Logo Estácio


Extensão

O Centro Universitário Estácio do Ceará atua na Extensão oferecendo atividades que propiciam ao acadêmico a possibilidade de vivenciar a relação ensino/aprendizado a partir da interlocução com os problemas da sociedade, através de cursos para comunidade, promoção de eventos culturais e atuação em trabalhos assistenciais nas áreas de Gestão e Negócios, Comunicação e Artes, Saúde, Engenharias, Ciências Jurídicas, Educação e Licenciatura, e Tecnologia da Informação junto às populações socialmente vulneráveis.

Atividades Complementares

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
São práticas acadêmicas que têm a finalidade de reforçar e complementar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Tratam-se de atividades enriquecedoras e implementadoras do próprio perfil do aluno, visando seu crescimento intelectual, especialmente, nas relações com o mundo do trabalho, nas ações de pesquisa e nas ações de extensão junto à comunidade. As Atividades Complementares fazem parte do PAC (Programa de Atividades Complementares) e são coordenadas pelo Núcleo de Atividades Complementares.

 

OBJETIVOS:
O Programa de Atividades Complementares objetiva flexibilizar o currículo pleno dos cursos de graduação e graduação tecnológica e propiciar aos seus alunos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar, oferecendo uma diversidade de atividades extra classe que irão enriquecer o currículo dos alunos ao longo do curso. As Atividades Complementares são requisitos indispensáveis à colação de grau.

 

FORMA DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PAC:
O aluno fará sua inscrição pelo aluno on-line nas atividades complementares, e assinará a lista de presença durante a atividade, e através da lista de presença serão lançadas as horas rac’s. O aluno poderá solicitar histórico das atividades realizadas no Núcleo de Atividades Complementares ou Central de Atendimento.

 

TRABALHOS ESPECÍFICOS CONSIDERADOS COMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
As Atividades Complementares organizam-se em três grupos:
• Cultura Geral
• Desenvolvimento Pessoal
• Específicas por Curso

 

CARGA HORÁRIA MÍNIMA PARA CUMPRIMENTO DO PAC:
O aluno deverá cumprir, no mínimo, o total de 50 horas-aula de Atividades Complementares, distribuídas nos quatro primeiros semestres. O curso de graduação em Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará, em cumprimento à Portaria Ministerial nº 1886, de 30/12/94, tem um total mínimo de 216 horas-aula (grade antiga) e 260 horas-aula (grade nova).

 

COMO O ALUNO FAZ SUA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ( PAC )?
O aluno pode se inscrever através do site do Centro Universitário Estácio do Ceará utilizando a ferramenta " Aluno On Line ". Após realizar a inscrição o aluno não poderá faltar, salvo por motivo superior, devendo, antecipadamente fazer o cancelamento da mesma, caso o contrário receberá falta no histórico de atividades complementares.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
. É necessário que as Atividades Complementares envolvam temas ligados às disciplinas do curso.
. Somente após o cumprimento integral da carga horária mínima destinada as Atividades Complementares é que o aluno terá direito à colação de grau.

 

PROGRAMAS E PROJETOS QUE INTEGRARÃO O PAC

- Iniciação Científica: insere o aluno no processo de investigação científica, despertando sua vocação científica e incentivando, desta maneira, talentos entre estudantes de graduação, bem como prepará-los para a educação continuada.

- Monitoria: é uma atividade auxiliar à docência, exercida por alunos regularmente matriculados em cursos de graduação do Centro Universitário Estácio do Ceará que estimula a participação do aluno em atividades que envolvam a execução de projetos e apoio à docência contribuindo para melhoria da qualidade de ensino.

- Centro Universitário Estácio do Ceará Ativo: É um projeto integrante do PAC, realizado aos sábados, que visa oferecer aos alunos um conjunto de eventos diversificados para possibilitar o cumprimento de carga horária prevista no programa de atividade complementar.

- Capacitação Discente: torna disponível à comunidade acadêmica um programa de educação continuada, com cursos específicos nas áreas de matemática, português, língua estrangeira e metodologia de estudo, que busca dar suporte e melhorar o desempenho acadêmico de alunos que tenham dificuldade em acompanhar conteúdos em disciplinas de seu curso.

- Programa de Extensão: avalia as contribuições do Centro Universitário Estácio do Ceará para o desenvolvimento da sociedade e facilita a articulação do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade social.

- Estágio Voluntário: é considerado estágio curricular voluntário, o conjunto de atividades práticas realizadas por alunos em empresas ou instituições públicas ou privadas, em parceria com o Centro Universitário Estácio do Ceará, através de Centro de Estágios que possibilita o contato com o mercado de trabalho, o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades específicas à formação profissional e, ainda, o aperfeiçoamento cultural e de relacionamento humano.

- Responsabilidade Social: estimular a criação de comunidades de aprendizado com base em atividades socialmente responsáveis, possibilitando ao aluno formação humanizada através da atuação voluntária.

COMO CONSULTAR SEUS RAC’S:
Dentro do aluno on-line o aluno vai encontrar um link “Consulta PTP/RAC” onde encontrará todas as atividades realizadas.

RESPONSÁVEL
JACQUELINE RIOS FONTELES ALBUQUERQUE
FONE: (85) 3456-4162
FONE: (85) 3456-4104

LINKS:

FORMULÁRIO PARA ATIVIDADE COMPLEMENTAR

REGULAMENTO DO PAC

PROJETO ESTÁCIO Centro Universitário Estácio do Ceará ATIVO