O
Avaliando o Aprendizado são exercícios na forma de
simulados para todos os alunos dos cursos presenciais
que possuem banco de questões.
Ele lhe dá a chance de estudar por meio de
quatro simulados realizados ao longo do semestre, além
de permitir que você obtenha até 1,0 ponto extra
na sua AV1 e na AV2.
O Avaliando o Aprendizado do presencial são exercícios na forma de simulados. Ele é oferecido on-line e deve ser acessado pelo aluno, com login e senha do SIA, por meio do link http://simulado.estacio.br/alunos/ a qualquer hora, de qualquer computador, na semana para a qual foi agendado.
Os exercícios ou simulados do Avaliando o Aprendizado ocorrem quatro vezes no semestre, organizados em ciclos. Os exercícios ou simulados do Avaliando o Aprendizado poderão ser feitos apenas nos dias previstos.
São cinco (5) questões para cada ciclo, geradas aleatoriamente, a partir dos conteúdos das aulas já ministradas, valendo um décimo (0,1) cada questão. O somatórios dos pontos, ao longo do semestre, valerá até um (1,0) ponto extra na AV1 (somatório da pontuação dos ciclos 1 e 2 ) e até um (1,0) ponto extra na AV2 (somatório da pontuação dos ciclos 3 e 4 ).
• 1º ciclo- 14/03 a 30/04 - 14h
• 2º ciclo – 11/04 a 30/04 - 14h
• 3º ciclo – 01/05 a 15/06 - 14h
• 4º ciclo – 23/05 a 15/06 - 14h
A partir do momento em que você abrir o simulado, terá duas horas para encerrá-lo. Assim, o tempo para responder as questões do simulado de cada disciplina é de 2 horas. Lembre-se que você pode acessar os simulados a qualquer hora e de qualquer lugar a partir do link http://simulado.estacio.br/alunos/
Você pode acessar e fazer o simulado de determinada disciplina uma única vez. Assim, quando você abrir as questões do simulado, terá duas horas para finalizá-lo.
Somente as disciplinas presenciais que tem banco de questões apropriados para os simulados.
É possível que haja alguma limitação no computador ou dispositivo utilizado. Tente acessar os simulados de outro computador. Se o problema persistir, abra um requerimento por meio do seu Campus Virtual (S.I.A) no caminho: ATENDIMENTO > REQUERIMENTOS > NOVO > NOTA/PRESENÇA/AT.COMPLEMENTAR > SOLICITAR ANÁLISE AVALIANDO O APRENDIZADO PRESENCIAL.
Abra um requerimento por meio do seu Campus Virtual (S.I.A) no caminho: ATENDIMENTO > REQUERIMENTOS > NOVO > NOTA/PRESENÇA/AT.COMPLEMENTAR > SOLICITAR ANÁLISE AVALIANDO O APRENDIZADO PRESENCIAL.
Use o espaço denominado “Colabore”, no próprio ambiente do Avaliando o Aprendizado, e informe o nome do curso e da disciplina, além do problema encontrado.
Você tem a oportunidade de testar seus conhecimentos, levantar as fragilidades e fortalezas do seu aprendizado e, acertando as questões, garantir até um (1,0) ponto extra na AV1 (somatório da pontuação dos ciclos 1 e 2 ) e até um (1,0) ponto extra na AV2 (somatório da pontuação dos ciclos 3 e 4 ).
Os pontos são atribuídos a partir do seu rendimento nos exercícios dos simulados. Assim, o ponto extra poderá ser utilizado na composição da sua nota de AV1 e/ou AV2, resultado do seu esforço e aprendizado medidos pelos simulados. Na verdade, é você quem conquista o ponto extra.
Existe essa possibilidade, pois as questões do Avaliando o Aprendizado são extraídas do Banco de Questões (BdQ), de onde também são retiradas questões da AV2 e AV3.
Não. O máximo de pontos por disciplina/semestre é 10, assim se você obtiver os 01 ponto, por ter acertado todas as questões dos exercícios do Avaliando o Aprendizado, eles serão acrescidos à nota que receber na AV1 ou AV2.
Exemplo: Você obteve nota 10 na AV1 e conseguiu 1,0 pontos no Avaliando o Aprendizado: o 1,0 de ponto extra não será somado pois atingiu a pontuação máxima da avaliação.
Em outro caso, se você obtiver 9,5 na AV2 e conseguir 1,0 ponto no Avaliando o Aprendizado, também ficará com nota 10, já que será aproveitado apenas 0,5 ponto do Avaliando o Aprendizado. Não há saldo de pontos, tampouco utilização dos pontos de uma disciplina para outra.
Os resultados obtidos nos vários ciclos do Avaliando o Aprendizado indicam ao professor o rendimento e o aprendizado da turma antes mesmo da AV1 ou da AV3. O professor também tem a oportunidade de identificar quais as questões ou temas precisam de mais atenção ou reforço. Além disso, com sua contribuição no Colabore e a resolução das questões do simulado, podemos verificar a necessidade de atualizações, além de confirmar o grau de dificuldade das questões do BdQ. Também podemos coordenar ações pedagógicas a partir das estatísticas que são geradas pelos simulados.
Quanto mais alunos fizerem os simulados, mais precisa será a medida de conhecimento da turma sobre os conteúdos avaliados/ensinados, ou seja, com o conjunto de respostas dos alunos é possível melhorar o planejamento do professor sobre suas estratégias de ensino, tanto no reforço quanto no repensar novas práticas.