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História

A Diretoria de Pesquisa Aplicada foi criada em 2009 com o objetivo de apoiar, incentivar e divulgar a produção científica de alunos e professores da Estácio. Os professores em tempo integral foram instigados a dedicar uma parcela expressiva de sua carga horária às atividades de pesquisa. No mesmo ano, foi concebido o Seminário de Pesquisa da Estácio com a proposta de divulgar essas atividades de pesquisa e de estimular a interação entre alunos e professores da pós-graduação e da graduação.

Desde sua criação, a Diretoria de Pesquisa Aplicada vem estreitando seu contato com a comunidade acadêmica através de publicações periódicas que visam divulgar informações relevantes na área.

A primeira publicação, classificada como Notas Técnicas, iniciou-se em maio de 2009. Seu principal objetivo é apresentar os resultados da produção da pesquisa de cada docente de todas as IES da Estácio e as respectivas consolidações por Curso, Centro de Conhecimento e Instituição. O procedimento utilizado esta centrado nas informações coligidas nos respectivos currículos Lattes dos professores.

Com o objetivo de divulgar as atividades relacionadas a pesquisa realizadas pelos docentes da Estácio (publicações de artigos e livros, apresentações em congresso, realizações de palestras e eventos, aprovações de projetos em órgãos de fomento, assinaturas de convênios e participações em comitês e eventos científicos), desde fevereiro de 2011, a Diretoria de Pesquisa Aplicada publica o Boletim Pesquisa.

O InformEditais, publicação mensal, iniciou-se em junho de 2012 para divulgação de notícias de financiamento de projetos de pesquisa, convênios de cooperação, bolsas de estudo para alunos e professores, apoio à participação em eventos científicos, apoio à editoração, apoio a visitas de pesquisadores de outras IES, dentre outras.