Nosso Chanceler, Ronaldo Mota, e o nosso Diretor de Tecnologias Educacionais, Roberto Paes, foram convidados para participar da maior feira mundial em tecnologias educacionais voltadas para todos os níveis de ensino, a Exposição Britânica de Capacitação Educacional e Tecnológica (Bett), que acontece de 24 a 26 de janeiro em Londres.

Eles estão nos representando, participando de todas as atividades do evento e ainda compõem a delegação mundial de educadores especialmente convidados para visitarem algumas instituições inovadoras. Entre elas, em Portugal, a Universidade de Lisboa e a Universidade Aberta de Portugal, e instituições britânicas como a Open University e o Regent’s University College.

“À convite dos organizadores do evento, esta semana participamos em Londres do evento Bett, certamente, um dos mais relevantes espaços de debates sobre o que existe de mais atual em novas tecnologias na educação. Antes do evento, fomos convidados a conhecer as experiências do Departamento de Educação da Universidade de Lisboa e da Universidade Aberta de Portugal. Descobri que, fruto da hospitalidade de nossos patrícios, temos até um Beco em Alfama...”, contou, descontraidamente, nosso chanceler Ronaldo Mota.

Beco do Chanceler em Alfama, Portugal

O “British Educational Training and Technology Show” (Bett) acontece desde 1985 em Londres, com eventos regionais em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, com a BettBrasil e é uma feira que conta com a participação de aproximadamente mil empresas, desde as mais consolidadas até startups, onde expõem seus produtos a centenas de milhares de visitantes vindos de mais de cem países.

As grandes tendências e as maiores inspirações sobre as possíveis e ilimitadas conexões entre as novas tecnologias e educação são apresentadas em um ambiente dinâmico e profundamente criativo e participativo.

Neste ano, as ênfases estão em explorar elementos inovadores de realidade virtual e interfaces inteligentes e novidades em Learning Analitycs (Analítica da Aprendizagem), entre outras. Os promotores do evento e os mais tradicionais participantes acreditam que é possível criar um futuro melhor transformando-o pela educação.

Visita à Universidade Aberta de Lisboa

Em visita à The Open University (comumente chamada Open University ou OU), nesta quinta-feira, Ronaldo e Roberto puderam conferir de perto a universidade de ensino a distância, fundada e mantida pelo governo do Reino Unido. Tem uma política livre para a entrada de estudantes nos cursos de graduação e espaço para pesquisa dentro da universidade. A maior parte dos alunos vive no Reino Unido, mas pessoas de qualquer região do mundo podem ingressar na OU. Há quase meio século uma permanente referência em educação a distância em todo o mundo.

Em seguida, foram ao Regent’s College University, instituição britânica parceira da Estácio. Roberto Paes e Ronaldo Mota nas extremidades da foto, com a presença também de Ricardo Santos, Diretor de Educação da Cisco para América Latina.