Logo Estácio


Responsabilidade Social

As políticas para a Responsabilidade Social (RS), na Estácio de Sergipe são vistas como um conjunto de valores baseados em princípios éticos de ajuda e promoção socioeconômica, ambiental e cultural, sob uma perspectiva abrangente das relações compreendidas na atividade institucional com os fornecedores, os consumidores, a comunidade, a sociedade e o meio ambiente. A referida política é gerenciada pela docente Elaine Santos de jesus, responsável pela extensão da IES.

 

Duas premissas marcam a atuação da IES e a sua relação com a sociedade: 

  

1. A inclusão social – pela inserção (e ascensão) de jovens e adultos no mercado de trabalho;

2. A sustentabilidade - adotar a Sustentabilidade como um dos valores organizacionais abraçados por alunos, professores e colaboradores da Instituição.

 

A visão da Responsabilidade Social como instrumento político-social da Instituição  se caracteriza pela busca do conhecimento, estudo e solução dos problemas da comunidade, acreditando no princípio da indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão, e rompendo com dicotomias, onde a prática e a teoria caminham juntas, possibilitando uma interação entre a Faculdade e a comunidade, ou seja, uma transformação social. Portanto, a política de Responsabilidade Social da Instituição traduz um compromisso com a dimensão social e ética na produção e sistematização do conhecimento. A IES foi contemplada novamente em 2017-2018 com o selo  de Instituição Socialmente Responsável pela ABMES.

 

Destacam-se os seguintes projetos de extensão da Estácio Sergipe com foco na responsabilidade social: Imposto de Renda Solidário; Lembrar, escrever e significar; Direito e Cidadania na prevenção do trabalho infantil; Educação ambiental: Direito, ética e meio ambiente; Direito Constitucional nas escolas; Memórias de moradores de asilos da cidade de Aracaju; Melhor Fase; Arte Suave na Faculdade; Cadastro de Doadores de Medula Óssea uma Questão de Responsabilidade Social; Farmácia Solidária da Faculdade Estácio de Sergipe; Apoio Grupal de Educação à Gestantes; Feira "livre" de doenças; Mulher em Foco: Consulta de Enfermagem da Mulher Encarcerada; Mulher em Foco: Consulta de Enfermagem Voluntária em Ong; Fase de Educar e Promover Saúde; Atividades Lúdicas Para Crianças Hospitalizadas: “Pedi Com Amor”; Literarte Estácio; Politizando nas Escolas Públicas; Desnutrir o câncer é nutrir a vida; Viver melhor; Aprendendo a Programar - Uma porta para o futuro.