Pesquisas

A atividade de pesquisa busca permitir que o egresso compreenda a realidade complexa vivenciada, fazendo com que ele consolide sua capacidade crítica e inventiva. São características da pesquisa na Faculdade Estácio do Pará:

 

  • Atender aos objetivos dos projetos pedagógicos;
  • Estabelecer um grupo definido de temáticas que agreguem diferentes formações acadêmicas em torno de um projeto;
  • Focar na aplicabilidade dos seus resultados;
  • Beneficiar-se da capacidade de pesquisa já instalada.
  • Ser indissociável do ensino e da extensão;
  • Articular graduação com pós-graduação

 

A partir de uma série de discussões que ocorreram em reuniões de colegiado dos cursos de graduação, foram definidas linhas de pesquisa que dialogassem com as competências específicas de cada formação, as demandas do mundo do trabalho e o perfil do egresso esperado. Assim, foram criadas grandes linhas de pesquisa, mais abrangentes, que permitissem a troca entre diversas áreas do saber, ajudando, assim, na formação de grupos de pesquisa interdisciplinares. Essa plasticidade dos grupos e discussões são fundamentais para atender as demandas do mundo hodierno, pois os problemas atuais são cada vez mais complexos.

 

As linhas de pesquisa vigentes, atualmente, se distribuem por grandes áreas: Saúde, Licenciaturas, Economia Criativa, Ciências Jurídicas, Gestão/Negócios e Tecnologias da Informação. Cada curso define as suas linhas de pesquisa de acordo com este PDI e com a natureza do próprio curso: ou seja, define uma ou mais linhas devidamente apontadas nos PPCs específicos.

 

Há incentivo para que as pesquisas dos programas institucionais ocorram dentro do escopo das referidas linhas e, de acordo com a atuação de grupos de pesquisa, também dialogue com as temáticas. Segundo definição do CNPq, o grupo de pesquisa é constituído por “um grupo de pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico que está organizado em torno à execução de linhas de pesquisa segundo uma regra hierárquica fundada na experiência e na competência técnico-científica. Esse conjunto de pessoas utiliza, em comum, facilidades e instalações físicas.

 

Entre a proposição de ações para estimular o desenvolvimento de grupos de pesquisa, cabe destacar:

 

  • Apoio físico / material com disponibilização de salas de aula e material de apoio;
  • Assistência na divulgação interna e externa dos eventos realizados;
  • Apoio financeiro para participação em eventos especialmente dos docentes e coordenadores dos grupos;
  • Auxílio para a internacionalização viabilizando o acolhimento de professor visitante assim como do professor da IES;
  • Estabelecimento de convênio, acordo e/ou protocolo de cooperação com outras instituições e agências nacionais ou internacionais de pesquisa;
  • Apoio para a realização de seminários propostos pelos Grupos de Pesquisa da instituição e respectiva emissão de certificação.

 

São políticas da Faculdade Estácio do Pará para a Pesquisa:

 

  • Consolidar a cultura de pesquisa na instituição, através do incentivo e do apoio institucional ao engajamento de docentes e discentes de graduação e pós-graduação da Instituição em projetos de pesquisa;
  • Estimular a pesquisa voltada ao desenvolvimento tecnológico e à inovação nas diferentes áreas de conhecimento presentes na instituição;
  • Fortalecer e fundar grupos, núcleos, laboratórios, centros e institutos de pesquisa com a participação de docentes e alunos da graduação;
  • Fortalecer a pesquisa como atividades coletivas e interdisciplinares, fomentando a interlocução, o debate e a cooperação entre os pesquisadores das diferentes áreas da IES e, também, de outras instituições;

 

  • Fortalecer os grupos, núcleos e laboratórios, centros e institutos de pesquisa e suas relações com outras instituições e centros de investigação e serviços, nacionais e estrangeiros;
  • Reforçar o papel da pesquisa como dimensão formativa, essencial à qualificação permanente da graduação, da pós-graduação e da extensão;
  • Acolher ideias originadas da sociedade, em especial por intermédio de inventores/pesquisadores independentes, micro e pequenos empresários, organizações sociais e pequenos produtores agrícolas, visando, em parceria, o desenvolvimento de pesquisas voltadas a novas soluções tecnológicas em produtos, serviços e processos;
  • Estimular a proteção da propriedade intelectual, com vistas ao atendimento da legislação vigente;
  • Incentivar a apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais de relevância, assim como a publicação dos resultados em periódicos reconhecidos pela comunidade científica;
  • Definir e implementar sistemática de acompanhamento e critérios de avaliação da pesquisa ou iniciação científica institucionais, incorporando critérios de qualidade e relevância científica e social;
  • Redimensionar e oportunizar canais de publicação em cooperação entre docentes e discentes da graduação;
  • Estimular a produção científica, assim como a pesquisa interdisciplinar, envolvendo esforços conjuntos entre diferentes áreas de conhecimento;
  • Consolidar a Faculdade Estácio do Pará como centro de excelência na produção e difusão do conhecimento;
  • Manter e fortalecer o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) homologado pela CONEP, pertencente à própria instituição e que preste atendimento a instituições parceiras;
  • Ampliar e qualificar a presença da instituição em todo o território nacional, promovendo a excelência acadêmica nas áreas de conhecimento de sua atuação; Ampliar a sinergia entre os professores dos cursos de pós-graduação se os discentes da graduação realizando atividades acadêmicas de pesquisa e produção em conjunto;
  • Promover no âmbito da Assessoria de Cooperação de Internacional o fortalecimento da internacionalização das atividades de pesquisa;
  • Possuir corpo docente que analise os conteúdos dos componentes curriculares, abordando a sua relevância para a atuação profissional e acadêmica do discente;
  • Fomentar o raciocínio crítico com base em literatura atualizada, para além da bibliografia proposta;
  • Proporcionar o acesso a conteúdo de pesquisa de ponta, relacionando-os aos objetivos das disciplinas e ao perfil do egresso; e incentive a produção do conhecimento, por meio de grupos de estudo ou de pesquisa e da publicação.

 

São características da pesquisa na IES:

 

  • Estar indissociável do ensino e da extensão:
  • Ser um vetor de articulação entre graduação e pós-graduação;
  • Atender aos objetivos dos projetos pedagógicos;
  • Estabelecer um grupo definido de temáticas que agreguem diferentes formações acadêmicas em torno de um projeto;
  • Focar na aplicabilidade dos seus resultados e na sua divulgação.

 

Os programas de pesquisa no âmbito da IES são mantidos com recursos próprios e de agências de fomento e permitem a construção de um ambiente de pesquisa. Dentre eles é exemplo o Programa Pesquisa Produtividade que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa e incentivar a produção cientifica entre os docentes dos cursos de graduação.

 

A seleção é feita via edital anual e os projetos são examinados pelo Comitê Nacional de Pesquisa Produtividade composto por professores doutores ou de notório saber em cada Centro de Conhecimento. Esse comitê interage mensalmente com todos os participantes do Programa e promove a necessária integração entre Graduação e Pós-Graduação.

 

De acordo com as resoluções CNS 466/2012, 510/2016 e 580/2018 para todos os projetos, independente da área de conhecimento, que envolvam a participação direta ou indireta de seres humanos, exige-se apresentar, no momento da submissão, o número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE), emitido por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do sistema CEP/CONEP. No caso de experimentos com animais deve ser apresentado o comprovante de submissão a uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Só́ poderão ser implementados os projetos aprovados pelos respectivos órgãos colegiados.

 

São oferecidos aos pesquisadores retorno individual e personalizado, para o e-mail institucional de cada um, pois cabe ao comitê um papel pedagógico, no que diz respeito à pesquisa. Assim, oportuniza-se constantemente a melhoria do nível dos pesquisadores e uma compreensão mais aprofundada acerca de questões metodológicas, teóricas, e mesmo questões inerentes ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA).

 

Caso a proposta de pesquisa seja aprovada, o professor desenvolve sua pesquisa ao longo de 11 meses. Os docentes recebem uma bolsa auxílio equivalente a 20h na carga horária semanal. Dentre as contrapartidas, os professores de Pesquisa & Produtividade precisam entregar relatórios trimestrais que comprovem o avançar de suas pesquisas, realizar duas submissões em revistas científicas e promover dois eventos, seja palestra ou oficina, na unidade em que leciona, tudo sempre relacionado ao escopo da pesquisa. Esse conjunto de atividades não só incentiva os docentes a publicarem e participarem de eventos científicos, como ajuda a criar um ecossistema de pesquisa na unidade na qual atuam, gerando visibilidade interna e externa para a pesquisa.

 

O professor também é estimulado a produzir artigos científicos, participar de eventos nacionais e internacionais, além de submeter sua pesquisa a um órgão de fomento. Isso ajuda na formação de parcerias e estudos com outras instituições.

 

A política de Pesquisa Institucional da Faculdade Estácio do Pará se materializa na graduação por regulares editais de candidaturas para o Programa de Iniciação Científica, com remuneração específica para os orientadores e concessão de bolsa aos alunos participantes. Todos os projetos são submetidos ao Comitê Institucional de Iniciação Cientifica e os relatórios são avaliados pelo mesmo Comitê. Há editais regulares de Iniciação Científica (divulgação no primeiro semestre do ano) e de Pesquisa Produtividade e Extensão Social (publicado em meados do segundo semestre do ano corrente).

 

As atividades de pesquisa e/ou iniciação científica buscam permitir que o egresso compreenda a realidade complexa vivenciada, de modo que ele consolide sua capacidade crítica e inventiva.

 

A IES entende a Iniciação Científica como um vetor para:

  • Despertar a vocação científica dos alunos de graduação;
  • Estimular e desenvolver o pensamento científico, aptidão criativa, capacidade crítica;
  • Buscar soluções inovadoras;
  • Desenvolver a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisas e conscientizar o aluno das questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica;
  • Produzir e divulgar o conhecimento como resultados das atividades de pesquisa na graduação;

 

  • Articular o ensino da graduação com a pós-graduação e a extensão.

 

 

Com o objetivo de gerar a troca entre estudantes e professores, são realizados, anualmente, dois grandes eventos envolvendo a produção acadêmica da IES. No primeiro semestre, realizamos a jornada de pesquisa, extensão e internacionalização e, no segundo semestre, em parceria com outras Instituições do grupo YDUQS, participamos do SEPESQI – Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização. Em ambos os eventos, envolvemos toda a comunidade acadêmica em atividades que fomentem os conteúdos transversais de direitos humanos, educação ambiental e as relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.

 

A ideia é estimular os professores/pesquisadores a envolver estudantes no processo de investigação científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, no âmbito das linhas e dos grupos de pesquisa institucionalizados e auxiliar no desenvolvimento de recursos humanos que atuem de modo inovador e produtivo na sua comunidade e se dediquem ao fortalecimento da capacidade inovadora em diferentes realidades produtivas.