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Avaliações Internas

Avaliações Internas:

 

:: 2009

:: 2010.1

:: 2010.2

:: 2011.1

ISA – Índice de Satisfação do Aluno

O ISA traduz o índice de satisfação do aluno com relação aos seus Professores e à Instituição. O cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos Professores da Instituição/campus (MP) e média obtida pela Instituição/Campus (MC). Portanto:

ISA = MP + MC

2

 

Veja o ISA da Instituição com base nos resultados das últimas Avaliações Internas > clique aqui

 

Ações de Melhoria

A CPA é responsável por formular propostas para a melhoria da qualidade das atividades educacionais desenvolvidas pela Instituição, em parceria com as Coordenações de curso, com base nas análises dos resultados produzidos pelos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Confira a seguir as principais ações de melhoria propostas pela CPA e desenvolvidas pela Instituição:

 

DIMENSÃO

AÇÕES DE MELHORIA

Dimensão 1:

A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional

  1. Definição de estrutura para relacionamento com mercado e práticas para captação de novos estudantes (implantação de uma nova gerencia comercial).

 

  1. Controle dos resultados e implantação das ações coordenado por setor específico Gestão da Qualidade

Dimensão 2:

Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão

  1. Revisão do PDI da IES, com atualização dos planos de investimentos.
  2. Revisão dos projetos pedagógicos dos cursos e respectivas matrizes.
  3. Os cursos de graduação foram organizados por áreas de conhecimento.
  4. Elaboração de Oficinas com temas específicos (principalmente conhecimentos gerais) para cursos com participação no ENADE.
  5. Reestruturação do Núcleo de Pós-graduação e do Núcleo de Pesquisa (revisão das linhas de pesquisa).

Dimensão 3:

Responsabilidade Social

  1. Parceira com IBCM – Instituição Beneficente Conceição Macedo (incentivo dos discentes ao voluntariado, com participação proativa do curso de Pedagogia).
  2. Reestruturação do setor de relacionamento com mercado e estágio.
  3. Definição dos programas de responsabilidade social da Instituição.
  4. Desenvolvimento de projetos envolvendo temas culturais e de meio ambiente (Programa FIB na Comunidade, Projeto Núcleo de Prática Jurídica em seu Bairro, etc.)

Dimensão 4:

Comunicação com a Sociedade

  1. Reestruturação do setor e das práticas para comunicação externa da Instituição.
  2. Desenvolvimento de treinamentos específicos para profissionais que atuam no relacionamento direto com docentes e discentes da Instituição.
  3. Reestruturação da home page da Instituição.

 

Dimensão 5:

Políticas de Pessoal

  1. Implantação do Plano de Cargo e Salários para os docentes, conforme previsto em seu PDI.
  2. Disponibilizadas Bolsas de Estudo para realização de Mestrado, para docentes da IES.
  3. Sistematização da comunicação e realização das Oficinas Pedagógicas.
  4. Desenvolvimento de treinamentos/comunicação sobre temas específicos para os docentes, por meio de tecnologia EAD (PIQ).
  5. Treinamentos específicos para áreas administrativas.

Dimensão 6:

Organização e Gestão da IES

  1. Reestruturação da gestão acadêmica com a concentração dos cursos por área de conhecimento.
  2. Estabelecimento de metodologia específica para consolidar o modelo de gestão da IES (metodologia baseada no EFQM – prêmio Europeu de Qualidade).
  3. Reestruturação do NDE – Núcleo Docente Estruturante - de vários cursos da IES (graduação e graduação tecnológica)

Dimensão 7:

Infraestrutura física

  1. Adequações e aquisição de alguns equipamentos para laboratórios da instituição.
  2. Reforma e melhorias no espaço para coordenações.
  3. Reforma e melhorias no espaço da Biblioteca.
  4. Aquisição de novos livros para acervo

 

Dimensão 8:

Planejamento e Avaliação

  1. Processo de autoavaliação, ciclo 2010, realizado a partir de metodologia alinhada com orientações do SINAES.

 

  1. Divulgação sistemática dos resultados da autoavaliação para a comunidade acadêmica, por meio de reuniões específicas, CPAnews, site da CPA e sistema SIA.

 

Dimensão 9:

Políticas de Atendimento aos Discentes

  1. Implantação do  Núcleo de Apoio ao Discente – NAD .
  2. Implantação de uma nova estrutura física e administrativa para atendimento aos discentes.
  3. Implantação de estrutura de Ouvidoria para consolidar atendimento às necessidades dos discentes

 

Dimensão 10:

Sustentabilidade Financeira

  1. Elaboração do planejamento econômico-financeiro para o próximo qüinqüênio.
  2. A Instituição apóia os programas de bolsas e inclusão do Ministério da Educação - FIES e PROUNI.
  3. Novos cursos de  pós-graduação