Logo Estácio


Serviços para a Comunidade

 

Serviços para a Comunidade

Empresa Júnior

A Empresa Júnior Gestão Ativa é composta por alunos dos cursos de Administração e Tecnologia. O principal objetivo da Empresa Júnior é proporcionar aos alunos a  vivência prática através da prestação de serviços e desenvolvimento de projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, sob a supervisão de professores e profissionais especializados.

 

Contato: (41) 3089-0474 | empresajunior.ctba@estacio.br


NPJ - Núcleo de Prática Jurídica

O NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio de Curitiba, que possui conceito 5 perante o MEC, avaliações 2015 e 2019, é o laboratório encarregado de implementar, orientar e controlar as atividades de estágio desenvolvidas pelos alunos de acordo com as determinações da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério da Educação (Lei nº 8.906/94, art. 9º. §2º e da Resolução nº 09/04,art. 7º §1º do MEC).

O NPJ é obrigatório e vincula o aluno, a partir do 7º semestre, pelo período de 2 (dois) anos, para o cumprimento de uma carga horária total de 300h, ao longo de 4 semestres consecutivos, com o aproveitamento de, no mínimo, 75 horas por semestre, não cumulativas, de atividades de prática jurídica.

O NPJ atende a uma demanda de hipossuficientes, nos termos da Lei nº 1060/50, por acesso à justiça em todas as áreas do Direito. A equipe é composta por uma Coordenação e docentes orientadores (advogados) que se especializam no ensino prático, possibilitando aos alunos-estagiários o exercício efetivo da prática jurídica real, com a segurança da supervisão contínua.

Assim sendo, o NPJ do Curso de Direito concretiza o ensino da prática real, atuando na instrumentalização dos direitos, ao mesmo tempo em que agregam valores de cidadania e consciência da alteridade, da sociodiversidade, da busca da inclusão social por meio do acesso efetivo à justiça, realizando o estágio não apenas como exercício prático-profissional, mas como veículo de conscientização da responsabilidade social inerente aos profissionais do Direito.

Ademais, o NPJ da IES busca quebrar o paradigma de judicialização de todos os conflitos por meio da atuação do Núcleo de Mediação de Conflitos. Regulamento apresentado abaixo.

Destaque que o NPJ realizada Mutirões semestralmente, chamando a Comunidade Carente/Hipossuficiente, para realização de composições e ajuizamento de demandas.

 

DOS CONVÊNIOS

O NPJ é reconhecido e respeitado em Curitiba e Região Metropolitana, em virtude de sua atuação nos diversos Convênios (TRT9, TJPR, OAB/Cidadania, FEPE-Fundação Ecumênica de Proteção aos Excepcionais, ABRAME -Associação Brasileira de Árbitros e Mediadores, PROCON/PR, Defensoria Pública do Estado do Paraná, Ong Mais Marias, ANEC -Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, Juizado Especial Cível de Pinhais, Juizado Especial Cível de Colombo, Associação Pinheiro Amigos da Serra da Melanca/Piraquara, Delegacia da Mulher, Delegacia de Proteção do Meio Ambiente).

Cumpre destacar que o NPJ realizada em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Mutirões de atendimento, geralmente em Bairros mais desfavorecidos de infraestrutura e com população de baixa renda, destacando o denominado “Justiça no Bairro”.

 

DOS PROJETOS

Também o NPJ da Faculdade Estácio de Curitiba conta com inúmeros projetos desenvolvidos no Curso de Direito e executados pelos alunos, com absoluto comprometimento e dedicação, tudo supervisionado pelos Docentes orientadores, e, propiciando um excelente trabalho de cunho acadêmico e social, para a Comunidade Curitibana e Região Metropolitana.

Destacam-se os seguintes Projetos:

  1. Direito é Legal - O projeto será desenvolvido através do uso de cartilhas didáticopedagógicas elaborados pelos discentes da Faculdade Estácio de Curitiba e contará com a colaboração de empresas parceiras que tinha como meta a responsabilidade social. As atividades serão realizadas em Escolas Parceiras adotadas pela IES, sendo voltado a alunos de ensino fundamental, preferencialmente de escolas públicas, localizadas preferencialmente na Região de Curitiba.
  2. Semana da Divorcio Consensual - O projeto Semana do Divórcio, objetiva conscientizar e trazer a comunidade para dentro do núcleo de prática jurídica, a fim de balizar a situação do casamento que não se suporta mais e que muitas das vezes vem se arrastando apenas no papel trazendo malefícios para o núcleo familiar. A meta final é levar o conhecimento a comunidade, facilitando os trâmites processuais que a lei estabelece quando o divórcio é consensual.
  3. Estácio vai até Você - O projeto “Estácio vai até você” tem como objetivo primordial levar os serviços da Estácio para a sociedade. Uma Instituição de Ensino Superior não pode se limitar apenas a seu espaço físico, a seus alunos e professores, ela deve ir muito mais além, deve estar integrada à sociedade de maneira geral e realizar a democratização do conhecimento propiciando à comunidade acesso ao conhecimento produzido no âmbito acadêmico.
  4. Estácio Fazendo Lei - Desenvolver as bases teóricas para elaboração correta de um projeto de lei com o estudo direcionado e discussão dos temas instrumentais para o projeto, elaboração da lei municipal e encaminhamento a Câmara Municipal de Curitiba para estudo e aprovação.
  5. Comunidade na Estácio - O projeto Comunidade na Estácio, objetiva conscientizar e trazer a comunidade para dentro da faculdade, a fim de oferecer serviços ao cidadão como consulta jurídica, contábil, administração e outras referentes aos cursos disponíveis. A meta final é levar o conhecimento a comunidade, facilitando a informação de forma gratuita.
  6. Superendividamento - O objetivo do projeto é auxiliar as pessoas que se enquadram no superendividamento propondo audiência de conciliação entre as partes para regularização dos débitos pendentes. O projeto foca em demonstrar a grande dificuldade da sociedade em administrar sua renda. Visa comprovar a importância de uma educação financeira para o fim de evitar, posteriormente, problemas de ordem financeira que acabam por afetar, em todas as esferas, a vida do cidadão, bem como evitar um provável congestionamento no Poder Judiciário. Para isso, o projeto conta com a participação dos alunos de Administração, para conscientizar os cidadãos da relevância de um planejamento financeiro, com os alunos de Contábeis, para que realizem os cálculos das dívidas e pelos alunos do curso de Direito para que atuem na mediação das pessoas com dívidas com as empresas.
  7. Diálogo Jurídico do NPJ e da Pós-Graduação - Proporcionar a comunidade e aos alunos da Estácio acesso a pesquisas e projetos desenvolvidos pelos alunos da pós-graduação. Permitindo a integração entre egressos e novos alunos da pós com os alunos da graduação.
  8. Encontro com o Egresso - Propiciar ao egresso hospitalidade e atualização de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, com desenvolvimento de competências que articulem de forma coerente e efetiva, com as necessidade locais e regionais, de modo a amoldar o egresso ao mercado de trabalho.
  9. Conciliar é - O objetivo deste projeto é permitir que os assistidos obtenham os serviços do Núcleo de Conciliação do NPJ – Curitiba, buscando um meio de solução de controvérsias em que as partes resolvem o conflito, através da ação de um terceiro, o conciliador. O conciliador (aluno), além de aproximar as partes, aconselha e ajuda, fazendo sugestões de acordo. A meta é propiciar ao estudante a vivência do direito através da conciliação além de diminuir as demanda no Judiciário, que vê o volume de processos que tem de julgar aumentar a cada ano. A ideia de soluções extrajudiciais pode ser uma saída que vai na contramão do argumento de que se deve aumentar a estrutura da Justiça para dar conta do problema.
  10. Estácio Cidadão Migrante - Proporcionar a integração do cidadão migrante na sociedade brasileira de forma qualitativa através do aprendizado gratuito e de qualidade. Em relação aos nossos acadêmicos o fortalecimento da cidadania, pois objetivamos formar não apenas bacharéis em direito, mas, acima de tudo cidadãos conscientes de sua responsabilidade social.
  11. Vocês decidem na Estácio - O projeto consiste na realização de audiências simuladas simultâneas nas mais diversas áreas do direito, que ocorrem semestralmente em um grande evento, aberto à comunidade e que propiciam aos discentes vivenciarem a prática jurídica, sendo submetidos no ambiente acadêmico as dificuldades existentes no exercício da profissão e se apropriando das experiencias profissionais que vivenciarão no futuro.

DAS PRÁTICAS

O Curso de Direito da Faculdade Estácio de Curitiba oferta aos alunos, além dos Convênios, Projetos das Atividades por eles desenvolvidas nos mini offices, práticas nas áreas Trabalhista, Família, Penal, Processo Penal, Empresarial, Tributária, Mediação e Arbitragem, Processo Eletrônico (PROJUD, EPROC e ESAJ) e Educação Ambiental (com foco na pesquisa científica). Tais práticas estão disponíveis aos discentes a partir do 7º período, sendo ofertadas nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sábado.

 

CONTATOS:

Cristiane L. Castro Osternack – Coordenadora do Curso de Direito

cristiane.castro@estacio.br

Rodrigo Caxambu de Almeida – Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas

rodrigo.caxambu@estacio.br

 

Secretaria NPJ

(41) 3359-7313

npj.ctba@estacio.br

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: 09h as 12h e 14h as 18h

 

             

NAF - NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL

O NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é um projeto desenvolvido pela Receita Federal do Brasil em parceria com Instituições de Ensino Superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos  para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

 

A participação em um NAF contribui para o desenvolvimento técnico e prático dos estudantes dos Cursos de Ciências Contábeis.

 

Atendimento ao cidadão: CPF, IRPF, Malha fina, Retificadora, MEI (Microempreendedor Individual), E-social, E-CAC, DARF, Certidões Negativas, etc.

 

Horários de atendimento:

  • segunda-feira das 15:30 às 18:30hs
  • quinta-feira das 17:30 às 20:30hs

 

Endereço: Avenida Senador Souza Naves, 1680.

Contato: naf.curitiba@estacio.br

 

Perto do Campus

 
  -22.924779,-43.212143,17

Curitiba

Av. Senador Souza Naves, 1715,,

PRESENCIAL