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Atividades Acadêmicas Complementares / Extensão / Pesquisa

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

 

São práticas acadêmicas que têm a finalidade de reforçar e complementar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Tratam-se de atividades enriquecedoras e implementadoras do próprio perfil do aluno, visando seu crescimento intelectual, especialmente, nas relações com o mundo do trabalho, nas ações de pesquisa e nas ações de extensão junto à comunidade.

 

OBJETIVOS:

As Atividades Complementares objetivam flexibilizar o currículo pleno dos cursos de graduação e graduação tecnológica e propiciar aos seus alunos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar, oferecendo uma diversidade de atividades extraclasse que irão enriquecer o currículo dos alunos ao longo do curso. As Atividades Complementares são requisitos indispensáveis à colação de grau.

 

FORMA DE PARTICIPAÇÃO:

O aluno fará sua inscrição pelo aluno on-line nas atividades complementares, e assinará a lista de presença durante a atividade, e através da lista de presença serão lançadas as horas. O aluno poderá solicitar histórico das atividades realizadas no Núcleo de Atividades Complementares ou Central de Atendimento.

 

EXTENSÃO

 

A extensão é a dimensão socioacadêmica da Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte que se efetiva por meio do diálogo contextualizado, construtivo e transformador da IES com a sociedade em um processo horizontal de troca mútua de saberes sistematizados alinhado à nossa missão e às necessidades e problemas concretos da realidade local em um claro compromisso político, educacional, cultural, científico e tecnológico para a formação cidadã dos estudantes.

A extensão da Estácio FATERN, se materializa no PROGRAMA DE EXTENSÃO SOCIAL, nos NÚCLEOS PRÁTICOS DE ATENDIMENTO À COMUNIDADE (Extensão Continuada) e nas DISCIPLINAS EXTENSIONISTAS (Extensão Curricular).

O Programa Institucional de Extensão da Estácio FATERN tem como objetivos:

- Abranger projetos de extensão, com ênfase na formação dos discentes, na relevância e abrangência social das ações desenvolvidas, na produção do conhecimento que integra estudantes e professores em processo de interação dialógica entre a instituição e a sociedade.

- Desenvolver ações extensionistas sistematizadas constituídas de um arsenal teórico, conceitual e avaliativo que venham a fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito da instituição e de seu entorno.

- Proporcionar aos alunos a possibilidade de conexão entre a teoria e a prática ensejando sua formação técnica e cidadã.

 

Os editais da EXTENSÃO SOCIAL são lançados anualmente e concedem apoio financeiro ao docente em forma de bolsa auxílio, que possui natureza jurídica de doação civil da Instituição de Ensino Superior ao seu docente, objetivando promover a orientação de projeto de extensão na Estácio FATERN. Os projetos de extensão submetidos serão avaliados pelo Comitê Institucional de Extensão, com base nos seguintes critérios e ordem de classificação:

- Mérito do projeto, considerando as diretrizes para a extensão: interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, impacto na formação do estudante, impacto e transformação social, bem como sua aplicação prática e coerência.

- Viabilidade técnica e econômica, sendo de responsabilidade de cada professor responsável a disponibilidade de recursos necessários à realização do projeto.

- Consistência do plano de trabalho e cronograma de execução do projeto.

 

NÚCLEOS PRÁTICOS DE ATENDIMENTO À COMUNIDADE

 

  • Núcleo Integrado de Saúde – NIS, com atendimentos nas áreas de Enfermagem, Educação Física, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição.
  • Serviço de Psicologia Aplicada – SPA.
  • Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ.
  • Projeto Jovens Talentos Empreendedores – PROJETE, do curso de Administração.

 

PESQUISA

 

A Estácio FATERN desenvolve o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pelo o processo de seleção de projetos de pesquisa por meio de Edital publicado anualmente. A Coordenação de Pesquisa e Extensão da IES desenvolve o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Projeto Pesquisa Produtividade, os quais possui o processo de seleção por meio de Edital calcado nos seguintes objetivos:

 

  • Promover a interação entre o Ensino e a Pesquisa;
  • Estimular a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do saber científico;
  • Promover maior conhecimento do potencial físico, social, econômico do Nordeste e do incremento de inovações científicas e tecnológicas;
  • Estimular a colaboração em ciência, tecnologia e inovação em áreas de interesse mútuo por meio da interação entre a Estácio FATERN e os centros de pesquisas públicos e/ou privados;
  • Despertar vocação para os campos das ciências e as carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico.

 

Anualmente a Estácio FATERN, realiza, no segundo semestre, a Semana de Pesquisa e Iniciação Científica, que se configura como um evento acadêmico onde os alunos participantes do PIBIC/Estácio FATERN apresentam seus trabalhos, momento em que podem expor ao público, e discutir com outros pesquisadores, os resultados alcançados em suas pesquisas.