o Prof. José Siqueira recebeu homenagem dos endodontistas do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária por sua contribuição à pesquisa e à formação profissional em Endodontia. O evento foi durante o Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, realizado no Rio Centro.

 

PROF. FLÁVIO ALVES MINISTRA CURSO EM GUADALAJARA, MÉXICO

O Prof. Flávio Alves ministrou curso na Universidade de Guadalajara, Tepatitlán, Jalisco, México, nos dias 17 e 18 de julho de 2017. Cerca de 150 dentistas, em sua maioria especialistas em Endodontia, assistiram o curso que marcou o Primeiro Seminário Internacional de Endodontia daquela instituição. Após o evento, o Professor Flávio acompanhou uma comitiva de professores em uma visita ao Centro Nacional de Recursos Genéticos do México.

 

 

PPGO RECEBE VISITA DE PROFESSORES E ALUNOS DE DUAS UNIVERSIDADES COLOMBIANAS

Por 3 semanas do mês junho de 2017, o PPGO recebeu a visita do Prof. Jaime Moreno e duas alunas de Mestrado da Universidade Santo Tomás de Bucaramanga, da Profa. Paula Villa e 3 alunos de especialização em Endodontia da Universidade de Antióquia, Medelin, Colômbia. Durante a visita, os alunos realizaram um estágio em pesquisa e assistiram a alguns créditos do curso. A UNESA tem convênio formal com a Universidade Santo Tomás e está em negociação com a Universidade de Antióquia. Mais um forte exemplo da internacionalização do PPGO.

 

 

  

PROF. ZVI METZGER NO PPGO-UNESA - INTERNACIONALIZAÇÃO

No dia 19 de junho de 2017, o PPGO recebeu a visita do ilustre Prof. Zvi Metzger, da Universidade de Tel Aviv, Israel. O Prof. Metzger, de renome internacional e envolvido diretamente no desenvolvimento de instrumentos como SAF e Apexum, veio com a intenção primária de conhecer as instalações do nosso Programa e discutir projetos de pesquisa e colaboração com o corpo docente e alunos. Ficou impressionado com a produtividade e disponibilidade de laboratórios de pesquisa exclusivos. Também ministrou um curso sobre "Biologia das lesões periapicais: visão futurística e terapêutica". Vários docentes, alunos, egressos e convidados nacionais e internacionais (2 professores e 5 alunos de pós-graduação da Colômbia) assistiram à apresentação do Prof. Metzger e interagiram com uma intensa sessão de debate. Este evento é mais uma demonstração da forte inserção internacional do PPGO-UNESA.

Assista ao vídeo de apresentação do Prof. Zvi Metzger, clicando AQUI.

 

Legenda: Prof. Metzger perante a plateia

 

Legenda: Curso do Prof. Metzger no PPGO - UNESA

 

 

 

Legenda: Profs. Metzger e Mônica Neves

 

PPGO GANHA PRÊMIO DE MELHOR ARTIGO DE 2016 DA SEÇÃO BASIC RESEARCH: TECHNOLOGY DO JOURNAL OF ENDODONTIC

O trabalho foi realizado em três laboratórios do PPGO-UNESA: Multidisciplinar, Microbiologia Molecular e Micro-CT, envolvendo vários docentes e discentes do Programa em colaboração com os Profs. Manoel Damião e Marco Versiani da USP/RP. O doutorando Alejandro Perez, um dos autores do trabalho, recebeu o prêmio em cerimônia do JOE (Journal of Endodontics) durante o Annual Meeting da American Association of Endodontists, em New Orleans.

 Legenda: O doutorando Alejandro Perez recebendo o prêmio

REFERÊNCIA DO TRABALHO: Alves FR, Andrade-Junior CV, Marceliano-Alves MF, Perez AR, Rôças IN, Versiani MA, Sousa-Neto MD, Provenzano JC, Siqueira JF, Jr. Adjunctive steps for disinfection of the mandibular molar root canal system: a correlative bacteriologic, micro-computed tomography, and cryopulverization approach. J Endod 2016;42:1667-7

 

PPGO-UNESA TEM PARTICIPAÇÃO ATIVA NO MAIOR CONGRESSO DE ENDODONTIA MUNDIAL - AAE 2017 EM NEW ORLEANS

 

Alejandro, André e Gaya fizeram apresentações orais de seus trabalhos e Márcia apresentou poster. Salienta-se o grande desempenho dos alunos, motivo de orgulho para o PPGO.

Para coroar a nossa participação, Alejandro compareceu à cerimônia do Journal of Endodontics para receber o prêmio referente a um de nossos trabalhos, eleito o melhor da seção de Ciências Básicas-Tecnologia. Este trabalho foi fruto de uma colaboração com a USP-RP e contou com vários professores e alunos do PPGO. Enfim, uma participação inesquecível!

 

 

 

 Legenda: Doutorando Alejandro durante sua apresentação      Legenda: Mestrando André durante sua apresentação

 

Legenda: Profs. Doutoranda Gaya durante sua apresentação

 

LANÇADA A EDIÇÃO EM JAPONÊS DO LIVRO ENDODONTOLOGY, DE RICUCCI E SIQUEIRA

O livro Endodontology, dos Profs. Domenico Ricucci e José Siqueira, publicado originalmente em Inglês pela editora Quintessence Verlag - Berlin, e já traduzido para o Russo, foi agora traduzido para o Japonês. Mais uma grande conquista para os autores e para a consolidada internacionalização do PPGO-UNESA.

 

 

LANÇADA A EDIÇÃO EM RUSSO DO LIVRO ENDODONTOLOGY, DE RICUCCI E SIQUEIRA

O livro Endodontology, dos Profs. Domenico Ricucci e José Siqueira, publicado originalmente em Inglês pela editora Quintessence Verlag - Berlin, foi recentemente traduzido para o Russo. Além de ser uma grande conquista para os autores, salienta ainda mais a forte internacionalização do PPGO-UNESA.

 

 6th CLINICAL MICROBIOLOGY CONFERENCE (ROMA, ITÁLIA)

O Professor Lucio Gonçalves apresentou a conferencia intitulada “Periodontal microbiota in HIV-infected Brazilian adults”, na 6th Clinical Microbiology Conference, que ocorreu no período de 20-22 de outubro de 2016, em Roma, Itália.


 

 

PPGO marca presença no Congresso da ESE em Barcelona 2015

O PPGO teve presença marcante no principal congresso europeu de Enodontia, realizado em Barcelona, Espanha. Além do curso "Clinical Implications of Bacterial Persistence" ministrado pelo Prof. José Siqueira Jr, apresentaram painéis de estudos gerados no PPGO as Profas Mônica Neves e Luciana Armada e a egressa de Doutorado Renata Val Rodrigues, orientada da Profa. Isabela. Ainda estiveram presentes os Profs. Isabela Rôças e Flávio Alves. Foi uma oportunidade excelente de interação e estabelecimento de intercâmbios com profissionais de várias instituições acadêmicas internacionais. Mais um exemplo e contribuição para a estabelecida elevada reputação e internacionalização do Programa.

 

 

03

Legenda: Professora Luciana e seu painel

04

Legenda: Professora Mônica e seu painel

05

Legenda: Renata Val e seu painel

 

Hélio Lopes Ministra Curso em Congresso Paraguaio

Em outubro de 2015, o Prof. Hélio Pereira Lopes ministrou um curso no COPADE, em Assunção no Paraguai. O Curso foi um grande sucesso e o Prof. Hélio pode testemunhar a repercussão de seus trabalhos e de sua carreira no exterior. E o PPGO estando presente de forma ativa em mais um evento internacional.

 

 

PPGO é destaque no Congresso Endorestaurador Laser no Uruguai


Também em outubro de 2015, o PPGO esteve presente de forma ativa no congresso em Montevidéu, através de curso e mesa clínica  ministrados pelo Prof. Flávio Alves e apresentação de trabalhos por mestrandas. Mais uma comprovação da reputação e inconteste inserção internacional de nosso Programa.

 

 

PROFESSORES DO PPGO MINISTRAM CURSOS INTERNACIONAIS EM SETEMBRO DE 2014

Em 13 de setembro de 2014, o Prof. Siqueira ministrou curso de 6 horas para o Langham Endodontic Group na sede da British Dental Association, em Londres. Também em setembro, o Prof. Flávio Alves ministrou curso de 4 horas no Congresso Colombiano de Endodontia, em Santa Marta, Colômbia. Tais eventos atestam a forte internacionalização do PPGO.

Langham
Site do Langham Group anunciando o curso do prof. Siqueira na sede da British Dental Association.

 

 

_____________________________________________________________________________

 

DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (UNIVERSIDADE DE OSLO, EM OSLO, NORUEGA)

 

Renata Val, que é orientada pelos Profs. José Siqueira e Isabela Rôças, realizou parte de seus experimentos na Universidade de Oslo, sob orientação dos Profs. Dag Orstavik e Morten Enersen. O estágio foi bastante proveitoso e a doutoranda ainda salientou, além da excelência das instalações e ensinamentos, a hospitalidade e simpatia com que foi acolhida.

Renata Val
Renata Val (segunda da direita para esquerda) com o Prof. Orstavik, Homan Zandi e os alunos de Endodontia da Universidade de Oslo.

 

Renata Val 2
Renata Val com os Profs. Morten Enersen e Ingar Olsen.

 

______________________________________________________________________________

 

Congresso no México

Durante o XXIX Congresso da Sociedade Latino-Americana de Patologia e LV Congresso Anual da Associação Mexicana de Patologia, que ocorreu no período de 15 a 19 de outubro de 2013, na cidade de Oaxaca, México, o Prof. Fábio Ramoa Pires apresentou as seguintes palestras:

 

Palestra 1: "Neoplasias mesenquimatosas de los tejidos blandos y mucosa de la boca"

 

Palestra 2: "El problema de las lesiones quísticas neoplásicas y no neoplásicas de las glándulas salivales"

 

congresso méxico
Palestrantes do Congresso (da esquerda para a direita): Prof. Roman Carlos (Guatemala), Prof. Fábio Ramoa (UNESA - Brasil), Prof. Adalberto Mosqueda Taylor (Mexico) e Prof. José Manuel Aguirre Urizar (Espanha).

_________________________________________________________

 

Congresso da FEMS 2013.

Durante o Congresso da FEMS (Federation of European Microbiological Societies), que ocorreu entre o período de 21 – 25 julho de 2013, em Leipzig, na Alemanha, o Prof. Lucio Souza Gonçalves apresentou o trabalho (Poster) intitulado "Comparison of subgingival microbiota between undetectable and detectable plasmatic HIV viral load: a study in HIV-infected Brazilian adults".

 

Prof. Lucio Gonçalves apresentando o seu poster.
Prof. Lucio Gonçalves apresentando o seu poster.

 

 

PPGO se destaca no Congresso Europeu de Endodontia em Lisboa

Mantendo a tendência recente de participar ativamente dos principais congressos internacionais da área, o PPGO marcou presença no 16th Biennial Congress of the European Society of Endodontology, em Lisboa, Portugal. No Congresso, o Prof. José Siqueira apresentou o curso "Endodontic Microbiology: Recent Innovations" no dia 14/05 e as Profas. Mônica Schultz e Luciana Armada apresentaram nos dias 13 e 14 de setembro posters de trabalhos feitos no PPGO. Os Profs. Isabela Rôças e Siqueira também acertaram colaborações para trabalhos de pesquisa com professores e alunos de Doutorado Sanduíche ou Pós-Doutorado das Universidades de Oslo (Noruega), do Porto (Portugal) e de Gottingen (Alemanha). O Prof. Siqueira também ministrou o curso de 3 horas "Treating Endodontic Infections" para membros da Flemish Society of Endodontics no dia 11 de setembro, em atividade do pré-congresso.

Além disso, foi lançado no congresso o livro "Endodontology: an integrated biological and clinical view" de autoria dos Profs. Domenico Ricucci e José Siqueira.

Foi bastante gratificante ver a repercussão dos trabalhos de pesquisa e do corpo docente do PPGO na Europa. Isto caracteriza um ponto importantíssimo do Programa que é bastante valorizado pela Capes - a Internacionalização.

 

Profa. Mônica Schultz apresentando o
Profa. Mônica Schultz apresentando o seu poster.

 

 

Profa. Luciana Armada apresentando
Profa. Luciana Armada apresentando seu poster.

 

 

 

Convidados Internacionais

Curso internacional no PPGO em 2018

Em dezembro de 2018, o PPGO recebeu a visita do Dr. Alon Amit, de Israel, para uma conferência e workshop exclusivos   para alunos do PPGO e da graduação da disciplina de Endodontia.

Dr. Alon Amit durante a conferência sobre SAF

Dr. Alon Amit durante o workshop: demonstração da SAF

 

:: Veja o conteúdo na integra AQUI

 

Curso do Prof. Anil Kishen no PPGO

 

 

Em 17 de julho de 2015, o PPGO recebeu o Prof. Anil Kishen, da Universidade de Toronto, Canadá, para um curso de 4 horas exclusivo para os alunos do Mestrado e Doutorado. O Prof. Anil Kishen discutiu vários aspectos do combate ao biofilme endodônticos e da irrigação de canais, em uma integração bastante agradável com os professores, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e convidados. O evento foi mais uma demonstração da forte internacionalização do PPGO-Estácio.

 

 

2. PPGO recebe visita de alunos de especialização da Universidade de Antioquia, Medellin, Colômbia.

Não é novidade que a internacionalização é uma forte característica do PPGO-Estácio. Durante duas semanas do mês de maio (11 a 22), em período integral, 4 alunos que estavam concluindo a especialização em Endodontia na Universidade de Antioquia frequentaram as instalações do PPGO e tiveram a oportunidade de acompanhar inúmeros trabalhos de pesquisa nos laboratórios do Programa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso do Prof. Anil Kishen no PPGO

 

Em 17 de julho de 2015, o PPGO recebeu o Prof. Anil Kishen, da Universidade de Toronto, Canadá, para um curso de 4 horas exclusivo para os alunos do Mestrado e Doutorado. O Prof. Anil Kishen discutiu vários aspectos do combate ao biofilme endodônticos e da irrigação de canais, em uma integração bastante agradável com os


 

professores, mestrandos, doutorandos, s-doutorandos e convidados. O evento foi mais uma demonstração da forte internacionalização do PPGO-Estácio.

 

Anil Kishen durante seu curso

 

Momento de discussão com Anil Kishen, intermediada pelos Professores Siqueira e

Flávio.

 

Anil Kishen com professores, alunos e convidados do PPGO.


 

3. PPGO recebe visita de alunos de especialização da Universidade de

Antioquia, Medellin, Colômbia.

 

Não é novidade que a internacionalização é uma forte característica do PPGO- Estácio. Durante duas semanas do mês de maio (11 a 22), em período integral, 4 alunos que estavam concluindo a especialização em Endodontia na Universidade de Antioquia frequentaram as instalações do PPGO e tiveram a oportunidade de acompanhar inúmeros trabalhos de pesquisa nos laboratórios do Programa.

 

Visitantes colombianos Sabad, Cristina, Mario, Luis Miguel com os coordenadores do

PPGO Prof. Flávio Alves e Prof. Siqueira Jr.

 

Página: http://portal.estacio.br/cursos/mestrado-e-doutorado/odontologia/agenda.aspx

 

4. Imediatamente abaixo do subitem EVENTOS REALIZADOS 2015”, incluir o texto que se segue:

 

Canal 2015: lançamento do livro e homenagem ao Prof. Siqueira

 

O Congresso Canal 2015, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi um momento marcante para o PPGO. O evento, organizado pelo Dr. Edmar Gontijo, tem se consolidado como o maior do Brasil e um dos maiores da América Latina, na área de Endodontia. Dos cerca de 1.800 participantes, o PPGO estava representado pelos Professores Flávio Alves, Isabela ças, Mônica Neves e Luciana Armada, além de alunos e egressos. Nesse evento, foi lançada a quarta edição do livro Endodontia: Biologia e Técnica dos Professores Hélio Lopes e José Siqueira Jr, que teve tiragem de lançamento esgotada. O evento teve também uma homenagem emocionante ao Prof. José Siqueira Jr., que recebeu o prêmio Ápice de Endodontia”.


 

Prof. Siqueira, durante seu curso

 

 

Prof. Siqueira discursando ao receber a homenagem "Ápice de Endodontia", junto com os Drs. Edmar, Radetic e Hélio.


 

5. No subitem EVENTOS REALIZADOS 2015, DEFESAS PÚBLICAS DE TESES DE DOUTORADO, incluir o texto abaixo:

 

Tema: Controle da infecção endodôntica em casos de retratamento: avaliação de dois sistemas de instrumentação

 

 

Defesa de Tese de Doutorado de Renata Val com a Banca examinadora composta pelos Professores Doutores (da esquerda para a direita) Isabela das Neves Rôças Siqueira (Orientadora), Luciana Armada Dias (UNESA), Mônica Aparecida Schultz Neves (UNESA), Emmanuel João Nogueira Leal da Silva (UERJ), Luciana Moura Sassone (UERJ). Contou também com a presença do Prof. Siqueira (primeiro à esquerda)

 

 

Renata Val com os Orientadores Profs. Siqueira e Isabela Rôças.

 

Aluno: Renata Val Rodrigues (durante o curso, Renata fez estágio Sanduiche na

Universidade de Oslo, Noruega, sob a supervisão do Prof. Dag Orstavik)


 

Data: 13/07/2015

 

Hora: 14 horas

 

Local: Campus BarraWorld - Auditório

 

Banca: Isabela   das   Neves   ças   Siqueira   (UNESA),   Luciana   Armada   Dias (UNESA), Mônica Aparecida Schultz Neves (UNESA), Emmanuel João Nogueira Leal da Silva (UERJ) e Luciana Moura Sassone

 

3. No subitem EVENTOS REALIZADOS 2015, DEFESAS PÚBLICAS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO, incluir o texto abaixo:

 

Tema: Prevalência de lesões perirradiculares em tabagistas

 

 

Defesa de Dissertação de Mestrado de Natasha Soraia Sarmento (segunda da esquerda para a direita) com a Banca composta pelas Professoras Doutoras (da esquerda para a direita)   Luci   Armada   Correia, Cintya   Cristina Gomes   e   Luciana   Armada   Dias (Orientadora).

 

Aluno: Natasha Soraia Sarmento

 

Data: 30/07/2015

 

Hora: 9 horas

 

Local: Campus BarraWorld - Auditório

 

Banca: Luciana Armada Dias (UNESA), Luci Armada Correia (UNESA) e Cintya

Cristina Gomes (UFF)


 

Tema: Comparação da remoção da guta-percha do teo apical de canais radiculares curvos pelos sistemas MTWO e Reciproc

 

 

Defesa de Dissertão de Mestrado de Júlio Cesar Nascimento Alves

 

Aluno: Júlio Cesar Nascimento

 

Data: 30/07/2015

 

Hora: 14 horas

 

Local: Campus BarraWorld - Auditório

 

Banca: Professores   Doutores   Flávio   Rodrigues   Ferreira   Alves   (Presidente   e Orientador - UNESA), Aline de Almeida Neves (UFRJ), Marília Fagury Videira Marceliano Alves (ABO - Niterói).