Logo Estácio


Serviços para a Comunidade

 

SEAMA Comunidade

Entendendo seu papel de agente inclusão social o programa SEAMACOMUNIDADE disponibiliza cursos de extensão gratuitos para as pessoas carentes e várias outras ações solidárias, só, ou em conjunto com outras instituições, com o fito de oportunizar capacitação pessoal e profissional a que não têm condições de arcar com o seu aperfeiçoamento.

O projeto SEAMACOMUNIDADE foi lançado no ano de 2001 com a oferta de cursos nas diversas áreas do conhecimento com duração de 20 horas. A capacitação acontece sempre nos recessos acadêmicos da Faculdade: julho e janeiro. Desde o seu início, mais de dez mil pessoas já foram beneficiadas com o projeto.

Os cursos são elaborados e ministrados por professores, colaboradores, alunos e entidades conveniadas, de forma coluntária. Os temas englobam as áreas de atuação da faculdade, como: informática, direito, saúde, turismo, comunicação e outros.

PERMANENTE
Os resultados adquiridos nas edições passadas do SEAMACOMUNIDADE fizeram com que a coordenação de extensão estendesse o projeto durante o ano todo e não somente nos recessos acadêmicos. Estão sendo fechados convênios com instituições, entidades não governamentais e associações.

Entidades de bairros podem solicitar e apresentar projetos para que o programa seja realizado na sua entidade.

Confira o depoimento de quem já participou

“Quando eu vi aquelas flores fiquei encantada e passei a imaginar como seria feito, agora que eu já sei como se faz pretendo aprender mais sobre o artesanato feito com as garrafas Pet”.

Vanessa Tieli, 14, curso de Artesanato através da reciclagem de garrafas Pet.

“Eu não tive a oportunidade de fazer um curso completo de informática, sei um pouco de computador e agora tô aproveitando essa oportunidade da Seama para fazer este curso. Esse é um pré-requisito para qualquer pessoa conseguir um emprego”.

Íbis Uchoa, curso de Noções Básicas para Internet.

Além de adquirirmos conhecimentos culturais esses projetos surgem pra nos ajudar no vestibular que estaremos prestando no ano que vem

Alessandra Oliveira, aluna do segundo ano da Escola Tiradentes

 

Projeto Rondon

A SEAMA é a única IES amapaense a ter um Núcleo Rondonista. Nos últimos anos vem apresentando projetos e participando de todas as edições, com destaque. Mais esta ação de responsabilidade social demonstra que os objetivos da SEAMA se coadunam com a melhoria de qualidade de vida da população mais carente, e alia oportunidade a nossos acadêmicos e docentes de poderem prestar este serviço social e solidário, vivenciando realidades diversas e contribuindo para seu aprendizado.

"Acadêmicos participantes do Rondon em Caturité entregam troféu à Direção da Faculdade

A Direção Geral da Faculdade Seama, recebeu na manhã desta quarta-feira, 19, o Troféu Projeto Rondon. O prêmio é uma forma de reconhecimento do Rondon à Faculdade Seama pela participação na Operação Nordeste-Sul, no município de Caturité (PB). A homenagem foi feita através dos acadêmicos e professores que representaram a Seama na edição 2009.

Para o Diretor Geral da Instituição, Carlos Scapin, a participação da Seama no Rondon, ressalta o compromisso que a Faculdade tem na qualidade do ensino e na prestação de serviço social. “Sem dúvida nessa experiência os acadêmicos ganham muito conhecimento ao socializar com a comunidade aquilo que eles aprenderam, é grande a satisfação em saber que contribuímos para a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, declarou.

Na entrega, os rondonistas relataram a experiência vivida em Caturité. “Foi um grande prazer trocar conhecimentos com os moradores e levar o nome do nosso Estado e da nossa Faculdade à Paraíba. Essa foi uma experiência única vivida por nós, proporcionada pela Seama”, comemorou Angélica.

A acadêmica, Ellem Moura, também compartilhou da sua experiência. “Nós rondonistas, ao realizarmos as atividades com os moradores, conseguimos aprender muito da cultura, do dialeto e da realidade deles”, esclareceu."

Ellem representou o curso de jornalismo no Rondon, ao lado dos acadêmicos David (Jornalismo), Jimmy (Psicologia), Angélica (Publicidade), Jeniffer e Helen (Biomedicina) e dos professores Adriana Pio e Luciano Magnus.

 

Núcleo de Práticas jurídicas

A Seama oferta constantemente atendimentos orientações/atendimentos jurídicos gratuitos à comunidade através do seu Núcleo de Práticas jurídicas, bem como possui estruturado vários programas sociais que levam ações de responsabilidade Social a diferentes bairros.

A IES cria e realiza atividades de modo a retornar a sociedade o que se constrói no âmbito acadêmico, além de contribuir substancialmente para a formação dos estudantes de Graduação, não apenas fazendo um “ensino para a profissão”, mas sim, uma “educação para a cidadania”.

 

Perto do Campus

 
  0.04677864360463321,-51.060957477909824

Macapá - Seama

Av. Nações Unidas, 1.223,,

PRESENCIAL