Logo Estácio


Parcerias Internacionais

  1. Atividades desenvolvidas no quadriênio 2013-2016

    - O Mestrado Profissional em Saúde da Família ofereceu o Curso Internacional, em caráter experimental, “Formação profissional, ética da solidariedade e o trabalho com grupos marginalizados – Dilemas e Desafios”, em parceria com a Universidade de Dundee, na Escócia. Ministrado por dois professores de Dundee para alunos e professores do mestrado e da graduação na área da saúde e interessados no tema. Este curso consolidou a proposta de intercâmbio estudantil e docente entre as duas universidades à médio prazo.

     

    - O Professor Paulo Henrique de Almeida desenvolveu uma série de atividades em âmbito internacional. A primeira delas diz respeito à organização do Seminário “Tendências recentes do Welfare State”, contando com a participação de  Anton Hemerijck (professor of Institutional Policy Analysis at VU University Amsterdam, Netherlands, and Centennial Professor of Social Policy at the London School of Economics and Political Science); Célia Kerstenetzki (professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Lena Lavinas (professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Pedro Hespanha (Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais). Participou, ainda, do Workshop “Healthy Changes. A shared political agenda for the struggle for health" que se realizou em outubro de 2006, em Bruxelas, Bélgica, com o apoio do Rosa Luxemburg Stiftung, do European Network against Health Commercialisation, do People's Health Movement Europe e do Belgian Platform Health & Solidarity; e do CEBES. Por fim, o professor Paula Henrique também proferiu palestras, sendo elas: sobre a conjuntura atual do SUS na sede da Medico International, em Frankfurt, Alemanha; e sobre o SUS na sede da ONG alemã Médico International, sediada em Frankfurt, Alemanha.

     

    - O PPGSF participou da 22ª Conferencia Mundial de Promoção da Saúde da UIPES ORLA, propondo e organizando o Simpósio Cooperação Intersetorial: campo de possibilidades para a promoção da saúde, com a participação direta de 02 docentes e 03 alunos.  

     

    - O Professor Carlos Henrique Paiva realizou visita técnica a Rockefeller Foundation, em Nova Iorque; e ao National Institutes of Health (NIH), em Bethesda, Estados Unidos, para o desenvolvimento das atividades de pesquisa do Projeto “História da Atenção Primária à Saúde no Brasil: de modalidade de atenção à Saúde a Política Prioritária”, parceria com a COC/Fiocruz. Como parte da programação de viagem, o professor realizou, em Washington DC, reunião de trabalho com a pesquisadora Beatriz Haspo para tratar da ampliação da BV História do Patrimônio Histórico e Cultural da Saúde (BVS-HPCS-Bireme/OPAS) na Library of Congress. Além disso, em caráter permanente, o Professor Carlos Henrique Paiva é consultor do periódico Universitas Psychologica, da Pontifícia Universidad Javeriana, Colômbia.

     

    - Professora Katia Edmundo estreitou laços com a Universidade do Novo México (EUA), para desenvolvimento de curso internacional de Participação social que se encontra em elaboração.

     

    - Professor Luiz Antônio Teixeira vem ministrando o minicurso “As bases da ciências biomédicas”na Casa de Oswaldo Cruz com a professora Ilana Lowy do  Cermes/CNRS/ Paris nos últimos dois anos. Em 2016 participou de congresso de Pesquisa Qualitativa em Saúde em Barcelona, Espanha.

     

    - Professor Ricardo Mattos desenvolveu atividades relativas ao Projeto Multicêntrico intitulado "Violência nas relações de intimidade envolvendo adolescentes à luz de gênero e geração: estudo multicêntrico luso-hispano-brasileiro” numa parceria da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), a Escola Superior de Enfermagem do Porto e a Facultad de Enfermería de la Universidad de Murcia (Espanha). Ministrou minicurso no 8o Simpósio do Cuidar em Enfermagem / 1o Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde, sob o título "Métodos quantitativos aplicados a pesquisa em enfermagem".  Também é consultor ad hoc da Revista Panamericana de Salud Pública.

     

    - O Professor Arlindo Portes foi palestrante no quinquagésimo nono Congresso Português de Oftalmologia.

     

    - A professora Claudia Leite de Moraes é consultora ad hoc nos seguintes periódicos: Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health (2005-Atual). International Journal of Gynaecology and Obstetrics (2001 – Atual), Social Science & Medicine (2003-Atual), The Spanish Journal of Psychology (2001-Atual) e BMC Public Health (2012-Atual). Possui também inúmeros artigos publicados em periódicos internacionais nos estratos A2 e A1 e, portanto, apresenta certo grau de internacionalização em suas produções.

     

    - A professora Anna Tereza Miranda Soares de Moura realizou visita técnica à Universidade de Toronto com foco no Centro de Desenvolvimento Docente daquela instituição. Participou ainda, como única representante da América Latina, do 12th APMEC (Asia Pacific Medical Education Conference) & 3rd ICFDHP (International Conference on Faculty Development in the Health Professions) apresentando trabalho sobre desenvolvimento docente e aprimoramento curricular em escolas médicas.

     

    Atividades desenvolvidas em 2017

    - A Prof. Anna Tereza M S de Moura participou da Conferência Anual da International Association for Medical Education em Helsinki (Finlândia).

     

    - O professor Christiano Bittencourt organizou e coordenou a atividade intitulada "Abordagens da Biomecânica na Medicina, Esporte e Saúde Pública", recebendo o Prof. Dr. Redha Taiar da Universidade de Reims Champagne-Ardenne (França).