Sobre a Secretaria Geral
Atendimento aos Alunos
Os alunos serão atendidos na Secretaria Geral Acadêmica no seu horário de funcionamento. Quando o assunto for solicitação de documento escolar, deverá ser feita com através da Secretaria Virtual mediante pagamento de taxa se necessário.
OBS.: Qualquer documento a ser expedido deverá ser solicitado mediante requerimento geral à Secretaria Virtual..
Matrícula
Ato formal de ingresso no curso e de vinculação à instituição de ensino. Realiza-se na Secretaria em prazos estabelecidos em edital de vestibular.
Rematrícula
Ocorre semestralmente em prazos estabelecidos pela instituição de ensino. A rematrícula está condicionada à quitação dos encargos educacionais.
Dispensa de Disciplina
O aluno que já tenha cursado qualquer das disciplinas constantes da grade curricular do curso, desde que seja de graduação, poderá requerer o aproveitamento de estudos para posterior dispensa da disciplina cursada. A solicitação da dispensa deverá ser realizada em prazos estabelecidos no calendário acadêmico. O aluno deverá procurar a Secretaria Geral Acadêmica no prazo de 15 dias após o pedido para tomar ciência do processo.
Transferência Externa (Saída)
A transferência externa do aluno para outra instituição será realizada através de requerimento por escrito feito pelo aluno na Secretaria da Faculdade no prazo estabelecido no calendário escolar.
Transferência Externa (Chegada)
O prazo de solicitação de TE pelo candidato será estabelecido no calendário escolar. Os documentos necessários para dar entrada ao processo de TE são: histórico da instituição de origem; programas das disciplinas cursadas e aprovadas; declaração de vínculo com a instituição de origem; declaração de quitação financeira; documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, Certidão de Nascimento ou Casamento; uma foto, comprovante de residência), Portaria de Autorização ou Reconhecimento do curso.
Exclusão de Disciplina
A exclusão de disciplinas será realizada por meio de requerimento na Secretaria no prazo estabelecido no calendário acadêmico. A exclusão deverá obedecer ao limite mínimo de créditos permitido para matrícula do aluno.
Trancamento
É concedido o trancamento de matrícula, para efeito de interrompidos temporariamente os estudos, para manter a vinculação do aluno à Faculdade e seu direito de renovação de matrícula, desde que esteja em situação regular. O trancamento não poderá ser superior a dois anos. Não é concedido trancamento de matrícula para alunos cursando o primeiro período.
Cancelamento de Matrícula
Para efetuar o cancelamento de matrícula, o aluno deverá estar em dia com a situação acadêmica e financeira da Faculdade.
Aluno On-line
O Aluno On-line é uma ferramenta que deve ser utilizada para acessar todas as informações acadêmicas, financeiras e solicitações de serviços, para acessa-lo basta clicar no link “Aluno On-line” na página principal da faculdade, digitar o número de matrícula e a senha.
Secretaria On-line
A Secretaria On-line é onde o aluno pode solicitar diversos tipos serviços, para acessa-la, é preciso entrar no Aluno On-line.
No Menu da Secretaria On-line encontra-se: “Minhas solicitações” e “Nova solicitação”.
Minhas solicitações – é possível visualizar todas as solicitações feitas. PARA VER AS RESPOSTAS É PRECISO CLICAR NA PERGUNTA. Quando a pergunta está verde, a solicitação já foi atendida, quando está amarela, a solicitação está em andamento, e quando está vermelha, a solicitação ainda não foi atendida.
Nova solicitação – onde são feitas novas solicitações. Tipos de solicitações: Mudança-Disciplina/ Turma/ Turno – Declarações Diversas – Histórico – Outros
As solicitações da Secretaria On-line são respondidas diariamente.
Sala de Aula Virtual
Na sala de aula virtual encontra-se disponível todo material para as aulas, para acessa-la, basta digitar o número de matrícula e a senha na página principal da faculdade.
Colação de Grau
A solicitação de colação de grau deverá ser feita pelo aluno por meio de requerimento na Secretaria ou pela secretaria on-line, no prazo estabelecido pela Faculdade, juntamente com o setor de Eventos, que é o responsável pela organização da solenidade, pela orientação às comissões de formatura e a comunicação ao aluno dos assuntos inerentes a formatura.
Diploma
O procedimento para solicitação do Diploma mudou.
A Universidade Estácio de Sá é quem registrará nossos Diplomas, e não existirá taxa de registro
Para fazer sua solicitação você deverá acessar o Campus Virtual e digitar sua matrícula e senha.
Após entrar na Secretaria Virtual, observe os seguintes passos:
1. Você deverá fazer um Requerimento solicitando: AUTORIZAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DO DIPLOMA.
Receberemos sua solicitação e iremos conferir se os documentos que constam na sua pasta estão corretos (Cópias da Certidão de Nascimento/Casamento, RG, Histórico do Ensino Médio e Certificado do Ensino Médio). Se não constar nenhuma pendência de documentos, iremos responder seu requerimento DEFERINDO o pedido, caso esteja faltando algum dos documentos citados o pedido será INDEFERIDO, até que seja regularizada a situação.
OBS.: Nos casos de ingresso por Tranferência Externa o aluno deverá ter: Histórico da IES de origem (original), Guia de TE (original), programas das disciplinas cursadas.
Qualquer dúvida procure a Secretaria do campus.
TAXAS ACADÊMICAS
TIPO DE REQUERIMENTO | VALOR |
DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DE 3/5 DO CURSO OAB | GRATUITO |
DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO | GRATUITO |
DECLARAÇÃO DE PAGAMENTO PARA IMPOSTO DE RENDA | GRATUITO |
HISTÓRICO ESCOLAR | GRATUITO |
SOLICITAR EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA | GRATUITO |
CONTESTAR REVISÃO DE AV3 | R$55,00 |
DECLARAÇÃO DE APROVAÇÃO NO VESTIBULAR | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO/RECONHECIMENTO DE CURSO | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO À PROVA | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO AO VESTIBULAR | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO COM COLAÇÃO EM DATA OPORTUNA | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO PERÍODO ACADÊMICO | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE CONDUTA ESCOLAR | R$22,00 |
DECLARAÇÃO E CRITÉRIO DE APROVAÇÃO | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE DATA PREVISTA P/ CONCLUSÃO DE CURSO | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE DATAS DE PROVAS | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE DIPLOMA EM PROCESSO DE REGISTRO | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE MATRICULA COM MATÉRIAS E NOTAS | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE MATRICULA COM QUADRO DE HORÁRIO | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE QUE ESTEVE MATRICULADO | R$22,00 |
DECLARAÇÃO DE QUE NÃO CONSTA DÉBITO | R$22,00 |
SOLICITAR 2° VIA DA CERTIDÃO DE CONCLUSÃO DO CURSO | R$22,00 |
SOLICITAR 2° VIA DE CERTIFICADO (ESPECIALIZAÇÃO) | R$77,00 |
SOLICITAR 2° VIA DE DIPLOMA | R$110,00 |
SOLICITAR PROGRAMA DE MATÉRIAS DO CURSO | R$77,00 |
SOLICITAR REVISÃO PROVA DE VESTIBULAR – MEDICINA | R$55,00 |