Logo Estácio


Serviços para a comunidade

 

Atendimento Clínica/Disciplina

Saiba mais

O Curso de Odontologia apresenta sua organização docente em equipes que se responsabilizam pelo funcionamento otimizado de uma determinada disciplina. Estas equipes lidam com o oferecimento de aulas teóricas, estudos dirigidos, aulas práticas de laboratório e aulas práticas clínicas.

 

SERVIÇO DE LABORATÓRIO / RADIOLOGIA

Saiba mais

A clínica de radiologia oferece atendimento na execução das principais radiografias odontológicas e aos alunos a disponibilidade da aplicação dos conceitos de interpretação radiográfica e treinamento das principais técnicas executadas pelo cirurgião-dentista.

 

LABORATÓRIO / HISTOPATOLOGIA

Saiba mais

Objetivo é dar suporte diagnóstico às diversas clínicas desenvolvidas pelo Curso de Graduação, pelos Cursos e Projetos de Extensão e pelos Cursos de Pós-graduação. Os grupos de enfermidades de boca mais prevalentes são: lesões hiperplásicas, lesões odontogênicas, lesões ósseas, lesões dermatológicas, lesões infecciosas, patologias de glândulas salivares, lesões pré-malignas, neoplasias benignas e malignas.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

Saibam mais

Os projetos viabilizam a aproximação com a comunidade externa e permitem aos alunos de graduação uma importante vivência da realidade social que os cerca. Os cursos são direcionados tanto para os alunos de graduação do nosso Curso e pós-graduação.

 

Projeto Pré-Clínica de Odontopediatria - foi implantado em 2001 com o objetivo de agilizar a primeira fase de tratamento dos pacientes infantis que se encontram na lista de espera para a Clínica de Odontopediatria. O atendimento clínico é realizado por alunos de períodos avançados (5o, 6o, 7o e 8o) em dupla com alunos do 1o ao 4o período, integrando todos os períodos.

 

Projeto Trauma - foi criado em 1999, sendo atualmente uma clínica de referência no Município. A partir da observação de que muitos pacientes, vítimas de traumatismos dentários procuravam atendimento emergencial nas clínicas do Curso de Odontologia. O objetivo do projeto é propiciar atendimento odontológico multidisciplinar, baseado em conhecimento científico, com alcance social, através do tratamento e reintegração estética e funcional dos elementos dentários atingidos por traumatismos.

 

Projeto Ambulatório de Estomatologia - tem como objetivos: disponibilizar atendimento a pacientes com lesões bucais na cidade do Rio de Janeiro; possibilitar, aos alunos de graduação, experiência prática mais aprofundada no diagnóstico, tratamento e prevenção de lesões bucais; promover, paralelamente ao atendimento clínico, atividades de orientação à população sobre prevenção do câncer bucal e das demais lesões bucais e traçar um perfil da incidência das doenças bucais da população residentes nas adjacências do Campus.

 

Projeto Sorriso Pró-criança Cardíaca - surgiu da parceria entre a Universidade Estácio de Sá e o Projeto Pró-criança do Hospital Pró-cardíaco, localizado no município do Rio de Janeiro – RJ, que viabiliza o tratamento cardiológico clínico e cirúrgico gratuitos para crianças cardiopatas pertencentes a famílias de baixa renda. O Projeto Sorriso Pró-criança Cardíaca foi implantado em 2004 com os seguintes objetivos: promover o atendimento odontológico das crianças cardiopatas assistidas pelo Projeto Pró-criança; propiciar a vivência prática do atendimento a esta população diferenciada, com importante comprometimento sistêmico, ao aluno de graduação do Curso de Odontologia.

 

Projeto Banco de Dentes - são desenvolvidos os seguintes procedimentos: recebimento, catalogação, esterilização e armazenamento dos dentes. A solicitação dos dentes é realizada por estudantes, professores e pesquisadores da área de Odontologia por meio de formulário padrão. Para utilização em pesquisa, é solicitado o projeto de pesquisa aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Além disso, as informações sobre a captação e fornecimento dos dentes, incluindo origem, tipo de dente e motivo das solicitações são constantemente inseridas em um banco de dados, possibilitando produção de pesquisas e publicações científicas. Os resultados das pesquisas desenvolvidas já foram apresentados em diversos eventos científicos (ex. Jornadas Acadêmicas, Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Odontopediatria e Ortodontia, Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica) e já renderam publicações em periódicos científicos.

 

Projeto Periodontia Médica - os objetivos específicos são avaliar a prevalência de cáries e das diferentes formas de doenças periodontais em pacientes com: Hipertensão arterial refratária; HIV/AIDS; Doença inflamatória intestinal e Doença renal crônica; avaliar os níveis de citocinas pró-inflamatórias (interleucina 1β; interleucina 2; fator de necrose tumoral α; interleucina 18) no fluido gengival; avaliar amostras do biofilme subgengival dos pacientes estudados e os efeitos da terapia periodontal em sua composição; avaliar o impacto da saúde oral na qualidade de vida dos pacientes estudados e os possíveis benefícios da terapia periodontal.

 

 

PROJETO DE PESQUISA

Saiba mais

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: http://portal.estacio.br/unidades/universidade-estacio-de-sa/pesquisas.aspx

 

Programa de Educação Tutorial:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12223&Itemid=481

Em todo o Brasil, das 75 Instituições de Ensino que têm grupo PET apenas 16 são privadas. No ano de 2010 dos 428 grupos, 16 grupos eram em cursos de Odontologia, todos eles de instituições publicas o que nos coloca na posição de primeira instituição privada com grupo PET em Odontologia do país.

Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através da vivência, reflexões e discussão, num clima de informalidade e cooperação (Manual de orientações Básicas – Portal MEC).

 

 

 

Perto do Campus

 
  -23.0089731,-43.4403253,15

Recreio

Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 580,cobertura - Shopping Barra World,

PRESENCIAL