Logo Estácio


Serviços para a comunidade

 

Assistência Fisioterapêutica Domiciliar na Unidade Básica de Saúde Dr. Campos Lima

Atendimento fisioterapêutico aos usuários da terceira idade da unidade básica de saúde Dr. Campos Lima, no bairro Santo Antônio, que apresentam quadros de hipertensão e diabetes, visando a prevenção e promoção da saúde, em conjunto com o programa de saúde da família.

 

Atenção Terciária à Saúde - Hospital ASCONCER

O objetivo do projeto é promover a qualidade de vida dos pacientes com neoplasia internados no hospital Ascomcer  Juiz de Fora, qualificando os acadêmicos do oitavo período de fisioterapia para o mercado de trabalho.

Em virtude da grande demanda de pacientes e da carência de profissionais no hospital, é necessária a presença dos estudantes, que realizam atendimento individualizado com maior qualidade durante todo o ano. Isso gera resultados rápidos na melhora da condição geral do paciente, antecipando a alta hospitalar de dois a três dias.

 

Atividades Funcionais: Grupo de Parkinson

Com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos participantes e desenvolver no aluno o gosto pela ação voluntária, alunos de Fisioterapia ajudam na recuperação de pacientes que sofrem de doenças crônicas degenerativas. Dessa forma, mantém-se o nível máximo de independência possível desses pacientes sem custo algum, proporcionando o bem para a sociedade.

 

Fisioterapia na Saúde do Trabalhador

Este programa de prevenção atua em todos os níveis, empregando esforços e estratégias destinados a satisfazer plenamente o trabalhador. Assim, são oferecidos programas de exercícios físicos que buscam aliviar as sobrecargas do aparelho músculo-esquelético provocadas pela manutenção de posturas por períodos prolongados de tempo e por padrões de movimento repetitivos.

 

Cidadania e Saúde

São oferecidas atividades em grupo às idosas residentes neste asilo, estimulando atividades de socialização, integração, exercícios para melhorar desenvolvimento cognitivo e motor, além de educação em saúde. Essa atividade é realizada durante todo o ano

 

Corrida Rústica Estácio/Graminha

A Corrida Rústica dos Bairros Cruzeiro do Sul, Graminha e Parque Samambaia/Estácio, promovida pela Associação de Amigos e Moradores do Bairro Graminha em parceria com a Faculdade Estácio de Sá, faz parte do XXIII Ranking Prefeitura Bahamas de Corrida de Rua, sendo a única prova, em um total de dezenove, que recebe apoio técnico de uma faculdade.

A VII edição desse evento que ocorre todos os anos contou com agentes de trânsito, representantes da polícia militar e da prefeitura, além de ambulância do corpo de bombeiros. O objetivo é promover através de atividades complementares o acesso democrático ao esporte, envolvendo os alunos no planejamento, arbitragem e execução de uma corrida rústica.

 

Dia do Desafio

Realizado no Parque Halfeld, este evento anual envolve a participação dos cursos da área da saúde (Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física) e também acadêmicos e professores do curso de Direito. São realizadas orientações fisioterapêuticas, medição de glicose, aferição de pressão arterial, aulas de alongamento e consultoria jurídica.

 

Evento Feira da Saúde no Museu Mariano Procópio

Contando todos os anos com a participação dos alunos de diversos períodos dos cursos da área da saúde (Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física), são realizadas avaliações, orientações e caminhadas orientadas com os idosos presentes no Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora.

 

Festa do Trabalhador

Promovida pelo SESC de Juiz de Fora, a Festa do Trabalhador mobilizou alunos, professores e comunidade durante o 1° de Maio. Com a participação dos alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Turismo, foram realizadas diversas atividades, como torneio de futebol society, torneio de vôlei, street fitness, caminhada, alongamento, dançoterapia, praça de lazer (balão pula-pula, cama elástica e centopeia), roda de capoeira, projeto Estação Saúde, apresentação de corais, feira de artesanato e sorteio de brindes.

 

Gincana da Calourada

O projeto da Semana da Calourada ocorre todo ano com o intuito de arrecadar alimentos, roupas e materiais escolares, que são doadas pela equipe vencedora à instituição escolhida.

 

Grupos de Gestantes

Grupos de gestantes se encontram às terças-feiras, na Brinquedoteca do campus.

 

Jogos Recreativos da Terceira Idade

Os Jogos Recreativos da Terceira Idade, realizados durante o mês de junho, contaram com apoio da Faculdade Estácio de Sá e da Secretaria de Esporte e Lazer. O desfile de abertura aconteceu no ginásio do SESC, e a faculdade participou do cerimonial de lançamento. As modalidades oferecidas na primeira etapa dos jogos foram xadrez, lancebol, truco, voleibol, boliche e dama, com regras adaptadas para melhor se adequarem aos participantes.

 

Juizado de Conciliação

O Juizado realiza sessões de conciliação para evitar processos relacionados a direitos disponíveis, facilitando a tramitação entre as partes interessadas.

 

Pojeto Amigos: Produção do Jornal Mensal da ONG ABAN

A ABAN é uma ONG que atua há 12 anos em Juiz de Fora, realizando projetos de inclusão social, conscientização ambiental, educação, cultura, inserção no mercado de trabalho, e prevenção à violência e ao uso de drogas em comunidades que apresentam essas demandas.

Para dar visibilidade a todos esses projetos entre seus parceiros, voluntários e o público geral, a organização é ajudada pela Estácio na produção de um jornal mensal, que coloca os alunos em contato com todas as etapas de produção de um periódico, ao mesmo tempo em que torna a leitura mais atraente e profissional, alavancando a atuação da ABAN.

 

Posto Avançado na Justiça Federal

Este programa de desenvolvimento social envolve os alunos durante todo o ano e abre um foco de prestação de serviços a todas as cidades que estão sob jurisdição do juizado especial de Juiz de Fora (incluindo, entre outros, os municípios de Matias Barbosa, Bica, Além Paraíba e Ubá).

 

Projeto Apoio

Crianças e adolescentes que se encontram fora do convívio familiar são catalogados, a fim de encontrar e providenciar os meios necessários para solucionar esse problema social.

 

Projeto Atenção Secundária à Saúde

Aproximadamente 500 pacientes recebem atendimentos fisioterapêuticos durante o todo o ano. Dois grupos de 16 estudantes cada estagiaram na clínica-escola de fisioterapia da FES/JF. Sob supervisão de professores, são realizados atendimentos individualizados gratuitos e de alta qualidade, proporcionando melhoras físicas pessoais e também o bem-estar geral.

 

Saúde da Mulher: Atividade Educativa na Escola Jesus de Oliveira

Palestras sobre Saúde da Mulher são ministradas por alunos do 4º período de Enfermagem, com supervisão de professores, para alunos de 12 a 15 anos da Escola Municipal Jesus de Oliveira, na zona Sul de Juiz de Fora, aumentando a conscientização e o acesso às informações de saúde.

 

Perto do Campus

 
  -21.784057,-43.339308,17

Rio Branco (mg)

Avenida Presidente João Goulart, 600,,

PRESENCIAL