Projeto Somos 21 é uma ação do Centro Universitário Estácio Belo Horizonte – Unidade Floresta

Uma criança com síndrome de down abre um novo mundo de possibilidades e desafios para os pais e seus familiares. Nessa caminhada surgem várias perguntas sobre cuidados com a saúde, com o seu desenvolvimento, aprendizagem e alimentação. Essas dúvidas costumam ser difíceis de encontrar respostas pela falta de profissionais capacitados. É com esse propósito que a Unidade Floresta do Centro Universitário Estácio Belo Horizonte abre as portas para o programa Somos 21. Um centro de atendimento para crianças com síndrome de down. O projeto é encabeçado pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição e também atinge outros dez cursos da instituição.

O Somos 21 atenderá gratuitamente esse público oferecendo serviços de cuidados, desenvolvimentos físicos e cognitivos, alimentação, aprendizagem, atendimento jurídico para os familiares que buscam saber quais os seus direitos legais, entre outras áreas referentes à formação das famílias. O coordenador do projeto e professor de Fisioterapia, Fabiano Carvalho explica que o atendimento conjunto de várias especialidades é um ganho de cuidados que a criança tem ao longo de seu desenvolvimento.

“A abordagem multiprofissional tem um efeito positivo na formação da criança. Os pais podem entender como é o crescimento de uma criança e assim oferecer o máximo de estímulos para o seu desenvolvimento. Quando os pais sabem que vão ganhar um filho especial, isso gera um impacto muito grande. E somente o tempo pode ajudar a vencer esse trauma do primeiro momento. Quanto mais cedo a família possuir contatos com especialistas e outras pessoas que compartilhem suas experiências similares, mais rápido irão aprender a acompanhar um crescimento saudável dos seus filhos”, avalia o coordenador.

Fabiano Carvalho é casado com Rosiane Rodrigues, também professora do Centro Universitário Estácio Belo Horizonte e vive diariamente os desafios desses pais. O casal também tem um filho especial. “Como pai, eu vejo que nossa aprendizagem é diária. Percebemos que ele é diferente no processo de desenvolvimento de atividades básicas. A necessidade de um Centro como esse é de extrema importância para a população da nossa cidade”, comenta lembrando que o Somos 21 é primeiro projeto em Belo Horizonte. O Somos 21 iniciará suas atividades no dia 19/3, terça-feira. O atendimento seguirá os procedimentos de outras especialidades da Clínica de Saúde da Estácio Floresta. Os pais devem agendar pelo telefone a consulta e iniciarão o acompanhamento. O projeto possui aprovação dos conselhos das respectivas especialidades e mantém vínculos com outras instituições que abraçam a causa. Além disso, será distribuído material informativo nas maternidades da região, com intuito de acolhimento para a família e criança.

Nesse primeiro momento, os alunos da comunidade acadêmica do Centro Universitário Estácio Belo Horizonte estarão inseridos no Somos 21 por meios de projetos de extensão acadêmica. Nos próximos semestres, os acompanhamentos também serão desenvolvidos como pesquisa cientificas da Síndrome de Down.

Somos 21
Marcação de consultas e informações: 31 3270 1525 e 31 996296965 de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.
Local: Centro Universitário Estácio Belo Horizonte Unidade Floresta – Avenida Francisco Sales, 23. Floresta, BH