O CIERS-Ed, criado em 2006 pelo Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas com o apoio do Laboratório Europeu de Psicologia Social (LEPS) da Maison des Sciences de l’Homme de Paris (MSH), tem por objetivo o desenvolvimento de macro análises, pesquisas comparadas, seminários de estudos avançados e divulgação dos trabalhos desenvolvidos. O convênio com a UNESA foi formalizado naquele mesmo ano (2006), consolidando uma já longa parceria deste PPGE, em especial da Linha de pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas, à rede de pesquisadores, nacionais e internacionais, que atuam no campo das Representações.
De 2006 a 2011, o Centro desenvolveu o projeto Representações sociais de alunos de pedagogia e licenciaturas sobre o trabalho docente, que se propôs a identificar como estudantes dos primeiros anos de cursos de graduação da área de educação (Pedagogia e Licenciaturas) definem sua futura profissão, por meio da análise dos processos de construção de suas representações sociais sobre o trabalho docente. Tratou-se de uma pesquisa longitudinal, uma vez que acompanhou a formação do estudante na instituição de ensino superior por quatro anos. O projeto foi coordenado pela Profª Clarilza Prado de Sousa e envolveu grupos de pesquisa de mais de 30 instituições, nacionais e estrangeiras (Maison des Sciences de l’Homme, Universidade de Buenos Aires, Universidade de Belgrano, Universidade de Aveiro, entre outras). O projeto compreendeu uma parte comum, desenvolvida por todos os pesquisadores participantes, e subprojetos, complementares a esse núcleo comum, sob a responsabilidade de cada pesquisador ou grupo vinculado ao CIERS.
Em 2009, o CIERS-Ed encaminhou uma carta-compromisso à UNESCO candidatando-se a uma Cátedra. A proposta foi aprovada pelo escritório da UNESCO no Brasil em 2009 e pela sede, situada na França, em 2010. Desde 2011 as pesquisas deste Centro têm privilegiado os objetivos da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente.