Logo Estácio


Núcleos de Apoio Pedagógico

O ato de educar, assim como, a responsabilidade por subsidiar o desenvolvimento profissional do estudante/cidadão, se torna cada vez mais complexo, quando sofre influências diretas do meio ou de fatores externos ao ambiente acadêmico. Aspectos que podem repercutir no aprendizado, integração, desempenho e satisfação do aluno.

Neste contexto a que se enxergar o papel dos docentes e demais colaboradores que compartilham a rotina institucional, e também, sofrem reflexos que os fragilizam ou afloram dificuldades antes desconhecidas. Esta realidade acarreta em uma necessidade das instituições de ensino superior em monitorar e auxiliar agentes funcionais e alunos.

 

Para tanto, a criação de um Núcleo de Apoio Pedagógico seria o atendimento de uma necessidade sentida, onde o discente seria assistido em seus anseios e dificuldades, a partir de um suporte qualitativo possibilitado aos docentes e colaboradores da IES. O núcleo integrará os serviços de apoio à aprendizagem e socialização previstos na dimensão 9 do SINAES (Políticas de Atendimento as Discentes).

 

Objetivos:

a) Promover a integração de serviços como nivelamento, monitoria, extensão em prol de uma melhoria contínua da aprendizagem;

b) Oferecer atendimento psicopedagógico focado nas relações internas, e gerenciamento das fragilidades no processo de ensino-aprendizagem;

c) Auxiliar as coordenações de curso, assim como, seus docentes na execução de métodos inclusivos;

d) Oferecer práticas inclusivas, como capacitação em libras;

e) Oferecer auxílio à vivência acadêmica;

f)  Promover a integração do aluno à Faculdade;

g) Contribuir para uma maior adesão à IES e ao curso, e assim agir preventivamente para a evasão.

 

Coordenação: Profa. Msc. Wanessa Carvalho

Emails: wanessa.costa@estacio.br

Endereços: Av: Governador José Malcher, 1116, anexo 1