Avaliações Internas

O processo de avaliação institucional da IES conta com o compromisso e apoio dos órgãos executivos da IES e a participação de sua comunidade acadêmica, técnico-administrativa e representantes da comunidade da sociedade civil organizada, com uma composição equilibrada (a composição não privilegia a maioria absoluta de um deles), na Comissão Própria de Avaliação, objetivando a sua efetiva implementação. Essa participação ocorre em todas as etapas do processo avaliativo, ou seja, desde seu planejamento, sensibilização e operacionalização, até o conhecimento dos resultados e melhorias.

A CPA atua como forte articuladora desse processo, planejando e organizando as atividades de avaliação de acordo com as diretrizes do SINAES, tornando o sistema de autoavaliação um instrumento aceito e internalizado pela comunidade e uma fonte de informações capaz de levar a Instituição a refletir sobre si mesma. A divulgação das informações, o compartilhamento de experiências e a prestação de contas constituem, na verdade, as formas de legitimar a participação da comunidade acadêmica sendo, por isso, consideradas pela Instituição como princípio prioritário nos processos de avaliação.

A implantação do processo de autoavaliação na IES ocorre simultaneamente ao desenvolvimento do PDI, ao desenvolvimento dos PPCs, ao Programa de Avaliação Institucional e à realidade dos cursos, constatadas pelas informações provenientes da Avaliação Externa.

O instrumento (questionário eletrônico) será aplicado conforme o calendário acadêmico da IES, através do Sistema de Informações Acadêmicas – SIA.  Para os acadêmicos responderem o instrumento de avaliação, a IES disponibilizará os laboratórios de informática, um terminal de computador com acesso à internet e garante a privacidade do acadêmico. O processo é de responsabilidade da Gestão Acadêmica e executado pelos componentes da CPA.

Na primeira fase, serão realizadas encontros e/ou debates junto aos docentes e discentes visando despertar o interesse e conscientizar sobre a avaliação. Também nesta etapa serão idealizadas as estratégias de abordagem dos vários públicos e a elaboração de um material de divulgação. Todas as ideias e sugestões serão recolhidas pelos membros junto a seus pares para serem avaliadas em conjunto pela Comissão, em suas reuniões de planejamento.

Na etapa de sensibilização será apresentada para a comunidade acadêmica o objetivo da autoavaliação. Busca-se esclarecer quem será o condutor da autoavaliação, o período em que será realizado, os participantes do processo, onde ocorrerá e qual técnica será aplicada. Enfatiza-se, nessa etapa, o planejamento da autoavaliação. Nesta etapa, também será realizado o nivelamento dos conceitos fundamentais (por exemplo, a apresentação e discussão dos critérios de avaliação estabelecidos pelo SINAES). Essa prática tem como objetivo facilitar o entendimento do processo e aperfeiçoar a autoavaliação. 

A Avaliação será concentrada em um período de trinta dias e, apesar do acesso permitido pela Internet, também serão disponibilizados espaços específicos na Instituição (Laboratórios de Informática) para facilitar a participação da comunidade acadêmica. As atividades para sensibilização de alunos e professores serão realizadas pela CPA e Coordenadores, de forma presencial, em salas de aula e nas coordenações de professores. Ademais, serão elaborados boletins informativo, os quais serão veiculados de forma impressa e eletrônica.  Também com esse objetivo, será disponibilizada, na página principal do site da IES, uma “chamada” para a participação de todos no processo de autoavaliação.

Com o desafio de promover o crescimento da adesão, será realizado previamente um planejamento com a equipe de Coordenadores de Cursos. Os Coordenadores acompanharão suas turmas e juntamente com os docentes disseminarão a importância da participação de todos, através do discurso do impacto da avaliação. Será feita uma forte divulgação para os públicos envolvidos, divulgando a Avaliação Institucional e a importância de participação de todos.                                       

O processo de avaliação institucional do Centro Universitário Estácio do Ceará conta com o compromisso e apoio dos órgãos executivos da IES e a participação de sua comunidade acadêmica e técnico-administrativa.

Essa participação ocorre em todas as etapas do processo avaliativo, ou seja, desde seu planejamento, sensibilização e operacionalização até o conhecimento dos resultados e melhorias. Ressalte-se que o Centro Universitário conta também, com a participação de representantes da comunidade externa na Comissão Própria de Avaliação.

A CPA atua como articuladora desse processo, planejando e organizando as atividades de avaliação de acordo com as diretrizes do SINAES, tornando o sistema de autoavaliação um instrumento aceito e internalizado pela comunidade e uma fonte de informações capaz de levar a Instituição a refletir sobre si mesma.

 

Avaliação

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