Logo Estácio


Dúvidas

Aqui você encontra a resposta para as perguntas mais frequentes.

Se quiser, vá direto para alguns dos assuntos: vestibular, matrícula, graduação à distância, pós-graduação à distância, transferência externa, prouni, para quem já é formado.

Vestibular

voltar ao topo
Como faço para verificar se passei no vestibular?
Acessando o Canal de Matrícula, ligando para o teleatendimento 0800 282 3231 ou comparecendo a uma de nossas unidades.
Como faço para me inscrever no vestibular?
Você poderá se inscrever pelo site, telefone ou em uma de nossas unidades.
Como posso usar o ENEM para ingressar na faculdade?
Nesta forma de acesso, que oferece vagas para os cursos da graduação tradicional, da graduação tecnológica e da graduação a distância, o candidato fica dispensado do vestibular (exceto para o curso de Medicina).
Como me oriento no dia da prova?
No ato da inscrição, consulte o manual do candidato, onde você encontrará todas as informações necessárias.

Matrícula

voltar ao topo
Qual a documentação necessária para matrícula?
- Comprovante de pagamento da matrícula;
- CPF;
-Carteira de identidade;
- Certificado de conclusão do ensino médio ou do diploma de curso técnico, devendo apresentar o original;
- Caso não possua o certificado ou diploma do ensino médio, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, declaração original de conclusão do ensino médio (este documento tem validade de 30 dias)
- Diário Oficial com a publicação da conclusão do ensino médio (somente para concluintes do Estado do Rio de Janeiro);

IMPORTANTE:
- Você deverá apresentar obrigatoriamente o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado;
- A matrícula só será concluída mediante o pagamento da primeira mensalidade do curso e da entrega da documentação listada acima.
Quando começam minhas aulas?
Para consultar a data de início das aulas no calendário acadêmico, clique aqui.
Ainda não tenho o certificado do Ensino Médio, vou perder a matrícula?
A matrícula só poderá ser concretizada com a comprovação da conclusão do ensino médio. Em caso de dúvida, favor consultar nosso teleatendimento ou procurar a unidade de sua escolha.
Posso trocar de campus ou curso?
Você poderá consultar a disponibilidade de troca de curso, campus ou turno através do nosso teleatendimento ou na unidade para qual prestou vestibular.

Graduação à Distância

voltar ao topo
Quais cursos de graduação a distância são oferecidos na Estácio?
Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Enfermagem, Engenharia de Produção, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Jornalismo, Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa - EAD, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Publicidade e Propaganda, Redes de Computadores, Serviço Social , Sistemas de Informação.
O curso é reconhecido pelo MEC/CAPES?
A Universidade Estácio de Sá foi credenciada pelo MEC para oferta de cursos de Graduação na modalidade a distância pela Portaria nº 442.
O diploma de conclusão da graduação traz alguma sinalização de que o curso foi feito na modalidade a distância?
Não. A certificação é a mesma do ensino presencial e o diploma garante formação de nível superior, acesso a concursos públicos e a qualquer curso de pós-graduação disponível no Brasil e no exterior. O aluno formado pelo ensino a distância da Estácio será certificado pelo maior grupo de ensino privado do país e um dos maiores da América Latina.
Com diploma de curso superior a distância é possível se candidatar a concursos públicos?
Sim. A modalidade a distância tem a mesma validade oficial dos cursos presenciais e não interfere nos processos de concursos públicos. Sempre consultar os editais dos concursos para que haja constatação dos requisitos e verificar se estão de acordo com o Decreto 5.622/2005, que regulamenta a EAD no País.
Quem poderá fazer o curso de Graduação ou Graduação tecnológica a distância?
Qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente, reconhecido pelo MEC.
Qual o valor do investimento para os cursos de graduação a distância?
Graduação: O valor das mensalidades são variáveis em função do semestre. Para mais informações ligue para 3231 0000 (cidades com DDD 21) | 0800 282 3231 (demais localidades), ou receba por email clicando aqui.
Qual a metodologia utilizada nos cursos de Pós-graduação?
O conteúdo do curso é ministrado aos alunos por intermédio da convergência de mídias teletransmitidas, online, e textuais.

Aulas teletransmitidas: As aulas teletransmitidas podem ser assistidas ao vivo, semanalmente tanto nos Pólos como nas Salas de Aula Virtuais, pela internet. Essas aulas serão gravadas e podem ser assistidas na Sala de Aula Virtual, em qualquer hora e local.

Aulas online: Nas aulas online, realizadas na Sala de Aula Virtual, o aluno participa de fóruns e realiza leituras e exercícios, além de se comunicar com o professor e com os colegas. Neste ambiente, o aluno é orientado pelo Estudo Dirigido que apresenta a seqüência de atividades propostas e uma agenda que lhe permite a autogestão do processo de aprendizagem.

Livro Customizado: O livro customizado, dentro do Programa Livro Universitário da Estácio, que contempla o conjunto de leituras da bibliografia básica do curso, será disponibilizado para o aluno com a perspectiva de facilitar o acesso à informação, visto que, em muitos casos, os alunos não possuem recursos para adquirir todos os livros indicados. Os valores dos livros já estão incluídos nas mensalidades.

O aluno do curso é membro de uma turma, onde haverá interação contínua com os colegas e o professor. Essa turma realizará os estudos previstos no curso no mesmo período, respeitando o ritmo próprio e o tempo disponível de cada estudante.
Até quando o aluno poderá fazer a sua inscrição no curso?
Para se informar sobre a data-limite para a inscrição, entre em contato com o nosso atendimento online .
Posso me inscrever no curso após ele já ter iniciado?
Sim. Mas antes, entre em contato com o atendimento online para obter as informações necessárias sobre a inscrição.
Posso matricular-me em mais de um curso? Caso positivo, como será meu acesso a estas aulas?
Sim, você terá duas matriculas uma referente a cada curso matriculado, e o acesso será feito de forma independente para cada curso
Quais são as formas de ingresso na graduação a distância?
- Vestibular Agendado: prova de redação manuscrita com duração de 1 hora. A nota mínima para aprovação é 5(cinco). As provas serão realizadas diariamente no Pólo às 10h da manhã e 18h da noite. Os resultados poderão ser consultados no site da Estácio Ensino a Distância (www.estacio.br/ead), Call Center ou no Pólo no prazo de 24h. As inscrições podem ser realizadas através do site (www.estacio.br/ead), Call Center (0800 282 3132) e nos Pólos.

- Portador de Diploma (Matrícula sem Vestibular): Forma de ingresso na universidade sem concurso de vestibular para portadores de diploma de ensino superior. O interessado deverá acessar o site da Secretaria Geral (www.estacio.br/site/secretariageral), em Normas e Procedimentos/ Matrícula Sem Vestibular, imprimir e preencher o formulário específico, anexar toda a documentação exigida e entregar na secretaria do Pólo onde o aluno pretende estudar.

- Transferência Externa: Passagem do vínculo do estudante regular de outra Instituição de Ensino para a Estácio. O interessado deverá acessar o site da Secretaria Geral (www.estacio.br/site/secretariageral), em Normas e Procedimentos/ Transferência Externa, imprimir e preencher o formulário específico, anexar toda a documentação exigida e dirigir-se à Secretaria do Pólo ou Unidade Avançada onde pretende estudar para dar entrada na sua solicitação.

Obs: Lembrando que os alunos iniciarão os cursos no primeiro período.

- ENEM: Forma de ingresso/acesso para alunos do Ensino Médio que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O candidato poderá inscrever-se pela internet e a finalização do processo será feita no Pólo onde deseja estudar. Para isso, o candidato deverá entregar o boletim individual de resultados, que contém suas notas

Para obter o procedimento completo sobre o ingresso na Graduação e Graduação tecnológica acesso o manual do candidato.
Há taxa de inscrição para o vestibular?
Sim. A taxa é de R$ 15,00.
Acabei de fazer minha matrícula, como acesso minhas aulas?
Após a confirmação do pagamento da inscrição e da entrega da documentação, será enviado um e-mail a cada aluno matriculado com seus dados de login, senha, guia de acesso e manual do aluno.

Obs: o aluno só terá acesso a sala de aula virtual, após a confirmação do início das aulas.

Também será enviado para a sua residência os Livros Customizados todo início de semestre.
Posso solicitar a isenção de disciplinas cursadas na Estácio ou em outra IES?
O aproveitamento de disciplinas fica condicionado à análise de isenção de disciplinas realizada pelo coordenador do curso, entretanto não haverá abatimentos ou descontos no valor da mensalidade.
Como é contabilizada a presença nos cursos a distância?
A freqüência será computada através da realização de 75% dos exercícios de autocorreção.

Obs: O comparecimento do aluno às aulas teletransmitidas é opcional, uma vez que vocês podem assistir às aulas em tempo real de qualquer computador desde que esteja conectado à Internet.
Sou aluna de um curso da Graduação presencial ou Graduação Tecnológica, posso me transferir para a Graduação a distância? Caso positivo, qual o procedimento?
Sim. Porém, a grade curricular será analisada pelo coordenador do curso levando em conta a equivalência das disciplinas cursadas no curso presencial com as do curso a distância. Caso venha de outra instituição, o aluno deve apresentar o histórico escolar com os respectivos programas, emitido pela instituição de origem. Em seguida, deve solicitar na Secretaria do Polo a isenção de disciplinas.
O aluno da Graduação e Graduação Tecnológica a distância tem direito de utilizar as instalações do Pólo como: biblioteca, laboratório etc?
Sim. O aluno tem direito a utilizar as instalações dos Pólos em todo o Brasil, que contam com excelente infra-estrutura como laboratórios de informática e bibliotecas. Este acesso é gratuito.
Como funciona o processo de Avaliação?
Serão três avaliações presenciais (realizadas no pólo que você escolheu no ato da matrícula). A média mínima para aprovação é 6,0 e a frequência mínima, controlada por exercícios no ambiente online, é de 75%.
As avaliações dos cursos da Graduação e Graduação Tecnológica também serão à distância?
Não, o aluno deve comparecer ao pólo em que está matriculado, nas datas marcadas no calendário acadêmico, para realização das avaliações presenciais.
O comparecimento do aluno aos Pólos nos dias de aula é obrigatório?
Não. O comparecimento do aluno às aulas nos Polos é opcional, uma vez que podem ser assistidas em qualquer computador desde que esteja conectado à Internet banda larga. Caso o aluno perca a aula ao vivo, ele poderá recuperá-la posteriormente (sem ser penalizado por falta) pois todas as aulas ficarão arquivadas na sala de aula virtual até o final do curso. Apenas as provas são atividades presenciais obrigatórias (no POLO).
O conteúdo dos cursos da Graduação e Graduação tecnológica equivale ao de um curso presencial da Universidade Estácio de Sá?
Sim. Ambos seguem o mesmo projeto pedagógico e programa de curso.
Não tenho computador com acesso à internet, como posso realizar o curso?
Os alunos podem assistir, presencialmente, nos Pólos de Educação a Distância, às aulas ao vivo, inclusive com interação com os seus respectivos professores. Além disso, os alunos terão acesso aos laboratórios de informática dos Pólos para interagir com todos os recursos da Sala de Aula Virtual, como chat, fórum e central de mensagem. O aluno também pode assistir suas aulas no trabalho, lan houses basta que o computador tenha acesso a Internet Banda Larga com no mínimo 200 KBPS e caixa de som.
Como faço para tirar minhas dúvidas pela internet?
Os alunos dos cursos de Graduação e Graduação Tecnológica a distância terão ao seu dispor tutoria online, via web. Na Sala de Aula Virtual são disponibilizadas ferramentas como Fórum, Central de Mensagem e Chat para comunicação entre o aluno e o professor online. Caso queiram dirimir dúvidas administrativas, os alunos poderão entrar em contato com o atendimento online .
Minha dúvida não está listada aqui. Como fazer para ter a resposta?
Para mais informações ou dúvidas que não estão contempladas sobre o Estácio, entre em contato através do atendimento online .

Pós-graduação à distância

voltar ao topo
Quais são os cursos de pós-graduação a distância disponíveis na Estácio?
Os cursos de pós-graduação a distância disponíveis na Estácio são Ciências criminais, Responsabilidade Civil e Direitos do Consumidor e Gerenciamento de Projetos ¿ Visão PMI. Nestes cursos, você encontra aulas teletransmitidas, realizadas ao vivo, via satélite, diretamente dos estúdios do Rio de Janeiro, para todos os Pólos de Educação, podendo assistir, pela Internet, em tempo real, utilizando seu computador.

Você também terá acesso direto aos professores, já que durante as aulas teletransmitidas é possível participar fazendo perguntas aos professores, as quais serão respondidas na hora, ao vivo, ou depois, na Sala de Aula Virtual, por um professor on-line.

Você ainda conta com acesso às aulas pela Internet onde todo o conteúdo fica disponível. Assim, você assiste às aulas onde, quando e quantas vezes quiser. Além disso, ficam à sua disposição na Sala Internet todos os exercícios, materiais didáticos, temas relacionados nos fóruns de discussão e arquivos em pdf para download.

A Estácio ainda oferece os cursos de pós-graduação em direito constitucional, administração estratégica, gestão estratégica de recursos humanos e marketing, através da metodologia via web.
Qual a política de descontos para os cursos de pós-graduação?
a) Existe desconto para pagamento integral antecipado?
Resposta: Não, pois o parcelamento já não inclui juros. Portanto, é melhor para o aluno o pagamento parcelado.

b)Ex-aluno da Estácio tem desconto? E das afiliadas?
Resposta: Sim, tem 20% de desconto, ou, caso tenha CR acima de 8, de 30%, seguindo a mesma política da Estácio.

c) Funcionário tem desconto na pós a distância?
Resposta: Sim seguindo as mesmas regras de bolsa para pós-graduação. Ver políticas na Internet ; Mundo Colaborador > você pode contar com a Estácio > Benefícios >Bolsas

d) Existe convênio com alguma empresa que ofereça desconto?
Resposta: Na intranet tem lista das empresas e descontos entre 15% a 20%. Ver lista na intranet > mundo atendimento > convênios > Empresas conveniadas. (0800) Seguem os descontos válidos até o momento para a captação da pós 2009.1

Aplicar sobre o valor cheio.

EX ALUNOS 25%
EX ALUNOS COM CR ACIMA DE 8 30%
ALUNOS NOVOS 20%
DESCONTO CONVENIO entre 15% a 20%
Qual a metodologia utilizada nos cursos de Pós-Graduação?
Aulas teletransmitidas
As aulas teletransmitidas são realizadas ao vivo, via satélite, diretamente dos estúdios do Rio de Janeiro, para todos os Polos de Educação. Além disso, para sua maior comodidade e conveniência, as aulas teletransmitidas podem ser assistidas pela Internet, em tempo real, utilizando seu computador. Durante as aulas, você terá acesso direto aos professores, pois poderão interagir com perguntas inerentes ao conteúdo da disciplina. Essas aulas serão gravadas e também podem ser assistidas de forma assíncrona na Sala de Aula Virtual, em qualquer hora e local.

Aulas online na Sala de Aula Virtual
Nas aulas online, realizadas na Sala de Aula Virtual, o aluno participa de fóruns e realiza leituras e exercícios, além de se comunicar com o professor e com os colegas. Nesta sala, o aluno é orientado pelo Roteiro de Estudo que apresenta a seqüência de atividades propostas e uma agenda que lhe permite a autogestão do processo de aprendizagem. O aluno do curso é membro de uma turma, onde haverá interação contínua com os colegas e o professor. Essa turma realizará os estudos previstos no curso no mesmo período, respeitando o ritmo próprio e o tempo disponível de cada estudante.
Até quando o aluno poderá fazer a sua inscrição no curso?
Para se informar sobre a data-limite para a inscrição, entre em contato com a central de informações pelo telefone: 0800 282 3231(alunos fora do rio) e (021) 3512 9812( alunos do Rio).
Posso me inscrever no curso de pós- graduação após ele já ter iniciado?
Sim, desde que esteja dentro do período de inscrição dos cursos, uma vez que em momentos específicos serão abertas novas inscrições. Os novos cursos serão modularizados, funcionando da seguinte forma: cada curso terá três módulos, cada módulo com quatro disciplinas e duração média de quatro meses. Haverá, também, o módulo de metodologia (Metodologia da Pesquisa e Metodologia do Ensino, esta última opcional). A cada início de módulo, novas inscrições serão abertas.
Como serão as avaliações e a entrega de TCC (trabalho de conclusão de curso)?
As avaliações serão realizadas ao final de cada módulo, presencialmente, em data e horário pré-agendado. Todos os cursos têm ou passarão a ter 3 módulos no projeto de modularização. Assim cada módulo possui até 4 disciplinas com duração média de 5 semanas cada. Alguns cursos podem ter menos disciplinas, mas a duração do módulo é a mesma. Ao final de cada módulo, ou seja, concluídas as disciplinas, o aluno terá 1 semana (de segunda à sábado) para realizar as provas do módulo na data e horário escolhidos dentro das opções pré-estabelecidas (o aluno fará todas as provas do módulo na data escolhido). Caso o aluno fique reprovado em alguma matéria, ele fará uma prova de recuperação ao final do curso.A apresentação do TCC para a banca examinadora também será feita presencialmente nos Pólos EAD, da Estácio, no qual o aluno está matriculado.
Posso matricular-me em mais de um curso? Caso positivo, como será meu acesso a estas aulas?
Sim, você receberá um e-mail contento duas matrículas, cada uma referente a cada curso matriculado.
Como é contabilizada a presença nos 14 cursos?
A frequência será computada através da realização dos exercícios de autocorreção. O comparecimento do aluno às aulas teletransmitidas é opcional, uma vez que vocês podem assistir às aulas em tempo real de qualquer computador desde que esteja conectado à Internet.
Como acesso os exercícios de autocorreção?
Ao final de cada aula, você encontrará os exercícios de autocorreção
Como são feitas a inscrição e a matrícula em um dos 14 cursos oferecidos?
Acesse www.estaciointerativa.com.br e siga os passos abaixo, ou dirija-se a um Pólo de EAD da Estácio:

1ª- Etapa
a) Seleção do Polo de EAD mais próximo (para realização dos encontros presenciais obrigatórios).
b) Preenchimento da ficha de inscrição.
c) Impressão do boleto bancário da inscrição.
d) Impressão do Contrato Educacional em duas (2) vias.

2ª- Etapa
a) Preenchimento do Contrato Educacional.
b) Pagamento do boleto de inscrição.

3ª- Etapa
Entrega dos documentos (listados abaixo), que pode ser feita no polo selecionado ou via SEDEX para:
Destinatário: Direção da Pós-graduação Lato Sensu
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, n. 199 - 6.º andar,
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22.775-040
Assunto: Pós-graduação a Distância Curso:____________________

¿ Cópia autenticada do diploma de curso superior específico.
¿ Cópia da carteira de identidade.
¿ Cópia do CPF.
¿ Comprovante do pagamento da taxa de inscrição
¿ 2a Via do Contrato Educacional preenchido e assinado.
Acabei de fazer minha matrícula, como acesso minhas aulas?
Após a confirmação do pagamento da inscrição e da entrega da documentação, será enviado um e-mail a cada aluno matriculado com seus dados de login, senha, guia de acesso e manual do aluno. Somente terá acesso, após a confirmação do início das aulas.
Estou cursando o último período no curso de graduação. Posso me inscrever nestes cursos de Pós?
Infelizmente não, segundo o parágrafo 3º do art 1º da resolução CES/CNE/1/2007, que menciona: ¿Os cursos de Pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.¿
Não consigo imprimir o boleto de cobrança. Ou não consigo acessar a página da Pós Graduação a distância. Como devo proceder?
Certifique-se de que o bloqueador de Pop- up se encontra desabilitado. Seguem abaixo instruções de como fazê-lo. Após o término, por favor, entre na página www.estaciointerativa.com.br e siga o procedimento novamente. (No momento da inscrição o boleto da taxa de inscrição deverá ser gerado, seu prazo é de 7 dias corridos.)

Desbloqueio de Pop-Ups:

Para acessar as disciplinas online é importante que seu navegador de internet não esteja com as pop-ups¬ bloqueadas.
Assim, para evitar qualquer dificuldade de acesso, indicamos abaixo os principais bloqueadores de pop-ups e como desabilitá-los.

A. Bloqueador de Pop-Ups do Internet Explorer:

Para desabilitar o bloqueador de Pop-Ups do Internet Explorer, vá até o menu Ferramentas (pode ser necessário pressionar o botão ¿Alt¿ do seu teclado), que está próximo ao local onde você insere os endereços de sites que deseja acessar.
Um menu será aberto e você escolherá a opção ¿Bloqueador de Pop-Ups¿. Em seguida, selecione a opção ¿Desativar Bloqueador de Pop-Ups¿

B. Bloqueadores de Barra de Ferramentas (Google, Yahoo, Windows Live):

As barras de ferramentas de sites como Google, Yahoo e Windows Live, que muitas vezes são instaladas atuomaticamente, contêm bloqueadores de pop-ups, que dificultam a navegação nas disciplinas online.

Assim, para verificar se há alguma barra de ferramentas do Google está instalada em seu computador, abra o Internet Explorer e vá até a guia ¿Exibir¿ (localizada próxima ao local onde você insere o endereço das páginas da web. Se necessário, clique no botão ¿alt¿ de seu teclado, para aparecer esta guia.).

Selecione, então, a opção ¿Barra de Ferramentas¿. Será aberto um menu com todas as barras de ferramentas instaladas em seu computador. Se as barras de ferramentas do Google, do Yahoo ou do Windows Live estiverem instaladas, os nomes delas aparecerão neste menu.

B.a) Remover a Barra de Ferramentas Google:

A seguir, estão dois métodos que você pode usar para desinstalar a Barra de Ferramentas Google e removê-la do navegador. Para desinstalar a partir do Painel de Controle:
1. Clique no menu Iniciar do Windows, no canto inferior esquerdo da tela.
2. Selecione Configurações > Painel de Controle.
3. Clique duas vezes em Adicionar ou Remover Programas.
4. Selecione Barra de Ferramentas para IE.
5. Clique no botão Remover.

Fonte: Fonte: http://www.google.com/support/toolbar/bin/answer.py?answer=9231&topic=11746

B.b) Remover a Barra de Ferramentas Windows Live Toolbar:

Para desinstalar a Windows Live Toolbar:
1. No menu Iniciar, clique em Painel de Controle e clique duas vezes em Adicionar ou Remover Programas.
2. Clique na Windows Live Toolbar e em Remover.

Fonte: http://help.live.com/(cHJvamVjdD10b29sYmFydjM=)/Help.aspx?market=en-US&project=Toolbarv3&querytype=topic&query=Toolbarv3_PROC_UninstallToolbar.htm

B.c) Remover o Yahoo! Barra de ferramentas para o Internet Explorer existem duas maneiras de se desinstalar a Yahoo! Barra de ferramentas para o Internet Explorer.

Opção 1: Via a barra de ferramentas
1. Selecione "Desinstalar", no botão Lápis (Configurações da barra de ferramentas).
2. Clique em "Desinstalar", na página de desinstalação.
3. Feche todas as janelas do IE abertas.

Quando reiniciar o Internet Explorer, a Yahoo! Barra de ferramentas não estará mais presente.

Opção 2: Via o Painel de controle
1. Clique no botão "Iniciar", do Windows.
2. Selecione "Painel de controle", no menu "Configurações".
3. Clique duas vezes em "Adicionar/Remover programas".
4. Desça e clique na entrada "Yahoo! Barra de ferramentas".
5. Clique em "Alterar/Remover".
O Yahoo! Barra de ferramentas foi desinstalada. Após fechar todas as janelas abertas do navegador, inicie o IE novamente e a barra de ferramentas não estará mais presente.
Se seguir estas etapas e a Yahoo! Barra de ferramentas continuar presente certifique-se de que fechou todas as janelas abertas do navegador IE. Uma vez que a Internet Explorer é integrada ao Windows, talvez seja preciso reiniciar o computador para desinstalar completamente a Yahoo! Barra de ferramentas.

Fonte: http://help.yahoo.com/l/br/yahoo/toolbar/troubleshootie/toolbar-08.html
O curso é reconhecido pelo MEC/CAPES?
A Universidade Estácio de Sá foi credenciada pelo MEC para oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu na modalidade a distância pela Portaria nº 126, de 22.01.2008, que homologa o Parecer do CNE nº 228/2007.
Devo ter alguma formação específica para poder me inscrever em uma destas Pós? E que tipo de certificado recebo ao final do curso?
Não, somente possuir uma graduação. Ao final do curso, você recebe a certificação de especialista.
A Pós a distância da Estácio habilita à licenciatura?
Sim, pois existe um módulo de Metodologia do Ensino. Este é um módulo optativo, e nele o aluno irá aprender noções de Didática de Ensino.Cursando este módulo, o aluno receberá o Certificado de Especialista.Vale ressaltar que esta disciplina só poderá ser cursada aPós a conclusão da Pós-graduação Lato Sensu.
A Pós-graduação da Estácio Interativa dá direito à carteirinha de estudante?
Sim, basta procurar uma central da UNE tendo em mãos o boleto atual de pagamento de seu curso.
A quais requerimentos o aluno tem acesso no S.I.A.?
O aluno só terá acesso à Secretaria Virtual quando estiver com o status de ativo, ou seja, com toda a documentação e pagamento confirmados. Os seguintes requerimentos estão disponíveis:

Acerto de carnê
Autorização para cursar a discipl. Extra Especialização
Baixa de mensalidade através de dePósito bancário
Cancelamento de matrícula
Certificado de conclusão de curso
Correção de dados cadastrais
Declaração de conclusão de curso
Declaração de freqüência
Declaração de inscrição
Declaração de matrícula
Declaração de matrícula com disciplinas e notas
Declaração de pagamento
Devolução de inscrição
Devoluções diversas
Entrega de documentos pendentes
Entrega de TCC
Isenção de disciplina
Mudança de endereço, orientação de trabalhos/monografia
Programa da disciplina
Prorrogação de entrega de TCC
Regime especial
Solicitação de bolsa carente
Solicitação de bolsa sênior
Solicitação de liberação de multa e juros
Solicitação de vista de nota de disciplina cursada
Transferência interna
Solicitação de realização da AP2
Segunda via de certificado de Pós
Sou aluna de um curso de Pós-graduação presencial, posso me transferir para a Pós-graduação da Estácio a distância? Caso positivo, qual o procedimento?
Sim. Porém, a grade curricular será analisada pelo coordenador do Polo EAD levando em conta a equivalência das disciplinas cursadas no curso presencial com as do curso a distância. Caso venha de outra instituição, o aluno deve apresentar o histórico escolar com os respectivos programas, emitido pela instituição de origem. Em seguida, deve solicitar na Secretaria do Polo a isenção de disciplinas.
O aluno da Pós tem direito de utilizar as instalações do Polo como: biblioteca, laboratório etc?
Sim. O aluno de Pós tem o direito de utilizar as instalações do Polo de EAD em que está matriculado.
Como navego nas telas do conteúdo na Sala de Aula Virtual?
Para navegar dentro de cada aula, de uma tela a outra, utilize as duas setas localizadas na parte inferior da janela de aula. Para pular de uma aula para outra utilize as setas vermelhas Voltar e Avançar localizadas na parte superior direita da janela de aula, logo abaixo da barra de ferramentas da aula. Para ir diretamente para uma aula específica, utilize o atalho (tópico) ao lado das setas vermelhas.
Posso fazer downloads das aulas teletransmitidas?
Não, você pode assisti-las quantas vezes quiser, porém apenas dentro da Sala de Aula Virtual.
Caso eu não possa comparecer nas datas da avaliação presencial qual será o procedimento?
O aluno poderá realizar esta avaliação no momento de AP2 ¿ PROVA DE RECUPERAÇÃO que será realizada ao final do curso.
Como proceder no caso de o aluno não conseguir atingir a média para aprovação em uma determinada disciplina?
Se o aluno não conseguir atingir a média para ser aprovado, poderá realizar a prova de recuperação desta disciplina ao final do curso.
Como proceder no caso de o aluno não conseguir atingir a média para aprovação em uma determinada disciplina? (1)
Se o aluno não conseguir atingir a média para ser aprovado, poderá realizar a prova de recuperação desta disciplina ao final do curso.
Ao receber o diploma de conclusão da Pós-graduação a distância da Estácio há alguma sinalização de que este foi feito nesta modalidade de ensino?
Como o conteúdo programático é o mesmo, não há por que serem expedidos diplomas distintos. Assim, não há nenhuma sinalização de que o curso foi realizado na modalidade EAD. O diploma é o mesmo expedido em um curso presencial.
O conteúdo dos cursos da Estácio equivale ao de um curso presencial da Universidade Estácio de Sá?
Sim. Ambos seguem o mesmo projeto pedagógico e programa de curso.
As avaliações dos cursos de Pós-graduação da Estácio Interativa também serão a distância?
Não, o aluno deve comparecer ao polo em que está matriculado, nas datas marcadas no calendário acadêmico, para realização das avaliações presenciais.
Como faço para tirar minhas dúvidas pela internet?
Os alunos dos cursos de Pós-graduação a distância terão ao seu dispor tutoria online, via web. Na Sala de Aula Virtual são disponibilizadas ferramentas como Fórum, Central de Mensagem e Chat para comunicação entre o aluno e o professor online. Caso queiram sanar dúvidas administrativas, os alunos poderão entrar em contato com a Central de Atendimento da Estácio Interativa (0800 282-3131) ou com o Fale Conosco.
Minha dúvida não está listada aqui. Como fazer para ter a resposta?
Para mais informações ou dúvidas que não estão contempladas sobre o Estácio Interativa, ligue para 0800 282-3131(alunos fora do Rio/(021) 35129812(alunos do Rio) ou acesse o Fale Conosco através do site http://www.estacio.br/ead/fale_estacio.asp.

Transferência Externa

voltar ao topo
Quero me transferir para a Estácio. Como devo fazer?
Você pode fazer agora mesmo a sua inscrição para o processo de transferência. Clique aqui, preencha o formulário e pegue seu número de inscrição. Depois, reúna a documentação necessária (clique aqui) e entregue na unidade em que você deseja estudar. Caso seu processo seja aceito (deferido) e tenhamos vagas disponíveis, você pode fazer sua matrícula e escolher as disciplinas.
Eu tenho direito a algum desconto ao fazer essa transferência?
Além de um ensino de qualidade e professores com experiência de mercado, o aluno que se transfere para a Estácio ganha um desconto de até 30% até o final do seu curso. Esse desconto varia de acordo com a unidade Estácio e não está disponível para alguns cursos. Escolha na aba a sua unidade e veja o percentual de desconto e os cursos que são exceção.
Além do desconto, tenho direito a algum outro benefício?
Ao entregar a sua documentação, ela passa por uma análise e você pode ficar isento de cursar as disciplinas que já cursadas na outra instituição. Para isso, a carga horária e o conteúdo programático precisam ser semelhantes aos da Estácio. Clique aqui e saiba mais.
Posso me transferir independentemente do curso e período que estou fazendo?
A transferência é aceita apenas para o mesmo curso ou para cursos similares (tal como de Engenharia Ambiental para Engenharia de Petróleo e Gás ou de Marketing para Administração). Por determinação do MEC, o aluno só pode se transferir a partir do segundo período do seu curso e não pode ter cursado mais de 80% das disciplinas do seu curso. O curso de origem do aluno precisa ser um curso superior reconhecido pelo MEC. Clique aqui para mais detalhes.
Entreguei a documentação completa na secretaria. Quanto tempo demora para que a minha análise de disciplinas esteja pronta?
O prazo pode oscilar levemente de acordo com o número de pedidos que cada curso na unidade recebe, mas dura invariavelmente poucos dias. Quando a sua documentação está ok e completa, ela é passada no mesmo dia para as mãos do coordenador do curso. No entanto, em casos de urgência (quando as aulas já começaram, por exemplo), o aluno não é obrigado a aguardar essa análise para fazer a matrícula. Ele pode se matricular e depois efetuar mudança nas disciplinas escolhidas.

ProUni

voltar ao topo
Qual é o período de inscrição para a 1ª etapa do ProUni?
O cronograma de inscrições pode ser acompanhado através do site http://siteprouni.mec.gov.br/cronograma.html.
É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição?
Sim, desde que a instituição escolhida seja participante do ProUni. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até 5 opções de cursos, turnos ou instituições de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. No entanto, há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e uma determinada quantidade de horas de vôo para poder se matricular. Assim, é necessário muita atenção ao efetuar as opções de curso no momento da inscrição no ProUni, pois caso a matrícula não seja possível em função de requisitos desse tipo, o candidato perderá o direito à bolsa.
O ProUni reserva cotas para afrodescendentes, indígenas e para as pessoas com deficiência?
Sim, o ProUni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa.
Como calcular a renda familiar por pessoa?
A renda familiar por pessoa é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Se o resultado for até um salário mínimo e meio (R$ 765,00), o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Nas nossas unidades não é ofertada bolsa parcial do ProUni. Entende-se como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia que o candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar, e sejam relacionadas ao candidato pelos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), avô(ó).
Como saber os resultados da pré-seleção do ProUni?
Os resultados do processo seletivo do ProUni são disponibilizados na Internet, no endereço http://siteprouni.mec.gov.br/, pelo telefone 0800.616161 e pelas próprias instituições participantes do ProUni. NOTA: É de inteira responsabilidade do candidato pré-selecionado observar o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.
Qual a documentação exigida?
Todos os documentos (originais e cópias) que comprovem o que foi declarado na sua Ficha de Inscrição. A listagem de documentos está disponível na página eletrônica do ProUni em http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.html
Como posso comprovar que entreguei a documentação exigida?
Ao receber a documentação entregue pelo candidato, a instituição de ensino, obrigatoriamente, deverá entregar o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni. Contudo, o candidato deve ficar atento, pois esse procedimento não afastará eventual exigência de entrega de documentos adicionais caso seja julgado necessário pelo coordenador ou representante(s) do ProUni na instituição de ensino na qual foi pré-selecionado.
Se não houver formação de turma inicial (1º período) para o curso em que fui pré-selecionado?
Você será Reprovado por não Formação de Turma e poderá se inscrever para a 2.ª etapa do ProUni 2010.1. Se você já estiver matriculado, em período letivo posterior do respectivo curso/habilitação em que foi pré-selecionado, terá o Termo de Concessão emitido, após a comprovação das informações pelo Coordenador do ProUni.
Qual é o período de inscrição para a 2ª etapa do ProUni?
O período das inscrições para participação na segunda etapa de inscrições do processo seletivo do ProUni, referente ao primeiro semestre de 2010, será do dia 4 de março de 2010 até o dia 07 de março de 2010. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, na página eletrônica do ProUni http://prounialuno.mec.gov.br/forms/. O resultado será divulgado no dia 10 de março de 2010, no site do ProUni.

Para Quem Já é Formado

voltar ao topo
Já sou formado, tenho diploma de nível superior e quero fazer uma segunda graduação na Estácio. Como devo fazer?
Você pode fazer agora mesmo a sua inscrição para o processo de matrícula sem vestibular para portadores de diploma de ensino superior. Preencha o formulário online e pegue seu número de inscrição. Depois, reúna a documentação necessária e entregue (levar originais e cópias - as cópias serão arquivadas pela Estácio) na unidade em que você deseja estudar. Caso seu processo seja aceito (deferido) e tenhamos vagas disponíveis, você pode fazer sua matrícula e escolher as disciplinas.
Eu tenho direito a algum desconto por já ser formado?
Além de um ensino de qualidade e professores com experiência de mercado, o aluno que já é formado e faz uma segunda graduação na Estácio ganha um desconto de 20% até o final do seu curso. Se você já é aluno da Estácio ou se trabalha em alguma empresa conveniada, esse desconto pode até mesmo ser maior. Os descontos podem variar de acordo com a unidade Estácio escolhida e não estão disponíveis para alguns cursos. Escolha na aba a sua unidade e veja o percentual de desconto e os cursos que são exceção.
Além do desconto, tenho direito a algum outro benefício?
Ao entregar a sua documentação, seu histórico passa por uma análise na qual as disciplinas equivalentes que você cursou na sua graduação anterior podem ser aproveitadas. Para isso, a carga horária e o conteúdo programático precisam ser semelhantes à Estácio. Alunos formados da Estácio sempre aprovam.
Posso me inscrever para uma segunda graduação independentemente do curso que fiz e do ano que me formei?
Para dar entrada no processo e ter direito a todos os descontos e benefícios, você precisa portar diploma de formado em um curso de nível superior reconhecido pelo MEC. Caso você apresente um certificado ou declaração no lugar do diploma, a Estácio analisará seu pedido, mas se reserva ao direito de não aceitá-lo. Estando correta e completa a sua documentação, o curso e o tempo de formado não geram restrições para a nova graduação (exceto Medicina, que tem restrições acadêmicas ligadas ao curso de origem para essa forma de ingresso). No entanto, quanto mais similar a sua nova graduação em relação ao seu curso anterior, maior a probabilidade de você conseguir aproveitar um número grande de disciplinas cursadas.
Se eu for formado pela Estácio, preciso apresentar o diploma para fazer minha segunda graduação?
Os alunos formados na Estácio não precisam apresentar o diploma. Basta constarem como formados e com grau colado no S.I.A. (Sistema de Informações Acadêmicas da Estácio). Apenas alunos de unidades que ainda não estejam integradas ao sistema precisam apresentar o diploma.
Entreguei a documentação completa na secretaria. Quanto tempo demora para que a minha análise de aproveitamento de disciplinas esteja pronta?
O prazo pode variar um pouco de acordo com o número de pedidos que cada curso na unidade recebe, mas nunca passa de alguns dias. Quando a sua documentação está ok e completa, ela é passada no mesmo dia para as mãos do coordenador do curso. No entanto, em casos de urgência (quando, por exemplo, as aulas tendo começado), o aluno não é obrigado a aguardar essa análise acadêmica para fazer a matrícula. Ele pode se matricular e depois efetuar mudança nas disciplinas escolhidas.