Neste dia 31 de janeiro, a cidade do Rio de Janeiro terá o dia mais quente do ano. 

Segundo Debora Rodrigues Barbosa, professora de Climatologia do curso de Geografia da Estácio, a temperatura aumentou muito no Rio de Janeiro durante os meses de Dezembro e Janeiro por conta de três fatores: a falta do ar polar, a permanência do Anticiclone ASA (Alta Pressão do Atlântico Sul) e os ventos quentes oriundos da Região Norte. Além de todos estes motivos, o fenômeno El Niño atuará durante todo o verão, aumentando a quantidade de chuvas e as temperaturas gerais, no Brasil.

De acordo com Débora, uma pesquisa do Instituto Nacional de Meteorologia aponta que o mês de dezembro de 2018 foi o mais quente desde 1915.

A boa notícia que a especialista nos traz é que as chuvas de verão retornarão. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, os meses de Fevereiro e Março terão chuvas mais volumosas, do que aquelas observadas, no início da estação.

DICAS DE COMO SE PROTEGER DO FORTE CALOR E DOS RAIOS SOLARES?

- Dicas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)
- Evite o sol entre 10h e 16h;
- Use camiseta e chapéu ou boné;
- Não se esqueça dos óculos de sol com proteção UV;
- Aplique protetor solar diariamente.

Segundo os estudiosos, 70% ou mais da radiação solar que recebemos durante a vida é adquirida no dia a dia. Ao sair do carro, caminhar na rua, no intervalo da escola ou trabalho etc.