Logo Estácio


Sobre a Instituição

Apresentação

O Centro Universitário Estácio de Brasília é uma instituição de ensino, produção de conhecimento e extensão voltada à formação de profissionais e especialistas de nível superior. 

 

A qualidade do corpo docente e a infraestrutura da instituição proporcionam aos estudantes o acesso a práticas educativas atualizadas, que promovem o conhecimento e incentivam o empreendedorismo e o interesse no desenvolvimento social, econômico e cultural do Brasil.

 

Dirigentes

Adriana Linhares Apio-Gestora da Unidade e Gestora Acadêmica

Murilo de Souza Pereira-Gerência Administrativa financeira

Guilherme Guterres Cavalcanti-Gestor Comercial

Janaína Ferreira da Silva-Coordenadora de Relacionamento

 

Coordenadores

 Alexandre Domanico da Cunha-Coordenador do curso de Administração

Ana Carolina Ferreira da Silva-Coordenadora do curso de Comunicação Social

Ana Maria Chiaradia- Coordenadora do Curso de Enfermagem

Andreia Júlio de Oliveira Rocha-Coordenadora do curso de Matemática

Daniel Candido-Coordenador do curso de Direito

Dayanne Kelly Leite Azevedo – Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação

Helen Tatiana dos Santos Lima-Coordenadora do Curso de Pedagogia

Henrique de Oliveira Castro-Coordenador do curso de Educação Física

José Eduardo Gomides – Coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos

Keite Oliveira de Lima-Coordenadora do curso de Fisioterapia

Octavio dos Santos Sousa-Arquitetura e Urbanismo

Paulo Roberto Lobão Lima-Coordenador do curso de Sistemas de Informação e Redes de Computadores

Rafael Rabelo Nunes-Coordenador do curso de Engenharia Civil e Engenharia de Produ

 

 

Corpo docente

Biblioteca

INFRAESTRUTURA FÍSICA, ESPECIALMENTE A DE ENSINO E DE PESQUISA, BIBLIOTECA, RECURSOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (DIMENSÃO 07)

Nesta seção do relatório, são abordados aspectos gerais das instalações físicas considerando os espaços de forma descritiva (salas de aula, laboratórios, administração, sala dos professores, etc.) e a percepção dos usuários, bem como políticas de ampliação e reforma.

A infraestrutura da Estácio está apresentada mostrando o inventário global de salas de aula, laboratórios, biblioteca e acervo, etc. A Facitec dispõe em sua estrutura instalações amplas e modernas, devidamente adequadas para o desenvolvimento com qualidade das atividades acadêmicas.

Na perspectiva de ampliação para melhor atender os cursos já existentes e os novos já aprovados foi adquirida mais uma área para expansão da Estácio proporcionando a criação de novas salas, laboratórios e outros ambientes necessários ao desenvolvimento das atividades.

Assim, esforços são continuamente envidados de forma a proporcionar a qualidade na prestação de serviços educacionais. O constante processo de investimento em reformas, ampliações e construção de novas estruturas físicas, de aquisição de equipamento e de contratação e qualificação de pessoal, proporciona dinamismo no ambiente da Instituição e no processo de ensino-aprendizagem.

 

8.1 Método

 

Do ponto de vista da avaliação, a infraestrutura é dividida em dois conjuntos. O primeiro, infraestrutura geral, é constituído por salas de aula, auditórios, sanitários, corredores, bebedouros, sala de audiência e mini-auditórios. A avaliação é feita por alunos, professores e funcionários semestralmente por meio do instrumento de avaliação institucional. O segundo, infraestruturas especiais, é composto pela biblioteca, reprografia, cantina, laboratórios e áreas de convivência. A avaliação também é semestral e participam todos os que usufruem dos serviços.

8.2 Resultados e Discussão

8.2.1 Descrição da Infraestrutura

Biblioteca

No tocante aos títulos indicados na bibliografia básica cumpre ressaltar que são adquiridas para todos as disciplinas do curso 3 títulos compreendendo todo o programa do curso.

A Biblioteca da Estácio, planejada para atender a comunidade acadêmica, facilitando acesso à pesquisa, estimulando seu desenvolvimento por meio dos diversos tipos de documentos convencionais e não convencionais, oferecendo infra-estrutura bibliográfica necessária às atividades de ensino, pesquisa e extensão, com um acervo que se expande rapidamente para atender às necessidades, não somente da própria instituição, mas também da comunidade local.

Desta forma, a Biblioteca está acessível aos alunos, professores e funcionários, sendo que o ambiente favorece ao convívio com livros, periódicos e outros materiais bibliográficos e audiovisuais, proporcionando o necessário embasamento e a complementação dos conhecimentos ao ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Faculdade.

A área física da biblioteca é de 335m² no térreo e 223m² no primeiro andar, somando um total de 558m². Todo o acervo de livros, periódicos e multimeios está concentrado no térreo da biblioteca.

Descrição da organização do Espaço Físico:

  • Seção de Empréstimo;
  • Seção de Referência;
  • Seção de Processos Técnicos;
  • Área para Estudo Individual;
  • Área para Estudo em Grupo;
  • Área para pesquisa on-line;
  • Área para digitação de trabalhos acadêmicos;

As condições de preservação da Biblioteca e do acervo consistem na limpeza freqüente dos materiais bibliográficos e audiovisuais, das prateleiras e equipamentos, uma vez que não há problemas com umidade, dadas as condições climáticas da região do Planalto Central e por ser arejado o local da Biblioteca. A limpeza da Biblioteca é realizada diariamente.

Os mobiliários e os equipamentos à disposição dos usuários estão adequados a este tipo de ambiente. O ambiente atual da Biblioteca possui acabamentos que estão dentro dos padrões utilizados para o fluxo de pessoas.

A Biblioteca dispõe, assim, de acomodações adequadas para os usuários, bem como de mobiliários padronizados para acomodação do acervo. As condições ambientais podem ser descritas como favoráveis, sendo o ambiente climatizado, localizado no térreo e no 1º andar. A iluminação é bem distribuída e a umidade do ar controlada.

Descrição do Acervo

O acervo geral da Biblioteca conta com 12.834 títulos e 39.681 exemplares, distribuídos entre livros, periódicos, e materiais não convencionais como fitas de vídeo, DVDs, CD-ROM, mapas, dentre outros materiais. O acervo total da biblioteca, por tipo de material, até o presente momento, é descrito na tabela a seguir:

Tabela 80 – Tipo de obra, títulos e exemplares

Tipo de Obra

Títulos

Exemplares

Livros

9.562

33.378

TCC, Dissertação e Tese

1.943

1.986

Periódicos

125

2.950

Multimeios

1.105

1.213

Mapas

67

75

Folhetos

32

79

Total Geral

12.834

39.681

 

Os livros que a biblioteca dispõe estão distribuídos por área de conhecimento conforme a tabela abaixo:

 

Tabela 81 – Áreas do Conhecimento, títulos e exemplares

Classificação

Áreas do Conhecimento

Nº Títulos

Exemplares

0

Generalidades. Informação

1.337

6.032

1

Filosofia / Psicologia

853

2.157

2

Religião / Teologia

37

75

3

Ciências Sociais

3.328

13.195

5

Matemática e ciências naturais

280

1.824

6

Ciências aplicadas. Tecnologia

605

2.498

7

Artes. Recreação. Divertimento

145

703

8

Língua. Lingüística. Literatura

1.287

2.794

9

Geografia. Biografia. História

379

709

Total Geral:

8.251

29.987

 

Os livros, periódicos e materiais audiovisuais/multimídias, de acordo com o curso, são descritos na tabela a seguir:

Tabela 82 – Aquisições 1999/2012

 

Aquisição 1999/2010

Livros

Títulos

Exemplares

Administração

1.173

4.651

Ciências Contábeis

159

636

Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda)

866

2.553

Direito

1.888

7.848

Engenharia de produção

466

2.367

Computação (Redes, Sist.Int., Sist.Inf.)

841

3.255

Matemática

206

1.500

Pedagogia

1.241

4.009

Turismo (e gestão do turismo)

391

1.191

Outras áreas

1.020

1.977

TOTAL

8.251

29.987

  

Jornais e Revistas

A Biblioteca dispõe de periódicos online, disponíveis no site da biblioteca, adequados às propostas dos cursos.

 

Processamento técnico

Para o preparo técnico do material bibliográfico é adotado como parâmetro a CDU – Classificação Decimal Universal e a catalogação simplificada com base no AACR-2, NÍVEL 2 com adaptações conforme as necessidades do usuário. Há etiquetas de lombada, para armazenamento dos livros nas estantes, estando todos carimbados e etiquetados, disponíveis para empréstimo.

 

Política de Aquisição, Expansão e Atualização do Acervo

A política de atualização volta-se para a manutenção do acervo bibliográfico e audiovisual atualizado e adequado ao currículo dos cursos de graduação, técnicos, projetos de pesquisa e atividades de extensão. A atualização do acervo é realizada através de aquisições semestrais de novos títulos além de edições mais atualizadas dos títulos existentes. A aquisição de novas obras para implementar o acervo é feita de acordo com as solicitações dos coordenadores, professores, e usuários.

As aquisições são programadas para o início de cada semestre, mas quando uma necessidade é identificada pode haver aquisição de livros, periódicos ou material de apoio, fora da programação semestral, para garantir ao aluno melhores condições para realizar seus estudos e pesquisas. Também é realizado, periodicamente, um levantamento das necessidades de livros que precisam ser adquiridos, para que o acervo permaneça atualizado, atendendo assim aos padrões de qualidade exigidos.

O processo de aquisição da biblioteca consiste das seguintes etapas:

  • 1ª. Cada professor faz um levantamento dos livros necessários para sua disciplina;
  • 2ª. Este levantamento é apresentado ao Coordenador do Curso que o encaminha, primeiramente, à biblioteca para conferência da existência ou não dos livros no acervo;
  • 3ª. Posteriormente o Coordenador do Curso apresenta a listagem dos livros que necessitam ser adquiridos á Diretoria Acadêmica, que faz uma nova análise;
  • 4ª. A Diretoria Administrativa e Financeira é consultada sobre a disponibilidade de recursos financeiros para aquisição dos mesmos; e encaminha para a Direção Geral que autoriza a compra, semestralmente.
  • 5ª. Por último, o setor responsável pelas compras da faculdade envia os pedidos de livros para licitação junto às editoras e distribuidores de livros.

O acervo bibliográfico da Estácio atende os requisitos quantitativos e qualitativos exigidos pela LDB, devidamente atualizado e compostos por livros, periódicos, DVD, fitas cassetes, jornais, revistas.

 

Atualização do Acervo no Âmbito do Curso

A expansão do acervo específico para cada curso será feita gradualmente, seguindo a proposta de bibliografia básica do presente projeto e de acordo com as necessidades e exigências do curso, por indicação dos coordenadores e professores, para atender à bibliografia básica do curso e à bibliografia complementar.

 

Facilidades Para Acesso às Informações (Catálogo, Internet)

  1. As facilidades para acesso às Informações podem ser resumidas em:
  • Comutação Bibliográfica (fornecimento de cópias de artigos de periódicos localizados em universidades e instituições integrantes do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Periódicas, do IBICT/CNPq).
  • Acesso à Internet;
  • Acesso ao Catálogo on-line da Biblioteca;
  • Acesso a Revistas Eletrônicas;
  • Pesquisa bibliográfica por e-mail.
    1. A biblioteca busca desenvolver relações institucionais para compartilhamento e intercâmbio de acervo e de informações, como por exemplo, na participação da Rede Pergamum de Bibliotecas.

 Informatização

Biblioteca da Estácio está toda informatizada, o sistema utilizado é o Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas. O acervo encontra-se todo cadastrado e catalogado no sistema, sendo que o acesso e a pesquisa desses documentos são feitos tanto por alunos como pela comunidade, na própria biblioteca nos terminais de consulta ao acervo ou pela Internet.

O Pergamum é um dos melhores softwares para bibliotecas universitárias do Brasil, que possibilita a emissão de diversos relatórios e estatísticas para controle dos serviços da biblioteca e para suprir as exigências do MEC. O Módulo de consulta permite que o usuário tenha acesso aos materiais do acervo e que a informação desejada possa ser recuperada por título, autor ou assunto. O usuário também pode realizar o auto-serviço de reserva, exclusão de reserva, consulta de situação de empréstimo e débitos, além da renovação dos livros já emprestados, basta utilizar número de matrícula e uma senha pessoal.

O módulo de empréstimo interage com todos os dados (situação do leitor, disponibilidade do exemplar, etc.) contando efetivamente com facilidades como o código de barras e leitoras ópticas que permitem maior agilidade no atendimento. Todas as publicações estão preparadas com etiqueta de lombada, facilitando o empréstimo e reserva de livros.

 

Horário de Funcionamento

O funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira das 7h30min às 22h ininterruptamente, e aos sábados da 08h às 12h.

 

Serviços

A Biblioteca possui acesso físico e virtual para consulta ao acervo, estando previsto para os próximos semestres a inclusão de outros serviços. O empréstimo de livros está informatizado, podendo ser acessado através do sítio da Estácio no portal do aluno através do Sistema Pergamum para consulta e reserva de materiais. Para efetivar o empréstimo ou renovação o usuário deve estar em dia com o prazo de devolução do material já emprestado. Para cada empréstimo será permitida prorrogação, desde que não haja reserva para outro usuário. No caso de haver mais de uma reserva para a mesma obra, observar-se-á, rigorosamente a ordem cronológica das reservas.

Em geral a biblioteca oferece os seguintes serviços: Empréstimo domiciliar; pesquisa bibliográfica; estudo no próprio recinto. O empréstimo domiciliar é permitido aos alunos, professores e funcionários da ESTÁCIO, inscritos na biblioteca. Os alunos, funcionários e professores têm a quota de retirada de 03 (três) livros por sete dias. A devolução do material emprestado deve ocorrer até o último dia do compromisso firmado entre o usuário e o serviço de empréstimo, de acordo com a data carimbada dentro do livro ou impressa em recibo. A não devolução na data prevista implicará em suspensão do usuário.

O uso do material de referência e periódicos fica limitado ao âmbito da biblioteca, exceto para utilização em sala de aula, quando houver solicitação do professor.

 

Pessoal Técnico e Administrativo

O quadro de pessoal em exercício na biblioteca é constituído por 4 funcionários e 1 jovem aprendiz. A biblioteca é dirigida por profissionais graduadas em Biblioteconomia e registradas no respectivo órgão de classe. No quadro auxiliar existem 13 funcionários, sendo que 7 possuem nível superior completo, dois estão cursando e dois tem nível médio, há também 2 jovens aprendizes. A equipe da biblioteca pode ser representada de acordo com o quadro abaixo:

 

Função

Qualificação

Gestora da Biblioteca

Bacharelado em Biblioteconomia

Auxiliar de Biblioteca

Nível Superior

Auxiliar de Biblioteca

Nível Superior

Auxiliar de Biblioteca

Nível Superior

Auxiliar de Biblioteca

Nível Médio

Jovem aprendiz

Nível Médio

Quadro 15 – Pessoal técnico-administrativo da Biblioteca

 

   

 

 

 

 

 

Perto do Campus

 
  -15.869726999190418,-48.03221992062379

Taguatinga

Csg 09,lote 11/12/15/16,

PRESENCIAL