Logo Estácio


Dúvidas Mensalidades

QUAL O REGIME DE COBRANÇA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA ESTÁCIO?

Para os alunos novos dos cursos de graduação e graduação tecnológica, na modalidade de ensino presencial, que cursarem as matrizes curriculares do novo modelo de ensino da Estácio, a cobrança será feita por créditos. Somente as matrizes curriculares de número 110 fazem parte do novo modelo de ensino da Estácio.

Para os cursos de graduação e graduação tecnológica à distância a cobrança é feita por módulos. Um módulo é um conjunto de disciplinas e, no ensino à distância, todos os módulos cursados pelo aluno possuem o mesmo preço.

COMO FAÇO PARA SABER SE MEU CURSO USA O REGIME DE COBRANÇA POR CRÉDITO?

Entrando em contato através do Call Center pelos telefones 3231 0000 (cidades com DDD 21) ou 0800 282 3231 (demais localidades) 0800 282-3231 ou na Secretaria de Alunos do campus que irá estudar.

COMO FUNCIONA O REGIME DE COBRANÇA POR CRÉDITOS?

O número de créditos de cada disciplina é multiplicado pelo valor do crédito referente ao seu curso no campus e turno de escolha. Cada curso possui um preço cobrado mensalmente por crédito.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE CRÉDITOS E A CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS DO MEU CURSO?

Cada disciplina possui uma carga horária própria, que está diretamente relacionada ao número de créditos. Cada crédito equivale a 22 horas-aula de trabalho acadêmico, que são aplicadas durante o período letivo. Por exemplo, uma disciplina com 88 horas-aula é composta por 4 créditos. Isso vale para disciplinas presenciais, teletransmitidas ou online, bem como para aulas práticas, teóricas ou atividades estruturadas, dos cursos de graduação e graduação tecnológica presenciais.

COMO É CALCULADA A MENSALIDADE DE UM CURSO EM REGIME DE COBRANÇA POR CRÉDITOS?

O aluno paga exatamente pelos créditos contratados, ou seja, multiplicando-se o número de créditos cursados pelo preço do crédito determina-se o valor da mensalidade que o aluno pagará a cada semestre. Por exemplo, se o aluno cursar 20 créditos no semestre letivo e o preço do crédito for de R$30,00, o aluno pagará R$600,00 a cada mensalidade.

QUAIS E QUANTAS DISCIPLINAS O ALUNO DEVE CURSAR A CADA SEMESTRE DO CURSO?

Cada curso tem sua matriz curricular própria que apresenta um conjunto de disciplinas, agrupadas por período, que compõem a carga horária total do curso, e que estão distribuídas em um determinado número de semestres. A matriz curricular indica a sequência de oferta das disciplinas ao longo do curso, obedecendo a critérios pedagógicos da construção do conhecimento do aluno. Com base nessa periodização sugerida, o aluno poderá excluir ou incluir disciplinas, desde que respeite os pré-requisitos presentes no currículo do curso. Essa é a flexibilidade permitida pelo sistema de créditos, no qual o aluno escolhe o que deseja cursar, no ritmo que escolher, contratando um determinado número de créditos, e pagando de forma proporcional aos mesmos.

NO PERÍODO DE INGRESSO É POSSÍVEL A ESCOLHA DO NÚMERO DE CRÉDITOS QUE IREI CURSAR?

Para os alunos ingressantes por vestibular, a composição do número de crédito é permitida a partir do segundo período, obedecendo-se, contudo, a um número mínimo de créditos a cursar.

ONDE POSSO CONSULTAR O VALOR POR CRÉDITO DE MEU CURSO?

O valor por crédito do seu curso pode ser consultado no seu carnê de mensalidade. Você vai notar que disciplinas com diferentes números de créditos terão valores diferentes, nos cursos das matrizes curriculares 110, da graduação e graduação tecnológica presenciais.

COMO POSSO PLANEJAR A CADA SEMESTRE O VALOR QUE VOU PAGAR? ESSA INFORMAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL? EXISTE UM SIMULADOR DO VALOR DO CURSO A CADA SEMESTRE?

A matriz curricular de seu curso contém todas as disciplinas que irá cursar, onde poderá fazer o seu planejamento de acordo com a sua disponibilidade financeira e de tempo. Além disso, no período de renovação de matrícula, dentro do SIA, você tem a oportunidade de ajustar quantas e quais disciplinas pretende cursar no novo período acadêmico. Essa escolha impacta diretamente na mensalidade que você irá pagar no semestre.

HAVERÁ AUMENTO DO CURSO POR CONTA DO REGIME DE CRÉDITOS?

O valor total do curso será o mesmo, pois o aluno deve cursar todas as disciplinas da matriz curricular. Todavia, o regime de créditos irá facilitar o pagamento, já que a cada período o aluno poderá excluir ou incluir disciplinas, uma vez respeitados os pré-requisitos presentes no currículo, alinhando o cálculo de sua mensalidade à sua disponibilidade financeira.

SOU ALUNO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA OU FAZENDO UMA SEGUNDA GRADUAÇÃO. SEREI COBRADO POR CRÉDITOS TAMBÉM?

Em casos de ingresso por transferência externa ou segunda graduação, deverá ser verificada a regra financeira que está atrelada ao currículo em que o aluno está.

O CONTRATO EDUCACIONAL FALA SOBRE ESSE SISTEMA DE COBRANÇA?

O contrato diz que os serviços poderão ser cobrados por valor fixo ou por disciplina ou, ainda, por crédito. É assim porque o contrato educacional é o mesmo para alunos que hoje cursam diferentes matrizes curriculares e modalidades de ensino.

TODOS OS CURSOS POSSUEM O MESMO SISTEMA DE COBRANÇA POR CRÉDITO?

Os currículos 110, do novo modelo de Ensino, possuem cobrança por crédito.

VERIFIQUEI QUE EM ALGUNS PERÍODOS DO MEU CURSO O NÚMERO DE CRÉDITOS AUMENTA MUITO! NÃO TEREI CONDIÇÃO DE PAGAR, MAS NÃO QUERO LEVAR MAIS TEMPO PARA FAZER O CURSO. QUAL A SOLUÇÃO DA ESTÁCIO NESTES CASOS?

É importante lembrar que não necessariamente ao deixar de cursar alguns créditos em um período implicará na extensão do prazo para conclusão do seu curso. Vai depender da matriz curricular de seu curso e da escolha de créditos nos demais períodos. Você pode ainda solicitar uma linha de financiamento ao estudante ou o Fies.