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Núcleo de Atendimento e Apoio Psicopedagógico - NAAP

Apresentação

O Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico – NAAP da Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte – Estácio FATERN consiste em um projeto desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que atende discentes, docentes, coordenadores, gestão do Campus e até mesmo potenciais futuros alunos. Tem como objetivo identificar eventuais dificuldades de aprendizagem, dúvidas e ansiedades do aluno para, em seguida, orientá-lo quanto aos hábitos de estudo, carreira e aconselhamento profissional bem como para eventuais encaminhamentos que se fizerem necessários, além da implantação e consolidação de políticas e ações inclusivas, por meio da eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, metodológicas, comunicacionais, instrumentais e digitais enfrentadas pela comunidade acadêmica, criando, dessa forma, condições de acessibilidade e permanência das pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Alta Habilidade e Superdotação.

São realizadas pelo Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico da Estácio FATERN as seguintes ações:

  • Atendimento Receptivo: acolhimento, escuta, atendimento ou direcionamento do aluno para outros profissionais, e acompanhamento; atendimento e auxílio ao docente em relação à adequação das práticas pedagógicas que atendam ao aluno com necessidades educacionais especiais.
  • Conversa com o NAAP: estabelecimento de contatos com os Colaboradores da Unidade, para apoio e orientações.
  • Atividades Semanais Coletivas: realização de eventos virtuais e/ou presenciais que orientem e/ou sensibilizem à comunidade acadêmica e à sociedade em seu entorno, sobre as dificuldades de aprendizagem e as variáveis que permeiam o processo de acolhimento e inclusão.

Objetivos:

  • Promover e sensibilizar a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica, comunicacional e digital para estimular o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, que quebre preconceitos, estereótipos e discriminações.
  • Garantir o atendimento psicopedagógico institucional, via atendimento agendado.
  • Promover o esclarecimento da comunidade acadêmica quanto à legislação brasileira para pessoas com deficiência.
  • Fornecer assessoria aos diversos órgãos da Instituição, com relação às questões que envolvem acessibilidade e inclusão.
  • Propor projetos, programas, ações, equipamentos, recursos, serviços e encaminhamentos que promovam o acesso, permanência e participação dos docentes, corpo técnico administrativo junto aos discentes com necessidade de atendimento diferenciado, inclusive articulando as atividades de ensino/pesquisa/extensão.
  • Orientação sobre a adequação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICS pelos estudantes com deficiência.
  • Contribuir para a formulação de práticas e políticas pedagógicas no âmbito da educação inclusiva e acessibilidade.
  • Promover cursos de formação continuada para docentes e colaboradores técnico-administrativos, voltados para o Atendimento Educacional Especializado - AEE, proporcionando acesso à literatura e informações e qualificando-os para um atendimento adequado.
  • Orientar os coordenadores e colaboradores para que informem ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAAP, no início de cada semestre, sobre a existência de alunos com deficiência, sugerindo um contato dos mesmos com o Núcleo.

Composição

O Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico - NAAP é constituído por profissional Psicólogo e Psicopedagogo.

Atendimento e Contatos

O atendimento pode ser agendado através de número especifico de celular, disponibilizado exclusivamente para agendamentos de atendimento do NAAP.SIA.

A instituição conta, também, com diversos setores pedagógico-administrativos que são responsáveis por realizar atendimentos e acompanhamento da vida acadêmica do aluno em relação a diversas situações, entre eles: atendimento acadêmico ao aluno, atendimento da coordenação de curso, atendimento da direção do campus e/ou do polo, atendimento docente, atendimento financeiro, entre outros. O discente conta inclusive com apoio tecnológico para suas interações com a IES e seus representantes, através de tecnologia embarcada, via APP, em telefones.