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Projeto de Autoavaliação

Projeto de Autoavaliação

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO CONTINUADA PARA 2015

Objetivos (*)

Ações Previstas

Eixo 1 –Dimensão 8 Utilizar os resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão e acompanhar a organização de novo PDI 2015 -2019.

Divulgar o PDI para  toda comunidade acadêmica.

Ampliar a divulgação da missão e dos resultados externos e internos da instituição; com vistas ao fortalecimento da imagem institucional (murais, comunicação oral, divulgação no site);

Os responsáveis pelos setores deverão ampliar a divulgação da missão e PDI e torná-los acessíveis a todos os colaboradores e alunos (murais, site, elaboração de projetos – associando os objetivos aos declarados no PDI);

Os resultados de avaliações externas deverão ser afixados em murais e os coordenadores de cursos deverão realizar reuniões de esclarecimento sobre o desempenho dos alunos no ENADE.

Criar procedimentos de divulgação dos resultados da autoavaliação.

Sistematização dos processos de coleta de dados, critérios de análise e divulgação. Criação de escopo para divulgação dos dados pela internet.- Ação continua ;

EIXO 2 Dimensão 1 e Dimensão 3 No PDI desta IES estão declaradas as diretrizes e a missão da Estácio- FAAC: “Preparar cidadãos conscientes, criativos, competentes e responsáveis que possam viver com dignidade e qualidade, promovendo a auto-realização humana e o espírito empreendedor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bemestar social.” (p.12).
A apresentação detalhada desses objetivos está disposta no PDI e são analisadas no presente relatório de Autoavaliação que por sua vez possibilita a verificação da realização de ações visando o alcance dos objetivos e promovendo a melhoria contínua dos processos e a reformulação de estratégias, metas, assim como criação de novos indicadores.

Dimensão 3
Oferecer atividades extracurriculares de impacto na comunidade e coerentes com as políticas de responsabilidade social constantes dos documentos oficiais. Fortalecer as relações da IES com o setor público, o setor produtivo, o mercado de trabalho e programas de inclusão social. Relações da IES com a sociedade: defesa

Investimento na infraestrutura dos laboratórios; ampliação da política de capacitação docente e administrativa, elaboração de projeto para divulgação dos resultados da avaliação externa; Qualidade, consolidação do sistema de gestão administrativa e acadêmica;

As ações realizadas visando melhorias nesta dimensão foram produtivas, atendendo as expectativas dos profissionais, dentre elas: divulgação da missão institucional, presente na maioria das reuniões com os colaboradores e alunos como também nos murais dos departamentos administrativos, pedagógicos e dos alunos, integração e socialização dos índices obtidos nas autoavaliações propondo sugestões integradas para melhorias das fragilidades e potencialidades.

Realizar ações pedagógicas e administrativas que reconheçam o contexto educacional da instituição e suas necessidades; Conhecer os diferentes contextos, trajetória e costumes da comunidade local; Realizar diversos programas voltados para cidadania por meio de campanhas e projetos sociais; Reestruturar o setor que atende os projetos de Extensão –visitas técnicas.

EIXO 3 Dimensão 2 Desenvolver práticas de investigação científica. Implementar as políticas institucionais de extensão.

Implementação de pós-graduação presencial; promover e manter os cursos de Pós-graduação em lato sensu por meio de políticas para expansão.
Incentivar atividades complementares propostas pelo curso, como: oficinas, cursos, grupos de estudo, palestras, visitas;
Incentivar ações que estimulem a participação discente nos projetos de extensão (cursos, eventos e publicações) e investimento ; Incentivo e práticas de pesquisas e publicações de artigos;

Dimensão 4 e 9
Identificar e compartilhar as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, melhoria das condições de vida da comunidade, ao demostrar com ela o saber que produz e as informações que detém. A avaliação desta dimensão visa a obter conhecimento da política de comunicação, que envolve projetos existentes, procedimentos, canais de comunicação e processos de acompanhamento e avaliação existentes assim como conhecer o alcance da divulgação da instituição.

Aprimoramento e qualidade no atendimento aos discentes da IES é, oportunidades de estágios.

Criar e divulgar email da CPA, para aumentar divulgação e comunicação: cpaestaciodecotia@estacio.br

As ações de comunicação praticadas pela ESTÁCIO COTIA visando à comunidade, buscam coerência com o PDI, uma vez que consideram a importância da parceria entre instituição e sociedade,pressupondo que essa relação proporciona ganhos institucionais, seja por meio de estágios, visitas ou até mesmo por meio da prestação de serviços. Tais ações são continuas.

Ações de apoio de desenvolvimento acadêmico aos discentes e destacam se entre elas o nivelamento e o transporte gratuito para garantir o deslocamento de seus estudantes;
Melhor aproveitamento do S.I.A. (capacitação dos colaboradores para uso da ferramenta (S.I.A.)
Oficinas com rientações aos alunos ingressantes para o uso do sistema, favorecimento para a realização de cursos de formação continuada;
Atendimento, organização de horário e plantões de atendimento, novo layout da secretaria permite melhorias na triagem e ampliação de autoatendimento.
Desenvolvimento de trabalhos em parceria com coordenadores dos cursos de gestão para mapear os processos internos, oportunidades de empregos e Estágios;

Eixo 4 Dimensão 5,6 e 10 As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e do corpo técnicoadministrativo, seu aperfeiçoamento, seu desenvolvimento profissional e as condições de trabalho praticadas pela Instituição estão coerentes com o PDI, obtendo como objetivo principal a manutenção e continuidade ao incentivo da realização de ações neste proposta e implementadas

Ações implementadas como: concessão de bolsa de estudos, incentivo aos cursos de formação continuada, seminários, atividades de capacitação docente e técnico-administrativa. Estas políticas demonstram alterações progressivas alinhadas às necessidades de atualização e crescimento da IES, modificações que, após parecer dos Conselhos Superiores, serão incorporadas ao novo PDI e constituem em ações contínuas em 2013.2 e 2014.1.
Plano de Carreira: a constante preocupação da Instituição em aperfeiçoar todos os mecanismos e ações de progresso do corpo docente e técnicoadministrativo demonstra seu interesse em elevar a qualidade e o comprometimento da Instituição com as pessoas. Oferece programas de atualização constante como o Fórum Docente, Piq (Programa de Incentivo à Qualificação Docente) e a Remuneração Variável para professores que se destacaram no seu desempenho.

Dimensão 6 Melhor aproveitamento, interação com ambiente virtual e apoio pedagógico, como programa Gabaritando:

As ações dos colegiados de curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) efetivaram várias ações com vistas à melhoria do curso e melhor aproveitamento pedagógico dos alunos, tais como: implantação da nova grade que inclui as atividades estruturadas e material didático gratuito, orientações sobre a utilização da Biblioteca Virtual

Dimensão 10 Verifica-se adequação entre a proposta de desenvolvimento da IES, incluindo-se a captação de recursos, e o orçamento previsto, a compatibilidade entre cursos oferecidos e as verbas e os recursos disponíveis, e existe controle entre as despesas efetivas e as referentes às despesas correntes, de capital e de investimento.

EIXO 5 Dimensão 7 Infraestrutura e qualidade para ensino e pesquisa: biblioteca, recursos de informação e comunicação,laboratório está coerente com a especificada no PDI e que, portanto, atende o referencial de mínimo de qualidade;

Aquisição de equipamentos e de expansão, conservação do espaço físico, necessárias à adequada implementação dos programas de ensino, pesquisa e extensão. Ações como; identificar os problemas estruturais, facilitar e melhorar o atendimento ao aluno, captação, manter a permanência dos alunos estão articuladas ao atendimento das necessidades orçamentárias e garantia da segurança das operações financeiras visando ao cumprimento da Missão da Instituição.

Adequação e atualização do espaço físico (laboratórios e equipamentos) das instalações gerais, especificamente nos laboratórios do curso de Enfermagem.

(*) Objetivos e ações integram parte do processo de continuidade da proposta de 2014.