A Faculdade Estácio de Curitiba, desde a sua criação, vem realizando e aprimorando atividades contínuas de avaliação. Aos primeiros mecanismos avaliativos (reuniões pedagógicas e contato estreito com o corpo discente) foram agregados novos instrumentos (questionários respondidos por alunos, professores e coordenadores, e os fóruns de validação de competência profissional) e procedimentos.
Com a instituição da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, foi criada a Comissão Própria de Avaliação (CPA) de caráter deliberativo em relação aos planos, programas e políticas de avaliação institucional.
É responsabilidade dessa comissão coordenar o processo de autoavaliação da IES e integrar as políticas já existentes de avaliação institucional.
As ações realizadas e planejadas, demonstraram a preocupação da IES em tratar a opinião de seus alunos e colaboradores de maneira séria e efetiva. Diversas dessas ações tornaram-se contínuas, o que a Faculdade acredita ser de suma importância tendo então que repetí-las periodicamente, como principais itens destacam-se: intensificar o relacionamento com instituições públicas e privadas; reforçar ações que contribuam para resultados satisfatórios na avaliação dos cursos pelo MEC, disseminar a cultura de autoavaliação permanente e adaptar os novos instrumentos de avaliação (Credenciamento e de Cursos) ao processo autoavaliativo praticado na faculdade.
Ações Permanentes
- Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
- Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
- Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
- Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
- Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
- Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
- Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet).
- Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
- Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi,mediante realização de reuniões.
- Atualização permanente dos instrumentos de avaliação.
- Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
- Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
- Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco (avaliação da IES e dos cursos).
- Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
- Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
- Participação nas proposições das ações para o ENADE.
- Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
- Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
- Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
- Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
- Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
- Manutenção do site da CPA.