Logo Estácio


Sustentabilidade

A Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, ciente de sua responsabilidade como Instituição de Ensino Superior, organiza e implementa diversas atividades voltadas ao atendimento da comunidade. Diversas atividades de responsabilidade social já foram realizadas, entre elas:

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA PREVENÇÃO DA RUBÉOLA

Atividades Desenvolvidas:

- Vacinação dos alunos dos campi Floresta e Prado e dos seus cônjuges, pais e filhos, bem como dos trabalhadores de empresas localizadas no entorno da Faculdade.
- Desenvolvimento pelos alunos de enfermagem das habilidades relacionadas à gestão de campanhas de prevenção, aplicação de vacinas, conservação de imunobiológicos, atendimento a público diferenciado, ética, responsabilidade sanitária e educação em saúde.


Objetivos:

- Evitar a propagação da rubéola entre a comunidade acadêmica e contribuir para a prevenção dessa e de outras doenças no município e no estado;
- Propiciar aos alunos de enfermagem vivência em campanhas de vacinação a população específica;


Resultados:

Foram vacinadas 3115 pessoas entre os dias 04/10 e 11/10/2006

 

PROJETO ESCOLA DE ESPORTES – REABILITAÇÃO E ESPORTE ADAPTADO

Atividades Desenvolvidas:

- Aulas em níveis iniciante, intermediário e avançado e de reabilitação dentro da piscina.
- Musculação como complementação do treinamento dos alunos que participam de competições nacionais e internacionais, e para os indivíduos que necessitam de fortalecimento muscular antes de iniciar outro programa de atividade física.
- Natação, hidroginástica e musculação para pessoas com necessidades especiais (deficientes visuais, auditivos, mentais, físicos, paralisados cerebrais e lesados medulares).


Objetivos:

- proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento psicológico e motor aos participantes. Preparar atletas para disputas em competições para-olímpicas.


Resultados:

48 alunos portadores de deficiência, atendidos de segunda à sexta-feira, de 14:00 h às 18:00 h.

 

GINÁSTICA NÃO TEM IDADE

Atividades Desenvolvidas:

- Ginástica de vários tipos (alongamentos, ginástica dançante, trabalho de força com material alternativo, atividade para o condicionamento aeróbico, dentre outras)
- Dinâmicas de integração do grupo da Terceira Idade.


Objetivos:

Oferecer aula de ginástica para a terceira idade, realizada pelos alunos da disciplina de Introdução à Ginástica do curso de Educação Física da Faculdade Estácio de Sá, da professora Joyce Lucerna Amaral, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (Regional Noroeste), na pessoa do professor da Estácio de Sá e também Analista de Políticas Públicas da Secretaria Municipal Adjunta de Esporte da Prefeitura, José Mauro Vidigal. O evento é realizado nas salas e nas quadras do colégio Municipal de Belo Horizonte e visa integrar e proporcionar lazer e qualidade de vida aos participantes.

Resultados:

Aproximadamente 100 pessoas participaram da aula, que ocorre uma vez por semestre, no sábado, de 8:00 h às 12:00 h.

 

GINÁSTICA PARA CRIANÇAS

Atividades Desenvolvidas:

- Ginástica em forma de circuito com materiais variados, música, danças e brincadeiras.
- Apresentação divertida de encerramento das atividades feita pelos acadêmicos.
Como o evento é semestral temos em média 120 a 130 crianças, de 6 a 14 anos, por evento.


Objetivos:

Mostrar às crianças a importância do esporte e da atividade física, promover a integração e proporcionar um momento de lazer com qualidade e orientação técnica.


Resultados:

Atendidas 130 crianças no projeto, que é realizado uma vez por semestre, na terça-feira, de 8:00 h às 12:00 h.

 

TROTE SOCIAL (1º e 2º semestres)

Atividades Desenvolvidas:

Arrecadação de alimentos não perecíveis e bolsas de sangue.


Objetivos:

Trocar o tradicional “trote dos calouros” pelo “trote social”, a fim de despertar noções de cidadania, respeito e solidariedade.

Resultados:

Dois mil e quinhentos quilos de alimentos não perecíveis e cento e oitenta bolsas de sangue.

 

ESAG – Escritório de Assistência Gratuita

Atividades Desenvolvidas:

Orientação e Acompanhamento de processos judiciais para a população carente.

Objetivos:

Proporcionar um atendimento jurídico de qualidade para pessoas de baixa renda.


Resultados:

Mais de 150 atendimentos no último semestre; aproximadamente 15 processos em andamento e 30 processos aguardando documentação ou retorno dos clientes.

 

UNIVERSIDARTE – ARTE POR TODA PARTE

Atividades Desenvolvidas:

Exposição de arte nos corredores dos campi da FESBH. Premiação para os vencedores por júri técnico e popular.


Objetivos:

Criar um espaço para a exposição e a visitação artística em Belo Horizonte. Proporcionar aos artistas um espaço democrático para exposição dos seus trabalhos.


Resultados:

Visitação de 4500 (quatro mil e quinhentas) pessoas, adultas e crianças.

 

PRÊMIO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Incentivo aos melhores alunos

A seguir, apresentamos o Regulamento do Prêmio Carlos Drummond de Andrade de Incentivo ao Desempenho Acadêmico, aberto à participação de todos os alunos da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte e que premia os estudantes com os melhores desempenhos acadêmicos em cada semestre.


Categoria Melhor Desempenho em toda a Faculdade

1 - O prêmio principal será outorgado ao melhor aluno da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte e se constitui em um subsídio integral, ou seja, equivalente a 100% do valor das mensalidades no semestre subsequente à apuração. Para o segundo lugar, haverá um prêmio de 50% de subsídio no mesmo período.

 

2 - O critério de julgamento será baseado no mais alto índice de desempenho acadêmico, definidopela seguinte fórmula:

DA = M + (CH x 10)

               CHT 

Onde:

DA = Índice de desempenho acadêmico;
M = Média de AV1 e AV2;
CH = Carga horária semestral do aluno;
CHT = Carga horária total da grade regular das disciplinas no período.

2.1 - Não participarão do Prêmio os alunos que tenham feito prova de segunda chamada no semestre.

2.2 - As notas e a carga horária atribuídas à disciplina de Estágio Supervisionado não serão computadas para efeito do Prêmio

3 - Em caso de empate, serão considerados os seguintes itens para a escolha final de um único vencedor:
- índice de freqüência no semestre;
- melhor média de AV1 e AV2 no semestre anterior.

4 - Para concorrer, o aluno deverá estar em dia com suas obrigações contratuais e com o pagamento das mensalidades.

5 - Juntamente com a divulgação dos premiados, será divulgada a lista com os 10 primeiros classificados gerais.


Categoria Melhor Desempenho por curso

1 - Será concedido subsídio, no valor equivalente a 50% das mensalidades do semestre subseqüente, aos alunos que obtiverem o melhor índice de desempenho acadêmico em cada curso. Para o segundo lugar em cada curso será concedido um subsídio de 25% sobre as mensalidades do semestre seguinte, sempre levando-se em conta que só concorrem os alunos que tiverem sua situação financeira devidamente regularizada. O prêmio será concedido aos melhores desempenhos de cada curso, obedecendo ao mesmo critério de julgamento da categoria anterior (Melhor Desempenho em toda a Faculdade).

 

2 - Os prêmios não são cumulativos: o aluno que obtiver o melhor desempenho em toda a Faculdade e o melhor desempenho em seu curso específico receberá o prêmio maior. Os prêmios serão divulgados pela Faculdade no primeiro mês de cada semestre letivo.

 

HOJE É DIA DE FEIRA

a Feira de Arte e Artesanato acontecerá todas as quartas-feiras, em parceria com a Administração Regional Oeste. Além do caráter social que reveste o evento, a proposta é divulgar a Estácio de Sá junto à comunidade, principalmente nos bairros que integram a Regional Oeste.

 

Paralelamente, ocorrerá também a Feira de Produtos Orgânicos das 14h00 às 19h00 no mesmo espaço.

 

As feiras são abertas à comunidade universitária e a toda comunidade. Assim, gostariamos de estender o convite para familiares, amigos e outras pessoas de suas relações.

 

Feira de Arte e Artesanato da Silva Lobo - Unidade Estácio de Sá de Belo Horizonte
Artesanato, roupas, gastronomia, adereços para casa, etc...
Toda quarta-feira de 16h00 às 22h00. ABERTA AO PÚBLICO
Local: Corredor Cultural JK (atrás da Casa de Cultura)
Uma parceira com a Administração Regional Oeste

 

Feira de Produtos Orgânicos
Hortaliças, legumes, frutas, etc..
Toda quarta-feira de 16h00 às 21h00. ABERTA AO PÚBLICO
Local: Corredor Cultural JK (atrás da Casa de Cultura)
Uma parceira com a Minas Orgânica

 

FÁBRICA SOCIAL GERA RENDA E RESGATA CIDADANIA

Faculdade Estácio de Sá é uma das parceiras da Asmare no projeto que transforma cidadãos marginalizados em empreendedores. Gerar emprego e renda e resgatar a cidadania de pessoas que vivem à margem da sociedade. Esse é o principal objetivo do Projeto Fábrica Social, realizado pela ASMARE - Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável - em parceria com a Faculdade Estácio de Sá, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável - INSEA e a Pastoral de Rua , e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. O projeto consiste na qualificação e treinamento de ex-moradores de rua, desempregados, ex-catadores e filhos de catadores de lixo de Belo Horizonte, com cursos de capacitação em corte e costura, gestão do empreendimento e cidadania.

 

Parceria antiga

A Estácio de Sá é parceira da Asmare no Projeto Fábrica Social desde o inicio e também apóia outras iniciativas da Associação, como o Festival Lixo e Cidadania, que tem a sua 6ª edição prevista para o inicio do próximo semestre. A Estácio também contribuiu para a elaboração do cardápio do restaurante Reciclo Asmare Cultural e do cardápio e plano de negócios da nova unidade do restaurante, recentemente inaugurada na Rua da Bahia. Outro projeto de cooperação é a coleta seletiva nos campi da Faculdade, já operando com excelentes resultados.