bobsled - Notícias Estácio

Acompanhe nosso portal de notícias e fique por dentro das novidades!

Time Estácio conta com novo reforço em esporte de gelo

July 25, 2017 16:12
Voltar Time Estácio conta com novo reforço em esporte de gelo

Esporte e educação andam de mãos dadas e a Estácio mais uma vez mostra que incentiva todo o tipo de atleta e modalidade. A mais nova integrante do Time Estácio é Jacqueline De Nazaré Santos Silva, atleta de Bobsled, um esporte incomum no Brasil, já que é disputado no gelo, mas depois falamos mais sobre a modalidade. Jacqueline irá cursar Educação Física no campus da Ilha do Governador. Integrante da equipe feminina de Bobsled, Jacqueline treina na Marinha do Brasil, onde se prepara para futuras competições. Seu principal objetivo é conseguir a classificação para as Olimpíadas de Inverno de 2018, em Pyeonchang, na Coréia do Sul. Seja bem-vinda, Jacqueline, e conte com a nossa torcida!

O que é o Bobsled?

Quem assistiu ao filme Jamaica Abaixo de Zero com certeza se lembra dessa modalidade esportiva. O Bobsled, ou a "Formula 1 do Gelo" é um esporte de inverno no qual equipes de duas ou quatro pessoas descem uma pista de gelo estreita e com curvas bem fechadas, em um trenó. A pista é construída especificamente para a competição. A descida é cronometrada, ou seja, as competições são bem simples: quem realizar a descida no menor tempo, vence. Porém, quem pensa que é fácil, ser atleta de Bobsled, está muito enganado. É preciso ter muita atenção e controle, já que o trenó é movido pela força da gravidade, e pode atingir velocidades de até 150 km/h.

Os trenós eram muito comuns nos países nórdicos e surgiram muito antes da primeira pista ser criada. Um grupo de ingleses adaptou um trenó de entrega da região de St. Moritz, na Suíça, e começou a descer colinas e morros da cidade, atropelando pessoas nos arredores. Isso provocou o banimento do Bobsled em vias públicas, o que levou à construção da primeira pista dedicada exclusivamente ao esporte. O Bobsled de quatro pessoas foi incluído na primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno em Chamonix, na França, em 1924. O de duas pessoas apareceu nos Jogos pela primeira vez, em 1932, em Lake Placid, nos Estados Unidos.

Competição

Os atletas correm empurrando o trenó por 50 metros em sincronia e depois pulam dentro dele. Depois da largada o piloto (primeiro da fila) assume o comando, guiando o trenó até a linha de chegada. Ele precisa ter bons reflexos e conhecer bem a pista. Um erro do piloto pode causar uma capotagem. Ao cruzar a linha de chegada o piloto sinaliza o atleta responsável pelo freio (ele é o último da fila no trenó) que diminui a velocidade do trenó gradativamente até a sua parada. Normalmente o tempo de descida dura entre 50 e 60 segundos, onde os trenós excedem 120 km/h.

Bobsled no Brasil

O Bobsled está em ascensão no Brasil, e desde 2002, o país ficou fora de apenas uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2010. A melhor posição de uma equipe brasileira na competição de quatro pessoas foi o 25o lugar, em 2006, em Turim. A única vez em que o Brasil classificou uma dupla, foi em 2014, em Sochi, na Rússia, com Fabiana Santos e Sally Mayara. Apesar de terminarem na última colocação geral, a dupla completou todas as corridas.

Sobre o programa Estácio no Esporte
O programa Estácio no Esporte existe desde 2013 e é um dos pilares do Programa de Responsabilidade Social Corporativa da instituição, ao lado de Cultura, Cidadania e Escola. São mais de 300 atletas patrocinados e apoiados por meio de bolsas de estudo, envolvimento na promoção de alguns dos principais eventos esportivos do Brasil, bem como parceria com diversas ONGs e instituições esportivas. A Estácio também é signatária do Pacto pelo Esporte. Gustavo Kuerten é o embaixador do programa Estácio no Esporte, que conta com atletas como Rafaela Silva (Judô), Laís Souza (ginástica), Chloé Calmon (surfe), Daniele Hypólito (ginástica) entre outros. Presente nos Jogos Rio 2016, a Estácio foi a primeira instituição de ensino apoiadora olímpica e, por meio de sua área de soluções corporativas, foi a provedora dos serviços de seleção e capacitação dos 140 mil voluntários e 6000 colaboradores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.