Logo Estácio


Biblioteca

Apresentação

O Sistema Integrado de Bibliotecas do Centro Universitário Estácio do Ceará iniciou suas atividades em julho de 1998, concomitantemente ao início dos cursos de Turismo, Ciências Contábeis e Administração: Habilitação em Administração Hoteleira. A Biblioteca está subordinada à área de Ensino. O acervo é constituído com o objetivo de atender aos diversos segmentos do Centro Universitário Estácio do Ceará em suas necessidades de documentação e informação nas áreas do conhecimento específico de sua atuação, tendo como propósito contribuir para a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão. Suas instalações estão disponíveis a pesquisadores em geral, embora somente professores, alunos e funcionários possam usufruir o empréstimo de material bibliográfico impresso.

Biblioteca está totalmente informatizada. Adotamos os mais avançados recursos tecnológicos, visando oferecer aos nossos usuários amplas possibilidades de pesquisas e proporcionando um ambiente agradável para estudo e pesquisa. Disponibilizamos amplo acervo de livros, periódicos, fitas de vídeo, CD Rom e outros meios de informação, nas mais diversas áreas do conhecimento.

A Biblioteca oferece livre acesso ao acervo, permitindo aos usuários que entrem com materiais adicionais de consulta, com espaço para guarda de objetos de uso particular. Os usuários fazem suas consultas em computadores disponíveis logo na entrada do acervo. Feita a pesquisa, o usuário anota o endereço do documento na estante, dirigindo-se para localização da obra. Para eventuais dúvidas temos funcionários disponíveis para ajudar na localização.

O Centro Universitário Estácio do Ceará conta com duas bibliotecas, uma em cada campus: Moreira Campos e Via Corpvs. Ocupam uma área de 944,15m² (Biblioteca Raquel de Queiroz) e 852,57 m² (Biblioteca Via Corpvs), ambas acondicionadas a uma temperatura de 24ºC. Seu acervo conta com 11.363 títulos, totalizando 69.336 volumes de livros, 354 títulos de periódicos e 1.146 vídeos distribuídos nas áreas de ciências humanas, sociais e aplicadas, saúde e tecnológicas.

Atualmente, as Bibliotecas do Centro Universitário Estácio do Ceará têm seus acervos informatizados através do software SIB, desenvolvido Estácio de Sá, que permite a imediata recuperação de quaisquer dados bibliográficos, através da definição clara dos campos. A informação é recuperada através de expressão booleana por autor, título e assunto, disponível também via Internet.

 

Acervo por àrea de Conhecimento

ACERVO POR ÁREA DE CONHECIMENTO

ÁREAS

LIVROS

REVISTAS

TÍTULOS

VOLUMES

NACIONAIS

ESTRANGEIROS

CIÊNCIAS

AGRÁRIAS

3

35

 

 

CIÊNCIAS

BIOLÓGICAS

47

538

 

 

CIÊNCIAS

DA SAÚDE

779

6733

66

9

CIÊNCIAS

EXATAS

E DA TERRA

851

8425

26

4

CIÊNCIAS

HUMANAS

1655

7742

 

 

CIÊNCIAS

SOCIAIS

APLICADAS

7156

40399

237

23

ENGENHARIA

196

1387

3

0

LINGUÍSTICA,

LETRAS E

ARTES

676

4077

 

 

TOTAL

11.363

69.336

332

36

 

Serviços

Consulta local
Serviço permitido à comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários) e à comunidade local.


Empréstimo domiciliar
O empréstimo é permitido para comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários), devidamente cadastrada no Banco de Dados da Biblioteca.

LIVROS

Categoria
do Usuário

Qtd.
Empréstimo

Prazo de Empréstimo

Alunos de Graduação

3 livros

7 dias

Alunos de Pós-Graduação

3 livros

7 dias

Funcionários

3 livros

7 dias

Professores

3 livros

7 dias

 

 

VÍDEOS

Categoria
do Usuário

Qtd.
Empréstimo

Prazo de
Empréstimo

Alunos de Pós-Graduação

2 fitas

Videoteca

Alunos de Graduação

2 fitas

Videoteca

Professores

2 fitas

2 dias

Funcionários

2 fitas

Videoteca


Reserva de livros
O Usuário poderá reservar a publicação nas formas presencial ou on-line, caso a mesma não se encontre disponível na biblioteca. A reserva obedece a um registro de pedidos organizado por ordem cronológica.

Renovação
O serviço de renovação consiste em permitir ao usuário novo período de empréstimo. Será renovado o objeto até a data de vencimento desde que não esteja reservado para outro usuário. A Renovação se dá nas formas presencial ou on-line.

Acesso a internet
As Bibliotecas disponibilizam o acervo na Internet e oferecem, em seu próprio ambiente, uma sala com computadores para pesquisas informatizadas.

Comutação bibliográfica – COMUT
O Programa de Comutação Bibliográfica, coordenado pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia), só está disponível para bibliotecas da Rede de Comutação on-line. Permite a solicitação de cópia de artigos de periódicos, capítulos de monografias, partes de anais de eventos, teses e dissertações, exclusivamente para fins acadêmicos, respeitando-se a Lei de Direitos Autorais.
http://www.ibict.br

Comutação bibliográfica - BIREME
O Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD) do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, permite o acesso a documentos na área de Ciências da Saúde. Qualquer biblioteca ou profissional da área pode utilizar esse serviço, mediante código e senha de acesso.
http://www.bireme.br/bvs/P/pscad.htm

Orientação a normalização técnica de trabalhos acadêmicos
A biblioteca oferece um manual de orientação sobre normalização de trabalhos acadêmicos e proporciona aos usuários a orientação individualizada para a normalização dos seus trabalhos acadêmicos.

Catalogação na fonte
A produção técnico-científica da Faculdade recebe o tratamento descritivo e temático para as suas publicações através deste serviço, que é oferecido pela Bibliotecária, responsável pelo processamento técnico.

Visitas Orientadas
A visita é feita através da exposição aos usuários de nossos produtos e  serviços oferecidos em suas respectivas seções e de toda a estrutura física da Biblioteca.

CONSULTA ONLINE

 

Base de Dados

01

02

03

04

05

 

Perto do Campus

 
  -3.7618382,-38.4863064,15

Via Corpvs

Rua Eliseu Uchôa Becco,nº 600,

PRESENCIAL