Logo Estácio


Pesquisa

Conheça o NUPE Estácio Bahia

 

A coordenação, orientação e encaminhamento de atividades de Pesquisa do Centro Universitário Estácio da Bahia são da competência do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica Institucional (NUPE), órgão administrativo subordinado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O Núcleo de Pesquisa (NUPE) é formado pelo colegiado de professores mestres e doutores, responsáveis por gerir e organizar as atividades relativas à pesquisa na instituição. Dentre essas atividades destaca-se a condução do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), a divulgação da produção científica por meio da revista Ciência (In) Cena e o boletim mensal NUPE Informa.

O NUPE tem a prerrogativa de deliberar sobre as políticas para pesquisa e iniciação científica, tecnológica, artística e cultural da Estácio Bahia e tem as seguintes metas:

  • Criar e instituir diretrizes de políticas de pesquisas e produção científica;
  • Incentivar e fomentar a elaboração e execução de projetos de pesquisa e produção científica de docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo;
  • Apoiar as iniciativas de alunos e professores relativas à produção acadêmica;
  • Possibilitar o incentivo e o acompanhamento docente à produção acadêmica do corpo discente, visando a publicação;
  • Possibilitar a pesquisa e a cooperação com a comunidade local, regional e nacional, como organismo de consulta, assessoria e prestação de serviço à instituição de direito público e privado; e
  • Orientar docentes e discentes sobre as políticas de pesquisa e iniciação científica da Estácio FIB.