Logo Estácio


Infraestrutura

 

O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, a fim de dar condições para a implementação de práticas acadêmicas que contribuam para a qualificação do seu egresso, e para o benefício social, disponibiliza uma organização estrutural com condições para atender à demanda acadêmica. Todo o ambiente físico do Centro Universitário propicia ao processo de ensino-aprendizagem um diferencial em termos de qualidade. As salas de aula, salas especiais, auditórios e recursos audiovisuais estão condizentes com as propostas pedagógicas.

Também neste contexto encontra-se a Biblioteca, com intenções claras de um espaço disseminador de informações. Sua atualização e adequação ocorrem de forma permanente, sendo fundamental a promoção da avaliação continuada da bibliografia básica de todos os cursos. A tecnologia de informação para acesso a redes é condição necessária para a qualidade de ensino desejada.

O mesmo ocorre com os Laboratórios disponibilizados para os diferentes cursos, que também estão em consonância com as necessidades apontadas nos Projetos Pedagógicos e são permanentemente atualizados no que diz respeito a novas tecnologias e equipamentos. As políticas dos laboratórios de informática, bem como dos laboratórios específicos são regidos por regulamentação própria, que descrevem: atualização, conservação, atribuições dos alunos e professores.

Infraestrutura física da Instituição

A infraestrutura do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora está organizada para atender às atividades dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa, além dos serviços administrativos. Aspectos como quantidade, distribuição e adequação dos espaços físicos ao número de usuários foram planejados, a fim de atender as especificidades inerentes às áreas nas quais irão atuar os profissionais em formação. 

Atuando com responsabilidade social e em busca de um padrão de qualidade, a IES preocupa-se, também, com o nível de conforto e segurança da comunidade interna. Em todos os blocos existem rampas de acesso para pessoas com dificuldades em mobilidade, banheiros adaptados e em diferentes pontos dos estacionamentos destinados para estudantes, colaboradores e visitantes, há vagas reservadas para pessoas com necessidades especiais.

Visando integrar a instituição à comunidade e investindo na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, docentes, estudantes e moradores do bairro, a Instituição dispõe de área de convivência destinada ao lanche, aos encontros, às partilhas, à amizade e ao convívio acadêmico.

 

Campus Rio Branco

A infraestrutura acadêmica do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora é composta por 68 salas de aula com capacidade para 55 alunos, num total de 9.427,25 m². As salas de aula da instituição apresentam-se em sua totalidade climatizadas, com boa iluminação natural e artificial, contando com pintura nova, quadros brancos e carteiras estofadas, proporcionando conforto e satisfação aos alunos e professores.

Todas as salas de aula, bem como as específicas para os laboratórios são arejadas, amplas e compatíveis com o número de alunos por turma teórica ou prática. As salas destinadas à direção administrativa e acadêmica dos cursos da instituição oferecem o devido conforto aos seus usuários e dispõem de material de apoio compatível às necessidades de cada setor.

A sala das coordenações de curso está localizada no 1o andar da Instituição, numa área de aproximadamente 96,54m2, com boa ventilação e ar-condicionado, além de boa iluminação. Cada coordenador conta com um computador ligado em rede ao de todos os demais coordenadores e setores da instituição. Os coordenadores e professores contam com suporte de duas auxiliares administrativas para atendimento às demandas do setor e duas secretárias para triagem e agendamento dos atendimentos aos alunos. Para maior conforto dos professores contratados a tempo parcial e integral contamos um espaço de 58 metros quadrados dotado de mesas de atendimento além de ambiente de reunião de 8 metros quadrados. Todos os espaços climatizados e com rede wi-fi.

Em frente à sala das coordenações de curso funciona a Secretaria de Alunos, um órgão de execução responsável pelo registro de todos os alunos admitidos, incluindo-os no cadastro discente da Instituição, e pela execução de todas as rotinas acadêmicas: expedição de documentos acadêmicos, atestados, certificados, diplomas, matrícula, controle dos eventos acadêmicos do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, buscando melhor atender os alunos. A Secretaria funciona em horário para atender a todos os turnos e sendo totalmente informatizada faz com que o atendimento seja rápido e eficaz. Os dados e as informações são constantemente atualizados, caminhando juntamente com o planejamento do curso.

Ressalta-se que a instituição atende ao que preceitua o Decreto nº 5.296/2004 para alunos portadores de necessidades especiais. Dessa forma, toda a infraestrutura acima descrita está plenamente adaptada, sendo acessível via elevador, assim como rampas, piso tátil, placas indicativas em braile, portas amplas, carteiras adequadas e banheiros adaptados em consonância com a NBR 9050.

 

Perto do Campus

 
  -21.784057,-43.339308,17

Rio Branco (mg)

Avenida Presidente João Goulart, 600,,

PRESENCIAL