Logo Estácio


Bibliotecas

O Sistema Integrado de Bibliotecas do Centro Universitário Estácio do Ceará iniciou suas atividades em julho de 1998, concomitantemente ao início dos cursos de Turismo, Ciências Contábeis e Administração: Habilitação em Administração Hoteleira. O acervo é constituído com o objetivo de atender aos diversos segmentos do Centro Universitário Estácio do Ceará em suas necessidades de documentação e informação nas áreas do conhecimento específico de sua atuação, tendo como propósito contribuir para a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão. Suas instalações estão disponíveis a pesquisadores em geral, embora somente professores, alunos e funcionários possam usufruir o empréstimo de material bibliográfico impresso.

Biblioteca está totalmente informatizada. Adotamos os mais avançados recursos tecnológicos, visando oferecer aos nossos usuários amplas possibilidades de pesquisas e proporcionando um ambiente agradável para estudo e pesquisa. Disponibilizamos amplo acervo de livros, periódicos, CD Rom e outros meios de informação, nas mais diversas áreas do conhecimento.

A Biblioteca oferece acesso controlado ao acervo, permitindo aos usuários que entrem com materiais adicionais de estudo. Os usuários fazem suas consultas em computadores disponíveis logo na entrada do acervo. Feita a pesquisa, o usuário anota o endereço do documento na estante, dirigindo-se para solicitação da obra. Para eventuais dúvidas temos funcionários disponíveis para realizar a localização.

O Centro Universitário Estácio do Ceará conta com quatro bibliotecas, uma em cada campus: Moreira Campos, Via Corpvs, Parangaba e Centro. Ocupam uma área de 1001,37 m² (Biblioteca Raquel de Queiroz -MC) e 852,57 m² (Biblioteca Via Corpvs), 348,9 m² (Biblioteca Parangaba) e 730,76 m²  (Biblioteca Centro) acondicionadas a uma temperatura de 24ºC. Seus acervos contam com 18.863 títulos, totalizando 162.236 volumes de livros, mais de três mil títulos de periódicos com acesso na integra nas bases de dados e 1.146 vídeos distribuídos nas áreas de ciências humanas, sociais e aplicadas, saúde e tecnológicas.

Atualmente, as Bibliotecas do Centro Universitário Estácio do Ceará têm seus acervos informatizados através do software Pergamum, que permite a imediata recuperação de quaisquer dados bibliográficos, através da definição clara dos campos. A informação é recuperada através de expressão booleana por autor, título e assunto, disponível também via Internet.

 

Programa de Atendimento a Portadores de Necessidades Educacionais Especiais

 

Cumprindo ao que determina o Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004, do Ministério de Educação e Cultura, as Bibliotecas do Centro Universitário Estácio do Ceará  atendem aos seus usuários com necessidades educacionais especiais de forma adequada, pois está localizada no andar térreo e não apresenta dificuldade de acesso aos portadores de necessidades especiais.  

 

 Política de Atualização do Acervo

 

O processo de formação e desenvolvimento de coleções contempla a seleção, aquisição, expansão, atualização, desbaste e descarte do acervo de livros, periódicos e mídias digitais, Visa assim, atender satisfatoriamente ao acervo bibliográfico de acordo com a proposta pedagógica prevista nos projetos de cada curso oferecido pela Instituição, norteados pelas recomendações dos indicadores de padrões de qualidade dos instrumentos de avaliação elaborados pelo MEC.

Essa previsão é realizada ao término de cada ano, provisionando dotação orçamentária para o ano seguinte.

Acervo por área de conhecimento

                ÁREAS

LIVROS

TÍTULOS

VOLUMES

CIÊNCIAS

AGRÁRIAS

17

83

CIÊNCIAS

BIOLÓGICAS

116

1.865

CIÊNCIAS

DA SAÚDE

1.452

11.208

CIÊNCIAS

EXATAS

E DA TERRA

1.391

17.565

CIÊNCIAS

HUMANAS

2.034

13.009

CIÊNCIAS

SOCIAIS

APLICADAS

11.622

95.309

ENGENHARIA

463

3.780

LINGUÍSTICA,

LETRAS E

ARTES

1.768

19.417

TOTAL

18.863

162.236