Histórico da CPA

A avaliação institucional teve início na FAESO, em 2002, com o Programa de Avaliação Institucional – PAI, aplicado seqüencialmente em 2003, 2004 e 2005. Para atender ao estabelecido no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, instituído pela Lei nº 10.861/2004, a FAESO assumiu a etapa de AUTOAVALIAÇÃO como um processo integrado das dimensões institucionais.


Dessa forma, em 2006, os questionários aplicados passaram a ser parcialmente eletrônicos; em 2007 realizamos alterações nos questionários aplicados à Comunidade e Egressos. No ano de 2008, tivemos a implantação de um Índice denominado Índice de Satisfação de Alunos – ISA. No mesmo ano, considerando a mudança no sistema Lyceum para o SIA – Sistema de Informações Acadêmicas, este agregou um questionário online.

Finalmente, a partir do ano de 2010, ocorreu a aplicação dos questionários eletrônicos de avaliação interna, via Sistema de Informações Acadêmicas (SIA) bem como a aplicação dos questionários aos Egressos, Funcionários e Comunidade. Esse processo de avaliação continua sendo aplicado atualmente.

Ações permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.