Organizações

PROJETOS DE PESQUISA DA LINHA DE PESQUISA ORGANIZAÇÕES

Projeto: Desenvolvimento da Pesquisa social exploratória no Rio de Janeiro: Implementação do Laboratório de Análise Qualitativa (LABQUAL) (Prof. Marcus Brauer)
Descrição: O objetivo principal deste projeto é implementar e consolidar o laboratório de análise qualitativa (LABQUAL). O LABQUAL inicia suas atividades a partir deste projeto de pesquisa e obtém como resultado esperado o aumento da qualidade e a quantidade de pesquisas qualitativas ou métodos mistos (quali-quanti) na Instituição. Este laboratório está disponível para alunos da Universidade Estácio de Sá (UNESA), principalmente para alunos de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial e alunos de Mestrado e Doutorado em Educação. Em uma era de constantes inovações, como pesquisas indutivas e exploratórias que buscam criar hipóteses em locais de pesquisas dedutivas e confirmações, que seqüencialmente buscam confirmar hipóteses descobrir espaços nos debates de importantes congressos científicos, bem como em revistas científicas bem qualificadas nacional e internacionalmente. Nas pesquisas sociais exploratórias utilizadas, como pesquisas qualitativas, nas quais os pesquisadores podem selecionar participantes e coletar dados e executar dados de forma mais abrangente e, em vários casos, com perguntas abertas. Freqüentemente, os entrevistados narram suas percepções ou histórias de vida, e gravações, após transcrita, são analisadas com ferramentas e técnicas altamente específicas e complexas, para obter informações sobre o significado ou o resumo do assunto subjetivo da entrevista. As pesquisas qualitativas estão relacionadas com a coleta e análise de textos, filhos, imagens e até linguagem não verbal, e existe um alto contato entre o pesquisador e o entrevistado. Uma análise de pesquisas qualitativas exige especialização e ferramentas apropriadas. Assim, o LABQUAL será um laboratório inovador que buscará um centro de referência para análises qualitativas, procurando aumentar a validade e os testes das pesquisas sociais aplicadas qualitativas ou quali-quantitativas

Projeto: Comportamento em organizações públicas, privadas e terceiro setor (Prof. Marcus Brauer)
O assunto Comportamento Organizacional comum é dividido em três partes: individual, social e organizacional. Entender melhor como e por que os indivíduos que estão comportando e socialmente são importantes para entender e visualizar como regras de uso, visto ou papel, cada vez mais importantes das pessoas (e cada vez menos das máquinas) nas empresas públicas, públicas e não nos terceiros setor. Este projeto visa conhecer o estado da arte em Comportamento Organizacional, principalmente em temas como motivação (seja ela no trabalho ou no ensino superior), satisfação e comprometimento no trabalho, liderança, mudança organizacional, dentre outros. Esses temas também são relevantes no ambiente acadêmico, visto que muitas vezes estão relacionados com o desempenho das pessoas e das instituições que focam o ensino-aprendizagem.


Projeto: Capacitação hum e Desempenho em Organizações Públicas, Privadas e do Terceiro Setor (Prof. Marcus Brauer)
Descrição: Descrição: como as organizações precisam alcançar resultados, cada vez mais dependem das pessoas principais líderes e menos de máquinas ou tecnologias. Neste sentido, são essenciais os processos de recrutamento e seleção alinhados às estratégias organizacionais. Também podem ser consideradas essenciais para processos de desdobrar como estratégias organizacionais até a gestão de desempenho individual, bem como a capacidade adequada para resultados individuais e organizacionais sejam alcançados. Entretanto, a capacidade atual nos moldes do século XX não chega a ser alcançada e preparar os gestores atuais nem a Geração Y para enfrentar os desafios do trabalho do século XXI. Recursos expressivos estão sendo investidos (ou apenas gastos), muitas inovações na formação e educação estão sendo feitas, e resistências nas inovações estão sendo identificadas. Além disso, pouca relação entre capacidade e desempenho está sendo encontrada. O objetivo deste projeto é avançar os conhecimentos sobre inovações na capacitação presencial e a distância, bem como na gestão do desempenho (individual e organizacional) orientada para resultados. Pretende-se também investigar mais profundamente os fatores que afetam o desempenho (capacitação, motivação, ambiente, liderança etc.). O projeto contempla os seguintes temas: (i) Gestão estratégica de pessoas e Gestão por competências; (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. pouca relação entre capacidade e desempenho está sendo encontrada. O objetivo deste projeto é avançar os conhecimentos sobre inovações na capacitação presencial e a distância, bem como na gestão do desempenho (individual e organizacional) orientada para resultados. Pretende-se também investigar mais profundamente os fatores que afetam o desempenho (capacitação, motivação, ambiente, liderança etc.). O projeto contempla os seguintes temas: (i) Gestão estratégica de pessoas e Gestão por competências; (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. pouca relação entre capacidade e desempenho está sendo encontrada. O objetivo deste projeto é avançar os conhecimentos sobre inovações na capacitação presencial e a distância, bem como na gestão do desempenho (individual e organizacional) orientada para resultados. Pretende-se também investigar mais profundamente os fatores que afetam o desempenho (capacitação, motivação, ambiente, liderança etc.). O projeto contempla os seguintes temas: (i) Gestão estratégica de pessoas e Gestão por competências; (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. bem como na gestão do desempenho (individual e organizacional) orientada para resultados. Pretende-se também investigar mais profundamente os fatores que afetam o desempenho (capacitação, motivação, ambiente, liderança etc.). O projeto contempla os seguintes temas: (i) Gestão estratégica de pessoas e Gestão por competências; (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. bem como na gestão do desempenho (individual e organizacional) orientada para resultados. Pretende-se também investigar mais profundamente os fatores que afetam o desempenho (capacitação, motivação, ambiente, liderança etc.). O projeto contempla os seguintes temas: (i) Gestão estratégica de pessoas e Gestão por competências; (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas.


Projeto: Centro de Excelência em Ensino e Pesquisa (Prof. Marcus Brauer)
Descrição:  Projeto apoiado Bolsa de Pesquisa e Produtividade UNESA - EDUCARE
Universidades renomadas na Europa e Estados Unidos têm centros de excelência em ensino, aprendizagem e pesquisa. Alguns exemplos são: O Centro Sheridan de Ensino e Aprendizagem (https://www.brown.edu/about/administration/sheridan-center/); Univ. Centro de Redação Carolina do Norte Chapel Hill (http://writingcenter.unc.edu); Stanford Center for Assessment, Learning and Equity (https://scale.stanford.edu/); Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Cornell (https://www.cte.cornell.edu/); Poucas instituições no Brasil têm tais centros, mas alguns são muito interessantes: Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) da UFPR, que é o primeiro? do Brasil (http://www.capa.ufpr.br/) e o Centro de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV-EAESP, que até criou uma revista para divulgar trabalhos realizados (http: //bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/ei). Este projeto tem como objetivo criar um Centro de Excelência em Ensino e Pesquisa que irá auxiliar professores, alunos e pesquisadores a alcançar excelência em ensino, aprendizagem e pesquisa.


Projeto: Estudos de Consumo da População de Baixa Renda (Profª Cecília Mattoso)
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar as ações das empresas, dos consumidores e do mercado na base da pirâmide. Procure compreender como consumidores e empresas constroem identidades, sinalizadores de status e relações sociais na base da pirâmide. Também serão estudadas ações de responsabilidade social das empresas e seu impacto no consumidor da base do pirâmide. Este projeto dá ênfase a estudos no setor financeiro, onde serão levantados os fatores, atitudes, valores, aspectos culturais e outras influências no consumo da base de pirâmide de produtos financeiros de um modo geral. Mais especificamente, pesquise se você conhecer os fatores que levam à inadimplência e ao compartilhar e também analisar os efeitos dos programas de educação financeira.


Projeto: Mídias digitais para Marketing Individual (B2C) e Organizacional (B2B) (Profª Cecília Mattoso)
Descrição: Estudar como mídias digitais afetadas como motivações e processos decisivos em compras individuais (B2C) e organizacionais (B2B). As etapas e os papéis envolvidos nas decisões de compra estão sendo profundamente afetados pelas mídias digitais e devem ser pesquisados ​​em seus contextos específicos.


Projeto Produtividade UNESA - EDUCARE: Levantamento das melhores práticas mundiais em educação financeira e sua aplicação junto a jovens universitários (Profª Cecília Mattoso)
Descrição:  Este projeto tem como objetivo exibir literatura nacional e internacional, programas, materiais didáticos, artigos, testes e produções diversas sobre educação financeira e campanhas de conscientização do uso de dinheiro, que sirvam de benchmarking para uma proposta de um conceito de campanha para os alunos da UNESA.


Projeto FAPERJ: A Influência da Religião Não Endividamento dos Jovens da classe C da Região do Grande Rio de Janeiro (Profª Cecília Mattoso)
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo levantar como afiliação religiosa influencia o endividamento de jovens da classe C, da região do Grande Rio de Janeiro. Dado que o processo de participação é fortemente influenciado pela cultura, considera analisar o impacto cultural da religião, mais especificamente três grupos religiosos: católico, protestante tradicional e evangélico petencostal. Como religiões e atitudes, elas têm efeitos diretos nas atitudes com relação ao ambiente. O resultado da pesquisa pode servir de insumo para cursos de educação financeira e para políticas públicas de uso consciente de dinheiro por parte do governo do Estado do Rio de Janeiro. Uma pesquisa será quantitativa, com coleta de dados eletrônicos, por meio de questionário estruturado inserido em comprimidos a serem preenchidos por pesquisadores. O público-alvo da pesquisa deve chegar a 3.000 jovens dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Os dados serão analisados ​​através da ANOVA de duas vias e teste Qui-Quadrado, com emprego do SPSS, para analisar a influência do segmento religioso e da idade no endividamento de jovens.


Projeto: Estratégia de Marketing e Suporte ao Consumidor (Profª. Cecília Mattoso)
Descrição : Este projeto de pesquisa visa analisar as estratégias e ações de marketing sob duas perspectivas, pelo lado da empresa e pelo lado do consumidor. Na perspectiva do consumidor, este projeto de pesquisa também analisa como influências psicológicas e socioculturais e conhece uma lógica que permeia como decisões de consumo.


Projeto: Investigação Sobre Comportamento do Cliente, com ênfase na Influência dos Valores Pessoais dos Clientes de Serviços (Profª Irene)
Descrição: Considerado como um construtor central nas ciências sociais e usado para caracterizar grupos culturais, sociedades e indivíduos, além de explicar ou efetivamente motivar as atitudes e os hábitos, os valores pessoais podem usar interesses diferentes entre si, caminhando nas opções opostas, ou não. São complexos de concepção devido à representatividade de indivíduos para cada indivíduo, remetendo tudo ou que é importante na vida das pessoas e como cada pessoa percebe sua vida com diferentes itens e graus de importância. A importância de analisar os valores individuais de indivíduos capacitados para um melhor entendimento do ser humano, das suas decisões e das suas escolhas, influencia como as escolhas das crianças. Portanto, o projeto visto para investigar qual é a influência que os valores pessoais dos clientes - especialmente os serviços - podem ter sobre o seu comportamento na escolha e exibição desses elementos, com base na Teoria Meios-Fim. Espera-se que os resultados tragam subsídios para empresas em seus planejamentos de operação, de forma a aproximar-se ou formato de necessidades e desejos dos clientes.


Projeto: Investigação sobre os Métodos de Pesquisa em Administração (Profª. Irene)
Descrição:  Esse projeto de pesquisa é originário da docência na disciplina de Metodologia da Pesquisa, cujo desenrolar criou conhecimento mais aprofundado no respeito e no melhor aprendizado de tudo o que compõe - epistemologias, abordagens, técnicas de pesquisa. O nascimento da vontade de contribuir para a expansão desse conhecimento no mundo acadêmico, o estudo de métodos científicos, principalmente os qualitativos, traz contribuições muito benéficas para o pesquisador de ciências sociais, e habilita-o para entender melhor o que é diuturnamente a investigação e os estudos para contribuir com uma teoria científica.


Projeto: Pesquisa Sobre cocriação de valor, com ênfase junto a Clientes de Serviços (Profª Irene)
ambientado na lógica dominada POR Serviço, that consideră that TODO consumo E Movido Pela busca de hum Benefício buscado Pelo Cliente (OU SEJA, Pela busca de hum serviço que determina objeto ou serviço determinado pode ser provador), ou projeto de visto investigado para (co) criação de valor para o cliente, localizado especificamente no segmento de serviços, que remete para o valor criado conjuntamente entre o fornecedor e o cliente quando este for para o último coparticipar no processo de criação do serviço.


Projeto: Transformações no Mundo do Trabalho e Como Novas Relações individuo-Organizações (Profª Isabel)
Descrição: O projeto busca explorar como transformações no mundo do trabalho, impede alterações nos processos produtivos e seus impactos sobre as relações entre os trabalhos e o trabalho. Privilégio ou estudo de relações entre grupos e organizações como forma de explorar ou impactar ações organizacionais sobre uma sociedade. O projeto contempla os seguintes temas: O indivíduo e o trabalho: novas formas de carreira, novo contrato psicológico de trabalho, interesses e valores pessoais no trabalho. • Poder e o cenário de trabalho: novas formas de controle organizacional; subjetividade e discursos gerenciais contemporâneos; emergência de novos sabres; impactos no ambiente de trabalho (assédio, degradação das relações, motivação / desmotivação, esforço, etc).


Projeto: A Gestão contemporânea de Pessoas sem contexto da Administração Pública (Profª Isabel)
Descrição: A administração pública brasileira vem passando por transformações focadas na gestão de pessoas. Tendo como marco a Política Nacional de Desenvolvimento Pessoal (PNDP), instituída em 2006, assistida ao reconhecimento de capital humano como elemento indispensável para a realização dos objetivos institucionais. Desde o PNDP, uma série de iniciativas e iniciativas que estão sendo investidas em instituições de todas as esferas do Estado, destacada na direção de construção de competências que garante melhor desempenho e entrega de melhores serviços para exibição. No entanto, há resistências e barreiras para a construção de uma nova cultura na gestão de pessoas na área pública. O projeto contempla, entre seus focos de interesse: o potencial e as permissões para a gestão de competências individuais e coletivas na administração pública brasileira; desempenho e suas possibilidades de avaliação no contexto da administração pública; aspectos de comportamento organizacional no contexto da administração pública e seus impactos na gestão de pessoas; comparação das experiências brasileiras e internacionais; produção técnica e tecnológica associada a esses temas.


Projeto FAPERJ: Construindo Instituições eficazes no Poder Judiciário: (Profª Isabel) O Desafio da Gestão de Competências
Descrição: O objetivo principal deste projeto é realizar uma pesquisa voltada para identificar como instituições judiciais desenvolvedores como competências de seus funcionários, enfrentar como restrições impostas pelo quadro jurídico atual e normativo sobre gestão de pessoas no setor público. Entre outros aspectos, pesquise identificar o nível de percepção dos gerentes sobre uma articulação entre a gestão de competências e os diversos processos de gestão de pessoas, uma seleção via concurso público no contexto da gestão de competências e os principais riscos que os gerentes enfrentam para implantar uma gestão de competências nas organizações. Procure-se-á confrontar como visões dos gerentes com questionários usados ​​nos servidores, um fim de identificar o que estas consideram como mais relevantes para o seu bom desempenho e o desenvolvimento de suas carreiras. Tendo em vista uma forte presença de instituições públicas do Poder Judiciário no Rio de Janeiro, bem como fatos de boas partes dessas instituições do estado da esfera, há uma importante oportunidade para promover a utilização de pesquisadores e profissionais das instituições públicas, um fim de uso o desenvolvimento de pesquisas que permitem a superação de problemas enfrentados pelas instituições, a melhoria da qualidade de pesquisas sobre o setor público, a partir de um conhecimento aprofundado sobre suas especificidades e a promoção da divulgação de pesquisas brasileiras em fóruns de pesquisa científica e profissional em que as melhores práticas sejam difundidas.


Projeto Produtividade UNESA - EDUCARE: Levantamento de Grau de Implementação de Práticas de Gerenciamento POR Competências não brasileiras Poder Judiciário (Profª Isabel)
Descrição: O objetivo principal da pesquisa é identificar o estágio atual de desenvolvimento das políticas e práticas de gerenciamento de pessoas relacionadas à gestão de competências no âmbito do Poder Judiciário. Pretende trabalhar a partir de dados secundários, realizando ou realizando o levantamento de informações produzidas por pesquisas acadêmicas ou realizadas por instituições de pesquisa reconhecidas, além de estudos realizados por órgãos oficiais, ligados ou não ao Poder Judiciário. Esse levantamento articula-se ao projeto de pesquisa aprovado pela FAPERJ, intitulado “Construindo Instituições Permitidas no Poder Judiciário: o desafio da gestão de competências”. Tendo em vista uma forte presença de instituições públicas do Poder Judiciário no Rio de Janeiro, há um desafio importante em melhorar a qualidade das pesquisas sobre ele.


Projeto: Identidade Organizacional, Imagem Corporativa e Responsabilidade Social (Prof. Paulo Roberto)
Descrição: O presente projeto objetivo de estudo de identidade corporativa, imagem corporativa, responsabilidade social e como inter-relações existentes entre elas. Uma identidade organizacional representa a percepção das características centrais da organização por parte de seus membros, como quais podem ser identificadas pela empresa como diferenças demais. As aludidas características são supostamente resistentes a alterações porque estão fortemente associadas à história da organização. Uma identidade organizacional seria projetada para distintos públicos, por intermédio de uma variedade de sinais, e representativa como organização gostaria de ser percebida. Esses sinais podem ser planejados, de forma que as mensagens deliberadamente intencionais são transmitidas para atingir os objetivos definidos. Uma forma como cada público percebe os sinais de identidade da organização modelo na imagem corporativa. Uma identidade organizacional ou que membros da organização sentem e pensam no seu respeito, ao passo que uma imagem corporativa é uma impressão da vida e holística da empresa por parte do público externo. A responsabilidade social reafirma princípios valorizados pela sociedade, mais valores intrínsecos às democracias imersas na justiça social. À semelhança da identidade organizacional, um esforço social de responsabilidade afeta positivamente a imagem corporativa, constituído, dessa forma, uma peça fundamental na estratégia de negócios da empresa. ao passo que uma imagem corporativa seria uma impressão de vida e holística da empresa por parte do público externo. A responsabilidade social reafirma princípios valorizados pela sociedade, mais valores intrínsecos às democracias imersas na justiça social. 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