Logo Estácio


Sobre a Instituição

Histórico de Implementação e Desenvolvimento da Instituição

A Sociedade Universitária de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte S/S Ltda. - SUDERN, instituição mantenedora da Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN, foi registrada na comarca de Natal nas folhas 173/182 no registro de civil de pessoas jurídicas do livro próprio A nº 75, sob o nº de ordem 5.818. A IES foi aprovada pelo PARECER no.19/2007 do Conselho Nacional de Educação e credenciada pela Portaria do Ministério da Educação no. 206/2007.

A natureza jurídica é uma sociedade simples com fins lucrativos, contrato atualizado conforme o novo código civil, com sede à rua Dr. Hernany Hugo 90, Capim Macio e foro na comarca de Natal. O local escolhido foi um dos maiores prédios da região, tendo funcionado como um shopping anteriormente. A IES tem atualmente uma das melhores estruturas de ensino superior de Natal.

O campus está encravado em uma área próxima à maior zona de preservação ambiental da cidade, em uma avenida de grande efervescência cultural. Em frente à sua entrada principal há linhas de transporte público urbano para todos os bairros da capital Potiguar.

A Mantenedora - Sociedade Universitária de Desenvolvimento Profissionalizante / SUDERN - constitui-se em uma pessoa jurídica de caráter privado. Na fundação da sociedade, houve entre os seus quotistas do capital social uma premissa norteadora que os uniu nesta empreitada: incentivar o desenvolvimento sustentável e solidificado do Rio Grande do Norte mediante o conhecimento aplicado.

A SUDERN solicitou o credenciamento de uma instituição mantida, a Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN, que funciona no mesmo local da mantenedora. A IES foi aprovada pelo PARECER no.19/2007 do Conselho Nacional de Educação e credenciada pela Portaria do Ministério da Educação no. 206/2007.

Ao criarem esta instituição, a visão precípua dos mantenedores foi formatar uma faculdade que valoriza o indivíduo, o HOMEM, descobrindo, incentivando e fazendo aflorar as potencialidades de cada pessoa. Nesta conjuntura, há um pensamento de quebra de paradigma: Quem disse que um fisioterapeuta não pode ser um bom administrador? Um analista de sistemas um bom professor? Ou que os alunos tenham que aprender o que todos aprendem e esquecer de suas individualidades?

Como premissa básica de norteamento, o intuito do modelo de IES, que foi construído, é valorizar as competências de cada indivíduo. A idéia é que os alunos tenham aulas e encontros que desenvolvam os seus conhecimentos, o SABER, que irão fazer deles profissionais mais completos e preparados para um mundo cada dia mais competitivo, aprendendo o FAZER, e primando as suas ações de vida não em TER mas em SER.

Neste ínterim, a FATERN busca em todos os seus atos fornecer ensino de terceiro grau, preservando como fundamento básico a concepção de que, para formar um profissional competente e realmente sintonizado com um mundo em permanente mudança e em contínuo processo de globalização, é preciso estimular o desenvolvimento das habilidades básicas que lhe permita:
  • pensar criticamente sob a realidade que o circunda;
  • ser capaz de argumentar de maneira lógica e convincente;
  • ter um sentimento de inserção e solidarizar-se com vistas à melhoria continua da sociedade em que vive;
  • comunicar-se em mais de uma língua;
  • utilizar o computador e os recursos da Internet sem maiores embaraços;
  • e, principalmente, dominar os conhecimentos básicos de seu campo de atuação profissional, ao mesmo tempo em que domine as noções fundamentais (multidisciplinares) de sua área de conhecimento.

E, dentro do espírito de manter a formação de profissionais capazes de encontrar soluções tanto para questões teóricas maiores como para os problemas do dia-a-dia, integra a filosofia de ensino e a concepção pedagógica da FATERN o suposto de que seus alunos estejam permanentemente expostos ao aprendizado da teoria nas aulas expositivas e ao trabalho prático nas aulas de aplicação, em todas as disciplinas do curso. Dentro dessa perspectiva, a FATERN desenvolve programas de disciplinas muito bem estruturadas, cujos conteúdos programáticos são sempre pensados e trabalhados por especialistas da área.
Para garantir a formação de profissionais com o perfil que deseja, a FATERN seleciona criteriosamente seus docentes, os quais passam por permanente processo de avaliação e treinamento.

MISSÃO INSTITUCIONAL

A Estácio FATERN - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte tem por missão:
 
Educar, produzir e disseminar o saber universal, promovendo a educação de excelência mediante a interação do ensino, pesquisa e extensão de qualidade, formando cidadãos críticos, autônomos e empreendedores.
 
Nessa missão, o homem é o foco maior de interesse, posto que da sua qualidade de sua vida dependa do desenvolvimento da região em que habita. Como característica central dessa missão, a educação para o desenvolvimento da região encerra a razão de ser da Faculdade e materializa os compromissos institucionais com a sociedade brasileira e universal.

 

VISÃO DE FUTURO 

Ser reconhecida no Rio Grande do Norte como uma IES de excelência educacional pela aplicação dos princípios éticos, da inovação, da sintonia com o setor produtivo, da qualidade de ensino, da responsabilidade social e da valorização do ser humano.

 

 

Mantenedora: Sociedade De Excelência Educacional Do Rio Grande Do Norte - SUDERN