Logo Estácio


Infraestrutura

 

Conheça a infraestrutura do Campus Juiz de Fora:

O Campus

O campus é localizado em área de fácil acesso com a principal avenida da cidade. É ao lado de um grande supermercado da região. Não podemos deixar de destacar a vasta área verde em torno do campus propiciando interação com a natureza.

 

Salas de Aula

Dispomos de 56 salas de aulas amplas e climatizadas para o melhor conforto de nossos alunos.

 

2 Auditórios

Os Auditórios são palco de seminários, palestras, congressos, feiras, recitais, trabalhos e outros eventos. No campus Juiz de Fora, cada um dos dois auditórios tem capacidade para receber confortavelmente públicos de até 100 e 150 pessoas. São equipados ainda com climatizadores e recursos de áudio e vídeo.

 

Biblioteca

A Biblioteca disponível para a unidade Juiz de Fora possui um espaço físico de 465,3m2 com capacidade de atendimento para 180 usuários por vez. Seu ambiente é composto por 1 balcão de atendimento, 1 sala de processamento técnico, amplo salão do acervo, amplo salão de leitura, 12 cabines de estudo individual, 6 salas de estudo em grupo e 2 salas de vídeo.

Seu acervo é composto por livros, CDs, periódicos, folhetos, monografias, teses, dissertações e vídeos, totalizando 8426 títulos e 29986 exemplares de livros.

A Biblioteca dispõe de:

- Rede Wireless, com banda larga gratuita;

- Serviço de elaboração de ficha catalográfica para alunos;

- Biblioteca Virtual;

- Sistema informatizado integrado para gerenciamento e circulação do acervo.

- Sistema DOSVOX para portadores de deficiência visual.

A biblioteca é aberta à comunidade em geral para consultas e permite o empréstimo domiciliar aos discentes, docentes e administrativos, conforme norma de utilização.

 

INFORMATIZAÇÃO:

Todas as bibliotecas da Estácio utilizam o Sistema Integrado Pergamum, plataforma informatizada de gerenciamento de acervos presente em mais de 220 instituições, que permite a realização das principais funções de uma biblioteca, desde a aquisição ao empréstimo, além da Rede Pergamum, constituída pelas instituições usuárias do sistema, com finalidade de oferecer de forma global aos bibliotecários, melhoria de serviços e cooperação no tratamento e compartilhamento de informação. No tratamento técnico do acervo é utilizada a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e a NBR 6023:2002 da ABNT.

A Biblioteca oferece aos usuários terminais de consulta do material bibliográfico através do título, autor ou assunto.

POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO:

A implantação das políticas institucionais de atualização do acervo no âmbito dos cursos oferecidos se dá com o apoio da Política de Aquisição, Expansão e atualização do acervo.

 

:: Política de Biblioteca

 

Laboratório de Informática

Os laboratórios de informática são constantemente atualizados com novos softwares para que professores e alunos tenham em mãos as melhores ferramentas de ensino de cada especialidade. São equipados com máquinas de tecnologia da HP e Semp Toshiba e também climatizados.

 

Laboratórios de Saúde

Compostos por nove laboratórios e uma sala de apoio acadêmico, os cursos da área de saúde da Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora evoluem progressivamente com altos índices de modernidade e tecnologia. Além das aulas práticas e teóricas com o auxílio do professor, os laboratórios estão disponíveis de segunda a sexta-feira em horário integral para que os alunos possam realizar pesquisas e grupos de estudo. Os cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, odontologia e psicologia utilizam os laboratórios para as disciplinas Anatomia, Microbiologia, Parasitologia, Embriologia, Histologia, Química, Semiologia, Patologia, Genética, Bioquímica, Fisiologia e Biofísica.

 

A sala de apoio acadêmico é utilizada apenas por professores e funcionários. Destina-se ao preparo de soluções químicas para o andamento das aulas práticas. O Laboratório Multidisciplinar de Anatomia é composto por equipamentos modernos e fatores de biossegurança, necessários para seu bom funcionamento e tranquilidade dos alunos.

 

O Laboratório de Microscopia é equipado com cerca de 28 microscópios modernos. O aluno pode administrar as aulas, uma vez que são disponibilizadas, aproximadamente, 4 mil lâminas, sendo elas de parasitologia, morfologia e patologia. A sala também dispõe de um microscópio integrado à TV, o que possibilita, em caso de dúvida, que todos os alunos possam estudar o material ao mesmo tempo.

 

O mais complexo dos laboratórios é o de Bioquímica e Microbiologia. Ele requer maior cuidado e biossegurança. Por isso, é equipado por um chuveiro com lava-olhos de emergência, fazendo com que as aulas práticas sejam dadas com total segurança. 

 

Os alunos de Enfermagem ainda contam com um laboratório exclusivo - Cuidados com a Enfermagem, onde aprendem a cuidar de um paciente simulando situações com uso de bonecos. Entre os diversos materiais utilizados para as aulas, este laboratório é composto por bonecos alemães. Eles são associados a um programa que possibilita ao aluno poder aplicar suas técnicas, evitando erros no paciente e melhorando a prática. Os estudantes aprendem a aferir pressão, frequência cardíaca e respiratória, fazem exames de mamas, ou seja, todos os cuidados básicos e necessários para atender aos futuros pacientes. Esse é um laboratório que simula uma enfermaria, juntando teoria e prática e cuidando da preparação e boa formação do aluno para, mais tarde, enfrentar a realidade dentro de um hospital.

 

Laboratórios de Comunicação (Produção Radiofônica, Redação, Produção Gráfica e Fotografia)

O laboratório de redação e produção gráfica conta com 26 computadores tipo PC, Pentium IV, com HDs de 40Gb no mínimo, memória de 512Mb e placas de vídeo de 64Mb on-board. Todas as máquinas estão em rede e possuem acesso à Internet. Os seguintes programas estão instalados nestas máquinas: Windows XP, Office 2003, Photoshop, Corel Draw, Indesign e ainda outras ferramentas gráficas necessárias às diferentes produções desenvolvidas nas disciplinas do curso de Comunicação Social e suas habilitações: Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

O Laboratório de Rádio é destinado aos alunos do curso de Comunicação Social, onde exercitam os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 

Todos os recursos que um estúdio de rádio moderno precisa estão no laboratório. As programações são transmitidas e editadas com tecnologia digital, além dos seguintes equipamentos:

• seis microfones que permitem a realização de entrevistas e debates

• caixas de som externas ao estúdio, para que as demais pessoas dentro do laboratório possam acompanhar os trabalhos

• linha telefônica, que garante ligação e gravação simultâneas

• entradas para MP3, CD, MD e fita cassete, entre outros

 

O Laboratório de Fotografia da Estácio/JF conta com amplo espaço físico de 55 metros quadrados e tecnologia de ponta para proporcionar atividades práticas de qualidade para seus alunos. Além das disciplinas específicas de fotografia, o laboratório atende a demandas externas através das Agências de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Faculdade. Com o suporte de um aluno-monitor, imagens analógicas e digitais podem ser reproduzidas e tratadas. Entre os equipamentos disponíveis estão scanner de negativos, ampliadores de fotos, duas câmeras digitais e duas analógicas, entre outros.

Possuímos também um laboratório de Macintosh que possibilitam grande ganho aos alunos nos trabalhos com imagens, desenvolvimento 3D, entre outros.
 

Laboratórios e Clínicas de Odontologia

Duas amplas clínicas com mobiliário e equipamentos novos, laboratórios novos com equipamentos de última geração a exemplo do laboratório de radiologia com equipamento que radiografa 360º em alguns segundos.

Toda tecnologia e conforto dos laboratórios e clínicas da odontologia tem tornado nosso curso o mais procurado da região.

 

 

Agências de jornalismo e publicidade e propaganda

A Agência de Jornalismo prepara os estudantes para a prática profissional e para o mercado de trabalho. Nela, os alunos aprendem técnicas para elaboração de pautas, apuração, redação, diagramação e edição de periódicos impressos e de mídia web. É o DNA da área de comunicação empresarial (assessoria de imprensa, comunicação interna e externa) com a prática jornalística desde os primeiros períodos da vida acadêmica.

Os colaboradores produzem matérias para jornais parceiros da Estácio e, internamente, produzem textos para o site da Instituição e para o Informe Estácio.

Formado por uma equipe de alunos bolsistas, a agência conta com um professor do curso que coordena e orienta todo o trabalho. A escolha da equipe se dá por meio de processo seletivo e podem participar alunos a partir do 2º período.

A Agência Experimental de Publicidade e Propaganda possibilita aos alunos vivenciar a realidade do mercado de trabalho. Desde sua inauguração, em 2004, foram desenvolvidos dezenas de projetos, entre campanhas publicitárias e identidades visuais para clientes de Juiz de Fora e região. A agência também desenvolve campanhas internas, como a divulgação das semanas acadêmicas e dos projetos de pesquisa e extensão. Os colaboradores da agência possuem funções estabelecidas de acordo com cada departamento de uma empresa real. Eles dispõem de computadores e softwares de design para o desenvolvimento dos trabalhos e são orientados permanentemente por um professor do curso de Publicidade e Propaganda.

A seleção de novos estagiários é feita semestralmente por meio de uma prova da disciplina Introdução à Publicidade e Propaganda e é aberta a todos os alunos a partir do 2º período. 

 

Estúdio de TV

O Laboratório de Televisão é todo isolado acusticamente e possui ar condicionado central. Este laboratório está dividido entre estúdio e switcher, o estúdio conta com um grid de luz para até 40 refletores, entre fresneis e abertos, câmeras de 3CCDs, microfones de lapela sony, microfones de mão sennheiser, fones Denon, Tripés de câmera Mattedi e monitor de 29". A ilha de edição trabalha com sistema linear e não-linear, mesa de corte digital, console de áudio mackie, Ilha de edição DELL com sistema AVID Liquid 7.0, VTs SONY e monitor de PGM de 29".
 

Perto do Campus

 
  -21.783173159120704,-43.337674140930176,15

Juiz de Fora

Av.presidente João Goulart N° 600,,

PRESENCIAL