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PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI do Centro Universitário Estácio do Ceará, para o período de 2016-2020, conforme as recomendações do Conselho Nacional de Educação – CNE, observa a articulação e a coerência entre as diversas ações de ensino, de pesquisa e de extensão, o Centro Universitário Estácio do Ceará - ESTÁCIO FIC e tem como meta continuar firmando um compromisso com a Sociedade e com o Ministério da Educação com vistas também ao recredenciamento desse Centro Universitário.


As ações e políticas educacionais do Centro eram focadas principalmente nos pilares “Excelência e Inclusão Social”. Atualmente, com um trabalho coletivo de representantes da gestão superior, de docentes e de colaboradores técnico-administrativos resultou a elaboração do atual PDI para o período de 2016-2020, sob a condução da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da IES, com uma visão agora baseada nos três pilares “Excelência, Inclusão Social e Sustentabilidade”.
Quanto à Excelência, a referida IES, no desenvolvimento de suas ações, evidencia que as políticas educacionais não podem estar desvinculadas das finalidades das sociedades em que as instituições educativas realizam suas atividades de formação, de construção do conhecimento e de valorização da cidadania. Com essa perspectiva, temos foco no discente e nossas políticas não se restringem aos procedimentos de instrução enciclopédicos. Pelo contrário, temos ações vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem de forma interacional e dinâmica.


Somos uma instituição de ensino superior voltada à formação de cidadãos capazes de assumir, com ética, competência e responsabilidade social, o compromisso profissional vinculado ao curso no qual está inserido. A excelência, como pilar fundamental, transcende à sala de aula, não se esgota nesse espaço ou mesmo na relação aluno/professor, mas em todos os contextos sociais, culturais e intersubjetivos da vida de nossos discentes, buscando um clima favorável à qualidade, reconhecendo sempre a complexidade da realidade social e histórica em que está inserida.


Essa excelência também será gerenciada por um sistema integrado que tem ações com base nos princípios e valores focados no aluno, na formação de lideranças, no melhoramento contínuo das políticas de ensino, de pesquisa e de extensão, bem como na participação efetiva do corpo docente e discente. Assim, dialogando com os resultados das avaliações institucionais realizadas no Centro Universitário e para o Centro Universitário nos últimos anos.


As avaliações conduzidas pela CPA na IES, como também as realizadas por meio de processos e eventos externos (avaliações de curso in loco e ENADE) servirão como indicadores a serem trabalhados e articulados de forma sistemática pelo Centro Universitário, a fim de perceber suas transformações educacionais, empreendendo ações capazes de efetivamente produzir mais qualidade no sistema educacional de Fortaleza, do Ceará e do Brasil. O crescimento do Centro Universitário Estácio do Ceará – ESTACIO FIC não se deu só em quantidade de alunos, mas principalmente em qualidade nas suas ações.


Em relação à Inclusão Social, cumpre ressaltar o propósito de democratizar os processos de escolarização, incluindo os grupos sociais com menores possibilidades de acesso aos cursos superiores, o que consequentemente se configura na dimensão de responsabilidade social. Nesse sentido, destacamos que a Estácio em todo o Brasil tem esse perfil de inclusão social. Em Fortaleza, não é diferente. Temos quatro unidades com localizações socioeconômicas diferenciadas que permitem o acesso de alunos de diversas esferas sociais.


A Sustentabilidade, por sua vez, é outro pilar fundamental para o nosso desenvolvimento e qualidade institucional e está inserida como um dos eixos principais do nosso PDI. Nossa visão de sustentabilidade é compreendida como um termo que se refere às condições sistêmicas de desenvolvimento produtivo e social, a nível global e local, respeitando os limites ambientais, bem como a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.


Desse modo, o nosso modelo de gestão impulsionará e intensificará as práticas voltadas para os programas de ensino, de pesquisa e de extensão, buscando que as ações propostas estejam coerentes à previsão orçamentária, à infraestrutura física, à acadêmica e a deliberações dos Conselhos Superiores do Centro Universitário com o objetivo maior de gerar um impacto positivo na sociedade local e global.

 

:: Resumo PDI