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Projeto de Autoavaliação

Eixos e dimensões da Avaliação

Dimensões de Avaliação segundo o SINAES

A lei do Sinaes prevê 10 dimensões que tem a finalidade contemplar a Instituição de Ensino Superior como um todo. No ano de 2014 estas 10 dimensões foram reorganizadas em 5 eixos avaliativos. A saber:

 

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional

Dimensão 8: Planejamento e Avaliação

 

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional

Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição

 

Eixo 3: Políticas Acadêmicas

Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão

Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade

Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes

 

Eixo 4: Políticas de Gestão

Dimensão 5: Políticas de Pessoal

 

Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição

Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira

 

Eixo 5: Infraestrutura Física

Dimensão 7: Infraestrutura Física

 

 

Projeto de Autoavaliação - 2011

Dimensão

Principais Metas

1ª - Missão e PDI

Melhorar o PDI, quanto à concepção do plano e da importância dos NDEs, de uma comunicação mais eficaz entre os colaboradores e de uma divulgação ampla do projeto

2ª - Ensino, Pesquisa e Extensão

Prever o aumento da quantidade de bolsas para a iniciação científica, bem como implantar mesas redondas bimestrais para apresentação dos trabalhos científicos por temática. As mesas redondas serão divulgadas para participação da comunidade interna e externa. Tais tarefas serão desempenhadas pelos coordenadores de curso.

Seguir os percentuais exigidos pelo MEC de corpo docente com titulação e regime de trabalho.

Oferecer cursos de pós-graduação on line e pós-graduação presencial.

Avaliar artigos e trabalhos e, sendo aceito em eventos científicos, verificar a disponibilidade financeira para custeio da participação do Professor comparecer aos mesmos.

3ª - Responsabilidade Social

Pensando na Responsabilidade Social, a Instituição traçou metas e projetos para o ano de 2011, tais como:

• Doação de sangue dos alunos (cada calouro deverá levar um veterano consigo para a doação).

• A Coordenação da Responsabilidade Social  da IES busca parceria com a ONG, “Contadoras de História”, para que venham contar histórias e estimular os alunos da Faculdade e os convidados a especializar-se nessa área;

• Contato com instituições sociais que possam tornar-se parceiras da Faculdade Estácio de Curitiba para que as necessidades dessas instituições possam ser atendidas;

• Intervenção nas instituições parceiras com oficinas, palestras, atendimentos, atividades, serviços vinculados aos 8 Objetivos do Milênio.

• Ampliar postos de coleta seletiva na faculdade;

• Cadastrar coletores de material reciclável para o destino dos materiais da Faculdade Estácio de Curitiba;

• Fixar cartazes explicando sobre os 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) e demais informações pertinentes à Educação Ambiental.

• Processo de concessão de Bolsa pela Direção que leva em consideração o rendimento acadêmico dos estudantes, bem como sua situação socioeconômica.

4ª - Comunicação Social

Baseado nas pesquisas de autoavaliação, o departamento Comercial tem por objetivo elaborar um plano estratégico semestral de visitas e parcerias com empresas de diversas áreas. E a Instituição ampliou o trabalho de incentivo dos alunos a colaborarem com a melhoria dos processos de comunicação, fazendo sugestões e/ou reclamações na Ouvidoria.

5ª – Políticas de Pessoal

As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, seu desenvolvimento profissional e as condições de trabalho praticadas pela Instituição estão coerentes com o PDI e demonstram alterações progressivas alinhadas às necessidades de atualização e crescimento da IES.

O programa de capacitação docente apresenta avanços no módulo presencial e no online. O módulo online possibilita o acesso 24 horas, todos os dias e de qualquer lugar, assim é possível disponibilizar os conteúdos dos cursos de capacitação aos colaboradores e eles administrarem o horário mais adequado para realizá-los.

Em 2010, com o Programa de Bolsa Mérito, um docente foi contemplado com bolsa de mestrado e por meio do Programa de Remuneração Variável  20 docentes foram contemplados com bônus salariais.

6ª – Organização e Gestão da IES

Com base nos dados levantados, a gestão da Faculdade, implantou em 2010, e pretende intensificar em 2011, as reuniões de Gestão de Desempenho das Operações, com metas para todos os gerentes, que são desdobradas as suas equipes, tais como:

-Treinamento on line e presencial da frente de atendimento;

- Reuniões de rotina, semanais e mensais, com apresentação de resultados e planos de ação;

- Ações de fomentação de Ouvidoria e Fale Conosco;

- Acompanhamento de Indicadores de Controle de todas as áreas;

7ª – Infraestrutura Física

Tendo em vista os relatório 2010, a Faculdade prevê instalar rede wi-fi no campus, em etapas, visando à melhoria da comunicação com a rede dentro do campus, bem como sendo mais uma ferramenta para o processo ensino aprendizagem e ampliar a Empresa Junior tanto quanto instalação física quanto a convênios, trocar a coordenação no objetivo de uma maior quantidade de alunos realizando atividades, ampliar o número de equipamentos multimídia em todas as salas

(Para os professores: lançamento de presença no SIA ainda em sala de aula; utilização de materiais diferenciados em suas aulas. Para os alunos: acesso à Biblioteca virtual e outras fontes de pesquisa na execução de trabalhos e acesso à webaula durante as aulas.

Para a comunidade: - mudança e ampliação do NPJ a Empresa Júnior;

8ª – Planejamento e Avaliação

Criar cronograma de aplicação da Avaliação Interna, tanto dos professores quanto dos alunos, no sistema S.I.A, com dia e hora marcados. Com isso, garantir um percentual significativo de participação da comunidade acadêmica.

Realizar análise dos resultados para planejamento de sugestões de melhoria, feita pela CPA.

9ª – Atendimento ao Aluno

A Instituição prevê consolidar o programa de relacionamento com os egressos, vinculado ao sistema de informações acadêmicas, disponibilizando mais dados através da reestruturação do site com relação aos egressos. Manutenção e incentivo a utilização do um ambiente de interface amigável, prática e rápida, onde os egressos podem manter contato com a instituição e vice-versa.

Algumas ações de acompanhamento do egresso já estão sendo realizadas. Além disso, foi desenvolvido um site para os egressos, onde eles podem se cadastrar, enviar mensagens, e manter-se informados sobre a Faculdade.

10ª – Sustentabilidade Financeira

Em 2011 a Instituição elaborou plano estratégico, visando à geração de lucro e a entrada de recursos monetários com a finalidade de aumento de capital. Sendo assim, são realizados orçamentos para cada área da IES e campanhas de captação de alunos novos.