Logo Estácio


Biblioteca

 

Biblioteca
Criada em 1996, a rede de Bibliotecas do Centro Universitário da Bahia - FIB tem como uma de suas metas básicas a globalização de seu acervo através do processo de disseminação da informação. Acompanhando a tendência global, foram adotados os mais avançados recursos tecnológicos, visando oferecer aos usuários amplas possibilidades de pesquisa no atendimento à diversidade de consultas que ocorrem na área acadêmica. Seu objetivo é coletar, sistematizar e disseminar informações para subsidiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica, atendendo também ao público externo.

 

Campus Gilberto Gil
A Biblioteca Central possui 914,34 m², distribuídos em:
61 cabines para o estudo individualizado, 01 salão de leitura, 01 salão do acervo, 16 salas de estudo em grupo, 01 sala de obras raras, 01 sala de pesquisa informatizada/periódicos, 02 salas de projeções (vídeo/DVD) e recepção, além do espaço reservado ao processamento técnico e trabalho gerencial (2 salas).

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta-feira: 8:00 às 22:00
Sábado: 8:00 às 16:00

 

Acesso a Rede Wireless
A rede sem fio Wireless do Centro Universitário-FIB, permite que seus usuários acessem a internet através de seus Lap Tops, PADS, celulares, sem precisarem utilizar cabos para conexão. O serviço é gratuito e está disponível em todos os setores da Biblioteca.

 

Regras de atendimento da Rede de Bibliotecas

Seviços

Sistema SIB
A disponibilização do acervo para os usuários foi motivo de preocupação do Centro Universitário que, em 2004, desenvolveu o SIB – Sistema Informatizado de Bibliotecas, objetivando aperfeiçoar o gerenciamento informatizado de sua Rede de Bibliotecas, no que se refere à consulta ao acervo local e através da Internet pelo site http://sib.estacio.br/online/ recursos de pesquisa informatizada, empréstimo domiciliar, renovação e reserva on-line.

Consulta on-line
http://sib.estacio.br/online/online.asp

 

Base de Dados

A aquisição das Bases de Dados observa a existência de títulos de periódicos que contemplam a proposta pedagógica do Curso, a visualização “full text” dos artigos e a possibilidade de tradução dos mesmos para o português, como é o caso da Base Infotrac.

O Centro Universitário FIB disponibiliza para seus usuários, nas salas de Pesquisa Informatizada de suas bibliotecas, o Portal da Pesquisa, através do site: html: //http://www.portaldapesquisa.com.br/ que representa um apoio fundamental às pesquisas acadêmicas, possibilitando o acesso a periódicos internacionais. O Portal da Pesquisa hospeda as seguintes Bases de Dados:
 
ACADEMIC ONEFILE:
Academic OneFile oferece artigos e textos completos dos mais importantes jornais e periódicos de referência. Com uma extensa cobertura em ciências, tecnologia, medicina, artes, teologia, literatura e muitos outros assuntos, Academic OneFile é ao mesmo tempo uma fonte confiável e abrangente.
 
COMPUTER DATABASE:
Base de dados contendo resumos e artigos com texto completo abrangendo: informática, software, hardware, telecomunicações e indústria eletrônica.
 
JOURNALS OVID:
Base de dados em odontologia, contendo periódicos de primeira linha, com o texto completo dos artigos, imagens, gráficos, etc. Fonte indispensável de informação para o profissional de odontologia.

MICROMEDEX:
Principal provedor Mundial de SOLUÇÕES & CONHECIMENTOS Clínicos para Hospitais, Centros de Toxicologia, Indústrias Químicas e Farmacêuticas, e Laboratórios.

PSYCARTICLES:
Base de dados na área de psicologia, com 61 periódicos em texto completo, publicados pela American Psychological Association, Canadian Psychological Association Journals e Hogrefe Publishing Group.

SPRINGER-VERLAG & KLUWER:
Coleção de 105 títulos em diversas especialidades da Medicina.
 
WILSON BIOLOGICAL AND AGRICULTURAL INDEX PLUS:
Bases de dados com extenso conteúdo em texto completo desde 1983, abrangendo as áreas de Biologia, Agricultura, Botânica.
 
WILSON GENERAL SCIENCES FULL TEXT:
Base de dados indexando 191 periódicos em ciências naturais, meio ambiente, biologia, botânica, química, tecnologia em geral. Para cerca de 52 títulos, é oferecido o texto completo dos artigos.
 
WILSON APPLIED SCIENCES ABS & FULL TEXT:
Contém resumos em engenharia, meio ambiente, energia, telecomunicações, informática, transportes. A base de dados cobre 609 periódicos trazendo o texto completo dos artigos para mais de 90 títulos a partir de 1997.

A ACADEMIC ONEFILE, Base de Dados multidisciplinar, possui mais de 3.700 títulos de periódicos internacionais com artigos na íntegra e cerca de 7.200 títulos indexados. Ao todo, oferece por volta de 21.000.000 artigos científicos provenientes das diversas áreas do conhecimento, como humanas, exatas, tecnológicas, biomédicas, agro-veterinárias e ciências da terra.

 

Biblioteca Virtual Universitária 2.0

O primeiro e único acervo eletrônico de livros-texto, com obras totalmente em Português e leitura total disponível pela Internet.

O Centro Universitário da Bahia - FIB disponibiliza o acesso a 1151 títulos das editoras Artmed, Contexto, Manole e Pearson e pode contar com ferramentas que enriquecem e agilizam a pesquisa e/ou estudo, como:

- Pesquisa inteligente;
- Marcadores de páginas;
- Anotações personalizadas;
- Impressões de páginas avulsas e/ou capítulos avulsos (opcional)

Para navegar, a comunidade acadêmica deverá acessar no SIA o link Biblioteca Virtual http://estacio.bvirtual.com.br/ e através da matrícula institucional terá todo conteúdo disponibilizado.

 

Cursos

A Rede de bibliotecas do Centro Universitário da Bahia FIB oferece três cursos aos usuários da Instituição, objetivando facilitar seu aperfeiçoamento e a elaboração de trabalhos acadêmicos. São eles:

Pesquisa Informatizada: Internet como Fonte de Pesquisa
Objetivo:
Fornecer uma definição da Internet e sua evolução no Brasil e no mundo.
Programa: Indicação de sites de busca; orientação para utilizar os seus principais conectores para recuperação das informações disponíveis; e demonstração da forma de realizar pesquisas na base de dados do Centro Universitário FIB e como copiar e gravar textos e figuras.

Pesquisa Informatizada: Bases de Dados
Objetivo: Demonstrar o Portal da Pesquisa (Base de Dados: INFOTRAC)
Programa: Indicação de variadas formas de pesquisas; utilização de bases de dados gratuitas disponíveis na Web nas diversas áreas do conhecimento e divulgação de todos os sites dos cursos que a Instituição oferece.

Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses.
Objetivo: Aperfeiçoar técnicas de padronização das publicações acadêmico-científicas através das Normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Programa: NBR–6023:2002; NBR–10520:2002 e NBR–14724:2002.

 

Ficha Catalográfica

A Rede de Bibliotecas da Estácio FIB também oferece à comunidade acadêmica o serviço de elaboração de fichas catalográficas para seus trabalhos de conclusão de cursos.

 Enviar os dados abaixo para o e-mail fichacatalografica@fib.br

  • Elementos pré-textuais: folha de rosto, resumo e sumário.
  • Textuais: introdução.
  • Número total de páginas.

 

OBS.: Prazo máximo de entrega 72h úteis.

 

Perto do Campus

 
  -12.9390722,-38.4845324,15

Gilberto Gil

Rua Xingu, 179,,

PRESENCIAL