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RESUMO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS

BACHARELADO EM BIOMEDICINA

HISTÓRICO DO CURSO

 

A partir da implantação do curso, em 2004, a IES manteve um ritmo de implementações sucessivas objetivando atender as necessidades didático-pedagógicas exigidas previstas no PPC. Desta forma foram construídos os laboratórios específicos do curso ou adequações nos laboratórios já existentes, de forma a torná-los apropriados às atividades práticas.

O Curso ao longo do tempo vem construindo importantes parcerias objetivando ampliar as possibilidades de treinamento dos alunos, em particular àqueles que transitam nos últimos semestres do curso. Ressaltamos articulações com o Governo do Estado do Amapá por meio da Gerência de Projeto Ensino e Pesquisa em Saúde e o Laboratório Central do Estado do Amapá. Registre-se que o curso fechou seu primeiro ciclo de formação de biomédicos no ano de 2007, quando formou a primeira turma de Biomédicos do Estado do Amapá.

As aulas teóricas são realizadas na instituição, conforme o planejamento docente com base na estrutura curricular do curso. As atuações práticas e as pesquisas são realizadas nos laboratórios específicos localizados nas instalações da Faculdade Estácio Macapá, bem como em demais instituições conveniadas, públicas e privadas, por ocasião das atividades de estágio. Nestes espaços, o curso visa integrar o aluno na atuação com as mais diversas faixas etárias e segmentos sociais, no intuito de proporcionar ao mesmo uma visão ampla e real da sociedade. Ainda, poderão ser desenvolvidas tarefas práticas no interior do Estado, no intuito de proporcionar ao aluno/formando, contato com a realidade e ciência das dificuldades da profissão e necessidades da população do interior da Amazônia, fomentando seu interesse futuro de atuação junto a estas populações.

O Curso de Bacharelado em Biomedicina tem uma história recente no contexto das profissões biomédicas. Diante da conjuntura política da época e da expansão dos cursos na área da saúde, um grupo de professores liderados pelo Prof. Dr. Leal Prado, da então Escola Paulista de Medicina, em 1966 propôs a criação de um curso, inicialmente denominado “Biologia Médica” ou “Ciências Biológicas Modalidade Médica”, depois foi mudado para BIOMEDICINA, denominação mantida de forma definitiva.

Assim, o objetivo era o de formar profissionais biomédicos para atuarem como docentes especializados nas disciplinas básicas das escolas de Medicina e Odontologia e com conhecimentos suficientes para auxiliarem em pesquisas nas áreas de Ciências Aplicadas.

A ampliação das atividades dos biomédicos foi inevitável e direcionado para o exercício das Análises Clínicas, fato que motivou a abertura de novos cursos de Biomedicina no país, a partir de 1972. O sucesso na formação desse novo profissional, com ênfase em análises clínicas, teve grande repercussão.

Atualmente muitos Cursos de Biomedicina estão diversificando as ênfases de atuação para outras áreas além das Análises Clínicas. A Faculdade Estácio de Macapá, considerando o seu papel de agente de transformação social e sua responsabilidade no processo de expansão do ensino superior, visando à diversificação do ensino no Estado, propôs oportunamente a implantação do Curso de Biomedicina com Habilitação em Análises Clínicas, para atender uma demanda de mercado interno no Estado do Amapá. Entretanto, em 2003, foi instituída a Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de fevereiro de 2003, que dispõe sobre as diretrizes curriculares dos Cursos de Graduação em Biomedicina, a qual preconiza uma formação generalista entra as diferentes habilitações do Biomédico.

A criação do curso respeitou fundamentos e conceitos pedagógicos para a construção do conhecimento progressivamente estabelecido. O curso é totalmente voltado para a formação profissional do futuro biomédico, para que ele esteja apto a realizar todas as atividades relacionadas às suas habilidades e competências.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Tem como objetivo a formação de profissionais com capacidade de perceber e acompanhar a evolução do pensamento e dos conhecimentos científicos na sua área de atuação, visando um desempenho profissional atualizado e com permanente possibilidade de gerar conhecimentos novos, embasados na pesquisa e na capacidade de multiplicar esses conhecimentos atuando nos níveis tecnológicos e no ensino superior como docente. Formar profissionais para atuarem em procedimentos de Análises Moleculares, Biossíntese de macromoléculas, Diagnóstico pelo uso de ácidos nucléicos e, principalmente, com capacidade de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação profissional.

 

JUSTIFICATIVA

 

Em Macapá, este foi o primeiro curso que forma o profissional BIOMÉDICO, sendo que todo o trabalho era realizado por poucos profissionais formados fora do Estado. O mercado regional, portanto, era praticamente inexplorado, sendo que grande parte da população ficava impossibilitada de dispor destes importantes serviços de saúde. Os estudantes que desejavam ingressar em cursos desta área, até a autorização do curso na Faculdade Estácio de Macapá deveriam deslocar-se para outros estados.

Por ser um profissional de alta capacitação, atua de forma interprofissional com médicos, fisioterapeutas, engenheiros de produção, nutricionistas, químicos, enfermeiros, profissionais de Educação Física, sociólogos, terapeutas ocupacionais, na avaliação funcional, análise ambiental e bromatológica, coleta e interpretação de exames clínico-laboratoriais sob o ponto de vista da análise bioquímica, microbiológica, parasitológica, citopatológica, radioimagem, ultrassonografia e Ressonância Nuclear Magnética de imagem ou espectroscopia, avaliações eletrofisiológicas e avaliações funcionais fisiológicas, assumindo a responsabilidade técnica por laboratórios de Análises Clínicas, Laboratório de Patologia e Exames Periciais, banco de sangue e banco de leite e órgãos, entre outras competências.

O campo de atuação desse profissional de saúde é bastante amplo, permitindo as mais variadas especializações e aperfeiçoamentos, assim como o ingresso ao Mestrado e Doutorado, permitindo ainda a sequência na carreira universitária no Ensino, Pesquisa e Assistência à Comunidade. Logo, justifica-se a implantação como forma de desenvolvimento e oferta de melhores e inéditos serviços à população do Estado e região, por um profissional formado aqui e com este perfil.

O Estado do Amapá vem enfrentando um processo crescente de desenvolvimento em vários segmentos. Esse processo implica em desdobramentos que se refletem na necessidade de implantação e desenvolvimento de Cursos de nível superior como forma de desenvolvimento e oferta de melhores serviços à população do Estado.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

O Biomédico será um profissional da área de saúde que deverá estar apto a:

  1. Aprofundar a sua formação básica por meio de pós-graduação específica (lato e strito sensu) apresentando sinais claros de competência na entrada, permanência e conclusão do mesmo, em consequência à sua sólida formação acadêmica.
  2. Assimilar as constantes mudanças conceituais e evoluções tecnológicas no contexto mundial.
  3. Conduzir todas as atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.
  4. De acordo com o inciso II do artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estar “diplomado nas diferentes áreas do conhecimento”, para que possa ser inserido, imediatamente, em setores profissionais de saúde e tecnologia diferenciados.
  5. Desenvolver espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.
  6. Exercer, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para formação de novos profissionais para a sociedade como um todo.
  7. Desenvolver raciocínio rápido, dinâmico e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas.

 

INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

 

O campo de atuação do profissional Biomédico é amplo, emergente e em transformação contínua, tendo as novas e constantes tendências mercadológicas, exigindo um profissional atento e em constante aprendizagem, especialmente com nível de pós-graduação. Sua formação lhe permite o desenvolvimento de ações estratégicas para o diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões; consultorias e assessorias. A profissão de Biomédico foi regulamentada pela Lei nº 6.684 de 03/09/1979 e o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biomedicina foram criados pela Lei nº 88.439, de 28/06/1983. O Conselho Federal de Biomedicina aprovou o Código de ética e fixou as competências que são atribuídas aos profissionais.

 

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

 

  1. Lesões Osteoarticulares e Musculares - Correlacionar às disciplinas de do primeiro semestre letivo, buscando elencar as principais patologias das lesões osteoarticulares e musculares estudados e sua incidência e prevalência no estado do Amapá.
  2. Feira Experimental de Ciências Biomédicas - Voltada à qualidade de vida do amapaense.
  3. Seminários Integrados - Abordar de forma interdisciplinar as principais doenças infecciosas transmitidas na região Amazônica.
  4. Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, HIV e Aids entre adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em instituições de ensino fundamental e médio do Estado do Amapá.
  5. Encontro Interdisciplinar do Curso de Biomedicina - Proporcionar aos acadêmicos do curso de biomedicina a socialização de pesquisas e estudos por meio de atividades interdisciplinares entre as disciplinas de cada semestre da matriz curricular.
  6. Debates Científicos sobre Casos Clínicos.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

 

BACHARELADO EM DIREITO

HISTÓRICO DO CURSO

 

O Curso de Bacharelado em Direito (CBDi) da Faculdade Estácio de Macapá, iniciou no Estado do Amapá em janeiro de 2003, autorizado pela Portaria MEC nº 3.356 de 05 de dezembro de 2002.

Em 2007, foi implantado e implementado o NPJ, que é local de estágio curricular do Curso de Direito. No mesmo ano, Curso de Direito organizou a 1ª Conferência de Direitos Humanos no Amapá (CONFEDA), que contou com o apoio do Governo do Estado. Na CONFEDA foram abordados temas relacionados à questão de Direitos Humanos no Amapá, com a participação da assessoria especial de Direitos Humanos da Presidência da República e palestrantes locais.

Ainda em 2007, ocorreu a renovação do projeto pedagógico do Curso de Direito a fim de atender as novas diretrizes postas pelo MEC, sendo no mesmo período se criou uma comissão formada por professores do Curso com a finalidade de priorizar a análise e procedimentos para o reconhecimento do Curso de Direito.

No final do ano de 2007, ocorreu a visita do Conselho Federal da OAB que veio fazer a vistoria do Curso para o reconhecimento, acompanhados pela OAB local. No mesmo período, ocorreu a formatura da primeira turma de Direito e com esta o maior índice de aprovação no exame da ordem entre as Faculdades do Amapá.

No decorrer dos anos, deu-se continuidade aos projetos das ações comunitárias de atendimento jurídico gratuito nos bairros de Macapá.

O Curso de Direito da Faculdade Estácio de Macapá, sempre foi muito envolvido com a sociedade de Macapá, sendo que um dos seus objetivos é aproximar a comunidade acadêmica da comunidade local, permitindo que os acadêmicos compartilhem experiências, atuando de forma ética, responsável e ativa em prol do desenvolvimento da região amazônica.

O Curso de Direito da Faculdade Estácio Macapá foi reconhecido por meio da Portaria MEC 386 de 22 de setembro de 2011 com o conceito nota 4.

No início de 2012, o Grupo Estácio adquire a Faculdade SEAMA e em 2015 passa a se chamar Faculdade Estácio de Macapá, por meio da Portaria nº 119 de 02 de fevereiro de 2015.

No mesmo ano de 2012 houve o realinhamento do projeto pedagógico do Curso de Direito com a inserção de alguns requisitos legais para atender a nova proposta solicitada pelo Ministério da Educação.

Ao longo deste período o Curso de Direito permaneceu atuante junto à comunidade desenvolvendo inúmeras atividades e convênios, como Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Defensoria Pública do Estado do Amapá (DEFENAP), Ordem dos Advogados do Brasil do Amapá (OAB), Tribunal Arbitral do Amapá (TACOMBRA) e Associação dos Moradores do Bairro do Perpétuo Socorro (ASMOB-PS).

Estas parcerias viabilizam aos acadêmicos, vivências em práticas reais e simuladas, desenvolvendo competências técnico-profissionais responsabilidade e compromisso social diante da população na região Amazônica onde está inserido.

Em 2014, passou por renovação de reconhecimento obtendo nota 4 na visita in loco. (Portaria de Renovação de Reconhecimento MEC/SERES nº 578, de 30 de setembro de 2016) e devido ter nota satisfatória no ENADE de 2015 o curso teve sua Renovação de Reconhecimento automática por meio da Portaria MEC/SERES nº 269 de 03 de abril de 2017.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Objetivo Geral

 

O CBDi tem como objetivo geral formar um profissional com visão humanística, técnico-jurídica, ética e interdisciplinar que permita a utilização do Direito como instrumento de transformação social e de construção da cidadania, com postura crítica e consciência sociopolítica em todas as carreiras jurídicas.

 

Objetivos Específicos

 

O CBDi objetiva, especificamente, formar profissionais com as habilidades e competências necessárias para:

  1. compreender a ciência do direito como um sistema integrado cuja aplicação está relacionada ao fenômeno jurídico e às circunstâncias que o determinam;
  2. pensar criticamente os problemas jurídicos a partir das questões so- ciais, políticas e econômicas;
  3. analisar a realidade fática, os valores e as normas, objetivando a adequada aplicação do Direito;
  4. realizar abordagem interdisciplinar das questões jurídicas, baseada, principalmente, na hermenêutica constitucional;
  5. articular a teoria e a prática a partir de uma análise crítica e da problematização da realidade;
  6. utilizar a linguagem escrita e oral como instrumento profissional;
  7. desenvolver a narrativa por meio da fundamentação e da argumentação jurídica;
  8. buscar soluções alternativas para os conflitos, enfatizando a prevenção, a negociação e a mediação;
  9. atuar na sociedade como agentes de preservação dos recursos naturais do planeta, em busca de um mundo sustentável, e, especificamente, da comunidade amazônica.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O Estado de Amapá possui uma população de 750.912 habitantes, e foi criado em 05 de outubro de 1988, tendo sido implantado em 01 de janeiro de 1991. Neste momento foi empossado o governador eleito. Com uma área de 142.828,521 km2, Amapá é formado por 16 municípios. O município de Macapá, capital do Estado, tem uma população de 446.757 habitantes (estimativa 2014) concentrando a grande maioria dos habitantes do Estado. (IBGE, 2013).

A Faculdade Estácio de Macapá está inserida na região amazônica, com uma vocação natural à proteção ambiental, o mercado de trabalho exige a presença de profissionais especializados e qualificados, principalmente no que diz respeito à solução criativa de problemas regionais.

Em razão desse fato, os conteúdos selecionados acrescentam, àqueles da tradição clássica dos cursos jurídicos, novos conteúdos que levam em consideração a realidade local tanto em nível social quanto no que diz respeito à demanda do mercado de trabalho.

Além disso, estão também em evidência as grandes discussões contemporâneas em âmbito internacional, quais sejam, a proteção jurídica ao meio ambiente, os avanços no Direito Penal e a tutela aos direitos humanos.

O Curso de Direito da Faculdade Estácio de Macapá busca estar adequado ao desenvolvimento das habilidades e ao perfil profissional desejado. Para tanto, houve a dedicação de adequada carga horária às disciplinas do eixo de formação fundamental, com o objetivo de oportunizar ao graduando uma sólida formação geral e humanística. Além disso, houve a cuidadosa elaboração das ementas das disciplinas profissionalizantes, bem como a adequada estruturação das atividades complementares e do estágio supervisionado, compostos por conteúdos e atividades especialmente dedicados ao cumprimento do Projeto Pedagógico.

Nessa mesma direção, o Curso de Direito da Faculdade Estácio de Macapá inclui os conteúdos que entende serem absolutamente necessários e voltados à realidade regional amazônica, além dos mínimos exigidos nas Diretrizes Curriculares do Curso de Direito apresentadas pelo MEC.

O Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Macapá está em consonância com a Lei de Diretrizes Bases – LDB (Lei nº 9394, de 20.12.1996), a qual “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, em especial atenção ao artigo 43, que trata das finalidades da Educação Superior.

Outro dispositivo que norteia este Projeto Pedagógico de Curso de Direito é a Resolução CNE/CES nº 09 de 29 de setembro de 2004, que, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, em síntese, dispõe, entre outros, sobre:

  1. A organização do Curso de Graduação em Direito, expressa por meio de:
  2. Desenvolvimento e Avaliação do Projeto Pedagógico.
  3. Perfil do Formando.
  4. Competências e habilidades gerais para a formação em Direito.
  5. Conteúdos Curriculares.
  6. Estágio Curricular Supervisionado.
  7. As Atividades Complementares.
  8. Sistema de Avaliação.
  9. Componentes Curriculares Obrigatórios.
  10. Regime Acadêmico de oferta.

 

Dispõem ainda que o curso deve possuir, entre outros:

  1. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
  2. Duração e Carga Horária do Curso de Direito.

 

Assim, o Curso de Direito da Faculdade Estácio de Macapá foi pensado, construído e implantado a partir da identificação das necessidades sociais que sinalizam as características exigidas no perfil do profissional dessa área, no contexto atual, considerando a realidade regional.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

O Projeto Pedagógico do CBDi da Estácio Macapá fornece o aparato teórico-instrumental adequado para a formação do profissional que, ao final do curso, deverá ser capaz de:

  1. integrar a formação humanística, técnico-jurídica e prática;
  2. compreender a interdisciplinaridade do fenômeno jurídico e das transformações sociais;
  3. dominar os conceitos e a terminologia jurídica;
  4. desenvolver postura reflexiva e crítica que fomente a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica e a adequada intervenção na realidade;
  5. possuir senso ético-profissional, associado à responsabilidade social, com a compreensão da causalidade e finalidade da norma jurídica;
  6. aliar ao raciocínio lógico a consciência da necessidade de permanente atualização;
  7. equacionar problemas e buscar soluções harmônicas com as exigências sociais, visando a sustentabilidade;
  8. desenvolver formas extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos;
  9. ter visão atualizada de mundo e consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

 

O profissional formado pelo CBDi da Estácio Macapá é consciente de que, além do competente exercício da profissão jurídica que escolhe, possui um amplo e sólido conhecimento prático, técnico-jurídico e sociopolítico com o aperfeiçoamento das instituições jurídicas, aliado a uma formação ética e um compromisso com o diálogo como instrumento fundamental de solução de conflitos.

O Bacharel em Direito a ser formado pela Faculdade Macapá é ciente de que, além da defesa dos direitos e interesses que lhe são confiados, como advogado, procurador, defensor ou membro do Ministério Público, zelará pelo prestígio de sua classe, a dignidade da magistratura, e pelo aperfeiçoamento da jurídica. Para tanto, deve ter sempre presente uma postura alicerçada na ética, na seriedade e no comprometimento com o aprimoramento do bem estar da sociedade em que atua.

A partir dessa reflexão cabe acrescentar àquelas carreiras jurídicas apontadas acima, novas opções do mercado de trabalho que surgem com a evolução dos tempos, como a advocacia de movimentos populares e organizações sociais, a advocacia dos interesses transindividuais ou comunitários e a advocacia preventiva e extrajudicial.

 

INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

 

O egresso do CBDi da Estácio Macapá atua tanto nas carreiras jurídicas (Advocacia, Procuradoria, Ministério Público, Defensoria Pública, Magistratura, Polícia Federal, Polícia Civil entre outras), como nas novas funções que se abrem no mercado de trabalho para os bacharéis em Direito, tais como: administração de grandes corporações, assessoria e consultorias a empresas entre outras. Importante lembrar que a formação em Direito é, portanto, generalista, permitindo o exercício imediato de qualquer das carreiras jurídicas. Atua nas áreas:

 

 

 

  1. a) ADVOGADO

Contenciosa - (para resolver conflitos), cujo exercício envolve a prática forense e, portanto, o contato com o Judiciário;

Preventiva - partindo-se, basicamente, para a análise ou avaliação de situações (pareceres, revisão de procedimentos) e posterior orientação jurídica/judiciária; não lida com o Judiciário, podendo trabalhar com a resolução de questões de ordem administrativa (ex.: pedidos de restituição de imposto). É necessária a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (mediante Exame de Ordem).

 

  1. b) DELEGADO DE POLÍCIA ESTADUAL - Ingresso mediante concurso público. Atua como autoridade responsável por todos os assuntos de ordem policial na área de competência territorial de um Distrito

 

  1. c) DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL - Ingresso mediante concurso público. Atua como autoridade responsável por todos os assuntos ligados a crimes de natureza federal, na respectiva competência

 

  1. d) MAGISTRADO - Ingresso mediante concurso público.
  2. Justiça Comum:
    • estadual: Juiz de Direito, de 1º grau;
    • federal: Juiz Federal (com competência definida pela Constituição Federal/88).
  3. Justiça Especial:
    • militar: Juiz Militar estadual ou federal (Juiz Auditor), com competência definida na CF;
    • eleitoral: (ingresso não se dá por concurso; desdobramento da carreira do Juiz Estadual);
    • trabalho: Juiz Togado, federal, conhecendo causas relativas às questões que envolvam relações

 

  1. e) PROCURADOR DO ESTADO - Ingresso mediante concurso público. Patrocina os interesses estaduais em juízo.

 

  1. f) DEFENSOR PÚBLICO - Ingresso mediante concurso público. Atua em prol dos que não têm como arcar com honorários advocatícios e é um dos titulares da ação civil pública. A atividade deve ser organizada em nível

 

  1. g) PROCURADOR DA REPÚBLICA - Ingresso mediante concurso público. Atua em casos de ordem pública, na área federal, com atribuições estabelecidas pela CF e pela LOMP (Lei Orgânica do Ministério Público).

 

  1. h) PROCURADOR DO MUNICÍPIO - Ingresso mediante concurso público. Patrocina os interesses municipais em juízo.

 

  1. i) PROFESSOR - Ingresso por meio de processo seletivo. Atua no ensino (magistério), pesquisa, extensão.

 

  1. j) PROMOTOR DE JUSTIÇA - Ingresso mediante concurso público. Atua majoritariamente na área penal, defendendo os interesses da sociedade; na área cível, é ouvido sempre que haja interesse público sobre o objeto da lide, além de ser titular da ação civil pública. Competências definidas na CF e na LOMP (Lei Orgânica do Ministério Público).

 

  1. l) DIPLOMATA - Para ingressar na carreira diplomática você deverá ser aprovado no Concurso de Admissão do Instituto Rio Branco (IRBR). Dessa forma, você entrará para a carreira diplomática como Terceiro Secretário. O treinamento durante a carreira é intenso e contínuo. O diplomata tem de ser capaz, entre outras coisas, de representar bem o Brasil perante a comunidade das nações; colher as informações necessárias à formulação de nossa política externa; participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do Brasil; assistir as missões no exterior de setores do governo e da sociedade; proteger seus compatriotas; promover a cultura e os valores de nosso

 

Em Macapá/AP as perspectivas/possibilidades de inserção profissional do egresso são bastante amplas. Desta forma, o profissional de Direito tem um grande leque de oportunidades de trabalho, seja como funcionário ou empresário da área jurídica em prestação se serviços, ou na Administração Pública Pessoa Jurídica de Direito Público Interno ou Externo, de Direito Público Interno de Administração Direta ou Indireta, sendo servidor público Federal, Estadual ou Municipal ou de Pessoa Jurídica de Direito Privado.

O Programa Espaço Estágio e Emprego (E3) realiza a captação de ofertas de estágios e empregos junto às empresas e as divulga aos interessados em um mural nas dependências da Faculdade e via internet por meio do site <www.vagasestacio.com.br>.

Encaminha os candidatos, legaliza e acompanha o desenvolvimento dos estágios, como determina a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Estes serviços são prestados gratuitamente.

As vagas são cadastradas em sistema informatizado e acessadas pelos acadêmicos e graduados, de qualquer lugar pela internet. Após examiná-las, candidatam-se àquelas de seu interesse e encaminhados às empresas por documento da instituição. O sistema é seletivo. As vagas são previamente selecionadas por curso, campus, coeficiente de rendimento, período, sexo e data de formatura. Apenas candidatos que atendam o perfil solicitado pela empresa são encaminhados.

Para desenvolver ações de inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho e promover a ampliação da sua empregabilidade, o curso conta com a Central de Estágios e Empregos que executa suas ações pautadas na Política de Estágios e Empregos da IES, oferecendo atendimento Virtual e Presencial.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

HISTÓRICO DO CURSO

 

O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Fisioterapia apoia-se no Decreto Lei n° 938 de 13 de outubro de 1969 - DOU nº 197 de 14/10/1969, que regulamenta a profissão de Fisioterapeuta; na Lei nº 10.172 de 09/01/2001, que aprova o Plano Nacional de Educação, organizando-se segundo os Parâmetros Curriculares – SESU-MEC (1997) e pela proposta de Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Fisioterapia – Resolução CNE/CES nº 4, de 19 de fevereiro de 2002, homologada em 07 de dezembro de 2001 pelo Ministério da Educação (MEC) e ainda na Resolução CNE n° 4, homologada em de 6 de abril de 2009, que fixa a carga horária mínima do curso em 4 mil horas, no período de 5 anos para integralização.

O curso de Fisioterapia existe há 12 anos no município de Macapá, é um curso que se sobressai no Estado do Amapá, pois formou várias turmas de fisioterapeutas que hoje se destacam no estado realizando suas atividades em clínicas, consultórios, como funcionários públicos, docentes entre outros.

O curso foi autorizado pela Portaria MEC nº 1.811 de 30 de dezembro de 2003. Em 2010 o curso teve seu reconhecimento por meio da Portaria MEC nº 1.272 de 02 de setembro de 2010. E em 2014 o curso de Fisioterapia conseguiu nota 4 na avaliação in loco e sua Renovação de Reconhecimento foi obtida com a publicação da Portaria MEC nº 592 de 22 de outubro de 2014.

No início de 2012, o Grupo Estácio adquire a Faculdade SEAMA, que somente em 2015 passa a se chamar Faculdade Estácio de Macapá, por meio da Portaria nº 119 de 02 de fevereiro de 2015. Com isso, houve a reestruturação do projeto pedagógico do Curso de Fisioterapia ratificando sua regionalização e atendendo todas as diretrizes nacionais do Curso.

A matriz do curso de Fisioterapia apresenta disciplinas de formação básica para o nivelamento do conhecimento básico sobre as disciplinas que são o alicerce para o aprofundamento do conhecimento técnico e profissional da fisioterapia. As disciplinas são trabalhadas em atividades teóricas e práticas e desenvolvidas em sala de aula, laboratórios e visitas técnicas para preparar o discente ao ingresso à parte prática, técnica e profissional que se desenvolve na clínica escola, nos hospitais da rede pública e privada, além de unidades básicas de saúde conveniados com a faculdade. Dentre as diversas responsabilidades do profissional de fisioterapia pode-se destacar a assistência ao paciente, na busca pela promoção, prevenção, recuperação e reintegração social, visando à melhoria de sua qualidade de vida.

Assim, a construção do Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Macapá é o resultado do trabalho coletivo do Colegiado Acadêmico e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) que apresenta como base curricular e eixo epistemológico a formação por ciclos de ensino, utilizando também de visão integrada dos conhecimentos, organizados por disciplinas em áreas afins, subsequentes, de acordo com a evolução dos períodos acadêmicos, no intuito de fomentar o desenvolvimento em seus alunos do espírito empreendedor, imprescindível para competir no mercado com a implantação de alternativas criativas para o incremento do setor de saúde.

As atividades de estágio supervisionado curricular acontecem no 8º, 9º e 10º semestre do curso de fisioterapia e contemplam diferentes áreas de assistência em fisioterapia para permitir ao discente uma vivencia prática em diferentes áreas de atendimento e, portanto auxiliando na construção de um profissional generalista e conhecedor da realidade do estado. Os estágios acontecem nos hospitais da rede pública e privada, nas enfermarias e unidades de terapia intensiva adulta e neonatal; nas unidades básicas de saúde, no Centro de Reabilitação do Estado do Amapá, no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate e na Clínica Escola da Faculdade Estácio de Macapá.

Todos os estágios são acompanhados e orientados por profissionais fisioterapeutas docentes da IES que atuam como supervisores de estágio. O atendimento a comunidade e a interação com a população se dá desde o início do curso, permitindo ao discente interagir com a realidade que o cerca. Os atendimentos aos pacientes nas unidades em que ha estágio supervisionado do curso de fisioterapia, além de agregar qualidade ao público atendido, também fortalece no aluno a percepção para os diferentes campos de trabalho no estado do Amapá.

 

OBJETIVO DO CURSO

 

Proporcionar aos discentes conhecimentos teóricos /práticos e interdisciplinares, tendo como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressões e potencialidades, nas alterações cinético-funcionais, psíquicas e orgânicas, com o intuito de formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capacitados para atuar nos níveis de atenção a saúde bem como a educação, gestão, consultoria e projetos em saúde.

 

JUSTIFICATIVA

 

A Fisioterapia surgiu em um contexto histórico que a colocou como ciência meramente reabilitadora, perspectiva que foi modificada ao longo do tempo, visto que hoje atua nos três níveis de atenção, incluindo os níveis de prevenção e promoção à saúde, auxiliando o indivíduo no empoderamento, ou seja, a partir dali ele será fundamental para o seu cuidado em saúde, prevenindo agravos e evitando os gastos no terceiro nível de atenção.

A importância do curso de fisioterapia e a formação de profissionais nessa área, justificada pelo fato de que o estado do Amapá, nos últimos 20 a 30 anos passou por mudanças politicas, sociais e econômicas o que acarretou em grande e expansivo crescimento econômico, social e demográfico, apresentando carência de cursos na área da saúde, dentre estes o de Fisioterapia.

Observa-se a necessidade de profissionais que estejam preocupados com aspectos voltados à qualidade de vida, o que inclui a formação, prevenção e reabilitação, seja na forma de atenção individualizada, coletiva ou por meio de programas de atenção a saúde NASF, UBS, Hospitais entre outros.

 

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

 

SEMESTRES

PROJETOS

OBJETIVO PRINCIPAL

Projeto conhecendo e valorizando a fisioterapia.

Realizar observação de atendimentos do Estágio de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Macapá e Conhecer as técnicas de atendimento realizadas pelos estagiários nos pacientes atendidos

Entendendo a artrite reumatóide aspectos biológicos e clínicos.

Correlacionar às disciplinas de Genética, Fisiologia, Imunologia, Anatomia do Aparelho Locomotor e Histologia e Embriologia com a Artrite Reumatoide, suas repercussões, limitações funcionais e achados clínicos/laboratoriais.

Atuação do Fisioterapeuta na Atenção Básica

Propiciar aos acadêmicos a possibilidade vivenciar a atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica.

Avaliando as adaptações do desporto.

O projeto visa identificar em diferentes atletas, separados por modalidades, quais as principais adaptações posturais e principais lesões apresentadas, bem como propor uma terapêutica preventiva para tais lesões.

Debates clínicos sobre os cuidados médicos e o papel da fisioterapia na reabilitação de idosos pós-fratura de quadril.

Favorecer aprendizado da fisioterapia na saúde do idoso baseado em evidências clínicas e científicas.

Elaboração de Projetos Científicos.

Estimular o acadêmico do curso de fisioterapia a desenvolver a habilidade de elaborar projetos científicos de qualidade possibilitando a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos em fisioterapia como forma de melhor compreender e intervir na realidade da região.

Educação em saúde no puerpério imediato.

Proporcionar ao aluno do sétimo semestre de fisioterapia a vivência clínica no Hospital da Mulher Mãe Luzia.

Workshop sobre a síndrome do imobilismo.

Proporcionar conhecimento teórico-prático sobre mobilização precoce no paciente com a síndrome do imobilismo.

9° e 10°

Reunião Clínica Baseada em Problemas (RCBP)

Colaborar para ampliação dos conhecimentos teóricos; socialização entre acadêmicos e docentes e integração interdisciplinar de conhecimentos; promover a importância do debate e divulgar os serviços oferecidos pelos nossos estagiários nas unidades conveniadas.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

O nosso egresso é um profissional dotado de habilidades manuais, habilidades diagnósticas, empático com seus clientes, didático para orientar e conduzir as sessões de fisioterapia. Este profissional tem características humanistas, capacidade reflexiva, formação generalista e crítica. Está apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, utilizando base científica consistente. Tem uma visão ampla e global, respeitando sempre princípios éticos, culturais individuais e da coletividade. Este fisioterapeuta tem a capacidade de estudo e atuação na restauração e manutenção do movimento humano. Este egresso se incumbe de preservar, desenvolver e restaurar funcionalmente a integridade dos órgãos e sistemas, desde a avaliação cinético-funcional ao diagnóstico físico e funcional, se responsabiliza por prescrever e executar técnicas e procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação, com autonomia e independência técnica, associadas à ideia de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.

INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

 

O Fisioterapeuta atua em diferentes áreas, dentre as quais a assistência à saúde em toda a sua forma, desde a assistência básica até o mais alto nível de complexidade, passando pelo nível ambulatorial e hospitalar. Este profissional atuar nas áreas:

Em Macapá as perspectivas/possibilidades de inserção profissional do egresso são bastante amplas. Desta forma, o profissional de Fisioterapia tem um grande leque de oportunidades de trabalho, seja como funcionário ou empresário da área da saúde em prestação se serviços, ou na Administração Pública sendo servidor público Federal, Estadual ou Municipal.

Programa Espaço Estágio e Emprego (E3) realiza a captação de ofertas de estágios e empregos junto às empresas e as divulga aos interessados em um mural nas dependências da Faculdade e via internet por meio do site <www.vagasestacio.com.br>.

Encaminha os candidatos, legaliza e acompanha o desenvolvimento dos estágios, como determina a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Estes serviços são prestados gratuitamente.

As vagas são cadastradas em sistema informatizado e acessadas pelos acadêmicos e graduados, de qualquer lugar pela internet. Após examiná-las, candidatam-se àquelas de seu interesse e encaminhados às empresas por documento da instituição. O sistema é seletivo. As vagas são previamente selecionadas por curso, campus, coeficiente de rendimento, período, sexo e data de formatura. Apenas candidatos que atendam o perfil solicitado pela empresa são encaminhados.

Para desenvolver ações de inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho e promover a ampliação da sua empregabilidade, o curso conta com a Central de Estágios e Empregos que executa suas ações pautadas na Política de Estágios e Empregos da IES, oferecendo atendimento Virtual e Presencial.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

HISTÓRICO DO CURSO

 

O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Fisioterapia apoia-se no Decreto Lei n° 938 de 13 de outubro de 1969 - DOU nº 197 de 14/10/1969, que regulamenta a profissão de Fisioterapeuta; na Lei nº 10.172 de 09/01/2001, que aprova o Plano Nacional de Educação, organizando-se segundo os Parâmetros Curriculares – SESU-MEC (1997) e pela proposta de Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Fisioterapia – Resolução CNE/CES nº 4, de 19 de fevereiro de 2002, homologada em 07 de dezembro de 2001 pelo Ministério da Educação (MEC) e ainda na Resolução CNE n° 4, homologada em de 6 de abril de 2009, que fixa a carga horária mínima do curso em 4 mil horas, no período de 5 anos para integralização.

O curso de Fisioterapia existe há 12 anos no município de Macapá, é um curso que se sobressai no Estado do Amapá, pois formou várias turmas de fisioterapeutas que hoje se destacam no estado realizando suas atividades em clínicas, consultórios, como funcionários públicos, docentes entre outros.

O curso foi autorizado pela Portaria MEC nº 1.811 de 30 de dezembro de 2003. Em 2010 o curso teve seu reconhecimento por meio da Portaria MEC nº 1.272 de 02 de setembro de 2010. E em 2014 o curso de Fisioterapia conseguiu nota 4 na avaliação in loco e sua Renovação de Reconhecimento foi obtida com a publicação da Portaria MEC nº 592 de 22 de outubro de 2014.

No início de 2012, o Grupo Estácio adquire a Faculdade SEAMA, que somente em 2015 passa a se chamar Faculdade Estácio de Macapá, por meio da Portaria nº 119 de 02 de fevereiro de 2015. Com isso, houve a reestruturação do projeto pedagógico do Curso de Fisioterapia ratificando sua regionalização e atendendo todas as diretrizes nacionais do Curso.

A matriz do curso de Fisioterapia apresenta disciplinas de formação básica para o nivelamento do conhecimento básico sobre as disciplinas que são o alicerce para o aprofundamento do conhecimento técnico e profissional da fisioterapia. As disciplinas são trabalhadas em atividades teóricas e práticas e desenvolvidas em sala de aula, laboratórios e visitas técnicas para preparar o discente ao ingresso à parte prática, técnica e profissional que se desenvolve na clínica escola, nos hospitais da rede pública e privada, além de unidades básicas de saúde conveniados com a faculdade. Dentre as diversas responsabilidades do profissional de fisioterapia pode-se destacar a assistência ao paciente, na busca pela promoção, prevenção, recuperação e reintegração social, visando à melhoria de sua qualidade de vida.

Assim, a construção do Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Macapá é o resultado do trabalho coletivo do Colegiado Acadêmico e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) que apresenta como base curricular e eixo epistemológico a formação por ciclos de ensino, utilizando também de visão integrada dos conhecimentos, organizados por disciplinas em áreas afins, subsequentes, de acordo com a evolução dos períodos acadêmicos, no intuito de fomentar o desenvolvimento em seus alunos do espírito empreendedor, imprescindível para competir no mercado com a implantação de alternativas criativas para o incremento do setor de saúde.

As atividades de estágio supervisionado curricular acontecem no 8º, 9º e 10º semestre do curso de fisioterapia e contemplam diferentes áreas de assistência em fisioterapia para permitir ao discente uma vivencia prática em diferentes áreas de atendimento e, portanto auxiliando na construção de um profissional generalista e conhecedor da realidade do estado. Os estágios acontecem nos hospitais da rede pública e privada, nas enfermarias e unidades de terapia intensiva adulta e neonatal; nas unidades básicas de saúde, no Centro de Reabilitação do Estado do Amapá, no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate e na Clínica Escola da Faculdade Estácio de Macapá.

Todos os estágios são acompanhados e orientados por profissionais fisioterapeutas docentes da IES que atuam como supervisores de estágio. O atendimento a comunidade e a interação com a população se dá desde o início do curso, permitindo ao discente interagir com a realidade que o cerca. Os atendimentos aos pacientes nas unidades em que ha estágio supervisionado do curso de fisioterapia, além de agregar qualidade ao público atendido, também fortalece no aluno a percepção para os diferentes campos de trabalho no estado do Amapá.

 

OBJETIVO DO CURSO

 

Proporcionar aos discentes conhecimentos teóricos /práticos e interdisciplinares, tendo como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressões e potencialidades, nas alterações cinético-funcionais, psíquicas e orgânicas, com o intuito de formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capacitados para atuar nos níveis de atenção a saúde bem como a educação, gestão, consultoria e projetos em saúde.

 

JUSTIFICATIVA

 

A Fisioterapia surgiu em um contexto histórico que a colocou como ciência meramente reabilitadora, perspectiva que foi modificada ao longo do tempo, visto que hoje atua nos três níveis de atenção, incluindo os níveis de prevenção e promoção à saúde, auxiliando o indivíduo no empoderamento, ou seja, a partir dali ele será fundamental para o seu cuidado em saúde, prevenindo agravos e evitando os gastos no terceiro nível de atenção.

A importância do curso de fisioterapia e a formação de profissionais nessa área, justificada pelo fato de que o estado do Amapá, nos últimos 20 a 30 anos passou por mudanças politicas, sociais e econômicas o que acarretou em grande e expansivo crescimento econômico, social e demográfico, apresentando carência de cursos na área da saúde, dentre estes o de Fisioterapia.

Observa-se a necessidade de profissionais que estejam preocupados com aspectos voltados à qualidade de vida, o que inclui a formação, prevenção e reabilitação, seja na forma de atenção individualizada, coletiva ou por meio de programas de atenção a saúde NASF, UBS, Hospitais entre outros.

 

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

 

SEMESTRES

PROJETOS

OBJETIVO PRINCIPAL

Projeto conhecendo e valorizando a fisioterapia.

Realizar observação de atendimentos do Estágio de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Macapá e Conhecer as técnicas de atendimento realizadas pelos estagiários nos pacientes atendidos

Entendendo a artrite reumatóide aspectos biológicos e clínicos.

Correlacionar às disciplinas de Genética, Fisiologia, Imunologia, Anatomia do Aparelho Locomotor e Histologia e Embriologia com a Artrite Reumatoide, suas repercussões, limitações funcionais e achados clínicos/laboratoriais.

Atuação do Fisioterapeuta na Atenção Básica

Propiciar aos acadêmicos a possibilidade vivenciar a atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica.

Avaliando as adaptações do desporto.

O projeto visa identificar em diferentes atletas, separados por modalidades, quais as principais adaptações posturais e principais lesões apresentadas, bem como propor uma terapêutica preventiva para tais lesões.

Debates clínicos sobre os cuidados médicos e o papel da fisioterapia na reabilitação de idosos pós-fratura de quadril.

Favorecer aprendizado da fisioterapia na saúde do idoso baseado em evidências clínicas e científicas.

Elaboração de Projetos Científicos.

Estimular o acadêmico do curso de fisioterapia a desenvolver a habilidade de elaborar projetos científicos de qualidade possibilitando a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos em fisioterapia como forma de melhor compreender e intervir na realidade da região.

Educação em saúde no puerpério imediato.

Proporcionar ao aluno do sétimo semestre de fisioterapia a vivência clínica no Hospital da Mulher Mãe Luzia.

Workshop sobre a síndrome do imobilismo.

Proporcionar conhecimento teórico-prático sobre mobilização precoce no paciente com a síndrome do imobilismo.

9° e 10°

Reunião Clínica Baseada em Problemas (RCBP)

Colaborar para ampliação dos conhecimentos teóricos; socialização entre acadêmicos e docentes e integração interdisciplinar de conhecimentos; promover a importância do debate e divulgar os serviços oferecidos pelos nossos estagiários nas unidades conveniadas.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

O nosso egresso é um profissional dotado de habilidades manuais, habilidades diagnósticas, empático com seus clientes, didático para orientar e conduzir as sessões de fisioterapia. Este profissional tem características humanistas, capacidade reflexiva, formação generalista e crítica. Está apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, utilizando base científica consistente. Tem uma visão ampla e global, respeitando sempre princípios éticos, culturais individuais e da coletividade. Este fisioterapeuta tem a capacidade de estudo e atuação na restauração e manutenção do movimento humano. Este egresso se incumbe de preservar, desenvolver e restaurar funcionalmente a integridade dos órgãos e sistemas, desde a avaliação cinético-funcional ao diagnóstico físico e funcional, se responsabiliza por prescrever e executar técnicas e procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação, com autonomia e independência técnica, associadas à ideia de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.

 

INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

 

O Fisioterapeuta atua em diferentes áreas, dentre as quais a assistência à saúde em toda a sua forma, desde a assistência básica até o mais alto nível de complexidade, passando pelo nível ambulatorial e hospitalar. Este profissional atuar nas áreas:

 

 

Em Macapá as perspectivas/possibilidades de inserção profissional do egresso são bastante amplas. Desta forma, o profissional de Fisioterapia tem um grande leque de oportunidades de trabalho, seja como funcionário ou empresário da área da saúde em prestação se serviços, ou na Administração Pública sendo servidor público Federal, Estadual ou Municipal.

Programa Espaço Estágio e Emprego (E3) realiza a captação de ofertas de estágios e empregos junto às empresas e as divulga aos interessados em um mural nas dependências da Faculdade e via internet por meio do site <www.vagasestacio.com.br>.

Encaminha os candidatos, legaliza e acompanha o desenvolvimento dos estágios, como determina a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Estes serviços são prestados gratuitamente.

As vagas são cadastradas em sistema informatizado e acessadas pelos acadêmicos e graduados, de qualquer lugar pela internet. Após examiná-las, candidatam-se àquelas de seu interesse e encaminhados às empresas por documento da instituição. O sistema é seletivo. As vagas são previamente selecionadas por curso, campus, coeficiente de rendimento, período, sexo e data de formatura. Apenas candidatos que atendam o perfil solicitado pela empresa são encaminhados.

Para desenvolver ações de inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho e promover a ampliação da sua empregabilidade, o curso conta com a Central de Estágios e Empregos que executa suas ações pautadas na Política de Estágios e Empregos da IES, oferecendo atendimento Virtual e Presencial.

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR

 

BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO

HISTÓRICO DO CURSO

 

O Curso de Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (CBJ) da Faculdade Estácio de Macapá, foi implantado em 2001 (autorizado pelo MEC pela Portaria nº 139 de 01 de fevereiro de 2001), num momento onde a Comunicação começava a ser vista como essencial ao desenvolvimento e mercado empresarial no Estado do Amapá. Visando formar profissionais conscientes de sua responsabilidade enquanto cidadãos e cidadãs envolvidos com o social, tendo em vista os princípios ético-filosóficos para o desenvolvimento da capacidade crítica de reflexão sobre o mundo que o cerca. Em suma, o curso está sempre comprometido com a realidade de transformação política, econômica e social do contexto em que se encontra inserido, de forma indissociada das finalidades educativas, sempre de modo que a ética presida os sistemas de regras do mercado.

O curso oferece um conteúdo programático básico, referente ao embasamento necessário para a formação do profissional em Comunicação Social, e um específico da habilitação em Jornalismo, tendo como referência as habilidades e competências, os objetivos e os perfis comuns e específicos do egresso.

Ele é direcionado para um mercado em expansão. Num ambiente de alta competitividade e globalização, torna-se, pois, indispensável preparar profissionais que possam atender às necessidades básicas das empresas no que tange ao conhecimento de seus clientes - identificação de expectativas e à divulgação de seus produtos e serviços, além de buscar formar profissionais que possam dar sustentação aos modelos de gestão empresarial na região e de inserção das empresas no MERCOSUL, para que possa haver maior incremento na comercialização de produtos e serviços e ocupação de nichos e oportunidades.

O CBJ tem por finalidade formar profissionais habilitados a atender às necessidades de divulgação de informação de caráter social em toda mídia que alcance seus objetivos, além de assessoramento de comunicação com vistas a disseminação de cultura organizacional de empresas e/ou instituições. Além de fomentar o lado empreendedor do profissional de jornalismo no Estado do Amapá.

Anualmente, são ofertadas 75 vagas divididas nos turnos vespertino e noturno, com integralização mínima de 8 (oito) semestres e máximo de 14 (quatorze) semestres.

Em 2005, passou por reconhecimento por meio da Portaria MEC nº 3.107 de 12 de setembro de 2005. Em 2012, passou por renovação de reconhecimento obtendo nota 4 - Portaria de Renovação de Reconhecimento MEC/SERES nº 45, de 18 de dezembro de 2013 e devido ter nota satisfatória no ENADE de 2015 o curso teve sua Renovação de Reconhecimento automática por meio da Portaria MEC/SERES nº 269 de 03 de abril de 2017.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

O Curso de Bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo tem como objetivo formar, por meio de condições acadêmicas adequadas, profissionais dotados dos requisitos fundamentais que lhes habilitem a atuar no campo do Jornalismo e habilmente cumprirem com as exigências do mercado de trabalho, ao mesmo passo que estejam preparados para enfrentarem os processos ininterruptos de transformação da sociedade, sempre com vistas ao que concerne à sua postura ética, sustentável e socialmente responsável.

Ainda, o curso se propõe a efetivar no corpo discente a faculdade de materializar os referenciais teóricos e técnicos, instrumentalizados pelos dispositivos didático-pedagógicos oferecidos ao longo da sua formação, provocando com isso, inclusive, a perspectiva reflexiva/crítica requerida aos agentes sociais da atualidade, de modo que esses sejam aptos a vivenciarem com destreza as transformações socioculturais, políticas, econômicas e tecnológicas da contemporaneidade, ao mesmo tempo que possam empreender projetos e soluções criativas nas diversas modalidades comunicacionais, visando à solução de problemas específicos da área jornalística.

Ratifica-se, assim, a necessidade de preparar profissionais cientes dos conhecimentos, das habilidades e das competências específicas do ambiente jornalístico no qual estarão aptos a atuarem, capazes de perceber, adequarem-se, acompanharem e anteverem a complexidade e a velocidade do mundo contemporâneo, voltado à área da tecnologia.

 

JUSTIFICATIVA

 

Sinteticamente, o Curso de Jornalismo justifica-se por formar profissionais com habilidades de agentes sociais (tanto que é considerado o 4º poder). Capacita-se pessoas para agir como “tradutor de mensagens” entre as instituições públicas, as empresas e a sociedade.

O Jornalismo como um todo é essencial para o desenvolvimento social, político e empresarial. O curso encontra-se em todas as áreas e ajuda a transmitir com mais clareza as informações que levam as pessoas a tomarem posicionamento sobre determinado assunto, bem como a decidir sobre algo.

 

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

 

SEMESTRE

PROJETO

OBJETIVO

SABORES REGIONAIS: DA FRUTA AO SORVETE

Compreender o funcionamento do processo básico de produção de um objeto científico, proporcionando ao aluno condições necessárias para a produção de um vídeo sobre as frutas regionais e o sorvete regional, junto às sorveterias da cidade de Macapá, selecionadas previamente.

BRASILEIROS NO AMAPÁ

Compreender o funcionamento do processo básico de produção de um objeto científico, proporcionando ao aluno condições necessárias para a produção de um vídeo sobre as migrações de outros estados brasileiros para o Amapá.

REPORTAGEM ESPECIAL: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO AMAPÁ

- Desenvolver as habilidades de pesquisa e apuração jornalísticas, bem como a organização em torno das rotinas produtivas do jornalista.

-Desenvolver noções básicas pré-produção, produção e pós produção de material audiovisual de curta e média duração.

- Elaborar uma reportagem especial sobre como as diferenças religiosas no Amapá, mostrando técnicas de apuração e reportagem específicas.

PLANEJAMENTO VISUAL EM COMUNICAÇÃO PRIVADA

- Destacar como a visualidade pode influenciar na comunicação pública e privada.

- Desenvolver um projeto visual para a comunicação institucional de empresas reais.

- Explorar a ética e a regionalidade na identidade visual das empresas.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

A graduação no Bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo visa formar o jornalista com postura essencialmente crítica e empreendedora, ciente do papel das imagens e, principalmente, da tecnologia no processo comunicativo contemporâneo, cujo conhecimento sólido sobre a socialização de informações em diferentes meios e sob diversas formas lhe permite associar a teoria com a prática: um profissional multimídia e multitarefa, com capacidade de reflexão, análise, crítica e coordenação da produção e recepção das mensagens jornalísticas de assessorias de comunicação, de agências de notícias, de veículos impressos, de emissoras de rádio e televisão, de portais e sítios de informação, de produtoras de áudio, de áudio e vídeo e de conteúdo e em empreendimentos próprios. O curso de Jornalismo apresenta um forte viés para as coberturas investigativas.

A defesa constante do direito inalienável do homem à informação transforma-o em um profissional capaz de produzir de forma clara e objetiva discursos noticiosos textuais, orais, imagéticos e digitais, que não só acompanhem as exigências cotidianas da profissão, impostas pelas ininterruptas e rápidas mudanças tecnológicas, como também atendam às necessidades de diferentes setores da sociedade, zelando pela língua pátria e respeitando as singularidades culturais do país. Consciente da intrínseca pluralidade da recepção das mensagens noticiosas, o egresso do curso de Jornalismo é, assim, capaz de operacionalizar o ler, o falar, o ouvir, o escrever e o produzir imagens de forma ética e com responsabilidade social durante a sua atividade profissional, fazendo com que o desempenho do seu trabalho como jornalista esteja sempre a serviço das questões sociais, econômicas, políticas e culturais do país.

 

Áreas de Atuação

 

O profissional de jornalismo poderá desenvolver suas atividades em:

  1. Redações de impressos, de TVs e de rádios.
  2. Assessorias de comunicação de empresas, instituições, organizações, Ongs, Agências de Notícias.
  3. Jornalismo online.

 

LABORATÓRIOS DO CURSO

 

Para desenvolver as competências intrínsecas ao jornalista, o curso dispõe dos seguintes laboratórios didáticos:

  1. Laboratório de Fotografia.
  2. Agência Escola Moinho.
  3. Laboratório Macintosh.
  4. Laboratório de Rádio.
  5. Laboratório de TV.

 

TEMPO DE DURAÇÃO

 

O tempo de duração do curso é de no mínimo 8 períodos e no máximo 14 períodos.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

 

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

HISTÓRICO DO CURSO

 

No Estado do Amapá o Curso de Bacharelado em Nutrição, iniciou com a Faculdade SEAMA, foi pioneiro no Estado, sendo o primeiro Curso de Saúde da referida Instituição de Ensino Superior (IES), bem como o primeiro curso de saúde dentro de uma Instituição privada de ensino superior do Amapá. Sua implantação não somente atendia aos anseios da demanda social local, bem como, promoveu a formação em nível superior dos primeiros profissionais nutricionistas do Amapá.

O Curso de Bacharelado em Nutrição foi autorizado pela Portaria nº 2.493, de 21 de novembro de 2001. No segundo semestre de 2003 foram feitas alterações procedidas a partir de autorizações publicadas no Diário Oficial da União para o Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade SEAMA. A Portaria nº 12 de fevereiro de 2004, Seção 3, nº 30, oficializou a implantação da nova Matriz Curricular para o primeiro semestre de 2004, evidenciando assim, a existência de duas Matrizes Curriculares, a primeira para acadêmicos com ingresso anterior a 2004, e a segunda com ingresso a partir de 2004, sendo importante salientar que o curso foi reconhecido pela Portaria nº 3.106, de 9 de setembro de 2005. No início de 2007 foi publicada a nova matriz do curso de nutrição, portanto o curso passou a contar com a matriz 2004 e a matriz 2007.

A partir dos resultados observados no ENADE 2010 foi visualizada a necessidade de reestruturação do projeto pedagógico de curso, estabeleceu-se que no segundo semestre de 2012 seria implantada a Matriz 312 a qual apresentou modificações na matriz curricular, componentes curriculares e na avaliação.

Em 2014 foi observada a necessidade de nova alteração da matriz curricular, com base na análise dos resultados do ENADE 2013 sendo implantada a matriz 115, alinhando-a ao perfil do ingressante, de modo que este conseguisse acompanhar a evolução curricular desenvolvendo o perfil do egresso conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Ainda em 2014 o curso teve a sua renovação de reconhecimento por meio da Portaria MEC/SERES nº 175 de 20 de março de 2014. Em 2016 o curso obteve renovação de reconhecimento obtendo conceito quatro (4) na visita in loco.

Atualmente o currículo vigente é o 116 acompanhando a evolução do perfil do egresso e alinhado à evolução da região.

 

OBJETIVO DO CURSO

 

Propiciar conhecimentos teóricos-práticos-científicos para atuar de forma generalista, humanista e crítica nos campos da alimentação e nutrição.

 

JUSTIFICATIVA

 

A importância da formação de profissionais na área de nutrição no Estado é justificada pelo fato de que o Amapá nos últimos 20 anos passou por mudanças sociais e econômicas encontrando-se em amplo crescimento econômico e demográfico, apresentando carência de cursos na área da saúde, dentre estes o de Nutrição. Observa-se a necessidade de profissionais que estejam preocupados com aspectos voltados à qualidade de vida, o que inclui a qualidade da alimentação e da nutrição nos diversos ramos da sociedade, seja na forma de atenção individualizada ou por meio de programas de atenção a saúde.

Todos os segmentos da sociedade, como escolas, hospitais, população em geral e clínicas demandam melhor atenção no que tange a qualidade da alimentação e da nutrição com vistas à segurança alimentar e a atenção dietética. Assim como a exploração da variedade de alimentos regionais provindos diretamente de recursos naturais deve ser destacada, visto a possibilidade, de pesquisas voltadas às áreas de processamento e desenvolvimento de tecnologias, haja vista a preocupação com a qualidade final dos alimentos para promoção da adequada nutrição.

O enfrentamento desse quadro clama por ações nos diversos setores da sociedade, inclusive com intensa participação da comunidade adotando práticas cotidianas saudáveis. Nesse contexto, a participação do profissional nutricionista é de suma importância vindo compor equipes multiprofissionais nas mais diversas áreas de atuação profissional, bem como da Instituição formadora destes quando desenvolve ações de pesquisa, extensão e responsabilidade social.

 

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

 

SEMESTRE

PROJETO

OBJETIVO

ASPECTOS NUTRICIONAIS DA CERVEJA E PÃO ARTESANAL

Componentes curriculares: Bioquímica; Genética; Anatomia; Biologia Celular

Demonstrar a atuação do nutricionista nas etapas de produção artesanal de cerveja e pão, almejando o desenvolvimento das habilidades e competências dos acadêmicos.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS NO ESTADO DO AMAPÁ

Componentes curriculares: microbiologia, fisiologia humana, imunologia, histologia

Proporcionar ao acadêmico do curso de nutrição um estudo transversal acerca das doenças infecciosas transmitidas por alimentos, estimulando a elaboração de ações de promoção à saúde que possam mitigar esses agravos.

COSTUMES, TRADIÇÕES, E QUALIDADE NUTRICIONAL EM COMUNIDADES DA AMAZÔNIA

Componentes curriculares: Educação Nutricional; Microbiologia de alimentos, história e antropologia da nutrição, avaliação nutricional

Promover de forma transversal e interdisciplinar maior discussão e reflexão por parte dos acadêmicos sobre a influência dos hábitos alimentares e tradições na qualidade nutricional das comunidades da Amazônia.

QUALIDADE DA CASTANHA DO BRASIL (Bertholletia excelsa) E POTENCIAL DE APROVEITAMENTO NA PANIFICAÇÃO

Componentes curriculares: Bromatologia, composição dos alimentos, higiene e legislação dos alimentos, nutrição humana, técnica dietética.

Integrar conhecimentos das disciplinas específicas do curso, por meio do estudo da qualidade e potencial alimentício da castanha do Brasil.

5º e 6º

CASOS CLÍNICOS ADULTO E INFANTIL

Componentes curriculares: Farmacologia Aplicada à Nutrição, Nutrição Materno Infantil, Fisiopatologia e Dietoterapia do Adulto I e II, Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, Gastronomia aplica à nutrição clínica.

Integrar conhecimentos das disciplinas Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, Fisiopatologia e Dietoterapia do Adulto I, Gastronomia, Farmacologia Aplicada a Nutrição, e Nutrição Materno Infantil por meio de estudo de casos clínicos nas unidades hospitalares.

7º e 8º

Vivências no SUS: reflexões e impressões

Componentes curriculares: Nutrição em saúde coletiva, seminários integrados em nutrição, est. Sup. Em nutrição e saúde coletiva, nutrição em geriatria.

Promover de forma transversal e interdisciplinar maior discussão e reflexão por parte dos acadêmicos sobre a o Direito Humano à Alimentação Adequada e a prática profissional na prevenção à saúde em média e alta complexidade

 

PERFIL DO EGRESSO

 

Os egressos do Curso de Nutrição da Faculdade de Estácio de Macapá têm como perfil um profissional generalista, humanista, ético, crítico e reflexivo, ciente de seu papel social e da realidade econômica, política, social e cultural, deve ter uma conduta profissional comprometida com o direito humano à alimentação e com a saúde individual e coletiva, visando a melhoria da qualidade de vida humana.

 

INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

 

Ao definir o Projeto Pedagógico de um Curso, torna-se necessário contextualizar o ambiente profissional em que o egresso deverá se inserir, a partir do qual se torna possível estabelecer não só o perfil profissional pretendido como selecionar os conteúdos que comporão o currículo pleno do curso traçando estratégias para o oferecimento de atividades acadêmicas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a uma inserção qualitativa neste mercado.

Desta forma, configurando o cenário de inserção do Curso de Nutrição, deve-se destacar que o compromisso da profissão de Nutricionista tem grande responsabilidade nas áreas social e de saúde atuando desde a prevenção à reabilitação, prontos para atender aos interesses do mundo moderno como: longevidade, qualidade de vida, marketing como estratégia de comunicação e meio ambiente. Faz-se fundamental a adequação deste profissional às mudanças sociais, em decorrência dos hábitos alimentares, dos avanços científicos e tecnológicos, que ocorrem a cada tempo em grande velocidade. Esta adequação impõe a construção de um profissional Nutricionista com novos paradigmas de interação entre o homem e a natureza.

Assim, deverá estar engajado não só no seu ambiente social como numa proposta arrojada de envolvimento humano na qual desempenhe papel abrangente para avaliação e atenção ao problema nutricional.

MATRIZ CURRICULAR

 

BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

HISTÓRICO DO CURSO

 

O Curso de Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (CBPP) da Faculdade Estácio de Macapá, foi implantado em 2001 (autorizado pelo MEC pela Portaria nº 1.609 de 24 de julho de 2001), num momento onde a Comunicação começava a ser vista como essencial ao desenvolvimento e mercado empresarial no Estado do Amapá. Visando formar profissionais conscientes de sua responsabilidade enquanto cidadãos e cidadãs envolvidos com o social, tendo em vista os princípios ético-filosóficos para o desenvolvimento da capacidade crítica de reflexão sobre o mundo que o cerca. Em suma, o curso deve estar sempre comprometido com a realidade de transformação política, econômica e social do contexto em que se encontra inserido, de forma indissociada das finalidades educativas, sempre de modo que a ética presida os sistemas de regras do mercado.

O curso oferece um conteúdo programático básico, referente ao embasamento necessário para a formação do profissional em Comunicação Social, e um específico da habilitação em Publicidade e Propaganda, tendo como referência as habilidades e competências, os objetivos e os perfis comuns e específicos do egresso.

O curso é direcionado para um mercado em expansão. Num ambiente de alta competitividade e globalização, torna-se, pois, indispensável preparar profissionais que possam atender às necessidades básicas das empresas no que tange ao conhecimento de seus clientes - identificação de expectativas e à divulgação de seus produtos e serviços, além de buscar formar profissionais que possam dar sustentação aos modelos de gestão empresarial na região e de inserção das empresas no MERCOSUL, para que possa haver maior incremento na comercialização de produtos e serviços e ocupação de nichos e oportunidades.

O CBPP tem por finalidade formar profissionais habilitados a atender às necessidades mercadológicas de promoção e divulgação de produtos e serviços oferecidos ao consumidor por meio da propaganda. Além de planejar, executar e avaliar a pesquisa publicitária no Estado e região do Amapá.

O diferencial deste curso na região é a utilização da Publicidade e Propaganda como fomento ao crescimento econômico da região amazônica e, principalmente do Estado do Amapá, por meio da divulgação de produtos ou serviços com perspectivas de inserção no mercado regional, nacional e internacional e o desenvolvimento de profissionais criativos, críticos, abertos à utilização de novas tecnologias e tendências do mercado.

Anualmente, são ofertadas 200 vagas divididas nos turnos vespertino e noturno, com integralização mínima de 8 (oito) semestres e máximo de 14 (quatorze) semestres.

Em 2005, o curso foi reconhecido por meio da Portaria MEC nº 3.107 de 09 de setembro de 2005. Em 2012, passou por renovação de reconhecimento obtendo nota 4 (Portaria de Renovação de Reconhecimento MEC/SERES nº 523, de 15 de outubro de 2013). Em 2014, passa por visita in loco obtendo nota 4 (Portaria de Renovação de Reconhecimento MEC/SERES nº 378, de 27 de maio de 2015). E devido ter nota satisfatória no ENADE de 2015 o curso teve sua Renovação de Reconhecimento automática por meio da Portaria MEC/SERES nº 269 de 03 de abril de 2017.

Permanece ainda como o único Curso de Publicidade e Propaganda sendo ofertado no Estado do Amapá.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

O Curso de Publicidade e Propaganda tem como objetivo formar, por meio de condições acadêmicas adequadas, profissionais dotados dos requisitos fundamentais que lhes habilitem a atuar no campo da comunicação e habilmente cumprirem com as exigências do mercado de trabalho, ao mesmo passo que estejam preparados para enfrentarem os processos ininterruptos de transformação da sociedade, sempre com vistas ao que concerne à sua postura ética, sustentável e socialmente responsável.

Ainda, o curso se propõe a efetivar no corpo discente a faculdade de materialização dos referenciais teóricos e técnicos, instrumentalizados pelos dispositivos didático-pedagógicos oferecidos ao longo da sua formação, provocando com isso, inclusive, a perspectiva reflexiva/crítica requerida aos agentes sociais da atualidade, de modo que esses sejam aptos a vivenciarem com destreza as transformações socioculturais, políticas, econômicas e tecnológicas da contemporaneidade, ao mesmo tempo que possam empreender projetos e soluções criativas nas diversas modalidades comunicacionais, visando à solução de problemas específicos da área de Comunicação Social.

 

JUSTIFICATIVA

 

Sinteticamente, o Curso de Publicidade e Propaganda justifica-se por formar profissionais com habilidades de entender tendências de mercado, despertar desejos no consumidor, e para tanto criar estratégias que façam as pessoas comprarem suas ideias e produtos. Logo, é um profissional que busca mostrar o que seu cliente tem a mais em relação aos concorrentes. Forma-se profissionais com ampla visão de marketing e como desenvolvê-lo para cada público.

 

A Publicidade e Propaganda como um todo é essencial para o desenvolvimento social, político e empresarial. São profissionais de Publicidade que fazem as campanhas políticas, campanhas de lojistas, que “mostram” os produtos para o consumidor.

 

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

 

SEMESTRE

PROJETO

OBJETIVO

SABORES REGIONAIS: DA FRUTA AO SORVETE

Compreender o funcionamento do processo básico de produção de um objeto científico, proporcionando ao aluno condições necessárias para a produção de um vídeo sobre as frutas regionais e o sorvete regional, junto às sorveterias da cidade de Macapá, selecionadas previamente.

CATÁLOGOS PUBLICITÁRIOS

Visa o aluno a trabalhar a questão da sustentabilidade, a regionalização e produção de catálogos por meio de books fotográficos de produtos regionais.

BRASILEIROS NO AMAPÁ

Compreender o funcionamento do processo básico de produção de um objeto científico, proporcionando ao aluno condições necessárias para a produção de um vídeo sobre as migrações de outros estados brasileiros para o Amapá.

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO AMAPÁ

VT Publicitário que trate sobre o tema Intolerância religiosa no Amapá e suas consequências.

PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING PARA MICROS E PEQUENOS EMPRESÁRIOS

Desenvolver uma pesquisa de mercado para empreendedores locais que possam resultar em um planejamento de comunicação e marketing para os mesmos.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

A graduação em Publicidade e Propaganda forma um profissional vocacionado para o empreendedorismo e com conhecimento sólido que lhe permite associar a teoria com a prática. Em outras palavras, permite que este publicitário seja um profissional multimídia, multifunção e com amplo domínio da gestão e produção de conteúdo para as mídias tradicionais e, especialmente, para as mídias digitais, com capacidade de reflexão, análise e crítica da produção e recepção das mensagens; apto a compreender a dimensão conceitual dos discursos publicitários e suas funções na constituição das relações de sociabilidade contemporâneas.

A busca constante do aprender a aprender e do aprender a fazer dentro das exigências cotidianas da profissão, impostas pelas ininterruptas e rápidas mudanças tecnológicas e suas consequências sociais, transforma-o em um profissional que domina com eficiência as técnicas de produção publicitária, desde a identificação de um problema de comunicação de um anunciante e sua efetiva solução, passando pelos processos de planejamento, criação, produção, difusão e gestão de campanhas publicitárias, ações promocionais e de incentivos, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação, necessárias para o desempenho do seu trabalho como publicitário, estando atento às transformações socioeconômicas, políticas, tecnológicas e culturais da sociedade e apto a atuar de forma ética, sustentável e com responsabilidade social.

De uma formação humanista ampla, deve resultar um profissional capaz de manter sempre presentes os aspectos éticos de sua conduta, dada a grande responsabilidade política e social depositada em suas atividades. A realidade brasileira solicita, em todas as áreas, uma participação consciente dos profissionais, em função dos desequilíbrios regionais e de renda que tencionam a comunidade. No que diz respeito à comunicação essa responsabilidade é ainda maior, pois se refere aos aspectos decisivos para o futuro da nação, a partir do momento em que a publicidade atua como uma mola propulsora da economia e da política, gerando riqueza e desenvolvimento social e cultural para as regiões e para o País.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

Agências de publicidade, veículos de comunicação, produtoras audiovisuais, assessorias de comunicação, estúdios de design, editoras, empresas digitais, de promoção e de organização de eventos, departamentos de marketing e comunicação.

 

LABORATÓRIOS DO CURSO

 

Para desenvolver as competências intrínsecas ao profissional, o curso dispõe dos seguintes laboratórios didáticos:

  1. Laboratório de Fotografia
  2. Agência Escola Moinho
  3. Laboratório Macintosh
  4. Laboratório de Rádio
  5. Laboratório de TV

 

TEMPO DE DURAÇÃO

 

O tempo de duração do curso é de no mínimo 8 períodos e no máximo 14 períodos.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

 

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

HISTÓRICO DO CURSO

 

Até o ano de 2004, o Estado do Amapá não possuía, ainda, o curso de Bacharelado em Psicologia. Assim, havia um número bastante reduzido de profissionais atuando no mercado e, principalmente, voltados para a atividade de consultório privado. Estes profissionais vinham de outros Estados, formados em IES com matriz curricular em que não eram ofertadas disciplinas específicas da região norte, o que poderia comprometer a compreensão da cultura dessa realidade.

Segundo informações do Conselho Regional de Psicologia (CRP 10º), em 2004 haviam apenas cento e dois (102) psicólogos residentes em todo estado do Amapá. Nesta mesma época, não haviam projetos e intervenções de profissionais da Psicologia no Estado. As populações carentes do interior do estado encontravam-se praticamente desassistidas por profissionais da saúde mental. Da mesma forma, a maioria das instituições como escolas, hospitais, penitenciárias e empresas desconheciam as contribuições do psicólogo.

A Portaria nº 1.811 de 27 de maio de 2005, publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de maio de 2005, diz respeito à autorização do curso. A primeira turma do Curso de Psicologia da SEAMA iniciou no segundo semestre de 2005, mais especificamente em agosto.

Em 2009, foi implantado o Serviço de Psicologia, ocorrendo neste ano a inauguração do Centro Clínico de Psicologia, localizado na Av. Presidente Vargas, nº 2661 – Santa Rita. Espaço destinado para a realização dos estágios profissionais em clínica, voltado para o atendimento da comunidade carente, tanto de demanda espontânea quanto encaminhada por instituições públicas.

No ano de 2011, o curso foi reconhecido por meio da Portaria nº 588 de 17 de março de 2011 e, de acordo com o Relatório de Avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o curso de Bacharelado em Psicologia obteve o conceito 4. Neste mesmo ano, a Faculdade adquiriu um novo espaço para funcionamento do Centro Clínico de Psicologia, localizado às proximidades da faculdade, o que facilitou o acesso dos acadêmicos. Assim, o Serviço de Psicologia passou a funcionar na Rua Leopoldo Machado, nº 593 – Jesus de Nazaré.

No início de 2012, o Grupo Estácio adquire a Faculdade SEAMA, que em 2015 passa a se chamar Faculdade Estácio de Macapá, por meio da Portaria nº 119 de 02 de fevereiro de 2015.

Em 2016, o curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Estácio de Macapá foi obteve nota satisfatória (CPC nota 4) pelo MEC, pelo seu desempenho no ENADE 2015 e por meio da Portaria MEC nº 269, de 03 de abril de 2017 obteve sua Renovação de Reconhecimento automática.

Ao longo deste período o Curso de Bacharelado em Psicologia permaneceu atuante junto à comunidade desenvolvendo inúmeras atividades e convênios com instituições públicas e privadas locais. Estas parcerias viabilizam aos acadêmicos, vivências em práticas reais e simuladas, desenvolvendo competências técnico-profissionais, responsabilidade e compromisso social diante da população na região Amazônica onde está inserido.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Formar profissionais qualificados que possam desenvolver o pensamento, a capacidade de observação, análise e síntese para desempenho sua profissão de forma reflexiva, crítica e criativa, inserindo-se no mercado de trabalho com competência e ética para: realizar atenção à saúde; avaliar e tomar decisões profissionais adequadas; realizar diferentes formas de interação com outros profissionais de saúde e com o público em geral; trabalhar em equipes multiprofissionais realizando pesquisa e intervenção em Psicologia; administrar e gerenciar recursos físicos e materiais; buscar a formação continuada e contribuir para o bem estar da sociedade.

 

JUSTIFICATIVA

 

Aos olhos do mundo, a Região Amazônica precisa ser cuidada, valorizada e preservada, o que cria a necessidade de formação de profissionais comprometidos e qualificados para esse objetivo. Nesse sentido, a importância do profissional de psicologia para a sociedade amapaense está na possibilidade de fazer reflexões com a tentativa de minimizar conflitos, da ordem do subjetivo e do social.

Um psicólogo comprometido deve sempre estar atento ao princípio fundamental do Código de Ética Profissional do Psicólogo, que diz: “O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

O Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Estácio de Macapá, busca o desenvolvimento das habilidades e ao perfil profissional voltado para o desenvolvimento da potencialidade da região.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

O egresso do Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Estácio de Macapá tem como perfil ser um profissional crítico, reflexivo e humanístico, apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como realizar seus serviços dentro de padrões de qualidade e dos princípios éticos. Para tal, o egresso deve possuir conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandem investigação, análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos.

Assim, deverá ser capaz de diagnosticar, avaliar e atuar em problemas humanos de ordem psíquica; coordenar e manejar processos grupais; atuar inter e multiprofissionalmente; realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia; e ser capaz de elaborar relatos científicos, pareceres e laudos técnicos, apresentar e discutir trabalhos e ideias em público.

Conforme as escolhas das ênfases curriculares para a sua formação, o egresso deverá estar apto a atuar em diferentes contextos: nos processos clínicos e de promoção e prevenção de saúde. Pretende-se, ainda, que este profissional seja cônscio da importância da educação continuada, bem como de sua responsabilidade social.

No trabalho em equipes multiprofissionais, estarão aptos a assumir posições de liderança, tendo em vista o bem estar da comunidade. Administrando e gerenciando, a força de trabalho, os recursos físicos e materiais e as informações técnicas e científicas.

 

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

 

SEMESTRE

PROJETO

OBJETIVO

Mostra de vídeos: Áreas de atuação do psicólogo

Favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos calouros em psicologia, no que se refere as áreas de atuação do psicólogo.

As Políticas públicas e seus impactos para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Compreender as políticas públicas vigentes para crianças e adolescentes no contexto amapaense.

Compreender as políticas públicas vigentes para crianças e adolescentes no contexto amapaense.

Objetivo geral: Realizar atividade interdisciplinar com os alunos do terceiro semestre do curso de psicologia.

Projeto de pesquisa: vamos começar.

Possibilitar ao acadêmico de psicologia o embasamento para ser um pesquisador.

Construção do Perfil Profissiografico do Psicólogo no Amapá

Construir o perfil profissiográfico do psicólogo no Amapá por meio da interação de três atores no processo ensino aprendizagem com metodologia interdisciplinar.

Projeto de observação: Levantando necessidades de intervenção

Levantar por meio da observação no campo de estágio as necessidades de intervenção da psicologia.

Projetos de intervenção em Estágio básico supervisionado: Campo

Inserir o aluno nas atividades laborais específicas da psicologia

Projetos de intervenção em Estágio básico supervisionado clínico: Individual – Infantil/adolescente

Propiciar ao aluno a possibilidade de se apropriar da clínica psicológica por meio do atendimento clínico por ele realizado na abordagem teórico-clínica escolhida.

Projetos de intervenção em Estágio básico supervisionado clínico: Individual – Adulto/idoso

Propiciar ao aluno a possibilidade de se apropriar da clínica psicológica por meio do atendimento clínico por ele realizado na abordagem teórico-clínica escolhida.

10º

Projetos de intervenção em Estágio básico supervisionado clínico: Grupo

Propiciar ao aluno a possibilidade de se apropriar da clínica psicológica por meio do atendimento clínico por ele realizado na abordagem teórico-clínica escolhida.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

 

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

HISTÓRICO DO CURSO

 

No Estado do Amapá o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, da Faculdade Estácio de Macapá foi autorizado pela Portaria MEC nº 1154 de 11 de julho de 2001.

A partir do acompanhamento do curso ao longo dos anos de funcionamento, ocorreram diversas adaptações no sentido de acompanhar as mudanças realizadas na área e consequentemente do mercado trabalho. O Projeto Pedagógico do Curso foi sendo atualizado pela equipe de professores abordando novos conteúdos e métodos de ensino/aprendizagem visando também um novo aluno e perfil de egresso diferenciado.

As adaptações sugeridas foram apresentadas no Conselho Superior da instituição para aprovação e entrada em vigor no primeiro semestre de 2004 e, em por meio da portaria nº 3.105, publicada em 09 de setembro de 2005, efetiva-se o reconhecimento do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

A partir das sugestões da Comissão de Avaliação do Curso de Computação e Informática – Sistemas de Informação, dos feedbacks dos egressos do curso e do avanço tecnológico no Estado do Amapá, surgiu uma nova proposta de projeto curricular para o curso. Para tanto, foi convocado o colegiado do curso para fazer as devidas adaptações. As adaptações sugeridas foram apresentadas no Conselho Superior da instituição para aprovação e entrada em vigor no primeiro semestre de 2007.

Seguindo a evolução da área de computação, as necessidades do mercado regional, nacional e internacional, do público de alunos ingressantes (cada vez mais jovens e já detendo conhecimentos muitas vezes mais que básicos) e sugestões dos avaliadores das visitas de renovação de reconhecimentos, foram propostas novas estruturas curriculares entre 2007 e 2016, período de 11 anos. Em um processo gradativo, proposto por seu Núcleo Docente Estruturante (NDE), o qual tem como atribuição, a reformulação e o acompanhamento sistemático do Projeto Pedagógico do Curso, acompanhado ativamente pelo Colegiado de Curso (composto pela coordenação, docentes e discentes) foi constituída estrutura curricular atual, matriz 116, implantada em 2016/1.

Em 2012 devido o resultado satisfatório no ENADE 2011 o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação obteve a sua Renovação de Reconhecimento automática por meio da Portaria MEC nº 29 de 26 de março de 2012. Os resultados satisfatórios puderam ser observados também no ENADE de 2014, em que o curso obteve conceito ENADE 3 e CPC nota 4. Com isso, o curso obteve a sua Renovação de Reconhecimento automática pela segunda vez com a publicação da Portaria MEC nº 1093 de 24 de dezembro de 2015.

Atualmente, foram propostas novas mudanças, agora metodológicas, pelo NDE do curso e aceito pelo Colegiado do Curso os Projetos Interdisciplinares, com o objetivo de proporcionar ao discente antes do Trabalho de Conclusão de Curso, vivência da prática profissional primordial para inserção deste profissional no mercado. Esta proposta vem sendo conduzida gradativamente desde 2016/1.

O curso possui turmas no turno noturno e tem duração de 4 anos, correspondente a 8 semestres.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Propiciar conhecimentos teóricos-práticos-científicos para atuar de forma generalista, humanista e crítica nos campos da Gestão da informação e do conhecimento, por meio da viabilização soluções de Tecnologia de Informação nas Organizações.

 

JUSTIFICATIVA

 

O Estado do Amapá possui uma formação geográfica e política diretamente ligada ao desenvolvimento dos interesses, públicos e privados, apontados para a região durante o transcorrer da história brasileira.

O município de Macapá, capital do Estado do Amapá, foi fundado em 1943 e tem uma área de 6.562 km2 Conforme estimativa do IBGE, divulgada em 2016, o Amapá tem 782,3 mil habitantes distribuídos em seus 16 municípios, sendo o segundo estado menos populoso do país, ganhando apenas de Roraima, que possui pouco mais de 510 mil habitantes em 15 municípios. Atualmente, vive um momento de crescimento tanto econômico quanto populacional, o que vem mudando o seu cenário e atraindo investimentos externos para o estado.

Macapá obteve um aumento populacional médio de 4,65% no período entre 1991 e 2000, com uma concentração expressiva em áreas urbanas que passou de 83,2% em 1991 para 95,6% em 2007. O município apresenta uma distribuição de sua população por faixas etárias típica de regiões jovens, com elevada taxa de crescimento demográfico, com as faixas de menor idade bem mais populosas do que as faixas etárias mais avançadas.

Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,780, o Amapá possui a melhor média da Região Norte e a 12ª do Brasil. A taxa de mortalidade infantil é de 22,5 óbitos a cada mil nascidos vivos, um pouco acima da média nacional, que é de 22. Outro aspecto positivo é a alfabetização, pois 97,2% dos amapaenses com idade superior a 15 anos são alfabetizados. Contudo, um dos grandes problemas do Estado são os serviços de saneamento ambiental, que atendem apenas 37% das residências.

O Amapá coloca-se em posição de destaque em uma evolução silenciosa e lenta, no entanto, eficaz. A criação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS) permitiu novas perspectivas de desenvolvimento para as regiões fronteiriças e o amadurecimento das relações com os países vizinhos. Do mesmo modo, a criação do porto de containers de Santana, ampliou as possibilidades mercadológicas da região.

Por tudo isso, a Estácio Macapá surge no cenário amapaense e regional, reforçando a imagem de compromisso social e político com o ensino de graduação. Neste sentido, os pressupostos que orientam a missão acadêmica da Estácio de Macapá estão pautados no crescimento crítico do indivíduo dentro de princípios sociais, éticos, solidários e justos. Aliando-se às políticas públicas de educação e de saúde e, efetivamente, adequando-se às realidades políticas, sociais e econômicas do país.

O Amapá é um estado ávido por desenvolvimento e com uma grande carência de recursos humanos qualificados em diversas áreas, especialmente para o trato Computacional da Informação, identificada imediatamente, quando se percorre as organizações. Como consequência configura-se a pouca contribuição dos sistemas e tecnologias de informação para o seu crescimento, como também a migração de profissionais qualificados de outros estados do país para suprirem tais necessidades. Assim como a migração de grandes empresas do Brasil e do mundo com a necessidade da aplicação da Gestão de Tecnologia da Informação (TI) em suas empresas.

A Faculdade Estácio de Macapá conhecedora do seu papel na sociedade como promotora do conhecimento técnico-científico preocupa-se com um projeto educacional que respeite as necessidades da comunidade e de mercado, e tem como prerrogativa a oferta de cursos e o desenvolvimento de pesquisas articuladas com o contexto da região em que se insere.

Desta maneira, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Estácio Macapá busca atender o crescimento econômico constatado na região evidenciando a necessidade da tecnologia da informação para alavancagem de negócios e melhoria do desempenho dos empreendimentos existentes.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

Os egressos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Estácio de Macapá têm como perfil um profissional generalista, humanista, ético, crítico e reflexivo, ciente de seu papel social e da realidade econômica, política, social e cultural, deve ter uma conduta profissional comprometida com a análise e desenvolvimento de soluções para as empresas. Os formados na graduação em Sistemas de Informação devem ser capazes de aprender continuamente, sendo importante que no curso tenham a oportunidade de aprender a aprender, com responsabilidade e compromisso na sua educação continuada.

O egresso do Curso Superior de Bacharelado em Sistemas de Informação estará apto a:

  1. Atuar no planejamento, análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas e tecnologias da informação considerando os aspectos organizacionais e humanos.
  2. Aplicar conceitos de qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança em programas computacionais de forma a agregar um diferencial em sua atuação profissional.
  3. Compreender as estruturas e processos das organizações de maneira ampla e particionada a fim de modelar eficientemente os processos das organizações e ser capaz de promover a sinergia entre eles por meio de ferramentas computacionais.
  4. Utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma inter e multidisciplinar.
  5. Atuar de forma ética e responsável, em organizações comerciais, industriais, governamentais e não governamentais, além do setor de prestação de serviços, respeitando os valores éticos e socioambientais da sociedade onde atua.
  6. Propiciar o conhecimento empreendedor, buscando o desenvolvimento de soluções que atendam as questões mercadológicas e o desenvolvimento da sociedade.
  7. Desempenhar os papéis de: analista de sistemas; programador de sistemas; consultor e/ou auditor em processos de aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para organizações; administrador de banco de dados; gerente de projetos de TI;

 

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

 

No curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Estácio Macapá, em cada semestre, o acadêmico desenvolve um Projeto Interdisciplinar, com o objetivo de articular, em principal, as disciplinas do período em que está. No entanto, sabe-se que as disciplinas de um semestre não estão desassociadas dos anteriores, portanto a articulação acontece com os conhecimentos de forma vertical (semestres anteriores) e horizontal (disciplinas atuais).

Os projetos devem promover a compreensão das relações existentes entre a prática de mercado e o trabalho acadêmico, a integração teórico-prática, universidade/sociedade, orientando os acadêmicos para a solução de problemas enfrentados na atuação profissional e nos mais diversos contextos.

Os projetos interdisciplinares oportunizam também as experiências com equipes heterogêneas e as habilidades atitudinais (autonomia, autodisciplina, criatividade, iniciativa entre outras), tão importantes na contemporaneidade. Normalmente produzem um produto final, apresentando-o à comunidade acadêmica e, quando possível, à sociedade externa.

O acadêmico deve compreender a importância de ser sujeito de sua própria história. Os projetos acontecem do 1º ao 6º Semestre, como segue:

 

SEMESTRE

DISCIPLINA NORTEADORA

OBJETIVO

Cenários de Tecnologia da Informação

Realizar pesquisa diagnóstico a respeito das empresas formais e sua infraestrutura tecnológica nos principais bairros de Macapá – AP e socializar dados em meio virtual (site) conforme procedimentos éticos.

Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

Elaborar um modelo de negócio de Startup regional usando o modelo CANVAS.

Requisitos de Sistemas

Desenvolver a Documentação de Especificação de Requisitos de um sistema real, realizando as etapas de: análise do negócio, levantamento de requisitos e modelagem de interfaces.

Modelagem de Sistemas

Modelar um Sistema comercial de pequeno porte, prototipar uma das funcionalidades e documentar.

Programação II

Desenvolvimento de um Sistema Web.

Programação para Dispositivos móveis

Desenvolver um Aplicativo para dispositivos móveis.

 

Obs.: Um último projeto é desenvolvido em ambiente simulado criado pelo evento Creators, em que alunos de todos os períodos se integram a fim de construir um ou vários produtos de software. Cada semestre este projeto contínuo de extensão é concebido com novidades de: ferramentas, metodologia e habilidades atitudinais diferentes.

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR

 

CST EM REDES DE COMPUTADORES

HISTÓRICO DO CURSO

 

No Estado do Amapá o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (CSTRC), da Faculdade Estácio de Macapá foi autorizado pela Portaria MEC nº 2.695 de 25 de setembro de 2002.

A partir do acompanhamento do curso ao longo dos anos de funcionamento, houve diversas adaptações no sentido de acompanhar as mudanças realizadas na área e consequentemente do mercado trabalho. O Projeto Pedagógico do Curso foi sendo atualizado pela equipe de professores abordando novos conteúdos e métodos de ensino/aprendizagem visando também um novo aluno e perfil de egresso diferenciado.

As adaptações sugeridas foram apresentadas no Conselho Superior da instituição para aprovação e entrada em vigor no primeiro semestre de 2004.

Com a avaliação in loco da comissão de reconhecimento do curso em novembro de 2006, foram feitas algumas sugestões em relação ao currículo do curso. Além disso, o NDE também incorporou as diretrizes que constam no Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia de 2006, documento que norteou os cursos tecnológicos de diversas áreas no País. A portaria MEC nº 126 foi publicada em 06 de novembro de 2006 e efetivou o reconhecimento do curso de Tecnologia em Redes de Computadores.

A partir das sugestões da Comissão de Avaliação do Curso de Computação e Informática – Redes de computadores, e do dignóstico realizado por meio dos egressos do curso e do avanço tecnológico no Estado do Amapá, surgiu uma nova proposta de curricular no curso. Para tanto, foi convocado o colegiado para fazer as devidas adaptações, que foram apresentadas no Conselho Superior da instituição para aprovação e entrada em vigor no primeiro semestre de 2007.

Seguindo a evolução da área de computação, as necessidades do mercado regional, nacional e internacional, do público de alunos ingressantes (cada vez mais jovens e já detendo conhecimentos muitas vezes mais que básicos) e sugestões dos avaliadores das visitas de renovação de reconhecimentos, foram realizadas atualizações curriculares adaptando as novas realidades. Em um processo gradativo, proposto por seu Núcleo Docente Estruturante (NDE), o qual tem como atribuição, a reformulação e o acompanhamento sistemático do Projeto Pedagógico do Curso, acompanhado ativamente pelo Colegiado de Curso (composto pela coordenação, docentes e discentes) foi constituída proposta curricular atual, matriz 116, implantada em 2016/1.

No ano de 2014 o curso passou por avaliação com visita in loco e obteve nota 4, com isso a Renovação de Reconhecimento do curso se deu por meio da Portaria MEC nº 673, publicada em 12 de novembro de 2014. Em 2015, devido a nota satisfatória do ENADE 2014, o curso obteve Renovação de Reconhecimento automática consolidando CPC com conceito 3, de acordo com a Portaria MEC nº 1.093 de 24 de dezembro de 2015.

Atualmente, foram propostas novas mudanças, agora metodológicas, pelo NDE e aprovado pelo Colegiado do curso, os Projetos Interdisciplinares, com o objetivo de proporcionar ao discente, vivência da prática profissional primordial para inserção deste profissional no mercado.

O curso possui turmas no turno noturno e tem duração de 2,5 anos, correspondente a 5 semestres. São oferecidas anualmente 150 vagas, preenchidas segundo os critérios do Concurso Vestibular desta Faculdade.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Propiciar conhecimentos teóricos-práticos-científicos para atuar de forma generalista, humanista e crítica realizando intervenções de comunicação de dados nas organizações.

 

JUSTIFICATIVA

 

O Estado do Amapá possui uma formação geográfica e política diretamente ligada ao desenvolvimento dos interesses, públicos, privados e terceiro setor, apontados para a região durante o transcorrer da história brasileira.

O município de Macapá, capital do Estado do Amapá, foi fundado em 1943 e tem uma área de 6.562 km2. Os dados de 2016 do IBGE revelam que a população da cidade é de 465.495 habitantes, sendo a 53ª cidade mais populosa do Brasil e a 5ª cidade mais populosa do norte. Atualmente, vive um momento de crescimento tanto econômico quanto populacional, o que vem mudando o seu cenário e atraindo investimentos externos para o Estado.

Macapá obteve um aumento populacional médio de 4,65% no período entre 1991 e 2000, com uma concentração expressiva em áreas urbanas que passou de 83,2% em 1991 para 95,6% em 2007. O município apresenta uma distribuição de sua população por faixas etárias típica de regiões jovens, com elevada taxa de crescimento demográfico, com as faixas de menor idade bem mais populosas do que as faixas etárias mais avançadas.

Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,780, o Amapá possui a melhor média da Região Norte e a 12ª do Brasil. A taxa de mortalidade infantil é de 22,5 óbitos a cada mil nascidos vivos, um pouco acima da média nacional, que é de 22. Outro aspecto positivo é a alfabetização, pois 97,2% dos amapaenses com idade superior a 15 anos são alfabetizados. Contudo, um dos grandes problemas do Estado são os serviços de saneamento ambiental, que atendem apenas 26,8% das residências.

O Amapá coloca-se em posição de destaque em uma evolução silenciosa e lenta, no entanto, eficaz. A criação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS) permitiu novas perspectivas de desenvolvimento para as regiões fronteiriças e o amadurecimento das relações com os países vizinhos. Do mesmo modo, a criação do porto de containers de Santana, ampliou as possibilidades mercadológicas da região.

Por tudo isso, a Faculdade Estácio de Macapá surge no cenário amapaense e regional, reforçando a imagem de compromisso social e político com o ensino de graduação. Neste sentido, os pressupostos que orientam a missão acadêmica da Estácio de Macapá estão pautados no crescimento crítico do indivíduo dentro de princípios sociais, éticos, solidários e justos. Aliando-se às políticas públicas de educação e de saúde e, efetivamente, adequando-se às realidades políticas, sociais e econômicas do país.

O Amapá é um estado ávido por desenvolvimento, devido ao seu isolamento geográfico, e com uma grande carência de recursos humanos qualificados em diversas áreas, especialmente no que se refere às melhorias de infraestruturas comunicacionais, identificadas imediatamente, quando se percorre as organizações. Diante disso, observa-se a pouca contribuição das infraestruturas de comunicação, que muitas vezes não atendem as especificações técnicas necessárias para o bom desempenho comunicacional, elevando a necessidade de migração de profissionais qualificados de outros estados do país para suprirem tais necessidades.

A Faculdade Estácio de Macapá conhecedora do seu papel na sociedade como promotora do conhecimento técnico-científico preocupa-se com um projeto educacional que respeite as necessidades da comunidade e de mercado, e tem como prerrogativa a oferta de cursos e o desenvolvimento de pesquisas articuladas com o contexto da região em que se insere.

Desta maneira, o curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Estácio de Macapá busca atender o crescimento econômico constatado na região evidenciando a necessidade de planejamento de infraestrutura de comunicação de dados para alavancagem de negócios e melhoria do desempenho dos empreendimentos existentes.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

Os egressos do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Estácio de Macapá têm como perfil um profissional generalista, humanista, ético, crítico e reflexivo, ciente de seu papel social e da realidade econômica, política, social, ambiental e cultural com conduta profissional comprometida.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores estará apto a:

  1. construir o projeto, documentação e implantação de projeto lógicos e físicos de redes corporativas de computadores locais e de longa distância em sistemas heterogêneos, para comunicação de dados em organizações de pequeno, médio e grande portes;
  2. utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma interdisciplinar e as tecnologias para apoio à implantação de redes de computadores;
  3. atuar de forma ética e responsável, em organizações comerciais, industriais, públicas, privadas, terceiro setor, Institutos e Centros de Pesquisas e Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente, respeitando os valores éticos e socioambientais da sociedade onde atua;
  4. empreender e inovar, buscando o desenvolvimento de soluções que atendam as questões mercadológicas e o desenvolvimento da sociedade;
  5. gerenciar redes de computadores para: prevenção, segurança, estabilidade e operacionalização de serviços;
  6. avaliar o desempenho dos serviços de comunicação para melhoria da qualidade de serviço;
  7. auditar e prospectar o processo de comunicação de dados emitindo laudos e parecer técnico em sua área de formação;
  8. realizar manutenção corretiva, adaptativa, evolutiva e preventiva em diversos ambientes de comunicação de dados;
  9. desempenhar os papéis de: projetista de redes de computadores; gerente de redes de computadores; consultor e/ou auditor em processos de aquisição, desenvolvimento e manutenção de infraestrutura de comunicação de dados para organizações; gerente de infraestrutura e gerente de segurança da informação.

 

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

 

No curso Supeior de Tecnologia em Redes de Computadores da Estácio Macapá, em cada semestre, o acadêmico desenvolve um Projeto Interdisciplinar, com o objetivo de articular, em principal, as disciplinas do período em que está. No entanto, sabe-se que as disciplinas de um semestre não estão desassociadas dos anteriores, portanto a articulação acontece com os conhecimentos de forma vertical (semestres anteriores) e horizontal (disciplinas atuais).

Os projetos devem promover a compreensão das relações existentes entre a prática de mercado e o trabalho acadêmico, a integração teórico-prática, universidade/sociedade, orientando os acadêmicos para a solução de problemas enfrentados na atuação profissional e nos mais diversos contextos.

Os projetos interdisciplinares oportunizam também as experiências com equipes heterogêneas e as habilidades atitudinais (autonomia, autodisciplina, criatividade, iniciativa entre outras), tão importantes na contemporaneidade. Normalmente produzem um produto final a partir da simulação de um cenário, apresentando-o à comunidade acadêmica e, quando possível, à sociedade externa.

O acadêmico deve compreender a importância de ser sujeito de sua própria história. Os projetos acontecem do 1º ao 5º Semestre, como segue:

 

SEMESTRE

DISCIPLINA NORTEADORA

OBJETIVOS

Cenários de Tecnologia da Informação

Realizar pesquisa diagnóstico a respeito das empresas formais e sua infraestrutura tecnológica nos principais bairros de Macapá – AP e socializar dados em meio virtual (site) conforme procedimentos éticos.

Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

Elaborar um modelo de negócio de Startup regional usando o modelo CANVAS.

Cabeamento

Um último projeto é desenvolvido em ambiente simulado criado pelo evento Conexões Radicais, em que alunos de todos os períodos se integram a fim de simular de forma física e lógica o desenvolvimento de um projeto e sua implantação. Os papéis envolvem: 5TRN, gerenciando grupos de alunos (participantes de todos os períodos), além de executar atividades que envolvem conhecimentos que estão sendo trabalhados nesta turma. Alunos da 4TRN, analisam, “arquitetam” as atividades que envolvem conhecimentos de sua turma e assim por diante. Neste projeto os grupos e equipes são aleatoriamente escolhidos e possuem participantes do primeiro ao quinto semestres, para que haja um aprendizado coletivo.

Em cada semestre, este projeto contínuo de extensão é concebido com novidades de: conteúdos, ferramentas, metodologia e habilidades atitudinais diferentes.

Redes Locais e Comutação

Tópicos Especiais em Redes de Computadores

 

MATRIZ CURRICULAR