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Avaliações Internas

 

O processo de autoavaliação, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) envolve três etapas: I) Sensibilização da comunidade acadêmica; II) Coleta de dados e informações; III) Sistematização dos dados, informações e elaboração de relatórios.

A sensibilização da comunidade acadêmica para adesão ao processo de autoavaliação ocorre de forma presencial aos docentes nas Secretarias Geral de Professores (SGP) e em salas de aula aos discentes. Foi estabelecido o censo como o tipo de pesquisa mais adequado, considerando a necessidade de fortalecimento da autoavaliação e o caráter participativo-democrático da mesma.

A realização do processo dá-se em periodicidade semestral, através da aplicação (via internet) de um formulário/instrumento eletrônico aos docentes e discentes, no Sistema de Informações Acadêmica (SIA), que avaliam as dez dimensões inseridas no contexto da Instituição, Cursos e Disciplinas. Ademais, o corpo docente também é avaliado pela coordenação de cursos no que concerne à aderência ao modelo de ensino, conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso, cumprimento dos Planos de Ensino das disciplinas, utilização de procedimentos de avaliação alinhados ao Projeto Pedagógico, assiduidade e pontualidade, participação no Programa de Incentivo à Qualificação Docentes e disponibilidade em atender as demandas institucionais.

A Coleta de dados e informações dá-se no transcurso do semestre letivo através da extração no campus virtual Estácio/Intranet. Os dados coletados estão expressos em percentual, relativo ao número de alunos e professores que responderam a avaliação, os quais são utilizados para confecção de gráficos/tabelas que representem o índice de satisfação do corpo docente e discente.

A sistematização dos dados e informações ocorre através de reuniões com periodicidade mensal entre os membros da CPA para análise das principais fragilidades expressas nos dados e elaboração de sugestões de melhorias em Atas consistentes. Para melhor análise dos resultados por esta Comissão, optou-se por somar os resultados “Extremamente satisfeito” e “Satisfeito” e denominá-los “favoráveis”, e somar os resultados “Insatisfeito” e “Extremamente insatisfeito” e denominá-los “desfavoráveis”. As avaliações denominadas como “regular” são associadas como “neutras”.

Os dados disponibilizados pelo sistema e as sugestões registradas em Ata por esta Comissão possibilitam a construção de um Relatório Parcial, o qual é encaminhado aos Gestores e Coordenadores para elaboração dos Planos de Ação, a fim de confrontar as futuras ações com o previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional. Ademais, a CPA participa diretamente do (re) planejamento das ações a serem realizadas em todas as esferas da Instituição. Desta forma, o Centro Universitário Estácio do Ceará entende que os resultados avaliativos são ferramentas gerenciais para melhorias interna, bem como da Educação Superior no Brasil.

 

Gráficos contendo os resultados das categorias avaliadas (2014 - 2018)

 

 CENTRO (ALUNO/PROFESSOR/INSTITUIÇÃO/CAMPUS ):

:: 2015.1

:: 2015.2

:: 2016.1

:: 2016.2

:: 2017.1

:: 2017.2

:: 2018.1

:: 2018.2

 

MOREIRA CAMPOS (ALUNO/PROFESSOR/INSTITUIÇÃO/CAMPUS ):

:: 2014.1

:: 2014.2

:: 2015.1

:: 2015.2

:: 2016.1

:: 2016.2

:: 2017.1

:: 2017.2

:: 2018.1

:: 2018.2

 

VIA CORPVS (ALUNO/PROFESSOR/INSTITUIÇÃO/CAMPUS ):

:: 2014.1

:: 2014.2

:: 2015.1

:: 2015.2

:: 2016.1

:: 2016.2

:: 2017.1 

:: 2017.2

:: 2018.1

:: 2018.2

 

  PARANGABA (ALUNO/PROFESSOR/INSTITUIÇÃO/CAMPUS ):

:: 2014.1

:: 2014.2

:: 2015.1

:: 2015.2

:: 2016.1

:: 2016.2

:: 2017.1 

:: 2017.2

:: 2018.1

:: 2018.2

 

 

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