Logo Estácio


Saúde da Família

O Mestrado se propõe a formar profissionais com capacidade de desenvolver programas de ensino-aprendizagem em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia e em outras profissões da saúde e das ciências sociais, de acordo com as demandas do mercado de trabalho e com as políticas públicas do Ministério da Saúde, das secretarias estaduais e municipais de Saúde para a implantação e supervisão de equipes de saúde da família. Os mestres em Saúde da Família deverão ter importante papel no desenvolvimento de pesquisas básicas, clínicas, epidemiológicas, organizacionais, operacionais e avaliativas no sentido de gerarem conhecimentos e técnicas que proporcionem melhoria da qualidade e da resolubilidade dos cuidados básicos de saúde. Os mestres oriundos deste programa terão importante papel a desempenhar na formação, supervisão, capacitação, educação permanente e produção do conhecimento no campo das estratégias para a consolidação do Sistema Único de Saúde.

 

Apresentação

O Mestrado Profissional em Saúde da Família tem um caráter multiprofissional e visa formar mestres profissionais habilitados a exercerem liderança no contexto da implantação da Estratégia de Saúde da Família, como desenvolver pesquisas aplicadas ao diagnóstico das necessidades de saúde e à avaliação das intervenções implantadas pelos serviços. Capacita profissionais a desempenharem papel no desenvolvimento, supervisão e produção do conhecimento. O curso leva ao aperfeiçoamento dos sistemas de gestão da atenção básica do SUS e à promoção e à melhoria dos processos de cuidados de saúde no SUS. Os profissionais poderão atuar no processo de formação e de educação permanente e no exercício da docência em cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Os mestrandos são estimulados a desenvolver habilidades de aprendizagem autodirigida, autocrítica, comunicação e trabalho em pequenos grupos, bem como sensibilidade para com as características da sua realidade de trabalho e compromisso com a reflexão coletiva e aprendizagem dos colegas.

 

Linhas de Pesquisa

  • DIAGNÓSTICO LOCAL E VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA
  • PRÁTICAS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE DA FAMÍLIA
  • PROCESSO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA
  • GESTÃO E INTEGRAÇÃO DA SAÚDE DA FAMÍLIA À REDE SUS

- DIAGNÓSTICO LOCAL E VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA - Objetiva o diagnóstico de necessidades, demandas e utilização e satisfação da população adscrita com os cuidados básicos de saúde. Desenvolve estudos epidemiológicos e de vigilância em saúde (sanitária, epidemiológica e ambiental).

- PRÁTICAS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE DA FAMÍLIA - Desenvolve estudos sobre resolubilidade de práticas de cuidados básicos de saúde, compreendendo estudos descritivos e analíticos sobre as expectativas, morbidade percebida e os riscos potenciais que envolvem a multicausalidade do processo saúde-doença em populações adscritas. Realiza estudo de ferramentas específicas utilizadas para ampliação das ações na estratégia saúde da família.

- PROCESSO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - Desenvolve estudo de questões vinculadas ao cotidiano das equipes e sobre a formação do profissional vinculado à atenção primária. Analisa as relações sociais que se estabelecem no processo de determinação da doença e nas práticas de cuidados. Reconhece os processos de promoção, prevenção e adesão aos tratamentos continuados. Analisa estruturas curriculares de formação dos profissionais vinculados à atenção básica em saude. Analisa o processo de tomada de decisão e de critérios para locação de recursos humanos em saúde.

- GESTÃO E INTEGRAÇÃO DA SAÚDE DA FAMÍLIA À REDE SUS - Realiza estudos sobre efetividade e eficiência dos serviços e estratégias nacionais, regionais ou locais para a promoção de cuidado em saúde. Analisa a participação do controle social nos serviços de saúde, democratização da gestão e os processos de tomada de decisão. Realiza estudo da rede de saúde e mecanismos de referência e contrarreferência.