Logo Estácio


Infraestrutura

 

O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, a fim de dar condições para a implementação de práticas acadêmicas que contribuam para a qualificação do seu egresso, e para o benefício social, disponibiliza uma organização estrutural com condições para atender à demanda acadêmica. Todo o ambiente físico do Centro Universitário propicia ao processo de ensino-aprendizagem um diferencial em termos de qualidade. As salas de aula, salas especiais, auditórios e recursos audiovisuais estão condizentes com as propostas pedagógicas.

Também neste contexto encontra-se a Biblioteca, com intenções claras de um espaço disseminador de informações. Sua atualização e adequação ocorrem de forma permanente, sendo fundamental a promoção da avaliação continuada da bibliografia básica de todos os cursos. A tecnologia de informação para acesso a redes é condição necessária para a qualidade de ensino desejada.

O mesmo ocorre com os Laboratórios disponibilizados para os diferentes cursos, que também estão em consonância com as necessidades apontadas nos Projetos Pedagógicos e são permanentemente atualizados no que diz respeito a novas tecnologias e equipamentos. As políticas dos laboratórios de informática, bem como dos laboratórios específicos são regidos por regulamentação própria, que descrevem: atualização, conservação, atribuições dos alunos e professores.

Área Física do Campus

O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora (MG) está localizado numa área total de 10.857,92m² construídos. As instalações físicas são adequadas, contando com mobiliário novo e padronizado, com a presença de terminais de consulta à Internet aos professores, salas de reuniões adequadas e arejadas e uma boa infraestrutura de apoio discente (Secretaria de Alunos, Coordenação de Curso, Apoio Psicopedagógico e Biblioteca). A Sala de Professores apresenta-se bem localizada no primeiro pavimento do prédio, equipada com mesas, armários e computadores. Além disso, a Sala de Professores dispõe de 02 sanitários (masculino e feminino) e uma copa para utilização exclusiva dos docentes.

Os corredores e áreas livres são sistematicamente limpos. As instalações sanitárias possuem pisos, paredes e aparelhos lavados e desinfetados. Toda a estrutura da Unidade é adaptada a portadores de necessidades especiais, incluindo sanitários, elevador e estacionamento. Além disso, a Instituição conta com um sistema interno de monitoramento de câmeras e um sistema de alarmes antifurto, com monitoramento remoto por empresa especializada em segurança.

  área de lazer e de conveniência pode ser compartilhada por toda a comunidade acadêmica, possui pátio coberto e praça de serviços, com bastante conforto.

As instalações sanitárias destinadas tanto ao corpo docente como aos alunos e funcionários são limpas, de fácil acesso e compatíveis ao número dos usuários.

 

 

Salas de Aula

O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora (MG) está localizado numa área total de 10.857,92 m² construídos, com 54 salas de aula com capacidade para até 60 alunos. As salas de aula da Instituição apresentam-se em sua totalidade climatizadas, com boa iluminação natural e artificial, contando com pintura nova, quadros brancos e carteiras estofadas, proporcionando conforto e satisfação aos alunos e professores.

 

Instalações Administrativas

As instalações administrativas e acadêmicas são adequadas, contando com mobiliário novo e padronizado, com a presença de terminais de consulta à Internet aos professores, salas de reuniões adequadas e arejadas e uma boa infraestrutura de apoio discente (Secretaria Geral, Coordenação de Graduação Presencial, Coordenação de Graduação EAD, Coordenação de Pós-graduação, Sala de Matrícula).

 

Sala de Professores

A Sala de Professores apresenta-se bem localizada no prédio, equipada com mesas, armários e computadores. Além disso, a Sala de Professores dispõe de 02 sanitários (masculino e feminino) e uma copa para utilização exclusiva dos docentes.

 

Instalações para as Coordenações de Curso

A sala das Coordenações de Curso está localizada no 1o andar da Instituição, numa área de aproximadamente 89,77m2, com boa ventilação e ar-condicionado, além de boa iluminação. Cada Coordenador conta com um computador ligado em rede ao de todos os demais Coordenadores e setores da Instituição.

 

Auditório/Sala de Conferências

O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora conta com dois auditórios: o Guimarães Rosa, com capacidade para 120 lugares e com o Auditório Rachel de Queiroz com capacidade para 250 pessoas, equipados com aparelhagem de som e projetores fixos de imagem.

 

Instalações Sanitárias

As instalações sanitárias possuem pisos, paredes e aparelhos lavados e desinfetados.

 

Condições de Acesso para Portadores de Necessidades Especiais ou Mobilidade Reduzida

Toda a estrutura da Instituição está adaptada para portadores de deficiência, incluindo sanitários, elevador e estacionamento, conforme Decreto nº 5.626/2005.

 

Infraestrutura de Segurança

A Instituição conta com um sistema interno de monitoramento de câmeras e um sistema de alarmes antifurto, com monitoramento remoto por empresa especializada em segurança.

 

Laboratórios

No primeiro andar da Instituição encontram-se quatro laboratórios de informática que ficam à disposição dos discentes e da comunidade de Juiz de Fora de 07:30 às 22:40 (de segunda a sexta-feira) e de 08:00 às 18:00 (aos sábados).

Responsáveis pelos Laboratórios de Informática

Analista de Sistemas:

Nome: Cristiano Márcio de Araújo 

Analista de Suporte:

Nome: Evandro de Mendonça Paes

 

ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DOS LABORATÓRIOS

I - Propor aos órgãos executivos da Instituição providências necessárias à melhoria dos laboratórios;

II - Auxiliar na avaliação dos trabalhos promovidos nos laboratórios,

III - Colaborar com os demais órgãos acadêmicos na sua esfera de atuação;

IV - Orientar as atividades discentes;

V - Manter integração com os diversos laboratórios do curso;

VI - Elaborar os horários e encaminhá-los aos professores competentes e àcoordenação do curso;

VII - Elaborar documentos técnicos;

VIII - Elaborar mapas de carga horária e prover a alocação discente;

IX - Manter a Coordenação sempre informada dos problemas e necessidades do setor;

IX- Desempenhar outras atividades que, por sua natureza, lhe sejam afetas.

 

Laboratórios Específicos

Núcleo de Prática Jurídica – NPJ

O Núcleo de Prática Jurídica é órgão de execução do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório do Curso de Direito, subordinado academicamente, à Coordenação do Curso de Direito.

Para a realização das atividades de prática jurídica, o Núcleo de Prática Jurídica funciona em instalações dentro do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, sendo dirigido por um Coordenador Jurídico, responsável pela supervisão e funcionamento.

Núcleo de Comunicação e Artes

Laboratório (Estúdio) de Rádio

O Laboratório de Rádio está dividido entre estúdio/sala técnica e sala de aula. O estúdio está isolado acusticamente com revestimento em espuma “Sonex®” e conta com: dois computadores para edição de áudio, Pentium®Intel IV, de 3.0 Ghz, 512MB de RAM, disco rígido de 80Gb, placa de captura de áudio Sound Blaster 24bit Advanced HD e software SoundForge 7.0. São quatro microfones Shure, quatro pedestais de mesa articulados, quatro fones de ouvidos, uma mesa de controle de 24 canais e quatro subgrupos, chave híbrida para duas linhas telefônicas,um reprodutor de CD, CDJ duplo DENON, um tape-deck duplo; dois MD SONY player e recorder; um compressor, dois monitores de áudio internos; dois monitores de áudio externos. Conta, ainda, com uma medusa de seis canais para mesa de debates e gravadores portáveis para reportagens externas.

Laboratório (Estúdio) de Televisão

O Laboratório de Televisão está dividido entre estúdio e Switcher/Ilha de edição. O estúdio, juntamente com a ilha, ocupa uma área de 105m² e conta com um projeto de isolamento acústico com camadas de madeira e revestimento em espuma “Sonex®”. No estúdio, há um parque de luz com capacidade para até 40 refletores em 220v e mais 10 pontos de apoio em 110v. Conta também com fundo infinito, blue key, ar condicionado central, uma medusa de 06 canais e um monitor de 29 polegadas.

Estúdio de Fotografia

O Estúdio funciona em uma sala de 30,78m² e possui os equipamentos necessários ao seu pleno funcionamento: armário em aço, cabeça para tripé, cadeiras, cartão de memória, eixo para suporte de fundo infinito, flash digital studio, flash para câmera, kit de fundo móvel atek para estúdio fotográfico, lentes NIKON, câmeras NIKON, mesa para still fluorescente, pedestal tipo girafa para câmera ATEK, rádio flash, rebatedor, receptor avulsos de flash, softbox, sobrinha rebatedora, tripé para câmera.

Laboratórios de Redação e Produção Gráfica I e II

Os Laboratórios de Redação e Produção Gráfica ocupam salas com de 55,04 m² e funciona com 26 computadores cada, conforme descritivo abaixo. São espaços laboratoriais que atendem a todos os cursos do Núcleo de Comunicação e Artes: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Design de Moda. Todas as máquinas estão em rede e com acesso à internet.

Laboratório de Macintosh

Em 2011, a infraestrutura do Núcleo de Comunicação e Artes foi enriquecida pela montagem do laboratório de Macintosh, Laboratório de Multimídia em Plataforma Macintosh (localizado no primeiro andar da unidade), implementado ao final do primeiro semestre de 2011, visa dar aos alunos conhecimento e ferramental técnico aplicado em ambientes Apple-Macintosh, que são largamente utilizados nas empresas do mercado do eixo Rio-São Paulo, sendo estes centros urbanos possíveis destinos para os graduandos na área.

Agência Experimental de Jornalismo (Laboratório de Jornalismo)

A Agência Experimental de Jornalismo funciona numa sala de 30,78m², no horário das 8h às 12h e das 14h às 21h, e possui os equipamentos necessários ao seu pleno funcionamento: armário, arquivo de aço, mesa de reunião, bancada de trabalho, telefone, computadores com acesso à internet e em rede com os demais laboratórios, impressora jato de tinta, softwares relacionados ao curso, estante para consulta de informativos, área para cursos de capacitação ou trabalhos de grupos, além de exposição de produções dos alunos de Jornalismo e material de consumo diário.

Agência Experimental de Publicidade e Propaganda

A Agência Experimental de Publicidade e Propaganda visa inserir os alunos, desde os primeiros períodos do curso, à rotina de uma agência de publicidade, capacitando-os para o mercado. Desta forma, na Agência Experimental de Publicidade e Propaganda, o discente do curso de Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda - desenvolver as técnicas e teorias da publicidade, participando ativamente de todo o processo que envolve a promoção de produtos, pessoas, serviços, lugares, ideias, empresas ou instituições, com análise de mercado e estudo da adequação da linguagem.

Escritório Modelo de Design Gráfico

O Escritório Modelo de Design Gráfico é parte integrante do complexo de laboratórios do Curso de Design Gráfico do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora e consiste em um espaço acadêmico destinado ao desenvolvimento laboratorial de ações e projetos relacionados ao design gráfico, próprios da atividade profissional do designer gráfico.

Sala de Tráfego

Localizado próximo aos laboratórios, este espaço é destinado ao controle de reservas, entrada, saída e armazenamento dos equipamentos dos Laboratórios de Comunicação. Esta sala conta com bancada para teste de equipamentos, armários fechados, estantes, computador e telefone. No ambiente, o técnico responsável pelos laboratórios organiza e presta manutenção aos equipamentos.

Laboratório de Desenho de Observação e Artístico 

Esse Laboratório atende especificamente ao curso de Design Gráfico, e tem o atributo de oferecer maior liberdade às práticas voltadas não só ao desenho como também a oficinas e workshops oferecidos em Semanas Acadêmicas. Nesse Laboratório, o aluno tem contato com a iniciação ao gosto estético, essa grande importância atribuída ao LAO (Laboratório do Olhar) apresentado em Processo de construção/evolução da Matriz Curricular. Esse laboratório conta com um espaço de 61,5 m2, 4 bancadas com 2,70m x 1,60m para desenho, 24 banquetas e 2 armários altos. 

Laboratórios do Curso de Design de Moda

Ateliê de Desenho

Localizado no terceiro andar, tem o objetivo enriquecer e instrumentar o olhar para a leitura e construção da imagem. Por meio da observação de modelo-vivo, objetos, roupas, tecidos e acessórios são exercitados diversos aspectos do desenho: linha, massas, texturas, composição, proporção, luz e sombra e perspectiva. Além disso, há a experiências de desenho com materiais como grafite, guache, pastel, aquarela, nanquim, e diferentes suportes.

Laboratório de Confecção

Localizado no terceiro andar, tem o objetivo de fornecer apoio para as disciplinas de “Modelagem” e “Tecnologia de Confecção”, concentra, no caso do maquinário, as máquinas overlock (e uma Singer reta). O espaço pode ser utilizado para confecção de trabalhos dos alunos, criação de protótipos visando a atender possíveis demandas externas (projetos extensão), confecção de croquis, utilizando, para isto, qualquer tecido, seja ele plano e/ou malharia.

Laboratório de Criação em Vestuário e Acessórios

Localizado no terceiro andar tem o objetivo de fornecer apoio para as disciplinas de “Laboratório de Criação” e “Desenho Técnico”, concentra as atividades de inovação tecnológica, tanto no que diz respeito a novos materiais, quanto a novos processos. Além do vestuário, também são realizados processos criativos quanto a máscaras, casquetes, flores, colares, chapéus, bolsas, dentre outros.

Laboratórios de Modelagem

São utilizados para as aulas práticas de desenvolvimento da modelagem plana e protótipos de peças básicas do vestuário feminino e masculino, ampliação e redução de moldes etc.

Ateliê de Moda, Criação e Estilo

Localizado no terceiro andar, esse Ateliê se propõe a gerar produção discente orientada, direcionada para a prestação de serviços a organizações públicas, privadas e da sociedade civil, fortalecendo o relacionamento da Instituição com o ambiente social.

Laboratório de Redes de Computadores

O Laboratório de Redes ocupa uma sala com cerca de 55,04 m² e funciona com 26 microcomputadores e softwares específicos das diversas áreas de conhecimento do curso oferecido pela Instituição.

Laboratório de Infraestrutura e arquitetura de Redes

O Laboratório de Infraestrutura e Arquitetura de Redes ocupa uma sala com cerca de 55,04 m² e funciona com Racks, Computadores, cabeamentos, antenas wireless entre outros equipamentos e insumos determinantes da área de conhecimento do curso de tecnologia em Redes de Computadores.

Laboratórios da Saúde

Sala de preparo 

Esta sala de apoio dos Laboratórios de Saúde tem o intuito de dar suporte para as aulas práticas a serem ministradas, bem como confecção de placas de microbiologia e imunologia, reagentes analíticos e soluções fisiológicas, da mesma forma local para esterilização de vidraria e material biológico.

Clínica de Fisioterapia

(Fisioterapia cardiovascular, fisiologia do exercício, lazer e recreação sociocultural, ritmo e movimento, dança e coreografia, atividades em academia, medidas e avaliação e exercício físico e esporte para grupos especiais).

Este laboratório multidisciplinar está equipado com macas de cabeceira regulável, eletrocardiógrafo, esteira elétrica, negatoscópio, espelhos, bolas de reabilitação, bastões e materiais de recreação, steps, colchonetes, cama elástica, caneleiras, alteres, som ambiente (toca CD), microcomputador, dinamômetros, escada de madeira desmontável, rampa de madeira, avaliador de perfil sanguíneo, lancetador, bicicleta mecânica, goniômetros, adipômetros, pedômetro, estadiômetro de parede, software de avaliação física Galileu, bem como materiais de uso e consumo.

Laboratório de Semiologia I e II

Estes laboratórios multidisciplinares está equipado com camas Fawler, negatoscópios, manequins simuladores, laringoscópio, instrumentais de procedimentos hospitalares e materiais de consumo como luvas, seringas, cânulas, scalp e cateteres e outros. 

Laboratório Multidisciplinar I

(Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Microbiologia e Imunologia)     

Este laboratório multidisciplinar está equipado com bancadas adaptadas com sistema de água e chama. Equipamentos de segurança coletivo (EPC), quadro branco, capela de exaustão, estufa de incubação, balança de precisão, espectrofotômetro, contador de colônia, centrifuga, vidraria completa, bem como materiais de suporte para as práticas laboratoriais.

Laboratório Multidisciplinar II

(Genética, Histologia, Parasitologia e Patologia)

Este laboratório multidisciplinar está equipado com microscópios binoculares e um microscópio trinocular com câmera ligada a TV, quadro branco e um conjunto de laminário de morfologia, parasitologia, patologia e peças de entomologia.

Laboratório de Anatomia Humana I e II

(Modelos Anatômicos, Peças Cadavéricas e Simuladores)

Este Laboratório multidisciplinar está equipado com macas de aço inox adaptadas para peças anatômicas secas e molhadas (formalizadas) com capacidade de acomodação para até seis cadeiras e quadro branco.

Laboratório de Anatomia Humana I e II

(Modelos Anatômicos, Peças Cadavéricas e Simuladores)

Este Laboratório multidisciplinar está equipado com macas de aço inox adaptadas para peças anatômicas secas e molhadas (formalizadas) com capacidade de acomodação para até seis cadeiras e quadro branco.

Laboratório Multidisciplinar III

(Anatomia Palpatória, Cinesiologia e Biomecânica, Cinesioterapia, Fisioterapia nas Afecções Musculoesqueléticas, Recursos Terapêuticos Manuais e Fisioterapia Reumatológica)

Laboratório Multidisciplinar IV

(Fisioterapia Pneumofuncional, Neurofuncional, Métodos e Técnicas de Avaliação e Fisioterapia Hospitalar)

Este laboratório multidisciplinar está equipado com divãs baixo, máquina de gelo, escada de canto, espaldar, barra paralela, bicicleta ergométrica, bolas de reabilitação, espelhos emoldurados, tatames, rolos de posicionamento, triângulo em espuma, incentivadores respiratórios, sharker, acapella, mesa ortostática elétrica, kit EPAP, faixas elásticas, bem como materiais de avaliação como estadiômetro, fita métrica, aparelho de pressão e estetoscópios, órteses, caneleiras, alteres e outros.

Laboratório Multidisciplinar V

(Eletrotermofototerapia, Fisioterapia Ginecológica e Obstétrica)                                                                      

Este laboratório multidisciplinar está equipado com macas de madeira, macas com encosto regulável, biombos, microcomputador, negatoscópios e equipamentos para recursos eletrotermofototerápicos como laser, ultrassom, micro-ondas, micro corrente, perina, tens e fes, corrente russa, ultravioleta, infravermelho e banho de parafina. Da mesma forma equipamentos de ginecologia e um eletromiógrafo.

Clínica de Odontologia

As Clínicas de Odontologia da Instituição funcionam num espaço de 326,65m2 e possui, entre outros equipamentos, 50 cadeiras odontológicas, 2 compressores, 7 aparelhos de raio x e 18 simuladores, além de bancadas, mesas, armário e prateleiras.

Laboratório de Radiologia

O laboratório de Radiologia conta com 7 aparelhos de raio x e 1 aparelho de raio x panorâmico 360º com impressora.

Laboratório Multidisciplinar VI

O curso de odontologia ainda dispõe dos laboratórios de Escultura Dental, Oclusão, Periodontia, Ortodontia e Dentística, com recursos de última geração, além de bancadas, mesas, armários e prateleiras.

Laboratório de Ensino e Práticas Experimentais

 O Laboratório de Análises e Medidas em Psicologia ocupa uma sala com cerca de 55,04m² e conta com armário em aço, desktop com monitor, detector de mentiras, Kit Quality Cutaneous Sesnsitivity, quadro branco, teste para daltonismo, visual perception asse sement-psico, weights discrimination-psicologia, carteiras universitárias, sistema de monitoramento

Laboratório de Observação do Comportamento

O Laboratório de Análises e Medidas em Psicologia ocupa uma sala com cerca de 55,04m² e conta com armário, 2 poltronas, microfone direcional, mixer de áudio, câmera e sistema de monitoramento, sofá de 3 lugares, quadro de cortiça, vidro de observação.

Laboratório de Análises e Medidas em Psicologia

O Laboratório de Análises e Medidas em Psicologia ocupa uma sala com cerca de 55,04m² e conta com armário, arquivo em aço, Desktop com monitor, quadro branco e quadro de cortiça.  

Núcleo de Engenharias

Laboratório de Química

Este laboratório está equipado com bancadas adaptadas com sistema de água e chama. Equipamentos de segurança coletivo (EPC), quadro branco, capela de exaustão, estufa de incubação, balança de precisão, espectrofotômetro, contador de colônia, centrifuga, vidraria completa, bem como materiais de suporte para as práticas laboratoriais.

Laboratório Multidisciplinar VII

Este laboratório atende às disciplinas de Física Experimental e Eletricidade e Circuitos e está equipado com bancadas adaptadas energizadas, equipamentos de segurança coletivo (EPC), quadro branco, Conjunto Ondulatória para Ondas Mecânicas no Ar, Som e Cordas, Banco Ótico Plano Catélli com Duplo Feixe, Conjunto de Prova Cilíndricos Metálicos, Conjunto para Hidrostática III, Conjunto Demostrativo de Meios de Propagação do Calor, Conjunto para Dilatação com Gerador Elétrico de Vapor - Dilatômetro, Paquímetro 150mm - precisão 0,05mm, Mola Helicoidal, Micrômetro externo 0-25mm resolução 0,01mm, Cronômetro Digital, bem como materiais de suporte para as práticas laboratoriais.

Laboratório de Desenho Técnico

Este laboratório está equipado com mesas de desenho técnico, quadro branco, banquetas,  mesa e cadeira de apoio ao professor e atende à disciplina de desenho técnico dos cursos de Engenharias de Produção e Civil.

Empresa Júnior da Escola de Negócios

A Empresa Júnior é uma Empresa de consultoria, fundada em 04 de novembro de 2003, criada e administrada por graduandos dos cursos da área de gestão do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, sendo orientados por professores de tempo parcial e integral e profissionais das áreas envolvidas.

Núcleo de Esportes e Lazer

O Núcleo de Esportes e Lazer é um núcleo gerenciado por professores e assistindo alunos de graduação em Educação Física para eventos e projetos de cunho acadêmico e social voltado para a prática e desenvolvimento de atividades físicas.

Está localizado no terceiro andar da instituição e possui mesas, cadeiras, computadores e acessórios e equipamentos destinados aos eventos esportivos desenvolvidos pelo núcleo.

Políticas de manutenção, aquisição e atualização da infraestrutura

O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora dispõe de laboratórios e instalações especiais, que atendem às necessidades dos cursos e que são adequados ao número de usuários, quando do desenvolvimento das atividades acadêmicas. Os discentes contam ainda com o apoio técnicos de laboratórios habilitados para conduzir as práticas conduzidas.

As salas dos laboratórios e instalações especiais têm boa acústica interna, ventilação, com uso de ar-condicionado ou natural, adequada às necessidades climáticas, com iluminação artificial e condições de higiene satisfatórias às ações de ensino.

Em todos os laboratórios há normas de segurança e conservação, especialmente no Núcleo de Laboratórios da Saúde, afinal, são ambientes hostis, pois estão presentes em um mesmo espaço diferentes agentes de risco ao usuário (equipamentos, soluções, micro-organismos, entre outros).

A padronização das ações do serviço de higienização dos laboratórios do Centro Universitário é passo importante para garantir a limpeza das áreas internas e externas - piso, teto, paredes, janelas, portas, bancadas, equipamentos, ar condicionado - recolhimento de lixo e dedetização.

O pessoal técnico-administrativo organiza e controla todos os instrumentos de uso dos laboratórios, apoia os alunos, verifica periodicamente os prazos dos extintores de incêndio, providenciando a troca dos vencidos ou prestes a vencer, e mantém os coordenadores de cursos informados quanto à utilização.

 

 

Perto do Campus

 
  -21.783173159120704,-43.337674140930176,15

Juiz de Fora

Av.presidente João Goulart N° 600,,

PRESENCIAL