Tecnologias Gerenciais

PROJETOS DE PESQUISA DA LINHA DE PESQUISA TECNOLOGIAS Gerenciais

Projeto: Aspectos Financeiros da Tomada de Decisão (Prof. Antônio Carlos)
Descrição:Embora uma disciplina Finanças Comportamentais constitua uma área de estudo recente no setor financeiro, sua abordagem tradicional, conduzida com ferramentas tradicionais, impossibilitando a identificação das motivações latentes na tomada de decisões relacionadas a aplicativos e investimentos financeiros. Há muito uso de psicologia para avaliação de variáveis ​​latentes, ferramentas multivariadas, como análise fatorial, regressão logística e modelagem de equações, ferramentas de análise de dados que possibilitam os resultados mais promissores. Uma abordagem de questões relacionadas à tomada de decisão no âmbito financeiro com lente de estatística multivariada possibilita, consequentemente,


Projeto Geral : Inovação e Desempenho Organizacional (Prof. José Geraldo)
Descrição: Este projeto tem como objetivo aplicar, em áreas públicas e privadas, uma influência da inovação no desempenho organizacional. Em especial, serão pesquisados ​​temas como: estratégias de inovação; atividades inovativas; identificação de inovações implementadas; métricas para avaliar o setor privado e público; fatores que influenciam a capacidade de organização de obter benefícios de suas inovações; indicadores para medir o desempenho organizacional (setor privado e público) entre outros.


Projeto: Processos de Inovação em Organizações do Setor de Serviços (Prof. José Geraldo)
Descrição:  Este projeto tem como objetivo o uso, em áreas públicas e privadas, como formas como são estruturados e gerenciados seus processos de inovação. As pesquisas serão conduzidas de acordo com uma abordagem de diferenciação (demarcação). Esta abordagem, desde o reconhecimento das especificidades dos serviços em relação aos produtos (bens), tem por objetivo capturar a capacidade de inovação em situações em que ocorre a abordagem tradicional do setor industrial pouco percebido. Em especial, serão pesquisados ​​os fatores antecedentes, como boas práticas e a aprendizagem de processos de inovação.


Projeto: Inovação em Serviços de Saúde através da adoção de ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Descrição: Projeto apoiado Bolsa de Pesquisa e Produtividade UNESA - EDUCARE. O presente estudo será utilizado para analisar os desafios enfrentados na implementação e adoção de inovações em organizações de saúde e afetar as ferramentas de TIC nessas inovações. Metodologia Será realizado um estudo de campo descritivo e exploratório, dentro da tradição qualitativa. Descritivo porque procura apresentar como organizações de saúde estão usando como diferentes ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) em seus projetos de Inovação de produtos e processos. Exploratório porque examinamos fenômenos institucionais, organizacionais e tecnológicos no setor de saúde. A opção de estudo de caso como método justificado pelo fato de o pesquisador considerar como condições contextuais em que ele está circunscrito.


Projeto FAPERJ : Desenvolvimento de Aplicações de BIG DATA em Pesquisa e Tratamento de Câncer no Brasil (Prof. Antônio Augusto)
Descrição:  Atualmente, o Brasil tem um grande desafio no tratamento do câncer. Há cerca de 600.000 novos casos de câncer a cada ano e longo período de espera para diagnóstico e rotina de uso difícil. A redução do tempo de espera para iniciar o tratamento do câncer é uma das principais ações para melhorar a qualidade de vida do paciente e as possibilidades de cura. O diagnóstico precoce do câncer, combinado ao tratamento médico, aumentado ou prognóstico de uma cura para o câncer. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver modelos de análise de dados que possam fornecer melhores informações sobre fatores associados ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer.


Projeto: Tecnologias de Informação e Comunicação no Desenvolvimento das Organizações (Prof. Antônio Augusto)
Descrição: Estudos empíricos trazem contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para gerenciamento de processos, inovações de modelos de negócios e mudanças nas estruturas organizacionais. O projeto de pesquisa busca identificar os benefícios da implantação de sistemas de informações e projetos de infraestrutura e governança em TIC na melhoria do desempenho das organizações. O foco principal da pesquisa será aprofundado nos estudos sobre a importância das TIC para gestores e novas tecnologias, recursos e aplicativos que influenciam a estratégia competitiva e a estratégia de operações. Esta pesquisa está respondendo às seguintes perguntas: Qual é o papel das TIC no desenvolvimento das organizações?


Projeto: Tecnologia de Informação em Serviços de Saúde (Prof. Antônio Augusto)
Descrição:  A gestão da informação desempenha um papel fundamental pela necessidade de acompanhamento rigoroso na utilização de recursos que além de limitados, são de alto custo. É de importância vital os estudos que investigam a utilização estratégica da Tecnologia de Informação na área de serviços de saúde. Pretende usar como formas como são gerenciados e estruturados os processos de automação desses serviços, incluindo gerenciamento de área de saúde, sistemas de apoio à decisão clínica, gerenciamento de cadeia de suprimentos, gerenciamento de capacidade de atendimento, gerenciamento e recursos sobre a arquitetura de informações , Sistemas Integrados de Gerenciamento, segurança da informação e privacidade dos dados.


Projeto: Ensino, Treinamento e Pesquisa POR Meio de Jogos de Empresas (Prof. Marco Aurélio)
Descrição: O primeiro objetivo deste projeto consiste em usar, identificar e atender a requisitos de ensino e / ou treinamento em diversas áreas da Administração (Logística, Finanças, Marketing, Gerenciamento de Pessoas etc.) através do formato de jogo de negócios, dentro de universidades e empresas que entendem os benefícios e aceitam trabalhar com esse tipo de ferramenta. A tangibilidade deste objetivo não oferece desenvolvimento completo de Jogos de Empresas. O segundo objetivo consiste em utilizar a metodologia de Jogos de Empresas para testar diversos elementos de pesquisa e tentar relacionar com a teoria existente. Alguns exemplos de elementos de pesquisa que podem ser testados estão relacionados a seguir: (i) motivo de pouca utilização (se os seus benefícios forem apresentados) dos jogos de empresas junto aos coordenadores acadêmicos, docentes, discentes e executivos; (ii) capacidade de trabalho em grupo e formas de harmonizar como equipes; (iii) formato ideal de aplicação do jogo (duração, intervalo entre rodadas, distância x presencial, quantidade de informação disponível, fornecimento ou não de ferramentas de apoio); (iv) influência das características dos alunos (estilo de aprendizagem, instituição, nível e natureza do curso, período, desempenho acadêmico) na performance das empresas geridas por eles no jogo; (v) desempenho de empresas orientadas por diferentes estratégias (modelos de literatura) durante o jogo. fornecimento ou não de ferramentas de apoio); (iv) influência das características dos alunos (estilo de aprendizagem, instituição, nível e natureza do curso, período, desempenho acadêmico) na performance das empresas geridas por eles no jogo; (v) desempenho de empresas orientadas por diferentes estratégias (modelos de literatura) durante o jogo. fornecimento ou não de ferramentas de apoio); (iv) influência das características dos alunos (estilo de aprendizagem, instituição, nível e natureza do curso, período, desempenho acadêmico) na performance das empresas geridas por eles no jogo; (v) desempenho de empresas orientadas por diferentes estratégias (modelos de literatura) durante o jogo.


Projeto: Métodos Quantitativos de Previsão (Prof. Marco Aurélio)
Descrição: Métodos de previsão podem ajudar como empresas, entre outros: planejar e estimar os valores dos investimentos realizados, os estoques usados, a capacidade de atendimento permitido para a prestação de um serviço, o tamanho da produção etc.; verificar o efeito da entrada de concorrentes; descobrir onde é necessário realizar tentativas de venda e ter cronogramas diferenciados de promoções e descontos. Como resultado do processo de previsão, superestimado (previsão acima do real), detectado ou chamado de excesso de custo, que pode se manifestar em forma de exemplo, por exemplo, um custo fixo maior, um uso obrigatório de estoque, obsolescência, perecibilidade ou um gasto maior de propaganda. Já existem subestimadas (previsão abaixo do real), ocasionais ou chamadas de falta de custo, que podem assumir uma forma de, por exemplo, perda da margem de contribuição de um produto ou serviço, pedidos em espera na fila de produção ou consequências negativas de uma demanda não atendida. Por isso, o ideal é realizar o que é o mais próximo possível da realidade, ou criar modelos que possuam os menores erros de previsão possíveis. O objetivo deste projeto é usar, analisar, criticar, desenvolver e aplicar no cotidiano operacional das empresas esses modelos quantitativos de previsão.


Projeto: Métodos Quantitativos de Apoio à Tomada de Decisão (Prof. Marco Aurélio)
Descrição: Os métodos de apoio à tomada de decisão podem ajudar as empresas a, por exemplo: decidir qual tipo de tecnologia usar para usar um novo produto, considerando os riscos envolvidos e as conseqüências de cada alternativa; designar elementos de uma equipe para realizar diversas tarefas de forma otimizada; optar pela modalidade de seguro mais interessante face aos riscos inerentes ao negócio e aos custos e recompensas referentes a cada alternativa considerada; alocar recursos em diferentes opções de mídia de forma eficiente; dimensionar corretamente a produção de um item determinado, tendo em mente uma flutuação natural da demanda e eventuais custos de sobra e falta de incorretos; decidir onde instalar uma antena de transmissão, levar em conta ou que pode ocorrer se um possível local for escolhido. Obviamente, decisões de tais tipos podem ser tomadas sem auxílio de um método de apoio e, lamentavelmente, ou com alguma frequência. Quando isso acontece, no entanto, muitas vezes, como conseqüência de tais decisões intuitivas ou aplicadas apenas na experiência profissional do gestor, pode ser desastroso: uma tecnologia errada pode ser escolhida e os custos associados são muito maiores que os usados; funcionários podem ser alocados a tarefas de forma que sejam executadas em um período de tempo muito maior do que o necessário; o seguro escolhido por ser ou o mais barato não pode cobrir satisfatoriamente os riscos da operação de uma empresa; as mídias selecionadas para alocação de recursos podem atingir uma quantidade insatisfatória de potencialidades consumidas; um mal dimensionamento da produção pode fazer com que um item fique? encalhado? no estoque; o local escolhido para a instalação de uma antena pode ser o mais interessante tecnicamente, mas proibitivamente caro. Apenas por isso, acaba se tornando um gerenciador diferenciado que pode causar a ocorrência de consequências como as descritas acima com a utilização de métodos quantitativos para subsidiar uma tomada de decisão empresarial. Esses métodos não têm como objetivo substituir o sentimento e o bom senso do tomador de decisão; apenas complementa-los, dando apoio ao processo. O objetivo deste projeto é usar, analisar, criticar, desenvolver e aplicar no cotidiano operacional das empresas? Estes métodos quantitativos de apoio à pesquisa pelas decisões ótimas. acaba se tornando um gerenciador diferenciado que pode causar a ocorrência de conseqüências como as descritas acima com o uso de métodos quantitativos para subsidiar uma tomada de decisão empresarial. Esses métodos não têm como objetivo substituir o sentimento e o bom senso do tomador de decisão; apenas complementa-los, dando apoio ao processo. O objetivo deste projeto é usar, analisar, criticar, desenvolver e aplicar no cotidiano operacional das empresas? Estes métodos quantitativos de apoio à pesquisa pelas decisões ótimas. acaba se tornando um gerenciador diferenciado que pode causar a ocorrência de conseqüências como as descritas acima com o uso de métodos quantitativos para subsidiar uma tomada de decisão empresarial. Esses métodos não têm como objetivo substituir o sentimento e o bom senso do tomador de decisão; apenas complementa-los, dando apoio ao processo. O objetivo deste projeto é usar, analisar, criticar, desenvolver e aplicar no cotidiano operacional das empresas? Estes métodos quantitativos de apoio à pesquisa pelas decisões ótimas. O objetivo deste projeto é usar, analisar, criticar, desenvolver e aplicar no cotidiano operacional das empresas? Estes métodos quantitativos de apoio à pesquisa pelas decisões ótimas. O objetivo deste projeto é usar, analisar, criticar, desenvolver e aplicar no cotidiano operacional das empresas? Estes métodos quantitativos de apoio à pesquisa pelas decisões ótimas.


Projeto: O Uso de Jogos de Empresas para Fins de Pesquisa Acadêmica (Prof. Marco Aurélio)
Descrição: O objetivo deste projeto consiste em utilizar a metodologia de Jogos de Empresas para testar diversos elementos de pesquisa e tentar relacionar com a teoria existente. Alguns exemplos de elementos de pesquisa que podem ser testados estão relacionados a seguir: (i) motivo de pouca utilização (se os seus benefícios forem apresentados) dos jogos de empresas junto aos coordenadores acadêmicos, docentes, discentes e executivos; (ii) capacidade de trabalho em grupo e formas de harmonizar como equipes; (iii) formato ideal de aplicação do jogo (duração, intervalo entre rodadas, distância x presencial, quantidade de informação disponível, fornecimento ou não de ferramentas de apoio); (iv) influência das características dos alunos (estilo de aprendizagem, instituição, nível e natureza do curso, período, desempenho acadêmico) na performance das empresas geridas por eles no jogo;


Projeto: Laboratório de Logística (Prof. Marco Aurélio)
Descrição:O objetivo deste projeto consiste em propor uma metodologia para testar experimentalmente? através da criação e estabelecimento de um? Laboratório de Logística?, Uma estrutura de simulação de ambiente empresarial que possui como motor um aplicativo de Jogo de Logística projetado e desenvolvido para a realidade brasileira, o BR-LOG, junto a estudantes e executivos? diversos elementos de pesquisa e tentar relacionar-se com uma teoria existente. Alguns exemplos de elementos de pesquisa que podem ser testados estão relacionados a seguir: (i) motivo de pouca utilização (se os seus benefícios forem apresentados) dos jogos de empresas junto aos coordenadores acadêmicos, docentes, discentes e executivos; (ii) capacidade de trabalho em grupo e formas de harmonizar como equipes; (iii) formato ideal de aplicação do jogo (duração, intervalo entre as rodadas, à distância x presencial, quantidade de informação disponível, fornecimento ou não de ferramentas de apoio); (iv) influência das características dos alunos (instituição, nível e natureza do curso, período, desempenho acadêmico) na performance das empresas geridas por eles no jogo; (v) desempenho de empresas orientadas por diferentes estratégias (modelos de literatura) durante o jogo. Uma ideia consiste em configurar um "Laboratório de Logística", uma estrutura de simulação do ambiente empresarial cujo motor será o BR-LOG. Essa estrutura seria composta pelo jogo em si, por aplicadores do mesmo? de forma permanente? e por pesquisadores da área de Logística? de forma esporádica. Através desta estrutura e por meio do aplicativo junto com profissionais e estudantes, fornecimento ou não de ferramentas de apoio); (iv) influência das características dos alunos (instituição, nível e natureza do curso, período, desempenho acadêmico) na performance das empresas geridas por eles no jogo; (v) desempenho de empresas orientadas por diferentes estratégias (modelos de literatura) durante o jogo. Uma ideia consiste em configurar um "Laboratório de Logística", uma estrutura de simulação do ambiente empresarial cujo motor será o BR-LOG. Essa estrutura seria composta pelo jogo em si, por aplicadores do mesmo? de forma permanente? e por pesquisadores da área de Logística? de forma esporádica. Através desta estrutura e por meio do aplicativo junto com profissionais e estudantes, fornecimento ou não de ferramentas de apoio); (iv) influência das características dos alunos (instituição, nível e natureza do curso, período, desempenho acadêmico) na performance das empresas geridas por eles no jogo; (v) desempenho de empresas orientadas por diferentes estratégias (modelos de literatura) durante o jogo. Uma ideia consiste em configurar um "Laboratório de Logística", uma estrutura de simulação do ambiente empresarial cujo motor será o BR-LOG. Essa estrutura seria composta pelo jogo em si, por aplicadores do mesmo? de forma permanente? e por pesquisadores da área de Logística? de forma esporádica. Através desta estrutura e por meio do aplicativo junto com profissionais e estudantes, desempenho acadêmico) na performance das empresas geridas por eles no jogo; (v) desempenho de empresas orientadas por diferentes estratégias (modelos de literatura) durante o jogo. Uma ideia consiste em configurar um "Laboratório de Logística", uma estrutura de simulação do ambiente empresarial cujo motor será o BR-LOG. Essa estrutura seria composta pelo jogo em si, por aplicadores do mesmo? de forma permanente? e por pesquisadores da área de Logística? de forma esporádica. Através desta estrutura e por meio do aplicativo junto com profissionais e estudantes, desempenho acadêmico) na performance das empresas geridas por eles no jogo; (v) desempenho de empresas orientadas por diferentes estratégias (modelos de literatura) durante o jogo. Uma ideia consiste em configurar um "Laboratório de Logística", uma estrutura de simulação do ambiente empresarial cujo motor será o BR-LOG. Essa estrutura seria composta pelo jogo em si, por aplicadores do mesmo? de forma permanente? e por pesquisadores da área de Logística? de forma esporádica. Através desta estrutura e por meio do aplicativo junto com profissionais e estudantes, uma estrutura de simulação do ambiente empresarial cujo motor será o BR-LOG. Essa estrutura seria composta pelo jogo em si, por aplicadores do mesmo? de forma permanente? e por pesquisadores da área de Logística? de forma esporádica. Através desta estrutura e por meio do aplicativo junto com profissionais e estudantes, uma estrutura de simulação do ambiente empresarial cujo motor será o BR-LOG. Essa estrutura seria composta pelo jogo em si, por aplicadores do mesmo? de forma permanente? e por pesquisadores da área de Logística? de forma esporádica. Através desta estrutura e por meio do aplicativo junto com profissionais e estudantes,