Logo Estácio


Sobre a Instituição

A Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte – Estácio FMJ se destaca pela infraestrutura moderna, corpo docente qualificado e conforto ambiental nos locais de estudo e trabalho. A faculdade dispõe de mais de 10 laboratórios climatizados, biblioteca totalmente informatizada, atividades práticas ministradas na Atenção Básica do município em postos de saúde do programa Saúde da Família, Centro Acadêmico, auditório com capacidade para 300 lugares, serviços de reprografia, refeitório,  área de lazer e muito mais.

 

Ciente da sua responsabilidade social, a Estácio FMJ tem por finalidade a transformação social através da geração e difusão do conhecimento, orientando suas ações de acordo com os paradigmas que nortearão este milênio: inovação, antecipação e excelência.

 

Inova na medida em que utiliza estratégias, processos, controles e avaliações de acordo com os modernos princípios da pedagogia e das organizações de saúde modernas.

 

Antecipa-se quando oferece, com base na análise de cenários futuros e de acordo com as necessidades locais, cursos na área da saúde, cursos de pós-graduação, atividades de extensão e projetos de pesquisa, que são essenciais para a formação de um novo profissional capaz de atuar no mercado de trabalho de forma criativa e competente.

 

Finalmente, busca a excelência do seu processo educacional, através de um projeto pedagógico moderno, com atividades que envolvem parcerias com os serviços de saúde da Região, monitoria, iniciação científica, tutoria, estágio, voluntariado, estudo em biblioteca, pesquisa na Internet, aulas práticas, visitas técnicas, palestras e seminários, colocando em primeiro plano a qualidade dos serviços e, consequentemente, a satisfação dos alunos.

Mantenedora

A IREP SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR, MEDIO E FUNDAMENTAL LTDA é uma sociedade empresária do tipo sociedade limitada, com sede e foro na cidade de Santo Amaro, Estado de São Paulo, criada em 26 de fevereiro de 1992, regendo-se por seu Contrato Social e legislação em vigor.

 

O objetivo da IREP é manter cursos de nível superior - Graduação, Tecnologia, Sequenciais, Pós-Graduação e Extensão, com o objetivo de formar novos profissionais e/ou aprimorar o conhecimento daqueles já atuantes no mercado.

 

A IREP tem compromisso com o saber de transformação, com a cidadania, com o Ceará e o seu destino. E o seu compromisso se cumpre por oferta de cursos absolutamente relacionados à conjuntura e a seus desdobramentos, trabalhando com o rompimento de formas ultrapassadas de organização e de produção e troca de conhecimentos. O perfil dos profissionais que deseja formar obedece a esta realidade.

 

A IREP é constituída por profissionais com vasta experiência na manutenção e administração do ensino, nos diversos níveis, estando, dessa forma, habilitada a desenvolver o presente projeto, no que tange aos seus aspectos pedagógico e institucional. Em Juazeiro do Norte a IREP mantém os cursos de Medicina, Farmácia e Fisioterapia e é polo da UNESA oferecendo diversos cursos na modalidade EAD.

 

Assim, a IREP se sente responsável em oferecer, a um mercado aceleradamente competitivo e em permanente transformação, pessoas capazes da compreensão, para a administração, desta nova ordem e de seus novos paradigmas.

 

A Mantenedora coloca o seu patrimônio à disposição da mantida, que é por esta administrada de pleno direito, nos limites da Lei e das resoluções específicas da IREP.

 

A IREP é responsável perante as autoridades públicas e o público em geral pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte – Estácio FMJ, incumbindo-a de tomar as medidas necessárias para o seu funcionamento, respeitada a liberdade acadêmica dos corpos docente e discente e a autoridade própria dos órgãos colegiados.

 

Objetivos Gerais

I. Formar profissionais com excelência, em consonância com a missão da Instituição.

II. Incentivar e apoiar a pesquisa e a produção acadêmica na Região do Cariri e seu diálogo com a comunidade acadêmica nacional e internacional.

III. Realizar e incentivar projetos de extensão criativos, estimulando vocações e organizando programas particularmente vinculados às necessidades locais e regionais.

IV. Estender o ensino à comunidade, mediante cursos e serviços especiais, em colaboração constante para a solução de seus problemas, com vistas ao cumprimento de sua responsabilidade social.

V. Oferecer condições para a especialização e o aperfeiçoamento de seus corpos docente, discente, técnico-administrativo e profissionais de saúde da Região.
VI. Estimular a participação dos docentes e discentes em projetos e programas instituídos pela FMJ.

VII. Cooperar com a comunidade local, regional e nacional, como organismo de diagnóstico, consultoria, assessoria e prestação de serviços a instituições de direito público ou privado, em matérias vinculadas aos seus fins e às suas atividades.

VIII. Realizar convênios de cooperação técnica com vistas à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde.

 

Histórico

Em 1968, a Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte aprovou uma Lei criando a Faculdade de Medicina, porém a viabilidade da mesma não encontrou respaldo em instâncias superiores. Em 1998, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, após persistente luta, decidiu apresentar um projeto de criação de uma Faculdade de Medicina, cuja missão estivesse em consonância com as necessidades de saúde da Região Nordeste e, em especial, a do Cariri.

 

A implantação da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – FMJ deu-se então no ano de 1998, a partir de um estudo das condições geográficas do município, o perfil socioeconômico e a demanda da comunidade pelo ensino na área médica.

 

A primeira turma ingressou em 2000 e hoje a Estácio FMJ já formou 571 profissionais com perfil de competência, imbuídos de espírito ético e humanístico, com percepção de sua responsabilidade social.