ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
São práticas acadêmicas que têm a finalidade de reforçar e complementar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Tratam-se de atividades enriquecedoras e implementadoras do próprio perfil do aluno, visando seu crescimento intelectual, especialmente, nas relações com o mundo do trabalho, nas ações de pesquisa e nas ações de extensão junto à comunidade.
OBJETIVOS:
As Atividades Complementares objetivam flexibilizar o currículo pleno dos cursos de graduação e graduação tecnológica e propiciar aos seus alunos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar, oferecendo uma diversidade de atividades extraclasse que irão enriquecer o currículo dos alunos ao longo do curso. As Atividades Complementares são requisitos indispensáveis à colação de grau.
FORMA DE PARTICIPAÇÃO:
O aluno fará sua inscrição pelo aluno on-line nas atividades complementares, e assinará a lista de presença durante a atividade, e através da lista de presença serão lançadas as horas. O aluno poderá solicitar histórico das atividades realizadas no Núcleo de Atividades Complementares ou Central de Atendimento.
EXTENSÃO
A extensão é a dimensão socioacadêmica da Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte que se efetiva por meio do diálogo contextualizado, construtivo e transformador da IES com a sociedade em um processo horizontal de troca mútua de saberes sistematizados alinhado à nossa missão e às necessidades e problemas concretos da realidade local em um claro compromisso político, educacional, cultural, científico e tecnológico para a formação cidadã dos estudantes.
A extensão da Estácio FATERN, se materializa no PROGRAMA DE EXTENSÃO SOCIAL, nos NÚCLEOS PRÁTICOS DE ATENDIMENTO À COMUNIDADE (Extensão Continuada) e nas DISCIPLINAS EXTENSIONISTAS (Extensão Curricular).
O Programa Institucional de Extensão da Estácio FATERN tem como objetivos:
- Abranger projetos de extensão, com ênfase na formação dos discentes, na relevância e abrangência social das ações desenvolvidas, na produção do conhecimento que integra estudantes e professores em processo de interação dialógica entre a instituição e a sociedade.
- Desenvolver ações extensionistas sistematizadas constituídas de um arsenal teórico, conceitual e avaliativo que venham a fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito da instituição e de seu entorno.
- Proporcionar aos alunos a possibilidade de conexão entre a teoria e a prática ensejando sua formação técnica e cidadã.
Os editais da EXTENSÃO SOCIAL são lançados anualmente e concedem apoio financeiro ao docente em forma de bolsa auxílio, que possui natureza jurídica de doação civil da Instituição de Ensino Superior ao seu docente, objetivando promover a orientação de projeto de extensão na Estácio FATERN. Os projetos de extensão submetidos serão avaliados pelo Comitê Institucional de Extensão, com base nos seguintes critérios e ordem de classificação:
- Mérito do projeto, considerando as diretrizes para a extensão: interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, impacto na formação do estudante, impacto e transformação social, bem como sua aplicação prática e coerência.
- Viabilidade técnica e econômica, sendo de responsabilidade de cada professor responsável a disponibilidade de recursos necessários à realização do projeto.
- Consistência do plano de trabalho e cronograma de execução do projeto.
NÚCLEOS PRÁTICOS DE ATENDIMENTO À COMUNIDADE
- Núcleo Integrado de Saúde – NIS, com atendimentos nas áreas de Enfermagem, Educação Física, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição.
- Serviço de Psicologia Aplicada – SPA.
- Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ.
- Projeto Jovens Talentos Empreendedores – PROJETE, do curso de Administração.
PESQUISA
A Estácio FATERN desenvolve o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pelo o processo de seleção de projetos de pesquisa por meio de Edital publicado anualmente. A Coordenação de Pesquisa e Extensão da IES desenvolve o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Projeto Pesquisa Produtividade, os quais possui o processo de seleção por meio de Edital calcado nos seguintes objetivos:
- Promover a interação entre o Ensino e a Pesquisa;
- Estimular a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do saber científico;
- Promover maior conhecimento do potencial físico, social, econômico do Nordeste e do incremento de inovações científicas e tecnológicas;
- Estimular a colaboração em ciência, tecnologia e inovação em áreas de interesse mútuo por meio da interação entre a Estácio FATERN e os centros de pesquisas públicos e/ou privados;
- Despertar vocação para os campos das ciências e as carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico.
Anualmente a Estácio FATERN, realiza, no segundo semestre, a Semana de Pesquisa e Iniciação Científica, que se configura como um evento acadêmico onde os alunos participantes do PIBIC/Estácio FATERN apresentam seus trabalhos, momento em que podem expor ao público, e discutir com outros pesquisadores, os resultados alcançados em suas pesquisas.