Logo Estácio


Programa de Treinamento Profissional

 

Programa de Treinamento Profissional

OBJETIVO

O Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina implantou o Programa de Treinamento Profissional (PTP), para que você possa realizar atividades práticas ligadas à profissão que escolheu, desde o primeiro período do curso. O objetivo do Programa é criar um diferencial na formação universitária da Estácio, oferecendo uma variedade de atividades complementares que irão melhor qualificá-lo para o mercado de trabalho.

O PTP pretende aproximar do graduando a realidade de nossos tempos, preparando profissionais capazes de agir nas mudanças descontínuas do mercado, tendo a competência de construir as suas próprias oportunidades, requisito indispensável ao profissional atual.

 

O QUE É O PTP?

O PTP faz parte da estrutura curricular dos cursos. A cada período você precisa comprovar o cumprimento mínimo de 20 horas de atividades complementares. Entre as atividades complementares, podemos destacar: visitas técnicas internas e externas, apresentação de produtos ou serviços de empresas, exibição de vídeos, oficinas práticas, trabalho voluntário, vivência profissional, projetos de treinamento profissional, atividades de aperfeiçoamento acadêmico, atividades externas e aluno voluntário PTP.

As atividades complementares serão desenvolvidas nos tempos vagos da grade de horários das aulas de graduação.

No início de cada período, você receberá uma agenda com as atividades complementares programadas. A participação nessas atividades será comprovada através de um formulário denominado Relatório de Atividades Complementares (RAC).

Ao final de cada evento, você receberá um RAC com o código da atividade. São denominadas atividades de RAC livre aquelas cuja carga horária pode variar de aluno para aluno (ex., trabalho voluntário, vivência profissional, projetos de treinamento/comunitário, atividade de apoio). Nesse caso, no RAC deverá constar o número de horas, lançadas em campo próprio.

Quando você participar de uma atividade externa ou que não constar de sua agenda, deverá apresentar o certificado de participação ao coordenador de seu curso para ser aprovada. Após aprovação, a atividade deve ser cadastrada no sistema PTP para que possa ter um código RAC. Nos casos dos trabalhos voluntários e das vivências profissionais, você deverá apresentar uma declaração em papel timbrado da instituição, assinada e com o carimbo do responsável pelas informações (o modelo de declaração encontra-se no manual do PTP).

É de sua responsabilidade levar os RACs até a Coordenação do PTP para serem cadastrados. Recomendamos ainda que guarde a "via aluno" até verificar em seu currículo o lançamento da carga horária.

No PTP, o sistema de contabilização das horas das atividades é cumulativo. Não há limite estabelecido de carga horária máxima realizada por período.

O formando só poderá colar grau após a conclusão da carga horária total exigida no Programa de Treinamento Profissional (equivalente a 20 horas por período).

As tarefas desempenhadas em estágio curricular obrigatório não poderão ser computadas cumulativamente como atividades complementares.

Em caso de dúvidas, procure a Coordenação do PTP ou a de seu curso.

 

Documentos:

- Modelo de RAC (Relatório de Atividades Complementares)

- Modelo de Declaração de Vivência Profissional

 

Atividades Complementares

CAPACITAÇÃO BÁSICA

Visita técnica externa: nessas visitas, você conhecerá empresas ou instituições da sua futura área de atuação.

Apresentação de produtos ou serviços de empresas: as empresas convidadas apresentarão seus produtos e/ou serviços, técnicas e tecnologias com a finalidade de mantê-lo atualizado.

Vídeo informativo com debate: os vídeos fornecerão informações adequadas ao período em curso. Os debates, orientados por um professor, aprofundarão o assunto.

Oficinas práticas: essas atividades servirão para a transmissão do "saber fazer", ou seja, você terá contato com a prática das diversas técnicas e procedimentos que a profissão escolhida possui.

Aluno voluntário PTP: Essa é uma categoria especial de atividade. O aluno voluntário PTP irá organizar e trabalhar na execução das atividades complementares dentro do horário em que cursa as disciplinas.

Deverá organizar as inscrições nas atividades, pegar os RACs e entregá-los aos participantes no final da atividade.

 

VIVÊNCIA PROFISSIONAL

Se você já trabalha ou estagia na área de sua graduação, deve apresentar ao coordenador uma declaração, em papel timbrado da empresa ou instituição, assinada e com o carimbo do responsável, especificando as atividades desenvolvidas e a carga horária do trabalho.

 

PROJETOS DE TREINAMENTO PROFISSIONAL

Nesses projetos, você poderá observar ou realizar atividades práticas, atuando sob a orientação de professores ou profissionais. Eles podem ser realizados dentro ou fora da sua Faculdade, resultando em prestação de serviços comunitários.

 

TRABALHO VOLUNTÁRIO

O objetivo dessa atividade é incentivar uma atuação regular em campanhas e projetos sociais credenciados pelo Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina. Todo voluntário cadastrado pelo Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina passará por um treinamento. Você pode sugerir ao PTP parcerias com instituições. O Programa enviará representantes ao local para avaliação e credenciamento.

Qualquer trabalho voluntário do qual participe pode contar horas para o Programa, basta que você apresente uma declaração em papel oficial da instituição, assinado e carimbado pela pessoa responsável pelas informações, contendo as atividades realizadas e a carga horária do trabalho.

 

APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO

São cursos, seminários e palestras que visam mantê-lo atualizado com o mercado de trabalho. O aperfeiçoamento acadêmico divide-se em:

Específico: tem por objetivo aprofundar e/ou atualizar conhecimentos referentes à área profissional escolhida e ao mercado de trabalho.

Básico: tem por objetivo o aprimoramento do aluno como um todo, proporcionando conhecimentos gerais que facilitem sua atuação no mercado de trabalho.

 

ATIVIDADES EXTERNAS

O PTP também atribui horas às atividades complementares realizadas em outras instituições, desde que sejam comprovadas por documento oficial, estejam adequadas à área de formação do aluno e aprovadas pela coordenação do seu curso.

 

Perto do Campus

 
  -27.5717717,-48.60419999999999

São José

Av. Leoberto Leal 431,,

PRESENCIAL