Logo Estácio


Infraestrutura

 

A Estácio FMJ oferece à comunidade acadêmica um Campus com espaço físico adequado ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa e a integração dos órgãos que compõe a sua estrutura educacional.

Todas as suas dependências são climatizadas, possuem iluminação adequada às atividades de ensino e administrativas, estando equipadas com mobiliário moderno e computadores.

Para as atividades pedagógicas, estão disponíveis os setores de: Coordenação do Curso, Secretaria Geral de Alunos, Secretaria Geral de Professores, Sala de Professores, Estágios e Empregos, Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), Regulatório, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Ouvidoria, Setor de Pós Graduação e NAPED- Núcleo de apoio Pedagógico e Experiência Docente.

Para as atividades Técnico-Administrativas, existe a seguinte estrutura: Direção Geral, Departamento Financeiro, Recursos Pedagógicos, Departamento de Recursos Humanos, Sala de Reunião, Almoxarifado, Patrimônio e Depósito para arquivamento,

A Biblioteca é totalmente informatizada, com acesso à Internet, salão para estudo e leitura individual, salas para estudo em grupo e sala de vídeo e sala de internet. O acervo é periodicamente ampliado para atender à demanda dos alunos e solicitação dos docentes, além de oferecer a biblioteca virtual.

Possui auditório com capacidade para 300 pessoas, atividades práticas ministradas na Atenção Básica do município, em postos de saúde do programa Saúde da Família, Ambulatório Médico e Clínica de Fisioterapia, serviços de reprografia, cantinas e área de lazer e muito mais. Os professores e funcionários desempenham com o apoio dos gestores administrativos e dos coordenadores, papel fundamental para que a Estácio FMJ alcance os seus objetivos. O aluno, nossa razão de ser, corresponde a esse esforço participando, sugerindo, realizando, construindo e trazendo o apoio e o incentivo a todos que tem a função de conduzir os destinos da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte de Juazeiro do Norte.

Biblioteca

Apresenta condições adequadas no que se refere à dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação (100% climatizada), segurança, conservação e comodidade necessárias às atividades propostas.

 

Dispõe de rampa na entrada do bloco para facilitar o acesso ao cadeirante e a estrutura interna possui amplos para a livre movimentação dos usuários com desafios físicos. Conta com um importante acervo entre publicações impressas e em meio digital. Atualmente soma um acervo físico de 14956 volumes impressos, entre livros que contemplam as obras básicas e complementares da bibliografia dos cursos, obras de referência geral, teses e periódicos e outros.  Disponibiliza uma Biblioteca Virtual com mais de 4000 títulos de livros nas diversas áreas do conhecimento, bem como 22627 títulos de periódicos científicos digitais/eletrônicos disponíveis nas bases de dados licenciadas para a Instituição e assinadas há mais de 5 anos.  Outro importante recurso é o acesso ao Portal de periódicos Capes que a Instituição recebeu recentemente.

 

A Biblioteca dispõe de:

  • Rede Wireless, com banda larga gratuita;
  • Serviço de elaboração de ficha catalográfica para alunos;
  • Biblioteca Virtual;
  • Sistema informatizado integrado para gerenciamento e circulação do acervo.
  • Sistema DOSVOX para portadores de deficiência visual.

 

A biblioteca é aberta à comunidade em geral para consultas e permite o empréstimo domiciliar aos discentes, docentes e administrativos, conforme norma de utilização.

 

INFORMATIZAÇÃO:

O Sistema Pergamum - O controle do acervo da Biblioteca é gerenciado pelo sistema Pergamum de automação que permite ao discente e docente a consulta, reserva e renovação via acesso à internet de sua residência ou de computadores disponibilizados para tal finalidade na própria biblioteca e permite a geração dos mais diversos relatórios de gestão. 

     

Serviço de acesso ao acervo - As consultas ao acervo são feitas, inicialmente, através dos terminais disponibilizados na entrada da biblioteca, e os livros de interesse do usuário podem ser solicitados aos funcionários na recepção que fará a busca nas estantes a partir das anotações com os dados do livro, este entregará ao solicitante o material selecionado. Esse serviço pode ser usufruído por toda a comunidade. Já o serviço de empréstimo domiciliar é restrito aos alunos, professores e funcionários da instituição. O usuário pode contar com o serviço de reserva de livros (presencial ou online), caso o livro solicitado esteja emprestado, ele poderá fazer reserva para empréstimo assim que o mesmo seja devolvido. O usuário poderá consultar o acervo, fazer reservas e renovações através do seu acesso ao aluno online no SIA ou através do link: biblioteca.estacio.br.

 

O parâmetro para empréstimos é de 03 (três) livros para consulta e 03 (três)  livros para empréstimo domiciliar por um período de até 07 dias.

 

O horário de funcionamento é adequado e flexível, ocorrendo durante todo o período de funcionamento da IES, possibilitando ao aluno o livre acesso à Biblioteca no momento em que o mesmo encontra-se em atividades acadêmicas.

 

POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO:

A implantação das políticas institucionais de atualização do acervo no âmbito dos cursos oferecidos se dá com o apoio da Política de Aquisição, Expansão e atualização do acervo.

 

Infraestrutura de curso

Para as atividades pedagógicas, estão disponíveis os setores de: Coordenação do Curso, Secretaria Geral de Alunos, Secretaria Geral de Professores, Sala de Professores, Estágios e Empregos, Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), Regulatório, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Ouvidoria, Setor de Pós Graduação e NAPED- Núcleo de apoio Pedagógico e Experiência Docente.

Para as atividades Acadêmicas, a instituição oferece: 20 salas de aula, Laboratório de Informática equipado com computadores de última geração, Sala de Vídeo Conferência, Laboratórios de Biofisiologia, Laboratório de Manipulação Farmacêutica, Laboratórios de Anatomia, Laboratórios de Histologia, Anfiteatro para aulas praticas de Biofisiologia, Anatomia Humana e Anatomia Patológica, Biotério, Laboratório de Plantas Medicinais, Laboratórios Multidisciplinares (Parasitologia, Microbiologia, Genética, Imunologia) com salas em anexo de preparação e apoio, Laboratório de Cirurgia Experimental com finalidade de dar apoio às disciplinas de Clínica Cirúrgica e Cirurgia Ambulatorial, Laboratório de Anatomia Patológica. Os laboratórios são utilizados também como ambiente de apoio aos projetos de pesquisa, em desenvolvimento na Instituição.

As atividades práticas das disciplinas são ministradas na Atenção Básica do município, em postos de saúde do programa Saúde da Família, na Atenção Secundária municipal, em ambulatórios das especialidades médicas, serviço de emergência de adultos e crianças e na Atenção Terciária, com aulas em hospitais de internamento de adultos com patologias clínicas e cirúrgicas, internamentos em pediatria, tocoginecologia e UTI adulto e Neonatal.

 

Serviços para a Comunidade

A Estácio FMJ oferece para a comunidade externa serviços relacionados à saúde por meio do atendimento médico e fisioterapêutico especializado. Atualmente o ambulatório conta com 12 especialidades médicas realizando, de forma gratuita, em média, 800 atendimentos/mês de pacientes que são oriundos da rede de saúde pública e privada da Região do Cariri. Nossa clínica de fisioterapia realiza atendimento em 7 especialidades e, também de forma gratuita, em média, 600 atendimentos/mês de pacientes que são oriundos de nosso ambulatório, da rede de saúde pública e privada da Região do Cariri.

Ambulatório

(88) 3572 7847 | maria.regiane@estacio.br

 

Clínica de Fisioterapia

(88) 3572 7840 | maria.barros@estacio.br

 

Perto do Campus

 
  -7.248395032142135,-39.304861977246105

Juazeiro do Norte

Av. Tenente Raimundo Rocha, Nº 515,,

PRESENCIAL