Logo Estácio


Biblioteca

Importante fonte de apoio técnico à formação acadêmica, a Biblioteca da Faculdade Estácio de Teresina funciona desde outubro de 1994. Atualmente conta com um acervo de 50.558 livros e 2.373 trabalhos monográficos, considerando monografias de alunos, dissertações e teses de professores.

Responsável pela prestação de serviços de informação à comunidade, a Instituição possui um aparato tecnológico sempre em evolução, objetivando o acesso à recuperação da informação em tempo hábil.

As instalações da Biblioteca favorecem, aos seus usuários, a permanência e utilização dos serviços disponíveis. Todo o processo de empréstimo e consulta é realizada de forma rápida e eficiente graças aos recursos de informática disponíveis. 

Com uma iluminação adequada à leitura, sinalização eficiente, além de funcionários devidamente qualificados, a biblioteca oferece aos seus usuários toda a comodidade necessária para realização de seus estudos e pesquisas.

 

ÁREAS

Livros

Títulos

Volumes

Ciências Biológicas

12

33

Ciências Agrárias

17

28

Ciências da Saúde

717

4.885

Ciências Exatas e da Terra

360

1.606

Ciências Humanas

1.218

4.291

Ciências Sociais e Aplicadas

6.537

36.250

Engenharias

39

94

Linguística, Letras e Artes

826

3.371

Total

9.726

50.558

 

 

ÁREA

LIVROS

TÍTULOS

VOLUMES

Ciências Biológicas

12

33

Ciências Agrárias

17

28

Ciências da Saúde

717

4.885

Ciências Exatas e da Terra

360

1.606

Ciências Humanas

1.218

4.291

Ciências Sociais e Aplicadas

6.537

36.250

Engenharias

39

94

Linguística, Letras e Artes

826

3.371

Total

9.726

50.558

 

Serviço de acesso ao acervo - Toda a comunidade da IES tem livre acesso à área do acervo, onde é possível visualizar a obra de interesse. Todas as estantes estão sinalizadas, classificadas por conteúdo. Em especial, este acesso estimula a busca da literatura pelos discentes e docentes, que podem tocar e analisar visualmente o documento, através dos sumários ou índices. Toda a equipe de profissionais das Bibliotecas esta habilitada a esclarecer qualquer dúvida ou a auxiliar a busca de títulos requeridos pelos usuários. Os funcionários das Bibliotecas, ao serem admitidos, recebem uma série de instruções e orientações da Bibliotecária Chefe sobre os procedimentos internos do setor e sobre a presteza e qualidade do atendimento aos usuários e parceiros. Outra forma de acesso ao acervo se dá através do sistema on-line via Internet ou por meio dos terminais próprios, nos quais as informações necessárias para localização das obras podem ser acessadas através de estratégias de buscas pelos itens: autor, título e assunto e mediante a anotação do numero de chamada. Depois de localizada a obra desejada, o usuário, sendo ele aluno, professor ou funcionário da Instituição, pode solicitar seu empréstimo. 

Biblioteca Virtual 2.0

 

A Biblioteca Virtual Universitária 2.0 é o primeiro e único acervo eletrônico de livros-texto, com obras totalmente em Português e leitura total disponível pela Internet.  Essa plataforma disponibiliza o acesso atualmente a mais de 3.200 títulos das editoras Artmed, Ática, Casa do Psicólogo, Contexto, IBPEX, Lumen Juris, Manole, Papirus, Pearson e Scipione, através de ferramentas que enriquecem e agilizam a pesquisa e/ou estudo, como: pesquisa inteligente; marcadores de páginas; anotações personalizadas; impressões de páginas avulsas e/ou capítulos avulsos e pesquisa por palavra-chave, título, autor ou ISBN. A Biblioteca Virtual Universitária 3.0 poderá ser acessada pelos alunos de qualquer computador conectado à internet, independente do aluno estar nas dependências da IES. A perspectiva é de que o acervo da Biblioteca Virtual continue a se expandir anualmente, através de novas parcerias estabelecidas com as editoras. O material estará disponível para o professor através do “Portal do Professor” e para alunos através do “Aluno on-line”, no SIA – Sistema de Informações acadêmicas;